Turbinando em casa
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eae galera.. blz…
quase nem posto aqui no forum... mas frequento ele bastante pois tem uma galera muito boa.. aqui...
então chegou a hora de turbinar meu carro... mas sou eu e mais um membro aqui do forum que estamos pendurando o caracol embaixo do capo mas precisariamos de algumas dicas e até mesmo como montar tal peça...
estou pegando como base este topico aqui
http://www.preparados.com.br/forum/index.p…77&#entry284277
ao longo do topico vou postando as fotos…. dos processos de montagem
já de cara tenho uma duvida até mesmo simples mas que surgiu....
embaixo do coletor de escape tem aquela valvula de alivio... e tipo a duvida é o seguinte como montar ela já ouvi dizer que tem uma parte que vai para o escape.. mas qual???
dados do carro e kit turbo
carro: saveiro cl (china ou quadrada)
combustivel: gasolina
ano: 1994
cor: prata
acessorios/turbo
kit turbo da turbo anhanguera (no farol)
turbo master power .50 fria / .48 quente
hallmeter (folego)
manometros tudo para carburado
pressão de oleo (beep turbo)
pressão de combustivel (turbo anhanguera)
pressão de turbo (turbo anhanguera)
manometro de água
contagiros autogage 10000 rpm
1 bomba da dinamica 12kg
carburador weber 40 (tá usando f11)
tanque já com cache (turbo anhanguera)
linha de combustivel de 9mm (são as mangueiras de injetado)
cabeçote de 2.0
comando de valvulas 270?
peças que vou trocar ou que já foram trocado
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bomba d agua
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radiador
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velas (trocado)
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cabo de vela (trocado)
desde já agrade?o
golbranco (somente nick)
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fala wiliam blz?
primeiramente acho que de cara você já deveria trocar a carca?a quente da sua turbina por uma .58 bipulsativa, isso por que o coletor por ser no farol provavelmente é bipulsativa e a .48 que veio na .50 deve ser mono. passa mais detalhes da turbina como rotor e eixo.
a valvula que vc pergunta deve ser igual a essa
repare que na lateral da valvula tem um buraco e em baixo tem outro buraco com uma valvula que parece valvula de cabeçote, então essa parte de baixo aonde fica a valvula é conectada no coletor e a outra parte é a parte que pode ser conectada no escapamento mais não é obrigatorio. deixando essa outra abertura livre os gases vao sair por ali e vai ter uma pouco mais de barulho apenas.
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eae virux… blz..
então... a minha turbina.. é .48 pulsativa....
a historia ão seguinte....
eu tava com um turbina super 70 pra montar um forjadinho de rua... só que esse motor vou montar mais pra frente... e por enquando vou de 1.6t mesmo... ai o que eu fiz.... fui lá na t.a. e troquei a turbina... para essa que estou agora... ai eles... trocaram a .48q mono para .48q pulsativo e nessa troca ficou pal a pal...
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eae virux… blz..
então... a minha turbina.. é .48 pulsativa....
a historia ão seguinte....
eu tava com um turbina super 70 pra montar um forjadinho de rua... só que esse motor vou montar mais pra frente... e por enquando vou de 1.6t mesmo... ai o que eu fiz.... fui lá na t.a. e troquei a turbina... para essa que estou agora... ai eles... trocaram a .48q mono para .48q pulsativo e nessa troca ficou pal a pal...
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ainda acho que ficaria melhor com a .58 bipulsativa, a .48 bipulsativa vai fica pequena hein?
então para jogar para dentro do escape… eu tenho q colocar um cano... para dentro do escape então vou ter que furar o escapamento??
me corrija se estiver errado
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exatamente isso, se já tiver a saida e esta não tiver o cano você vai ter que furar e soldar um caninho, mais acho que nem compensa o trabalho.
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no carburador, começe com canetas f2, difusores 26 ou 28, valvula do fundo da cuba com bloqueio anti-retorno e agulheiro 250.
isso é o b?sico do b?sico pra rodar a alcool.
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no carburador, começe com canetas f2, difusores 26 ou 28, valvula do fundo da cuba com bloqueio anti-retorno e agulheiro 250.
isso é o b?sico do b?sico pra rodar a alcool.
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entaum eu conheão um mecanico… q flw para mim rodar com f1 e ele disse q em alta naum daria falta....
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este quesito de tamanho de turbina se você não pretende trocar não adianta discutir que só vai polemizar, mas caso tenha interesse em trocar para aproveitar agora que ainda não montou no carro pra não perder $$ posso te passar o que aconteceu com o meu 1.6 (isso que o meu é chevette, bem pior que 1.6 ap):
com comando e balanceamento top na parte de baixo:
eixo apl .42 .36-> ficou extremamente pequeno, mesmo usando menos de 1bar
eixo apl .42 .48-> para menos de 1bar parece a turbina ideal, agora passou disso ela não vem muito mais potência e o carro gira mas não tem força em alta, para vc ter uma ideia passando de 1.4bar para 2.0bar veio apenas 15cv de diferença, mesmo expremendo um monte no acerto, sem falar que estas turbinas f*dem rapidinho se usar pressão alta.
1.6 com cabeçote top:
eixo m?dio ?54mm .50 .48: a turbina pega rápido, praticamente junto com a apl em rotação, mas demora mais em tempo, aquele lance de estar em marcha pesada a turbina pegar mais cedo, alem do fato de a pressão ir subindo de forma um pouco mais progressiva, agora em relação a potência, nem se fala, com 1bar já vem mais que a apl com 2bar, é incrável, parece que estou andando com um motor gigante e não com um motor turbo, mas tenho que admitir ela é nétidamente muito pequena para um 1.6 animado ainda mais vc que vai andar de weber, vou tentar comprar uma cq .63 para ver se consigo ganhar mais alguns cvs e soltar mais o motor.
resumindo:
se pretende usar o carro na cidade e menos de 1bar vai com esta .50 apl que atende bem, agora se vai usar na estrada ou pretende encarar outros carros turbos já saindo com o carro de turbina cheia e usar pressões de 1.5bar pra cima vai de eixo/rotor ?54mm .50 .70bi ou melhor de eixo/rotor 54mm/58mm .50 .50m pois tenho certeza absulota que não é muito grande.
passa mais info do carro pressão/taxa… que sempre dá pra dar uns pitacos, eu tambem aprendi um monte aqui antes de montar o meu turbo, o legal do forum é que todos aprendemos juntos rs
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entaum eu conheão um mecanico… q flw para mim rodar com f1 e ele disse q em alta naum daria falta....
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f1?
? a turbina… eu peguei.. pq o vendendor... flw q fikaria boa.. esse tamanho.. eu tava kerendo pegar uma apl ai ele flw.. leva um 50/48 q fika bom...
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tamanho das carca?as não diz mta coisa. se o eixo e rotor forem os mesmos da apl, vc tem nada mais q uma apl com compressor maior. isso é util somente em caso onde a caixa .42 ficou pequena para a pressão desejada e/ou se tenha um fluxo de admissão q necessite um compressor maior.
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entaum hj a noite vou ver direito qual é a minha turbina…
só sei q é uma super 50 com a quente .48 pulsativa... o rotor eu tenho q ver... qual ?...
eae shimi.... tá quase.. mas ainda vou de 1.6t.... o forjadinho de rua.. vou montar só no final do ano de 2008
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rotor e o eixo.
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isso depende de suas intenções nesses 700 metros. tem carro (montado pra rua mesmo) q ja está a ~250 km/h nesse espaço.
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isso depende de suas intenções nesses 700 metros. tem carro (montado pra rua mesmo) q ja está a ~250 km/h nesse espaço.
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a intensaum é andar forte nesses 700m… mas com esse motor.. sei q se eu pegar um forjadinho de rua 2.0l vou tomar.... mas com q eu tenho vou andar, pretendo andar na frete de muito turbinho mortadela... q tem por ai....
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não tem jeito se a tua intenção essa: pretendo andar na frete de muito turbinho :
não dá pra fazer isso com eixo apl, concordo que com o eixo apl é gostoso de dirigir na cidade, o carro responde mais rápido se você estiver passeando sem mês intenções, mas a verdade é que com as turbinas maiores que citei dá para arrancar com pressão e depois que tem pressão ela não perde pressão nas trocas, então vc tem mais potência não importa qual a distancia.
acelerar turbo forte dentro da cidade é muita imprud?ncia, vejo meu carro que é manco passa de 170km/h em 400m quem dir? os top, é pedir pra atropelar/matar alguém ou kikar em ondulação e abra?ar um poste, você vai ver que não dá tesão de pisar se não for em rodovia ou algo assim, não por que teu carro não anda, mas sim por que anda demais pra este tipo de lugar.