Futura injecao eletronica
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opa, valeu ae quarteto é nois
aproveitando, o que acha:
as escalas de map e rpm sao 1 só, pros varios mapas, vcs veem algum problema?
eu acho até melhor assim, pra vc poder comparar um mapa com o outro, senao seria como comparar banana com ma??…
? assim tb pq as escalas sao carregadas pra ram, pois sao usadas pra pesquisa, tem que ser o mais rapido possivel... se fizer a pesquisa na eeprom, vai gastar muito tempo com a pesquisa... quanto mais tempo se gasta com pesquisa e transmissao de dados pra um lado e pro outro, menos tempo sobra pra fazer calculo...
que acham?
que acham do tamanho do mapa? 60x25 da pra comecar n
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prezaaaaa \o
quando q agente vai ligar num carro bobina dupla pra testar}}
e colocar um monte d adesivos na lateral com o nome fuelbox
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rapaz, to trabalhando muito viu… nao tenho como dizer quando... mas com certeza vai ser o mais rapido, possivel... agora acho que vai andar mais rapido... vamo ve...
valeu o apoio ae kra
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hehe nao entendo nada, so sei q esse map da pra por no his turbo e fazer injetar desde aspro so isso hehehehe
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hehe nao entendo nada, so sei q esse map da pra por no his turbo e fazer injetar desde aspro so isso hehehehe
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nao entendi sobre por o sensor… deve ser substituir fazendo gambiarra é isso?
map = manifold absolut pressure
sensor de pressao absoluta no coletor
http://en.wikipedia.org/wiki/map_sensor
mas eu tava falando de mapa mesmo… mapa é a tabela onde cruza rpm com o map e nesse cruzamento vc define a quantidade de combustivel...
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isso, troca o map do his turbo q so le a pressao positiva e poe um desses q le vacuo, ai consegue trabalhar com ele de aspirado até 1.5 de pressao
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o proprio fabricante comentou e aprovou, so disse q nao seria tao linear o funcionamento
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o proprio fabricante comentou e aprovou, so disse q nao seria tao linear o funcionamento
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pior ainda… daquele jeito apoiado pelo fabricante...
e a escala? como fica? alias, tem escala? ou vc tem que se virar pra converter a escala de -80 a 0 do sensor original pra -80 a 1.5 do mpx4250?
outra, quantos pontos tem a escala?
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pessoal, to terminando de trabalhar nas funcoes que calculam o tempo de injecao e avanco de ignicao, e por enquanto, ficou o seguinte:
o modulo recalcula o tempo de injecao principal a cada 4 ciclos (em um motor 4 cilindros, isso significa 2 voltas do virabrequim, em um 8 cilindros, apenas 1 volta)
a correcao por velocidade de movimento do pedal do acelerador é feita a cada ciclo, porem, a velocidade do pedal é medida a cada 1/10 de segundo, entao a qualquer movimento no pedal, a reação do modulo será em 1/10 de segundo, no proximo ciclo. sendo assim essa reacao nao pode ser medida em ciclos, mas em tempo, esse tempo nao muda conforme a rotacao. o mesmo vale pras correcoes por temp do ar e da agua.
acredito que a temp da agua tenha um lag maior e nao precisaria ser atualizada tao rapido, mas nao custa nada e tambem é até mais facil fazer junto com o pedal e a temp do ar.
trabalhando com a atualizacao principal a cada 4 ciclos, o tempo maximo de processamento entre cada ciclo, ficou por volta de 1 a 1.2ms, assim, da pra assegurar que em um motor 4 cilindros, o modulo suportaria trabalhar em 20.000 ainda com certa folga, pra que continue respondendo a interface de gerenciamento. suportaria no maximo 25.000 rpm (intervalos de 1.2ms) mas nesse caso, ja nao responderia mais a interface.
isso significa que mesmo em um 8 cilindros, poderia trabalhar a 10.000 rpm com folga de processamento.
alguem tem algum comentario a fazer sobre a atualizacao a cada 4 ciclosó eu li uma vez que a megasquirt trabalha com atualizacao a cada 16 ciclos, e isso era considerado bom, entao acho que em 4 seria otimo.
a eeprom de 16k já está funcional, totalmente integrada ao sistema.
o proximo passo será alterar a interface que desenvolvi no pc pra trabalhar com o novo protocolo…
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pior ainda… daquele jeito apoiado pelo fabricante...
e a escala? como fica? alias, tem escala? ou vc tem que se virar pra converter a escala de -80 a 0 do sensor original pra -80 a 1.5 do mpx4250?
outra, quantos pontos tem a escala?
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nao me faz pergunta dificil
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rapido pra caramba…..
qnd a agua nao sei se precisa ser super rapido, afinal a variacao de temp é lenta
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o recalculo é com relacao a rpm x map, a correcao por sonda entraria no processamento a 1/10s, mas com opcao de haver a necessidade de x leituras pra se assumir uma determinada situacao, mais alguns parametros como velocidade da correcao apos a deteccao da mistura fora da faixa, tamanho do incremento a cada leitura, etc…
sobre a agua, eu sei que eh lento, mas como eu disse, eh mais facil assim e nao custa nada... nao tem grande custo de processamento.
assim que a interface tiver pronta pra trabalhar com o novo sistema de comunicacao com o modulo, vou fazer um teste no carro...
ah, uma coisa, esses dados de velocidade de processamento e rpm maxima sao referentes só ao modulo principal. a rotacao maxima será determinada pela capacidade do modulo de ignicao, que le a roda fonica. porem, a velocidade desse modulo nao depende da quantidade de cilindros. sera por exemplo fixa em 10 mil rpm, independente a quantidade de cilindros... ainda vou fazer testes, quando terminar de implementar tudo o que falta nesse modulo.
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não deu tempo de editar e pensei outra coisa.
pensando do ponto de vista que um motor precisa de ignição e combustivel, seria muito bacana se você conseguisse colocar para a injeção se adaptar a um valor x de sonda wide e y de knock, ai você teria praticamente uma injeção automatica aonde você poderia aumentar ou diminuir a pressão e ela iria sempre encontrar a melhor mistura e ponto para aquela situação.
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minha opinião é que para o 8 cilindros está ?timo, mais pro 4 cilindros acredito que seria perfeito se fosse 1 atualização a cada ciclo, ai daria para colocar correção por sonda, map e knock em um unico aparelho
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mas kra, uma coisa nao tem nada a ver com a outra. leve em consideracao que a ms trabalha com atualizacao a cada 16 ciclos, atualizar a cada 4 é 4x mais rapido, mas talvez desnecessario. e pra fazer a correcao por sonda + knock, nao depende de ser a cada 1 ciclo. a leitura do knock vai sim ser a cada 1 ciclo, mas normalmente se aguarda alguns knocks pra se determinar que sera necessario atrasar o ponto ou enriquecer a mistura, e essa correcao sera aplicada a cada 1 ciclo. é só o processamento da tabela rpm x map que é a cada 4 ciclos. qqr outra correcao é no feita no proximo ciclo…
ele vai ter todas as correcoes, mas no futuro, como eu disse, diminui o escopo inicial senao nao sai nunca, pq sempre tem coisa a mais pra colocar. de inicio talvez nao tenha tudo, mas pode ter certeza que logo ter?, e terá um plano pra atualizacao.
não deu tempo de editar e pensei outra coisa.
pensando do ponto de vista que um motor precisa de ignição e combustivel, seria muito bacana se você conseguisse colocar para a injeção se adaptar a um valor x de sonda wide e y de knock, ai você teria praticamente uma injeção automatica aonde você poderia aumentar ou diminuir a pressão e ela iria sempre encontrar a melhor mistura e ponto para aquela situação.
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a ideia é essa, trabalhar com a sonda wide em closed-loop, com um alvo de afr mapeado por pressao x rotacao, e a correcao por knock tem seus parametros, de x deteccoes pra inicio do retardo, qual o tamanho por retardo, quantos eventos entre cada retardo, uma aceleracao no retardo caso o knock se extenda por x ciclos e assim vai. a estrategia do knock nao tem a ver com da sonda narrow ou wide.
por enquanto, o modulo vai trabalhar só com sonda narrow, mas é modular e esta preparado pra expansao, pra que se possa plugar uma sonda wide.
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lost a um tempo vc citou algo sobre trabalhar com um valor fixo de lambda, seria uma voltagem fixa pra lambda convencional mesmo?
pra mim seria o melhor metodo hehehehe pq ja to ficando com medo de afinar um his q vai ter 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 de pressao alem das correcoes por rotacao ja to achando muito ponto pra afinar hehehehe