Futura injecao eletronica
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prezaaaaa \o
quando q agente vai ligar num carro bobina dupla pra testar}}
e colocar um monte d adesivos na lateral com o nome fuelbox
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rapaz, to trabalhando muito viu… nao tenho como dizer quando... mas com certeza vai ser o mais rapido, possivel... agora acho que vai andar mais rapido... vamo ve...
valeu o apoio ae kra
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hehe nao entendo nada, so sei q esse map da pra por no his turbo e fazer injetar desde aspro so isso hehehehe
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hehe nao entendo nada, so sei q esse map da pra por no his turbo e fazer injetar desde aspro so isso hehehehe
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nao entendi sobre por o sensor… deve ser substituir fazendo gambiarra é isso?
map = manifold absolut pressure
sensor de pressao absoluta no coletor
http://en.wikipedia.org/wiki/map_sensor
mas eu tava falando de mapa mesmo… mapa é a tabela onde cruza rpm com o map e nesse cruzamento vc define a quantidade de combustivel...
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isso, troca o map do his turbo q so le a pressao positiva e poe um desses q le vacuo, ai consegue trabalhar com ele de aspirado até 1.5 de pressao
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o proprio fabricante comentou e aprovou, so disse q nao seria tao linear o funcionamento
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o proprio fabricante comentou e aprovou, so disse q nao seria tao linear o funcionamento
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pior ainda… daquele jeito apoiado pelo fabricante...
e a escala? como fica? alias, tem escala? ou vc tem que se virar pra converter a escala de -80 a 0 do sensor original pra -80 a 1.5 do mpx4250?
outra, quantos pontos tem a escala?
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pessoal, to terminando de trabalhar nas funcoes que calculam o tempo de injecao e avanco de ignicao, e por enquanto, ficou o seguinte:
o modulo recalcula o tempo de injecao principal a cada 4 ciclos (em um motor 4 cilindros, isso significa 2 voltas do virabrequim, em um 8 cilindros, apenas 1 volta)
a correcao por velocidade de movimento do pedal do acelerador é feita a cada ciclo, porem, a velocidade do pedal é medida a cada 1/10 de segundo, entao a qualquer movimento no pedal, a reação do modulo será em 1/10 de segundo, no proximo ciclo. sendo assim essa reacao nao pode ser medida em ciclos, mas em tempo, esse tempo nao muda conforme a rotacao. o mesmo vale pras correcoes por temp do ar e da agua.
acredito que a temp da agua tenha um lag maior e nao precisaria ser atualizada tao rapido, mas nao custa nada e tambem é até mais facil fazer junto com o pedal e a temp do ar.
trabalhando com a atualizacao principal a cada 4 ciclos, o tempo maximo de processamento entre cada ciclo, ficou por volta de 1 a 1.2ms, assim, da pra assegurar que em um motor 4 cilindros, o modulo suportaria trabalhar em 20.000 ainda com certa folga, pra que continue respondendo a interface de gerenciamento. suportaria no maximo 25.000 rpm (intervalos de 1.2ms) mas nesse caso, ja nao responderia mais a interface.
isso significa que mesmo em um 8 cilindros, poderia trabalhar a 10.000 rpm com folga de processamento.
alguem tem algum comentario a fazer sobre a atualizacao a cada 4 ciclosó eu li uma vez que a megasquirt trabalha com atualizacao a cada 16 ciclos, e isso era considerado bom, entao acho que em 4 seria otimo.
a eeprom de 16k já está funcional, totalmente integrada ao sistema.
o proximo passo será alterar a interface que desenvolvi no pc pra trabalhar com o novo protocolo…
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pior ainda… daquele jeito apoiado pelo fabricante...
e a escala? como fica? alias, tem escala? ou vc tem que se virar pra converter a escala de -80 a 0 do sensor original pra -80 a 1.5 do mpx4250?
outra, quantos pontos tem a escala?
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nao me faz pergunta dificil
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rapido pra caramba…..
qnd a agua nao sei se precisa ser super rapido, afinal a variacao de temp é lenta
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o recalculo é com relacao a rpm x map, a correcao por sonda entraria no processamento a 1/10s, mas com opcao de haver a necessidade de x leituras pra se assumir uma determinada situacao, mais alguns parametros como velocidade da correcao apos a deteccao da mistura fora da faixa, tamanho do incremento a cada leitura, etc…
sobre a agua, eu sei que eh lento, mas como eu disse, eh mais facil assim e nao custa nada... nao tem grande custo de processamento.
assim que a interface tiver pronta pra trabalhar com o novo sistema de comunicacao com o modulo, vou fazer um teste no carro...
ah, uma coisa, esses dados de velocidade de processamento e rpm maxima sao referentes só ao modulo principal. a rotacao maxima será determinada pela capacidade do modulo de ignicao, que le a roda fonica. porem, a velocidade desse modulo nao depende da quantidade de cilindros. sera por exemplo fixa em 10 mil rpm, independente a quantidade de cilindros... ainda vou fazer testes, quando terminar de implementar tudo o que falta nesse modulo.
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não deu tempo de editar e pensei outra coisa.
pensando do ponto de vista que um motor precisa de ignição e combustivel, seria muito bacana se você conseguisse colocar para a injeção se adaptar a um valor x de sonda wide e y de knock, ai você teria praticamente uma injeção automatica aonde você poderia aumentar ou diminuir a pressão e ela iria sempre encontrar a melhor mistura e ponto para aquela situação.
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minha opinião é que para o 8 cilindros está ?timo, mais pro 4 cilindros acredito que seria perfeito se fosse 1 atualização a cada ciclo, ai daria para colocar correção por sonda, map e knock em um unico aparelho
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mas kra, uma coisa nao tem nada a ver com a outra. leve em consideracao que a ms trabalha com atualizacao a cada 16 ciclos, atualizar a cada 4 é 4x mais rapido, mas talvez desnecessario. e pra fazer a correcao por sonda + knock, nao depende de ser a cada 1 ciclo. a leitura do knock vai sim ser a cada 1 ciclo, mas normalmente se aguarda alguns knocks pra se determinar que sera necessario atrasar o ponto ou enriquecer a mistura, e essa correcao sera aplicada a cada 1 ciclo. é só o processamento da tabela rpm x map que é a cada 4 ciclos. qqr outra correcao é no feita no proximo ciclo…
ele vai ter todas as correcoes, mas no futuro, como eu disse, diminui o escopo inicial senao nao sai nunca, pq sempre tem coisa a mais pra colocar. de inicio talvez nao tenha tudo, mas pode ter certeza que logo ter?, e terá um plano pra atualizacao.
não deu tempo de editar e pensei outra coisa.
pensando do ponto de vista que um motor precisa de ignição e combustivel, seria muito bacana se você conseguisse colocar para a injeção se adaptar a um valor x de sonda wide e y de knock, ai você teria praticamente uma injeção automatica aonde você poderia aumentar ou diminuir a pressão e ela iria sempre encontrar a melhor mistura e ponto para aquela situação.
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a ideia é essa, trabalhar com a sonda wide em closed-loop, com um alvo de afr mapeado por pressao x rotacao, e a correcao por knock tem seus parametros, de x deteccoes pra inicio do retardo, qual o tamanho por retardo, quantos eventos entre cada retardo, uma aceleracao no retardo caso o knock se extenda por x ciclos e assim vai. a estrategia do knock nao tem a ver com da sonda narrow ou wide.
por enquanto, o modulo vai trabalhar só com sonda narrow, mas é modular e esta preparado pra expansao, pra que se possa plugar uma sonda wide.
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lost a um tempo vc citou algo sobre trabalhar com um valor fixo de lambda, seria uma voltagem fixa pra lambda convencional mesmo?
pra mim seria o melhor metodo hehehehe pq ja to ficando com medo de afinar um his q vai ter 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 de pressao alem das correcoes por rotacao ja to achando muito ponto pra afinar hehehehe
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lost a um tempo vc citou algo sobre trabalhar com um valor fixo de lambda, seria uma voltagem fixa pra lambda convencional mesmo?
pra mim seria o melhor metodo hehehehe pq ja to ficando com medo de afinar um his q vai ter 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 de pressao alem das correcoes por rotacao ja to achando muito ponto pra afinar hehehehe
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sim, é possivel trabalhar com o sistema buscando um valor de lambda, mesmo a convencional, se bem que fazer isso com a convencional nao eh uma coisa precisa.
mas por enquanto, vai ter que afinar.
só nao entendo uma coisa, vc ta falando de afinar his, perguntando o que eu to colocando no meu modulo…. meu modulo nao é his, nao tem nada a ver com his, nao usa a mesma interface, o mesmo jeito de ajuste, resumindo, nao tem absolutamente nada a ver com his.
voltando a falar do meu modulo, to colocando 60 pontos de rotacao por 25 de map, isso é muito mais que ajustar alguns pontos por pressao, depois mais alguns por rotacao. se o his em questao tiver 20 pontos pra pressao por exemplo, + 20 pra correcao por rotacao, vc tera que ajustar 40 parametros.... no meu modulo, com 20x60, seriam 1500 parametros... um pouco diferente né?
por isso ele tem interface grafica no pc. pra ajustar, por enquanto, vai ser necessario um laptop, porem, ajustando pelo meu sw no laptop, vai ser uma tarefa nao tao dificil, pq é tudo grafico e com clicks e arrastes de mouse vc far? tudo.
em seguida, como nao é todo mundo que tem laptop, vou atacar desenvolver rapido uma interface pra windows mobile e palm, principalmente o palm pq tem modelos bem baratos, ai nao vai ter como ninguem reclamar.
abraco.
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? q na minha jaca (cabeca) nao consigo visualizar algo q nao conheco e imaginar, ai vou sempre imaginando um ao lado do outro, seu modulo eu sei q nao tem nada a ver, com seu modulo sera capaz de fazer o carro andar com um his vc nao faz nada…...
e qnt aos pontos, ja estou imaginando q com essa meia duzia de pontos do his ja nao sera tarefa facil pra mim acertar, em pensar no seu q agora revelou ter 1500 pontos
por isso perguntei do valor travado em lambda pro modulo buscar o ajuste....
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mas é por isso que tem que usar uma interface grafica, com mouse ou toutch screen, pq ficar escolhendo posicao x,y depois acertando o valor nesse ponto foi trabalhoso mesmo no modulo do barco, que tem 144 pontos, e olha que nem acertei todos manualmente, no eixo rpm, o ultimo valor que se pode escolher, é todos, entao vc escolhe o valor do map, depois define o volume de combustivel, esse volume é aplicado pro valor de map que vc escolhei, em todos os rpms, depois vc pode passear rpm por rpm e dar uma ajustadinha… mas isso até que funcionou em uma tabela de 12x12... 25x60 nao rola... tem que ser grafico... por isso vou fazer rapido um sw pra palm, pq tem palm de 100 conto novo... ja windows mobile é mais caro...