Futura injecao eletronica
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se precisa do sensor do fiasa pra calibrar avisa ahe heim
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faz teeeeeempo que eu num olho esse ?tópico…
lost
opnião... cuidado com os preciosismos...
a injeção original que conheão que mais set points tem é 24 x 16 (24 valores de rpm por 16 de carga) acerto de 100 em 100 rpm é besteira... praticamente naum muda por causa da resolução e da propria natureza do sistema...
outra coisa é a atualização... 16 é bom... 4 é excelente... mas novamente não é algo tão necessário... se vc conseguir economizar recursos pra poder usa-los em outros lugares como um als; data logger, controle de solen?ide (pra usar por exemplo num variador de fase) ou algo assim é bem mais vantajoso...
sugestão de quem enxerga isso como engenheiro e como usuário...
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se precisa do sensor do fiasa pra calibrar avisa ahe heim
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opa kra, vou precisar sim se puder me emprestar os 2, de ar e de agua, seria firmeza
faz teeeeeempo que eu num olho esse ?tópico…
lost
opnião... cuidado com os preciosismos...
a injeção original que conheão que mais set points tem é 24 x 16 (24 valores de rpm por 16 de carga) acerto de 100 em 100 rpm é besteira... praticamente naum muda por causa da resolução e da propria natureza do sistema...
outra coisa é a atualização... 16 é bom... 4 é excelente... mas novamente não é algo tão necessário... se vc conseguir economizar recursos pra poder usa-los em outros lugares como um als; data logger, controle de solen?ide (pra usar por exemplo num variador de fase) ou algo assim é bem mais vantajoso...
sugestão de quem enxerga isso como engenheiro e como usuário...
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opa over, firmeza kra? em primeiro lugar, que bom que vc tem acompanhado, sinta-se a vontade em comentar, criticar, melhor dizendo, comente alguma coisa quando achar necessario, por favor
kra, nao se trata de preciosismo não, por isso que eu desenvolvi tudo variavel, vendo que tantos pontos nao sao necessarios, é só alterar. isso vai estar disponivel na interface, a unica coisa que acontecerá, é que ao alterar o tamanho do mapa, ele será recriado e os dados serão limpos, pois será reposicionado na memoria e o dado que pode estar no novo lugar nao tem nada a ver. mas como isso não é uma coisa que vai se alterar toda hora, acho que nao terá impacto.
entao vc acha que se eu fixar um limite maximo em 30x25 por exemplo(mas pode-se definir menor que isso), mais pra eu ter mais espaco livre pra colocar mais funcoes, ou mesmo mais mapas, seria lega? com 30x25, poderia ter por exemplo 4 mapas de ignicao e 4 mapas de combustivel pra vc poder escolher, ao inves de 2 só… que acha?
na verdade, usando um mapa de 60x50 por exemplo, 60 de rpm x 50 de map, nao precisaria nem interpolar, isso seria uma vantagem pois liberaria mais cpu pra processar outras coisas...
quanto a als, vai ter sim, o modulo ainda tem bastante capacidade pra explorar, mesmo se nao tiver, posso contar com um segundo modulo pra controlar funcoes especificas, dai a vantagem de ser modular.
o datalogger será na interface de acesso, nao na ecu. assim se vc tiver um palm conectado, ou um notebook, ou uma interface proprietaria, eles farao o armazenamento dos dados.
controle de solenoide vai ter sim, vai controlar acionamento de ventoinha, solenoide na agua no lugar da termostatica
o motor de passo pra marcha lenta, a principio, será em um modulo separado.
e assim vai kra... o negocio ta sendo com uma base preparada pra crescer e receber novas funcionalidades, talvez por isso esteja demorando tanto, quero pelo menos deixar preparado pra muitas coisas, mesmo que nao coloque já.
estou alterando totalmente a interface do pc, por isso vai demorar um pouco pra ter mais fotos dela. pra vc ter ideia, se vc usar um ipaq ou palm com wi-fi plugado no modulo, vai poder conectar do laptop no modulo atraves desse hand-held parece viagem mas nao demanda nenhuma pesquisa.
pense em vc levando o carro no dina, e o kra do dina poder conectar no seu carro via wi-fi e jogar algum grafico ou gauge na tv
ou na arrancada, o tecnico poder acompanhar os dados da puxada e alterar, de fora do carro.
claro que tem senha e tudo mais pra nao acontecer de um acessar o outro. inclusive tem senha somente leitura e senha pra alteracao, assim no caso do dina por exemplo, vc passaria a senha de leitura.
mais uma vez obrigado pelo apoio over um abraço
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ei pessoar, como vai demorar ainda pra ter um teste legal, vou perguntar a opiniao de vcs:
o combustivel sempre será corrigido em percentual, mas o ponto to fazendo pra que as correcoes sejam em graus.
por exemplo, conforme a temp do ar esquenta, se aplica menos graus de avanco, e nao menos x% do avanco.
se isso na pratica nao for legal, posso mudar tranquilo, mas o que vcs acham?
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lost acho q ta perfeito, afinal todo mundo trata ponto em grau
e correcoes, ja vem do tempo da conversao a alcool q precisa de tantos % a mais de vazao nesse bico, sempre unidades porcentuais…
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edit: ao invez de corrigir a temp. por ponto, nao seria melhor, por combustivel ?
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ops, acho que ficou confuso do jeito que eu escrevi pq tem grau de avanco e grau de temperatura…
o combustivel, é corrigido em percentual, ex
temp do ar / correcao do tempo de injecao
20c / +10%
30c / +5%
40c / 0%
50c / -5%
60c / -10%
significa: tempo de injecao = tempo de injecao + tempo de injecao x fator (10%, -10%), ou seja, 2ms -10% = 1,8ms
ja a ignicao seria assim:
temp do ar / correcao do avanco de ignicao
20c / 0o (leia o como o simbolo de grau, grau da bussola nao de temperatura, nao achei a tecla no teclado do note )
30c / -0,5o
40c / -10o
50c / -1,5o
60c / -2o
significa: avanco = avanco - angulo de correcao, ou seja, 30o - 2o = 28o
claro que existem outras correcoes tanto pra temp do ar, quanto temp da agua, movimento do pedal do acelerador, fator fixo manual, sonda lambda, pirometro, e qqr outra que for necessaria no futuro
lost acho q ta perfeito, afinal todo mundo trata ponto em grau
e correcoes, ja vem do tempo da conversao a alcool q precisa de tantos % a mais de vazao nesse bico, sempre unidades porcentuais…
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exato,por isso to fazendo assim… normalmente combustivel se fala rm %, e ponto em graus. ex, pra trabalhar com alcool se avanca 9 graus. se bater pino, tira de 0.2 graus em 0.2 graus, e assim por diante...
e ai, que acham? comentem por favor
sei que to sem novidades, mas soh posso dizer que o negocio ta ficando fino d+
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ta show sim….
se for windows tenta alt + 167 q sai a bolinha ?
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hehehehe eu tinha feito 0167, ai sai isso ?, nem tentei sem o 0…
mas é isso ae, o negocio ta ficando bao... agora vou colocar uma tabela pra partida, que levar? em consideracao a posicao do pedal apenas. será uma tabelinha de 0 a 100% de abertura do pedal onde se indica o tempo de combustivel e angulo de ignicao a cada 10%.
essa tabela será lida caso rpm menor que a menor rpm na escala de rpm.
ex, escala de rpm
0=600
1=800
2=1000
3=1200
4=1400
5=1600
etc.
se a rotacao for menor que 600 nesse caso, que eh a menor rotacao prevista na escala, o modulo trabalhar? com a tabelinha por posicao da borboleta
posicao / tempo de injecao
0% = 0.2ms
10% = 0.5ms
20%= 0.8ms
30% = 1ms
etc.
e o mesmo pro ponto, tem uma tabelinha com o avanco por posicao do pedal.
tudo é interpolado proporcionalmente entre os pontos, o que significa nesse exemplo que em 15% o tempo de injecao seria de 6.5ms
fiz isso pois em rotacao muito baixa, o sinal do sensor map não é linear, é em pulsos, e fica dificil calcular o volume de combustivel com o map oscilando tanto. claro que esse tempo de injecao será corrigido pelos outros fatores como, fator manual, temp do ar, temp da agua e etc
assim acho que a partida será mais facil de regular uma partida legal.
concordam? nao?
abraço
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novo mapa com 1000 pontos
nova interface permite destacar os mostradores, assim da pra mexer no mapa e ver os mostradores ao mesmo tempo
o modulo ja trabalha com 4 mapas de combustivel e 4 mapas de ignicao, basta escolher o mapa ativo com o motor em funcionamento. o mapa é alternado sem qualquer falha do motor.
os dados mostrados na tela estao realmente vindo do modulo, estao gravados na nova eeprom de 16k.
as escalas sao padrao, a escala de rpm vai apenas até 4200 rpm, pois ainda estou trabalhando na tela em que se configura as escalas bem como o tamanho do mapa (pode ser menor que esse, mas não maior)
os dados foram gerados matematicamente, apenas pra mostrar a diferenca de cor dependendo do valor.
o novo protocolo permitiu carregar o mapa com 1000 pontos em aproximadamente 4 segundos. tambem agora pode-se desplugar ou plugar o cabo de comunicacao entre o modulo e o pc com o modulo em funcionamento, inclusive durante o carregamento dos mapas. ao desplugar a comunicacao para, mas ao plugar novamente ela continua sem qualquer tipo de perda de dados.
terminando as interfaces de comfiguracao das escalas e de configuracao das correcoes por temp do ar e da agua, vou voltar a fazer testes de funcionamento pratico, pulsando bicos.
abraço.
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as fotos nao apareceram…
ai vao os links...
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segurando o control, é possivel selecionar varios pontos espalhados.
segurando o shift, ao clicar no segundo ponto, é selecionado o quadrado formado pela diagonal dos 2 pontos selecionados.
- e - alteram em 1 o valor dos pontos selecionados
pgup e pgdw alteram em 10 o valor dos pontos selecionados.
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denovo nao saiu a foto… o que sera que esta acontecendo?
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denovo nao saiu a foto… o que sera que esta acontecendo?
http://www.fuelbox.com.br/imagens/mapa%2040x50_1.jpg
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as fotos aparecem no ff, apenas no ie que não..
quando for postar, posta elas, e embaixo o link delas, fica mais facil.
no mais, quando tu lançar, quero ver eu apreender a mexer na parada. hueheuhue
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as fotos aparecem no ff, apenas no ie que não..
quando for postar, posta elas, e embaixo o link delas, fica mais facil.
no mais, quando tu lançar, quero ver eu apreender a mexer na parada. hueheuhue
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rapaz, esquenta nao que vc vai aprender… alem de ter manual, o programa terá wizards pra varias coisas.
nao é complicado, é que eu expliquei com texto e vc nao tem ele na mao pra mexer. o lance de segurar control ou shift é comum, se vc ja mexeu com excel, sabe o que eu to falando.
ele ja tem um menu em que vc indica 4 pontos, e qual o valor nos 4, e ele monta um plano entre eles sozinho. isso ajuda a ajustar partes proporcionais.
depois eu posto melhor como funciona isso. nao ta dando tempo de fazer nenhum tipo de videozinho. to terminando os acertos pra testar no carro agora depois de tanta modificacao.
abraço
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