Tutorial de preparação estagio i de cabeçotes apvw
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concordo plenamente quarteto, vide por exemplo um plenum, que para funcionar precisa ser projetado pra cada aplicacao, como litragem, faixa de giro, turbo ou aspirado e por ae vai.
nao eh coisa simples nao, e eh por isso que os engenheiros que desenvolvem os carros esportivos e de corrida fazem tantas contas e tantos testes.
abracos
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eu, o topico vai morrer ???
cade o top turbo??
kleber
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opa já respondi todas as duvidas e já vou postar hoje ainda elas e o texto 3 , desculpem mais ta uma briga com os vêdeos aqui, porem podem deixar que darei continuidade sim, o rally querendo postar aqui sem problema, se ele me permitir elogio e criticas sugestáes se houver como esta aberto o meu para ele da mesma forma,todos vamos aprender muito aqui, e eu também com certeza
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pegunta rápida.
tem os cortadores em angulo pra fazer as sedes?
sempre ensaiei pra comprar as pedras e fazer um cabeçote pra ver o que dava mas nunca me animei pois nao achava seat cutter com preco acessivel aqui. e como eu não queria fazer o cabecote sem fazer os ?ngulos tambem (tanto valvula como sede), não ia pra frente.
hoje que trago peca de fora e consigo com preco melhor (salgado ainda, mas bem melhor que os daqui), ironicamente nao tenho dinheiro e tempo pra retomar a idéia.ola fluff, lembro de você em ctba festival passado mais alguns aqui do fórum que estavam la também, bom respondendo rapidamente a sua pergunta , eu tenho um seatc manual com jogo de 14 ?ngulos, comprei a muitos tempo por 420 usd nos usa, porem seu uso é praticamente para emerg?ncias e para desenvolvimento na bancada , onde retiramos os seat originais e usamos seats em alumino fáceis de usinar já que visam somente simulação, apos desenvolvido eu sigo dois caminhos , ou usino na própria retifica que tem um maquin?rio cnc usando seats normais brutos ou ele vem pronto sobre medida da argentina.
eu nunca aconselho a compra de válvula e seats prontos, pois o seu formato e desenho, tanto do seat como válvula, haste e c?lice é dependente do trabalho na bancada e da aplicação a que se destina, somente quem executar o trabalho pode definir estes aspectos
outro ponto é que somente projetos muito avan?ados serão necessários substituir válvulas e seats por outros que não seja possível usinar aqui numa válvula ou seat nem que seja um maior de outro modelo de cabeçote e motor, mesmo quando preciso de uma válvula num di?metro bem maior que os existentes no mercado raramente ela não pode ser feita com base de uma válvula maior esculpido seu formato de c?lice no torno cnc e sede na seat cutter cnc da retifica.
em projetos para acima de 8500rpm já é diferente, tudo precisa ser visto por mim, inclusive o comando e admissão tem meu projeto e execução e são calculados por software tendo como base os dados de mapeamento de fluxo e velocidade do ar em vêrios segmentos dos dutos, ai é desenvolvido somente o desenho aqui do c?lice haste e seat, e projetado o comando já que não existe comandos de catalogo para a maioria das aplicações acima de 8500rpm, e quando existe é gen?rico e não o ideal , neste caso até os tuchos já vem com os comandos, lábulos e tuchos revestidos com zirc?nio pois levante e perman?ncia são muito agressivos , são comandos quadrados com velocidade de abertura da válvula muito maior que um comando topo de linha de catalogo, neste estagio as guias de válvula já são também feitas em aão ao invós de bronze siliconado válvulas admissão com bases em nicromo & silcr?mo corpo custom mached h 4,5mm em ino x& inconel + nitrato externo, válvulas de escape bases em nicromo & silcr?mo corpo custom mached h 4,5mm em inox& inconel + nitrato externo com sódio na parte interna , pratos , molas e travas também são fornecidos pelo mesmo fabricante . os seats são em beriliol & zirc?nio, ou seja, tudo é muito especifico e feito especialmente para suportar a aplicação, feitas sobre medida nos melhores materiais que existem fabricados na argentina , um conjunto envolvendo mola, prato, seat, válvula e tuchos sai mais barato que um conjunto de media performance gen?rico de catalogo nos usa.lembro que a argentina fabrica não só os melhores eixos de comando de válvulas do mundo como também fabrica o melhor maquin?rio também, um eixo crower topo de linha não chega aos pos de um comando custom made argentino em precisão e na qualidade do material utilizado
uma duvida meio q infantil…
como fazer os dutos perfeitamente cil?ndricos deste jeito, a entrada é facil pois esta com o gabarito e o meio e o final??
calma, vocês vão ser capazes de fazer igual, só acompanhar o tópico.
o resto achei perfeito só vou comentar essa parte pois já vi um carro onde com o cabeçote original com alimentação e ponto muito bem acertados fazia x km/l andando em uma estrada ou em uso normal (sem a utilização da turbina) e quando colocado o cabeçote melhorado e refeito o acerto ele fazia uma media nas mesmas condições melhor do que com cabeçote original.
no ap não é possível ganhar economia e aumento de fluxo significativo ao mesmo tempo, já que o que provoca a economia e um efeito causado pelo formato dos dutos originais que joga para o lado oposto da válvula de admissão a mistura a baixa rpm a fim de queimar com maior efici?ncia devido ao preenchimento homog?neo da mistura a baixa rpm no cilindro.
não a como ganhar fluxo sem comprometer estas características, então posso pensar em duas coisas, o cabeçote foi pouquêssimo alterado e a mistura muito alterada ( empobrecida na faixa de rpm que foi realizado o teste ) ou o teste não foi preciso.de qualquer modo no próximo post eu explico com detalhes estes efeitos e poder? entender melhor.
top turbo, me diz uma coisa, como vai ficar a atomização (num sei escreve então não liga pros erros ) do combustivel, com dutos tão espelhados?
a atomização não depende dos dutos, ela é característica fixa da qualidade do carburador ou dos injetores , e é fator de import?ncia máxima quando falamos de motores de competição.
se já havia diferença absurda de carburado para injetado, hoje entramos em duas tecnologias novas que matam o sistema de injeção com injetores convencionais , são os sistemas com injetores piezo indo ao sistema de injeção direta que logo ira dar cabo de todas elas
a dois anos temos um novo tipo de injetor capaz de prover part?culas de 300 m?cron e que é plug and play no lugar de qualquer injetor bosch padrão ev1 , simples substituição de um destes injetores no lugar de qualquer outro mantido o mesmo afr da um ganho de mais de 20% em potencia num motor aspirado, por incrável que pareça os injetores piezzo eletricos são ainda praticamente desconhecidos no brasil ( e foram desenvolvidos aqui pela siemens ) , eu tive que trazer os primeiros por minha conta e colocar no dino para provar aos meus clientes sue efic?cia, para lhe dar um exemplo de motor vw, um dos meus clientes estava tirando 262hp de um 8v vw aspirado, somente substitu?dos os injetores se chegou a 308hp, testados num motor ct2000 na argentina a efici?ncia pulou de 337hp para bem próximo dos 400hp num motor 2.0 aspirado.
para ter idéia do quão difácil é um ganho nesta ordem os motores gm e vw de ct2000 a 15 anos já tem mais de 320 hp e não conseguem passar dos 340, e numa simples troca de injetor quase passaram dos 400hp
junto com a atomização o que provem este ganho extraordin?rio é a velocidade do spray , que é muito mais rápido e com isto quebra \diminui o fluxo no momento da injeção 40% menos comparado a qualquer outro injetor, admitindo uma quantidade razoável de mistura a mais por causa deste efeito.
e é um injetor tão facilmente encontrado e no mesmo custo que qualquer outro injetor selecionado, no brasil ainda se vê um dos piores injetores do mundo sendo usado em massa, os famosos ford racing de 150\160libras, injetores péssimos, desenvolvidos para operar originalmente somente com glp ( uma variação do gnv ) ou seja g?s , não foi projetado para ter spray eficiente com combustável liquido, um injetado usando estes injetores volta a época dos carburados em atomização, quase tão ruim quanto.
mesmo os piezo já nasceram mortos , visto que o sistema de injeção direta já esta se tornando padrão na europa e logo estará aqui também.voltando ao ?problema? do õespelhamento? existe apenas 1 comentário referente aos injetados , devido a perda de pressão que o combustável sofre após a injeção , ele também perde temperatura neste processo e em superf?cies acima de grid 800 ele tende a condensar nas paredes, e isso somente quando o injetor não teve sua posição ou direcionamento do spray totalmente correto, então o acabamento final para os injetados é este grid, para os carburados é por volta de 2500 , aquela foto é de um duto com acabamento esta com grid 800, lágico que muitos picaretas escondem o mau servião com dutos completamente foscos usando grid 80 ou 120 , mas apenas para que não se possa notar as imperfeições dos dutos, nada alem disso.
ele deve explicar melhor, mas esse tipo de cabeçote deve ser usado
em carros com 4 bicos, a atomização já é feita pelo bico e a
emulsificação da mistura ar/combustivel é feita diretamente na
c?mara pelo efeito chamado whirlwind , que é um redemoinho de vento.e bem difácil trabalhar levando em consideração efeitos de preenchimento de c?mara, primeiro quanto ao equipamento que até onde sei não existe um sequer em toda a america latina , o primeiro que teremos ?até onde eu sei? eu adquiri já esta no br e estou esperando liberação da papelada, é uma sf1200 com sistema wet and dry, porem a maior vantagem dela não é trabalhar em cima de turbilhonamento e sim com densidade correta simulando não só ar, mais sim a densidade real mistura ar combustável, quebra de fluxo pelos injetores, posicionamento dos mesmos etc , falando em palavras simples é uma bancada de fluxo capaz de trabalhar com fluxo ?molhado?.
quanto ao turbilhonamento lembro que o turbilhonamento forçado só funciona \ traz ganho as baixas rpms , a media e alta ele ocorre naturalmente no choque com a porção final do duto e no próprio choque do fluxo com a válvula, salvo alguma anormalidade atipica junto com má sorte
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nos conhecemos no festival? onde? desculpa mas não lembro mesmo
então. sendo ou não pra emergencia, o fato é que muita gente (bastante mesmo) ainda se utiliza dos cutters para fazer cabeçotes quando não possuem cnc (e são muitos que não tem). ai é trabalhar na furadeira de bancada, cutter e pau na m?quina. tudo se resolve e ainda consegue-se ?timos resultados.
l?gico que quando a gente fala de trabalhar sedes/valvulas o melhor seria mandar pra uma retifica boa e falar o que a gente quer que seja feito. mas pra um trabalho em casa, apesar do investimento, se a pessoa tiver o conhecimento e a técnica correta, da pra se fazer um cabeçote tão bom quanto um renomado .
eu se tivesse com tempo e $tempo$ me aventuraria na construção de um cabeçote assim, do zero, de troca de guias a retrabalho na sedes e nas valvulas.
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show as informacoes duvido q metade das pessoas que dizem ser profissionais na area sabem disso.
acompanhando
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ricardo duvido q a maioria das pessoas q trabalham com cabeçotes saibam a metade disso
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nos conhecemos no festival? onde? desculpa mas não lembro mesmo
então. sendo ou não pra emergencia, o fato é que muita gente (bastante mesmo) ainda se utiliza dos cutters para fazer cabeçotes quando não possuem cnc (e são muitos que não tem). ai é trabalhar na furadeira de bancada, cutter e pau na m?quina. tudo se resolve e ainda consegue-se ?timos resultados.
l?gico que quando a gente fala de trabalhar sedes/valvulas o melhor seria mandar pra uma retifica boa e falar o que a gente quer que seja feito. mas pra um trabalho em casa, apesar do investimento, se a pessoa tiver o conhecimento e a técnica correta, da pra se fazer um cabeçote tão bom quanto um renomado .
eu se tivesse com tempo e $tempo$ me aventuraria na construção de um cabeçote assim, do zero, de troca de guias a retrabalho na sedes e nas valvulas.
[snapback]669347[/snapback]veja eu não tenho m cutter cnc, mas tenho 3 retificas na cidade que tem, uma bichinha desses custa milhares de reais ainda, e é tão barato a mão de obra cobrada pelas retificas que não vale a pena comprar um cnc que por mais simples vai custar mais de r$300.000 reais, um jogo manual para a banca e emerg?ncia é mais do que se precisa e custa alguns dálares, a primeira e segunda bancada eu mesmo constru? , hoje estou adquirindo uma sf1200se wet , é a melhor do mercado , ja não é pouco valor, custa lá nos usa 24k dálar , porem se monta uma banca melhor que uma sf 120 por r$1000,00, as copias da sf 120 custam no brasil 14.000 reais, se sua m?e tiver um aspirados de uns 1500 wats o custa cai para uns 300 reais , o desvio de erro será menor que 1% usando um aspirador comparado a uma bancada sf 120 falsificada vendida aqui , bancadas como você conhece são equipamentos muitos simples na sua ess?ncia , estas que o evandro usa, ou o boy ( sf 110 ) que são as mais simples e fracas do mercado , assim como a base da sf1200 ( a topo de linha do mundo) são projetos de mais de 30 anos , se incluiu apenas software de aquisição de dados alem das colunas para facilitar comparação e banco de dados e hoje os sistemas wet , que alias é a única evolução que ela teve em 40 anos
eu não sei sua profissão, se gostaria de trabalhar com isto etc, porem é um ?timo ramo para quem quer ter uma vida digna e tem poucos recursos para o impulso inicial , é um negocio que se começa com r$1000,00, o que postei aqui da de começar e com custo muito baixo, e a car?ncia é muito grande de bons profissionais , este cabeçote que faremos aqui dificilmente vai ser batido em banca por qualquer outro, são poucos os profissionais capazes de o fazer ou que se interessam em fazer , isto ocorre devido a grande procura e pouca mão de obra , serviços do nível que faremos requer grande quantidade de horas trabalhadas e não interessam para eles , o boy nem faz algo tão complexo, que conhecemos em comum, talvez o evandro somente sabe fazer e se interessa em fazer , e vai lhe custar de mão de obra mais de r$2000,00
e lhe digo uma coisa, vai a qualquer prova de arrancada e leve um cabeçote destes , você vai vender na hora , se tiver 3 vai vender os 3 , e da de ganhar limpo algo como r$800,00 em cada vendendo super barato, quem gosta e olha de perto um servião destes , mesmo esses mais simples ?apo, o cara não quer , ele precisa de um cabeçote deste como postei a foto , se ele não tiver a grana na hora será com certeza o sonho de consumo prim?rio depois de ele ver, ele vai comprar, vai te dar as melhores referencias e mostrar para deus e todo mundo e de tão bem feito, bem acabado e eficiente vai ter pena de colocar no motor.
desvantagem é que no maximo se dedicando 10 horas por dia se consiga fazer 3 ou 4 num mês. porem com o tempo esforão estudo e pesquisa começam serviços em cabeçotes mais complexos e a mão de obra também mais elevada.eu não vivo disso, construo motores e estruturas e conjunto, porem sou apaixonado pelo assunto
se você ou outro amigo precisar de apoio para seguir como profissão farei o meu melhor para ajudara conheci o nuvo voce e mais uma penca hehehehe, mais muito rapidamete infelizente ctba é correria sempre
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hoje isso pra mim é hobbie, não profissão. lágico que se eu pudesse ganhar a vida com preparação ou vivendo desse meio que tanto gostamos eu o faria, mas as coisas não são tão simples assim.
quando comecei a estudar esse tipo de coisa minha idéia era fugir dos picaretas que existem por ai e que todos um dia já caimos nas mãos. mas acabei me acertando com um dos poucos preparadores bons e honestos que conheão e reduzi o po pra colocar isso em prática. reduzi tanto que acabou que não comprei nada. hehehehe
mas ainda tenho a vontade de retomar a parte prática do negócio e comprar os equipamentos pra fazer um cabeçote reserva pra mim.
eu sinceramente não lembro. hehehehe. se foi nesse de 2007 que a gente se conheceu eu provavelmente estava travado de chopp. se foi no de 2006 eu deveria estar na correria por causa do carro que não tava dando muito certo. hehehehe
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hehehe…kd as fotos, vêdeos, dicas? ilustre
ótima iniciativa, top
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eh alhn digo desde agora, somos privilegiados por ter a oportunidade de escutar alguem que realmente sabe do assunto falando especialmente para nos.
feliz dakele que sabe calar a boca e escutar e tirar o maxido de proveito.
pq tristes sao akeles que sem acham os donos da verdade e continuam a 10 anos insistindo no mesmo erro, achando que akilo e apenas akilo q ele sabe eh o certo e q o resto eh burro.
pq acredito q muiiiitos aki como eu jah passou na mao de pessimos profissionais, que quando questionados, se sentem ofendidos jah q sabem tudo.
galera aproveitem a oportunidade como o top disse, qq um eh capaz, basta ter o principal q eh a paciencia
pq na vida cada dia a gente aprende um pouco, basta kerer pois sempre tera alguem a lhe acrescentar algo em todos os pontos da vida
ps: desculpa a embromacao, mas eh q bateu um momento filosofico na minha vida aki
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top-turbo,
esses injetores piezzo eletricos servem tambem para motores fiat e para qualquer aspirado existe ganho expressivo?
se sim, aonde encontro eles?
[snapback]669352[/snapback]me veio outras duvidas aqui e espero ficar no foco do topico…......
1 = esses injetores por trabalharem em pressões mais elevadas pecisam de outras alterações para funcionar ou a pressão é elevadas somente a partir do injetor?
2 = a central original dfo carro da conta ou aqui tambem precisa uma ulterior modifica?
desde já agrade?o
diego -
opa já respondi todas as duvidas e já vou postar hoje ainda elas e o texto 3 , desculpem mais ta uma briga com os vêdeos aqui, porem podem deixar que darei continuidade sim, o rally querendo postar aqui sem problema, se ele me permitir elogio e criticas sugestáes se houver como esta aberto o meu para ele da mesma forma,todos vamos aprender muito aqui, e eu também com certeza
[snapback]669302[/snapback]valeu top, vai ser uma honra pra mim, pois afinal de contas sou um mero
curioso nesse mundo e sem duvidas as criticas serão transformadas em
trabalho e posteriormente em hps heheeheheh. -
a? está uma das dificuldades de se fazer o cabeçote, se for feito na mão
só o bom senso, eu por exemplo utilizei moldes em durepoxi e o resto
? escultura, artezanato puro.a varias técnicas , gabaritos internos , moldes em silicone para dimensão , e o principal, progressividade e polimentos consecutivos varias vezes antes da execução das modificações dos dutos , os dutos quando polidos mostram to das as imperfeições ondulações , retirada não homog?nea de material etc, nada é mai preciso que polir os dutos durante os trabalhos observar a superficie , qualquer imperfeição cria macro e micro turbulencias ou direciona incorretamente o fluxo e acaba com a perfomance
o do ap é um dos mais fáceis , eu vou passar os gabaritos internos porem eu não uso um faz anos de tão fácil que ?, porem a superf?cie tem que ser feita como em todos eles muito progressivamente como qualquer outro cabeçote.agora cabeçotes profissionais podem ser feitos em cnc ou fresa
comum, é claro que o camarada precisa conhecer muito o cabeçote
e suas galerias, em casos extremos o cabeçote pode ser entubado
a fresa rasga tudo e é soldado um duto pronto e depois feito os
acabamentos das soldas.exstem 3 tipos quanto a agressividade que no meio classificamos da seguinte forma
rematch = possui sistema de arrefecimento e pode conter modificações nas galerias de óleo e arrefecimento se nesse?ario, são os cabeçotes que precisam manter alguma originalidade e precisam suportar uso prolongado
tube= não precisam manter originalidade porem é mantido arrefecimento porem pode ser modificado , ele tem c?mara e dutos preenchidos ou entubados e deve suportar uso prolongado
frank ou cimentado= uso de um bloco macião ou um cabeçote totalmente re preenchido e totalmente re projetado , não possui arrefecimento apenas poucas galerias de óleo , uso exclusivo em drag racing ou recordes de potencia em dinonessa imagem segue um cabeçote feito pelo zezao, estava em
processo de redezenho da camara, por isso as soldas no final do
duto, na 2a imagem é um cabeçote feito pelo matheusc20xe
e a ultima é um duto original do c20xe.vejam que perfeição desses profissionais,
o destino do cabeçote do zezao é carro de corrida mesmo, com 4 tbi
e o do matheus é de uso na rua com coletor original
[snapback]667182[/snapback]o do pezão não tava pronto não ne?
procurei procurei e achei.
comprei uma black & decker z-rtx-2
olha deve ser deboche, se quiser troco na dreme mano a mano coisa linda
bom uma outra duvida se fazer o mesmo trabalho do cabeçote no coletor tbm melhora??? usar o mesmo gabarito da entrada do cabeçote na saida do coletor de adm pra ficarem perfeitamente equalizados?? peguei um coletor q tenho aqui e fiz um polimento nos dutos dele fiko bem legal nd comparado com os das suas fotos mais deu um brilho fudi..
sempre, inclusive a forma dos dutos que vou dar o gabarito para vocês se adapta bem a coletores grid , coletores carburados e todos os injetados, e plenuns feita scom a porção inicial do injetado original que vou ensinar a calcular e fazer com menos de 300 reais incluindo dutidinho até tbi nova e para 8 injetores,
o meu preparador e um preparador que fez escola em carros de circuito ele e o pai dele possuem oficina de preparação a 40 anos, foram 5 vezes campeões brasileiros de formula fiat por exemplo.
e um dos motivos que ele da risada de muitos preparadores de arrancada e isso ele me falou que sempre equaliza milimetricamente os coletores com os cabeçotes e que dependendo do motor isso significa primeiro lugar no gri de largada ou sexto
então por ae já da pra ver o quanto é importante trabalhar coletores e nao somente cabeçote
não só coletor neste nível, mas tbi , posicionamento de injetores, desenho de pistão e redesenho de c?mara mais uns 300 itens que se cruzam…
bom eu pra motores turbo ou aspirado sou fã de 4 borboletas individuais sempre, acho que é um troão show de bola e que traz apenas melhorias então um coletor com 4 borboletas bem otimizado com um cabeçote igual esse feito pelo top turbo = piti
[snapback]667382[/snapback]
tente visualizar como funciona tbis individuais e tente me explicar porque você acha que traz melhorias , tenho muito informação para te passar , porem você tem que quebrar a cabeça e tentar compreender as diferenças entre um e outro e eu depois vou lhe explicar como funciona um e como funciona e que tipo onde e porque deve ser usado um ou outro ok, porem me explica ai porque você acha que 4 tbis seria sempre melhor?i
isto mesmo ja li em varios lugares q se equalizar saida do coletor com entrada de cabeçote nas mesmas medidas e fazer um servião top em ambos o resultado fika
[snapback]667384[/snapback]a maioria dos coletores originais já vem satisfatoriamente equalizados, os custom precisam de cuidados maiores, visando competição até mesmo o coeficiente de dissipação térmica de cada cilindro demanda fluxos diferentes para cada um deles entre outras mais vari?veis que aqui não vem ao casa se não estrapolamos
mas isso q vcs estao dizendo eh muito mais doq obvio
bem burro akele que faz um super servico no cabecote e deixa o coletor original. oque adianta ter um cabecote super otimizado se o coletor de admissao continua original? sem falar no coletor de escapamento, que muita gente esquece de fazer o port matching deixando o coletor de escape e o coletor com encaixe perfeito
meu amigo, se te contar que tenho que mandar a junta sempre com os coletores e cabeçotes você não acredita, 90% dos preparados se eu não mandar monta com as juntas originas e nem da bola, imagina um fluxo cruzado estagio vi , dutos de 42,9mm , os originais tem 34mm , a junta tem 35mm o preparador monta acim mesmo e nem olha se não manda a junta correta com um puta aviso e instruções de montagem, para ficar ainda melhor us montam com a junta e empurram silicone pacas que nunca deve ser usado na junta e escorre tudo para dentro do duto entre a admissão e o cabeçote, é triste trabalhar as vezes 20 horas por duto para ter morto este trabalho por coisas bestas assim, pode acreditar que tem preparador mais esperto e o coletor não atualizado até nem me surpreende.
até pq coletor pra gerar ganho de fluxo tem q ser ultraninja…não é só deixar a sa?da de um e entrada do outro iguais ...o coletor precisa ter seu fluxo trabalhado tb para se obter o melhor rendimento e a menor perda possível...
vc pode ter o melhor cabeçote do mundo e um coletor com encaixe perfeito, mas se ele for ruim, vai acarretar em perdas muito grandes
[snapback]667387[/snapback]concordo plenamente quarteto, vide por exemplo um plenum, que para funcionar precisa ser projetado pra cada aplicacao, como litragem, faixa de giro, turbo ou aspirado e por ae vai.
nao eh coisa simples nao, e eh por isso que os engenheiros que desenvolvem os carros esportivos e de corrida fazem tantas contas e tantos testes.
abracos
hoje , bom, hoje não porque tenho e uso a 18 anos, software que me da em 5 minutos no analisador comprimento , volume posição etc, vide engine e can analizer da performance trends entre outros , se tiver interesse o site é www.performancetends.com , a 20 anos todos os preparadores projetam seus motores , estruturas , cabeçotes comandos etc nestes simuladores completamente e no brasil tem uns 4 talvez que usem, pois a maioria eles já sabem tudo de cabeça…..
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bom, autorizado o dono do tópico a postar, então vamos lá
as informações que irei postar serão coisas bem simples e que ?s vezes pode ser
o ?bvio do ?bvio para uns ou ter alguma informação interessante para outros,
lembrando sempre que é a visão de um ?leigo? em busca de conhecimento e que
agora tenta compartilhar um pouco do que foi adquirido. se estiver falando
besteira nao se contenham em me corrigir ou complementar.a escolha do cabeçote
quando comecei a brincar com os cabeçotes, eu não tinha noção do que era
necessário verificar para adquirir um bom cabeçote, então fui visitar varias retificas,
primeiro para saber que tipo de servião elas forneciam e depois para saber o que era
um dano permanente ou dano reparável em relação aos possíveis cabeçotes
disponíveis para a compra.cuidado com aquele papo de vendedor, o cabeçote é bom, se tiver problema tem
garantia. seja chato, afinal de contas o dinheiro é seu
não tenha pressa, vê com calma na hora da compra e com tempo livre.a primeira coisa que eu olhava era a medida do cabeçote, se estivesse fora de
padr?o, eu não recomendaria a compra, mesmo porque para o meu cabeçote, se
tivesse plaina de 0,1mm que seja, já estaria descartado e por isso vou postar a
planilha das retificas para a maioria dos cabeçotes encontrados no brasil.
um paquémetro na mão e vamos as compras:tabelas
http://img211.imageshack.us/img211/66/retificauz3.jpg
http://img107.imageshack.us/img107/7783/retifica2uo2.jpga segunda coisa mais importante é olhar minuciosamente o cabeçote a procura de
trincas de superaquecimento e por isso as retificas que vendem cabeçote são mais
interessantes de se comprar um cabeçote limpo, do que as peças rec?m retiradas
nos ferrinhos, pois a sujeira atrapalha muito a você conseguir ver a olho nu tais
problemas e mesmo limpo ainda pode passar despercebido posteriormente.
então olho vivoa oxidação creio que seja a terceira coisa a se verificar, pois o nível de corrosão
pode fazer as galerias se romperem com maior facilidade podendo gerar uma
quebra futura misturando o óleo e água ou por calão em casos raros.
especificamente nos ap eu não vi muitos problemas, mas já foram relatados alguns
16v, casos da liga porosa em algumas forjas, então uma olhada superficial nas
galerias e fazer umas raspadinhas com uma espotula pode ajudar, mas é claro que
se tiver algo internamente rompido dificilmente será visto e realmente o trabalho
pode ser perdido e garantia de um cabeçote desse já trabalhado, nenhuma retifica
vai poder lhe dar.agora vamos aos detalhes
http://img85.imageshack.us/img85/6909/mancalvi8.jpg
capas e mancais
peça para o funcion?rio desmontar os comandos se já não estiver e verifique os seus
mancais e capas, elas não podem estar riscadas, é um dos itens de mais difácil
reparo, dependendo do valor do cabeçote algumas retificas já os condenam sem
direito a um julgamento justo, você deve fazer o mesmo.guias de válvulas
as guias de válvulas podem sofrer desgaste durante a vida de eternos sobe e desce,
então com a ajuda de uma válvula solta, encaixe na guia e verifique se ela tem
algum tipo de folga, precisa de um pouco de sensibilidade, se você consegue dirigir
você tem o pré-requisito pra isso, ela dever? estar travada e sem nenhum tipo de
movimento.c?maras
as c?maras machucadas são de fácil visualização, mas seu reparo também não é
fácil e uma recuperação mal feita pode implicar em diferença de taxa de um cilindro
para o outro, se não for um cabeçote doado para o carrinho do seu avṍ passear,
esse ta fora.agora outros detalhes que não inviabilizam a compra,
mas podem melhorar o valor pago ao cabeçote:comandos com excessivo desgaste
geralmente são simples de serem vistos, como você já pediu para o funcion?rio
desmontar, você vai checar came por came com o paquémetro o comprimento delas,
se você vai comprar um cabeçote em especifico, é bom saber o tamanho delas antes
de sair de casa e caso não saiba, verifique pelo menos se todas as cames tem
medida igual, pois quando existe desgaste, geralmente ocorre mais acentuado
em uma delas. agora se o comando estiver com algum empeno e for montado no
cabeçote poder? riscar os mancais e pra evitar isso, você vai desmontar as molas e
colocar um pouco de óleo sobre os mancais, (limpe bem) e veja se o comando tem o
assentamento perfeito no cabeçote, de uma volta com ele sobre os mancais.
esse tipo de teste evita você montar um comando com empeno grosseiro.tuchos travados
quando você pediu para o funcion?rio desmontar os comandos os tuchos ficam com
um fácil acesso na maioria dos cabeçotes, então pegue um por um e dá aquela
forçadazinha, você não vai ter certeza se ele carrega ou não, mas se um estiver
travado já é batata que não é uma boa idéia coloca-lo para um cabeçote de
performance pois vai trazer perda de levante do comando.valvulas
se por ventura após ter desmontado você verificar que uma válvula agarra ou está
muito dura pra entrar na guia limpa, provavelmente ela possa estar com algum
empeno, pinta de verde e joga no mato, afinal você dever? comprar válvulas novas
pro seu brinquedo, caso não seja um cabeçote com válvulas carrissimas, é claro,
pois se vc descobrir o preão depois de te-las pintado vai ficar f*da achar no mato,
mas brincadeiras a parte, você pode verificar o empeno medindo o comprimento e
mesmo assim ainda pode ter erro, eu mesmo já tive um 16v com válvulas
empenadas que foram montadas dentro da concession?ria, fiz uma briga tremenda
com o seguro e oficina, diziam que era tucho, mas no final das contas eram uma
delas, ainda mais com uma a haste fina de 6mm. outra forma que consegui ver o
mínimo empeno das válvulas foi quando fiz o polimento, as válvulas empenadas tem
uma vibração, na furadeira, enquanto a reta roda lisa-lisa.picaretas
agora vem os macetes que os macacos velhos picaretas das retificas podem fazer
pra te empurrar um cabeçote enchido ou já marretado de alguma forma como stock .nessas andan?as eu já encontrei o cabeçote com preenchimento total
da face com o bloco, mas fica fácil ver as c?maras com algumas irregularidades
nas extremidades, isso pode ser feito para o cabeçote ganhar mais algumas
plainas depois de ter sa?do fora das medidas de padrões da retifica (ver tabela anexa),
mas dependendo da solda pode gerar porosidades e a vida útil dele ser
drasticamente reduzida, eu não arriscaria a menos que fosse a raridade junto
com a barbada do sóculo e ainda sim, se fosse realmente tirar ão bife? do cabeça.bom, existem ferramentas e diversas formas de se aferir cada um dos itens
postados, mas tentei descrever a grosso modo com ferramentas simples a forma
de se achar um bom cabeça, pois nem sempre você encontrar? os melhores
cabeçotes nem os melhores preços na mega-ultra-retifica-renomada com
todos os equipamentos do mundo, mas geralmente na tendinha do seu z?
no final da rua. agora que voce achou o cabeçote mande o seu z?, dar o banho
quimico, se ja nao estiver limpo, que amanha você pega pra começar a briga
da análise dos dutos que será o meu proximo post.