Futura injecao eletronica
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muito obrigado pelo apoio pessoal
sei que os prazos estao longe do que eu pensei originalmente, e acabei passando pra vcs. mas podem ter certeza que se está demorando, é porque nao quero atropelar nenhuma etapa. podem ter certeza que quando chegar um equipamento desses nas maos de voces, será algo profissional, e nao um prototipo como é hoje. cada dia a mais que passa durante o desenvolvimento, significa mais confianca na qualidade do produto final.
voces sabem que comecei a trabalhar com a ignicao tem um tempo, mas devido a conversa que tive com o engenheiro de preparacao da fiat, onde ele me disse que um mapa de 12x12 era pouco d+, que um de 16x16 seria o minimo, e como isso se aplica a ignicao tambem, resolvi dar uma pausa no desenvolvimento da ignicao e focar na reformulacao do sistema como um todo, adicionando uma eeprom externa, dando capacidade pro sistema crescer muito, possibilitando alem de mapas muito maiores de ignicao e alimentacao, varios mapas onde se possa alternar em tempo real, com o motor em funcionamento. tudo isso porque acredito que trar? vantagens na hora de acertar, não é mero preciosismo.
agora que a base está estavel, visto que a alimentção ficou perfeita, vou entrar de cabeça no desenvolvimento da ignicao.
muita coisa da ignicao ja esta pronta, inclusive, o modulo alem de ja possuir os mapas de ignicao, ja faz os calculos e tudo, isso porque eu nao queria ter a surpreza desagradavel do processador simplesmente nao ter capacidade pra efetuar os calculos da ignicao depois de ter deixado a alientacao toda perfeita, entao ja coloquei logo pra fazer os calculos, e suportou legal.
agora falta a passagem dos dados entre o modulo principal e o modulo de ignicao, mas pra isso, serão utilizadas funcoes que ja estao em uso pelo modulo de combustivel, inclusive o protocolo de comunicacao, que foi uma das partes que eu demorei mais pra deixar redondo, e ficou, redondinho.
bom, voltando ao teste de hoje, descobri que o combustivel de resposta rapida (correcao por movimento do acelerador) nao adianta grande coisa se aplicado sobre o tempo de injecao obtido por rpm x map, pois quando vc bate o peh no acelerador, o tempo de injecao esta baixo, e aplicar uma correcao percentual sobre pouco combustivel, nao acrescenta grande coisa.
entao ja alterei o sistema, pra que calcule a correcao com base no maior tempo de injecao (85% do ciclo de trabalho util na maior rpm)
entao quando pisar no acelerador, ele adicionar? o combustivel diretamente com base no tempo de injecao maximo, e nao com base no tempo de injecao calculado por rpm x map.
amanha vou testar denovo, e se for possivel, meu amigo zoom do cpt vai filmar com uma camera decente, e nao com uma maquina fotografica.
outra coisa eh que pra fazer o teste, tive que desligar mangueira de ar do modulo suplementar, com isso, como meus bicos nao alimentam turbo, nao pude pisar grande coisa pq tava sem suplementar. amanha vou fazer uma outra tomada na mangueira pra que os 2 modulos trabalhem em conjunto.
tiagones, em breve vou fazer testes mais fortes, com certeza vou precisar de um dinamometro. quando chegar a hora, vou conversar com vc pra ver se rola um descontinho em horarios de baixo movimento ai vc ja ve o sistema todo funcionando.
um abraco ae galera, e continuem acessando o topico quando tiver novos posts. agora acho que terei novidades mais interessantes com frequencia.
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caramba
parabens cara
quero ver quando ficar tudo pronto, aí sim vai ser uma excelente opção para preparação com i.e.
continue com o excelente trabalho
parabens
abrazzz
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lost, meus parabéns, cara.
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tá tudo muito bonito cara, parabéns pode ter certeza que vou querer montar uma abração
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muito obrigado pelo incentivo pessoal. e tambem, obrigado por postarem algo… o negocio aqui ta meio paradao, ninguem posta...
nao deixem de acessar, apesar de ter demorado pra ter novidades realmente interessantes...
valeu mesmo abraco
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amigo, vc ja tem alguma espectativa no que se refere ao preão que vai chegar???
só por curiosidade memso…
outra, vi que ela nbecessita de um note, um palm bom nao faz esse papel nao???
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rapaz, ainda nao tenho espectativa nao. mas garanto que não permitirei que cuete mais caro que as melhores opções que existem no mercado nacional hoje. falo assim, porque grande parte do custo depender? da fabricação. por enquanto, trata-se de um protótipo feito a mao, e leva muito tempo pra ser montado. se fosse pra vender algo feito como esse primeiro foi feito, custaria muito caro pelas horas de mao de obra. entao quando for fabricar, tenho que tentar simplificar a montagem ao maximo, pra que fique o mais barato possivel.(simplificar significa bolar a montagem da maneira mais eficiente possivel, e nao tirar qualidade do produto)
por enquanto, ainda nao comecei a desenvolver o sistema pra palm, mas como ja comentei h? muito tempo atrás neste mesmo tópico, vou fazer a interface em palm os e windows mobile. mas o sw pra pc (notebook) com certeza terá mais ferramentas graficas.
um abraão e obrigado por perguntar
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n tenho muito a adicionar…...soh posso dizer uma coisa
parabens pela iniciativa show mesmo estamos de olhoooo
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show de bola…
qdo eu partir pra idéias ogras pode ter certeza que irei te procurar...
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show de bola…
qdo eu partir pra idéias ogras pode ter certeza que irei te procurar...
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muito obrigado presa, joel e realz… façam algum comentario perguntem alguma coisa tecnica
mais uma coisa adicionada... o bendito pirometro
http://www.fuelbox.com.br/imagens/fuelbox_interface9.jpg
tambem o sistema ja esta calculando a velocidade do carro. dever? ser informada a circunferencia do pneu, em milimetros.
ainda nao coloquei o marcador na tela nem a linha no grafico, mas o modulo ja esta calculando e a info ja esta chegando na interface. como nao vou ligar no sensor do cambio agora, depois eu termino isso
mas o pirometro ja ta funcionando
nao falei que agora as novidades nao virao a cavalo, mas sim de carro turbinado
abraço
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vc vai usar o sensor do câmbio + circunfer?ncia do pneu para calcular a velocidade, é isso?
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exatamente….
e olha, ontem instalei a fuelbox denovo no meu carro, e hj vim trabalhar com ela gerenciando o motor. mantive o modulo de simplementar funcionando, assim posso deixar a turbina encher
nao falei que seria um sistema pra carro do dia a dia?
abraço
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doido
vc pretende lançar reloginhos para mostrar essa informação?
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sim pretendo lançar reloginhos individuais pra todas as informacoes do modulo. todos os relogios da tela virariam relogios de verdade.
o sistema já está preparado pra isso e ja estrou trabalhando junto a skl para a produção dos relogios.
a proposito, o conta-giros saiu, nao lembro se comentei… vai ser o primeiro produto som um sistema meu hein
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lost,
o tempo de rápida é geralmente uma soma e não correção, afinal vc não está corrigindo um valor, apenas acertando o transiente, em todas as injeções modernas existe uma curva de acr?scimo por rpm, acionada tanto por deltatps como deltamap..em algumas mais rebuscadas existe 3d com as varições dos delta x rpm, qto menor o rpm maior a injeção de rápida necessária…
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lost,
o tempo de rápida é geralmente uma soma e não correção, afinal vc não está corrigindo um valor, apenas acertando o transiente, em todas as injeções modernas existe uma curva de acr?scimo por rpm, acionada tanto por deltatps como deltamap..em algumas mais rebuscadas existe 3d com as varições dos delta x rpm, qto menor o rpm maior a injeção de rápida necessária…
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eu percebi isso… nao sei se cheguei a postar, mas justamente eu mudei a injecao rapida pra soma, porem baseada apenas na velocidade de movimento do acelerador... eu ja tava desconfiando que precisaria de uma correcao a mais por rotacao sobre o valor calculado pelo movimento, e outra pela posicao do acelerador... vou fazer testes com essas correcoes... agora ta facil pra testar pq estarei sempre andando com esse modulo.
mas olha, do jeito que ta, ta bao viu, realmente tem que dar uma melhorada na resposta da injecao rapida, mas to andando tranquilo, dirigibilidade otima...