Pirometro, qual temperatura é segura
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me disseram uma vez que o interessante era medir um o carro original e com ele turbo, tentar não apssar daquilo.
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isso
o meu fica nos 740? cortando de 5?…....mas qdo tive problemas de bomba elétrica no td chegou nos 820? e não derreteu...........já andei num a3 preparado q marcava 900? a 240 p hora.
meu carro original de fábrica cravava 800? já na 3? marcha e de 5? ficava nos 780?.
os dragster são regulados nos 650?.
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isso
o meu fica nos 740? cortando de 5?…....mas qdo tive problemas de bomba elétrica no td chegou nos 820? e não derreteu...........já andei num a3 preparado q marcava 900? a 240 p hora.
meu carro original de fábrica cravava 800? já na 3? marcha e de 5? ficava nos 780?.
os dragster são regulados nos 650?.
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legal ja tenho uma referencia
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isso
o meu fica nos 740? cortando de 5?…....mas qdo tive problemas de bomba elétrica no td chegou nos 820? e não derreteu...........já andei num a3 preparado q marcava 900? a 240 p hora.
meu carro original de fábrica cravava 800? já na 3? marcha e de 5? ficava nos 780?.
os dragster são regulados nos 650?.
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ah esqueci de peguntar , quando de pressao de turbo? alguem mais????
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ah esqueci de peguntar , quando de pressao de turbo? alguem mais????
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a pressão de turbo não importa…...carro c alimentação ideal (0,84 a 0,86 de lambda) mantém a temperatura.
gordo=temp baixa, alto consumo,não desenvolve muito p causa do excesso, velas escuras ou molhadas,contamina óleo
magro=temp alta,velas e escapamento claros/secos e poder? derreter os pistões ou velas
dando falta=cabeçadas e não desenvolve normalmente qdo afundamos o po.
ideal=anda bem, consome pouco, alta durabilidade e se bem regulado parece original
o meu ando c 0,6 a 0,7.
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a pressão de turbo não importa…...carro c alimentação ideal (0,84 a 0,86 de lambda) mantém a temperatura.
gordo=temp baixa, alto consumo,não desenvolve muito p causa do excesso, velas escuras ou molhadas,contamina óleo
magro=temp alta,velas e escapamento claros/secos e poder? derreter os pistões ou velas
dando falta=cabeçadas e não desenvolve normalmente qdo afundamos o po.
ideal=anda bem, consome pouco, alta durabilidade e se bem regulado parece original
o meu ando c 0,6 a 0,7.
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nao eh soh isso nao ponto tb influencia na temperatura, mesmo que a razao estequiometrica esteja ideal(ou melhor gorda pq ideal seria em torno de 700 milivolts e carro turbo precisa andar gordo no minimo de 850 mili pra poder retiar calor eu prefiro andar com 980 de sonda) pode haver risco de quebra caso se exagere no ponto quanto mais pressão menos ponto final da pra andar, alem disso tem a equa?ao dos gases perveitos onde pv=nrt que eh uma simplifica?ao da equação dos gases reais, tem todas essas variaveis envolvidas que influenciam na temperatura.
fora isso tem o fato dos pistoe serem forjados ou com banho de ceramita tb pra resitir mais a temperatura(que mesmo assim se exagerar derretem).
no meu caso eh um motor gm 2.0 8 v com pistoes forjados e intercooler, vou andar com 2 bar de pressao e entre 20 e 22 de ponto final vamos ver a que temperatura chega, se chegar acima de 720 acho que baixo um pouco o ponto.
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(ou melhor gorda pq ideal seria em torno de 700 milivolts e carro turbo precisa andar gordo no minimo de 850 mili pra poder retiar calor eu prefiro andar com 980 de sonda)
a regulagem de combustivel é a mesma p original, turbo, aspirado ou super charger, álcool gasolina ou metanol (0,86 de lambda é 1 valor mundialmente aceito p melhor regulagem de potência em wot e 1,05 p melhor economia sem wot)
esque?a milivolts e sonda original, isso não funciona bem
regulagem + próxima da perfeita é c lambda meter.
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isso
o meu fica nos 740? cortando de 5?…....mas qdo tive problemas de bomba elétrica no td chegou nos 820? e não derreteu...........já andei num a3 preparado q marcava 900? a 240 p hora.
meu carro original de fábrica cravava 800? já na 3? marcha e de 5? ficava nos 780?.
os dragster são regulados nos 650?.
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o meu que eu me lembre marcou 805 a 815…. entao naum ta tao longe.. hehehe
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a regulagem de combustivel é a mesma p original, turbo, aspirado ou super charger, álcool gasolina ou metanol (0,86 de lambda é 1 valor mundialmente aceito p melhor regulagem de potência em wot e 1,05 p melhor economia sem wot)
esque?a milivolts e sonda original, isso não funciona bem
regulagem + próxima da perfeita é c lambda meter.
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esse valor de 0.86 se não me engano é valido apenas para alcool. para outros combustiveis o valor de potencia maxima muda.
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esse valor de 0.86 se não me engano é valido apenas para alcool. para outros combustiveis o valor de potencia maxima muda.
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http://img263.imageshack.us/img263/1985/fatorlambdamy6.jpg
o gr?fico acima é de gasolina
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isso
o meu fica nos 740? cortando de 5?…....mas qdo tive problemas de bomba elétrica no td chegou nos 820? e não derreteu...........já andei num a3 preparado q marcava 900? a 240 p hora.
meu carro original de fábrica cravava 800? já na 3? marcha e de 5? ficava nos 780?.
os dragster são regulados nos 650?.
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fala gaucho blz
então acredito eu que a temperatura no escape teria ahaver também com o tamanho da turbina e se o escape taria fasendo seu papel certo.
no caso de um carro com caixa quente muito pequena e um escape mal dimensionado isso ajudaria a temp no escape subir certo.
no caso desse audi que chegou a 900? acredito que isso seja contra pessão no escape.
se tracasse o escape por mais livre ex: 3pol ajudaria a baixar essa temp ou estou entendendo errado é
e como o blackout disse muito ponto em alta ajuda a na temp também.
750? com uma boa alimentação e escape livre acho que seria uma boa temp para o motor
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como o pessoal ta dizendo ai em cima, varia muito o local onde o sensor está instalado.
grande parte do calor gerado vem da própria compressão do ar. dentro da c?mara, mesmo sem ignição, a temperatura pode chegar a quase 700 ?c. com a ignição, ela se eleva bastante, podendo chegar a 1.000 ?c. após a queima, conforme os gases percorrem o escape, vão perdendo temperatura.
o ideal é medir sempre bem próximo ao cabeçote, pois ali será a temperatura mais próxima é da c?mara. e ali realmente deve beirar os 800 graus em média.
também é interessante medir antes e depois da turbina, para verificar o quanto ela está aproveitando de energia.
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fala gaucho blz
no caso desse audi que chegou a 900? acredito que isso seja contra pessão no escape.
se tracasse o escape por mais livre ex: 3pol ajudaria a baixar essa temp ou estou entendendo errado ?
e como o blackout disse muito ponto em alta ajuda a na temp também.
o audi foi feito no tonhão (power plus) e regulado no funari…..k16 c escape de 3 até o flexível e depois de 3,5 até o final (giba).....andei c ele no rodoanel pois o dono disse q dava 270 na nova bandeirantes.......esticamos até 240 e voltamos p oficina.
o ponto do meu carro em alta é 49? a 52?, e a temperatura do escape oscila conforme a regulagem de combustável .
e realmente o certo é colocar o + próximo do cabeçote nos aspirados e depois da turbina nos trubos
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o audi foi feito no tonhão (power plus) e regulado no funari…..k16 c escape de 3 até o flexível e depois de 3,5 até o final (giba).....andei c ele no rodoanel pois o dono disse q dava 270 na nova bandeirantes.......esticamos até 240 e voltamos p oficina.
o ponto do meu carro em alta é 49? a 52?, e a temperatura do escape oscila conforme a regulagem de combustável .
e realmente o certo é colocar o + próximo do cabeçote nos aspirados e depois da turbina nos trubos
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o locar a ser instalado o termopar depende do que vc pretende proteger.
se vc quer conservar valvula de escape e cabeçote, deve instalar próximo da sa?da do cabeçote.
se vc quer proteger a turbina, deve-se instalar próximo da entrada da turbina.
sonda lambda não pode passar de 850?c.
as turbinas sem refrigeração (em sua maioria feitas para diesel) não são fabricadas para solicitações acima de 700?c.
penso que medir temperatura depois da turbina é praticamente inútil.
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a egt é um valor que deve ser interpretado juntamente com outras informações e nao ver lá tá tanto tá seguro.
quando o motor comeca a detonar a egt cai. e vai quebrar mesmo com a egt baixissima.
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vixi… vai ter gente berrando quando lerem os meus comentários...
uso pirometro h? mais de um ano.
meu carro é um corsa 1,6 forjadinho com k16 andando com 1,5 (no coletor).
como usava (até pouco tempo) o sensor de ar na admissao, o ponto atrasa e os valores de temp no escape ficam maiores que o normal (estimaria uns 80 a mais, pois h? regra que diz 1o avanço ~20o escape e a temperatura deve descer uns 4-5o no avanço).
numeros:
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sem turbina entrar wot dá ~850/880oc na estrada. este é o valor que eu considero como regulagem original de fábrica.
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920 é meu limite superior, acima disto eu fico com medo e evito, apesar de umas puxadas com a bomba meio suja chegou a dar 995 (maximo do dislpay) e não pegou nada....
isto como referencia em estrada, puxando de 120 até final de 5a
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em plano a 120 ele fica em 550/650oc
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mais de boa e cidade ~500oc
ps. meu sensor está exatamente 15cm após a turbina
? claro que quando o ponto atrasa (dias mais quentes) a temperatura sobe sensivelmente
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o meu chegava a 860,880, com o escape menor, depois que troquei pra 2.5 pol, caiu pra 780, 800, agora com minha i.e., nao passou dos 700. meu pirometro (que eu mesmo fiz) marca a temp maxima, e na ultima vez que derreteu uma valvula de escap, a maxima foi de 740 graus…. entao o negocio é meio maluco....
mas da pra ver que a alimentacao mais rica regulada na fuelbox baixou bem a temperatura. nada mais foi alterado, nem ponto nem nada.
sao valores meio loucos mesmo...
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acredito que atrasando ponto a temperatura no escape aumente por que a mistura ainda sai queimando, e adiantando ponto aumenta a temperatura na camara de combustao, vai ver foi por isso que lost derreteu valvula e a temp. de escape nao aumentou.
sei la, nao sei se meu pensamento esta correto.
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acredito que atrasando ponto a temperatura no escape aumente por que a mistura ainda sai queimando, e adiantando ponto aumenta a temperatura na camara de combustao, vai ver foi por isso que lost derreteu valvula e a temp. de escape nao aumentou.
sei la, nao sei se meu pensamento esta correto.
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exato, concordo com vc. por isso é complicado… pra servir pra alguma info, vc tem que ter controle total do ponto, pra poder perceber se a temp esta variando pelo ponto (quando existe mudanca no ponto) ou se é por causa de mistura...
se bem que o ponto muda amistura tb... ponto mais atrasado, indica mistura mais pobre, ponto mais adiantado, mistura mais rica, heheheh entao confunde tudo, pq atrasando o ponto, a temp no escape aumenta, a mistura parece pobre, ai vc pensa que a temp aumentou por causa da mistura pobre quando na verdade foi por causa do ponto mais atrasado, ai acha que o motor vai explodir pq a temp ta alta e a mistura pobre, porem, nesse caso o motor ta é na boa, pq o calor todo ta la fora, e boa parte do combustivel que passou pela camara não gerou força, mas estava la pra roubar temperatura da camara... hehehehe o negocio é complicado de se analizar.
desculpem a propaganda, mas isso vai ser legal ver na fuelbox, pelo grafico de historico (linhas) será possivel acompanhar a variacao do ponto e da mistura
e as consequencias na temp...
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penso que medir temperatura depois da turbina é praticamente inútil.
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na aviação o sensor da egt fica depois da turbina, pq nos carros seria diferente??
- mais de boa e cidade ~500oc
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caraca de boa o meu fica com 250 pra baixo com lambda 0,86, colocando para arder o máximo que já deu 650.