Pirometro, qual temperatura é segura
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esse valor de 0.86 se não me engano é valido apenas para alcool. para outros combustiveis o valor de potencia maxima muda.
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http://img263.imageshack.us/img263/1985/fatorlambdamy6.jpg
o gr?fico acima é de gasolina
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isso
o meu fica nos 740? cortando de 5?…....mas qdo tive problemas de bomba elétrica no td chegou nos 820? e não derreteu...........já andei num a3 preparado q marcava 900? a 240 p hora.
meu carro original de fábrica cravava 800? já na 3? marcha e de 5? ficava nos 780?.
os dragster são regulados nos 650?.
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fala gaucho blz
então acredito eu que a temperatura no escape teria ahaver também com o tamanho da turbina e se o escape taria fasendo seu papel certo.
no caso de um carro com caixa quente muito pequena e um escape mal dimensionado isso ajudaria a temp no escape subir certo.
no caso desse audi que chegou a 900? acredito que isso seja contra pessão no escape.
se tracasse o escape por mais livre ex: 3pol ajudaria a baixar essa temp ou estou entendendo errado é
e como o blackout disse muito ponto em alta ajuda a na temp também.
750? com uma boa alimentação e escape livre acho que seria uma boa temp para o motor
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como o pessoal ta dizendo ai em cima, varia muito o local onde o sensor está instalado.
grande parte do calor gerado vem da própria compressão do ar. dentro da c?mara, mesmo sem ignição, a temperatura pode chegar a quase 700 ?c. com a ignição, ela se eleva bastante, podendo chegar a 1.000 ?c. após a queima, conforme os gases percorrem o escape, vão perdendo temperatura.
o ideal é medir sempre bem próximo ao cabeçote, pois ali será a temperatura mais próxima é da c?mara. e ali realmente deve beirar os 800 graus em média.
também é interessante medir antes e depois da turbina, para verificar o quanto ela está aproveitando de energia.
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fala gaucho blz
no caso desse audi que chegou a 900? acredito que isso seja contra pessão no escape.
se tracasse o escape por mais livre ex: 3pol ajudaria a baixar essa temp ou estou entendendo errado ?
e como o blackout disse muito ponto em alta ajuda a na temp também.
o audi foi feito no tonhão (power plus) e regulado no funari…..k16 c escape de 3 até o flexível e depois de 3,5 até o final (giba).....andei c ele no rodoanel pois o dono disse q dava 270 na nova bandeirantes.......esticamos até 240 e voltamos p oficina.
o ponto do meu carro em alta é 49? a 52?, e a temperatura do escape oscila conforme a regulagem de combustável .
e realmente o certo é colocar o + próximo do cabeçote nos aspirados e depois da turbina nos trubos
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o audi foi feito no tonhão (power plus) e regulado no funari…..k16 c escape de 3 até o flexível e depois de 3,5 até o final (giba).....andei c ele no rodoanel pois o dono disse q dava 270 na nova bandeirantes.......esticamos até 240 e voltamos p oficina.
o ponto do meu carro em alta é 49? a 52?, e a temperatura do escape oscila conforme a regulagem de combustável .
e realmente o certo é colocar o + próximo do cabeçote nos aspirados e depois da turbina nos trubos
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o locar a ser instalado o termopar depende do que vc pretende proteger.
se vc quer conservar valvula de escape e cabeçote, deve instalar próximo da sa?da do cabeçote.
se vc quer proteger a turbina, deve-se instalar próximo da entrada da turbina.
sonda lambda não pode passar de 850?c.
as turbinas sem refrigeração (em sua maioria feitas para diesel) não são fabricadas para solicitações acima de 700?c.
penso que medir temperatura depois da turbina é praticamente inútil.
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a egt é um valor que deve ser interpretado juntamente com outras informações e nao ver lá tá tanto tá seguro.
quando o motor comeca a detonar a egt cai. e vai quebrar mesmo com a egt baixissima.
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vixi… vai ter gente berrando quando lerem os meus comentários...
uso pirometro h? mais de um ano.
meu carro é um corsa 1,6 forjadinho com k16 andando com 1,5 (no coletor).
como usava (até pouco tempo) o sensor de ar na admissao, o ponto atrasa e os valores de temp no escape ficam maiores que o normal (estimaria uns 80 a mais, pois h? regra que diz 1o avanço ~20o escape e a temperatura deve descer uns 4-5o no avanço).
numeros:
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sem turbina entrar wot dá ~850/880oc na estrada. este é o valor que eu considero como regulagem original de fábrica.
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920 é meu limite superior, acima disto eu fico com medo e evito, apesar de umas puxadas com a bomba meio suja chegou a dar 995 (maximo do dislpay) e não pegou nada....
isto como referencia em estrada, puxando de 120 até final de 5a
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em plano a 120 ele fica em 550/650oc
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mais de boa e cidade ~500oc
ps. meu sensor está exatamente 15cm após a turbina
? claro que quando o ponto atrasa (dias mais quentes) a temperatura sobe sensivelmente
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o meu chegava a 860,880, com o escape menor, depois que troquei pra 2.5 pol, caiu pra 780, 800, agora com minha i.e., nao passou dos 700. meu pirometro (que eu mesmo fiz) marca a temp maxima, e na ultima vez que derreteu uma valvula de escap, a maxima foi de 740 graus…. entao o negocio é meio maluco....
mas da pra ver que a alimentacao mais rica regulada na fuelbox baixou bem a temperatura. nada mais foi alterado, nem ponto nem nada.
sao valores meio loucos mesmo...
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acredito que atrasando ponto a temperatura no escape aumente por que a mistura ainda sai queimando, e adiantando ponto aumenta a temperatura na camara de combustao, vai ver foi por isso que lost derreteu valvula e a temp. de escape nao aumentou.
sei la, nao sei se meu pensamento esta correto.
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acredito que atrasando ponto a temperatura no escape aumente por que a mistura ainda sai queimando, e adiantando ponto aumenta a temperatura na camara de combustao, vai ver foi por isso que lost derreteu valvula e a temp. de escape nao aumentou.
sei la, nao sei se meu pensamento esta correto.
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exato, concordo com vc. por isso é complicado… pra servir pra alguma info, vc tem que ter controle total do ponto, pra poder perceber se a temp esta variando pelo ponto (quando existe mudanca no ponto) ou se é por causa de mistura...
se bem que o ponto muda amistura tb... ponto mais atrasado, indica mistura mais pobre, ponto mais adiantado, mistura mais rica, heheheh entao confunde tudo, pq atrasando o ponto, a temp no escape aumenta, a mistura parece pobre, ai vc pensa que a temp aumentou por causa da mistura pobre quando na verdade foi por causa do ponto mais atrasado, ai acha que o motor vai explodir pq a temp ta alta e a mistura pobre, porem, nesse caso o motor ta é na boa, pq o calor todo ta la fora, e boa parte do combustivel que passou pela camara não gerou força, mas estava la pra roubar temperatura da camara... hehehehe o negocio é complicado de se analizar.
desculpem a propaganda, mas isso vai ser legal ver na fuelbox, pelo grafico de historico (linhas) será possivel acompanhar a variacao do ponto e da mistura
e as consequencias na temp...
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penso que medir temperatura depois da turbina é praticamente inútil.
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na aviação o sensor da egt fica depois da turbina, pq nos carros seria diferente??
- mais de boa e cidade ~500oc
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caraca de boa o meu fica com 250 pra baixo com lambda 0,86, colocando para arder o máximo que já deu 650.
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na aviação o sensor da egt fica depois da turbina, pq nos carros seria diferente??
caraca de boa o meu fica com 250 pra baixo com lambda 0,86, colocando para arder o máximo que já deu 650.
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a recomendação é usar depois da turbina, senão o sensor vai ficar em região quente demais antes da turbina a temp pode passar tranquilamente de 1000oc, ainda mais se tiver ponto atrasado e turbina pequena (como a minha).
quanto a andar de boa, o meu carro marca 300oc em marcha lenta
? meio estranho, mas h? um ano usando na estrada, e rodando quase 10mil km nunca deu pau…. deve ser o ponto que está muito atrasado mesmo
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na aviação o sensor da egt fica depois da turbina, pq nos carros seria diferente??
caraca de boa o meu fica com 250 pra baixo com lambda 0,86, colocando para arder o máximo que já deu 650.
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a recomendação é usar depois da turbina, senão o sensor vai ficar em região quente demais antes da turbina a temp pode passar tranquilamente de 1000oc, ainda mais se tiver ponto atrasado e turbina pequena (como a minha).
quanto a andar de boa, o meu carro marca 300oc em marcha lenta
? meio estranho, mas h? um ano usando na estrada, e rodando quase 10mil km nunca deu pau…. deve ser o ponto que está muito atrasado mesmo
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na aviação o sensor da egt fica depois da turbina, pq nos carros seria diferente??
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comparar turbina de avião com oq vc usa no carro é sacanagem…
na fábrica, a regulagem do motor é feito monitorando temp na sa?da do cabeçote para não comprometer o mesmo e antes da turbina para não derreter rotor do escape ou dar fadiga na carca?a da turbina. se não for turbo a temperatura é monitorada na sonda para não acabar com esta.
se seu motor foi originalmente feito e regulado para atingir 750?c na sa?da do cabeçote, é ali que vc deve ter seu ponto medição.
como a maioria das turbinas são feitas para diesel, se vc quizer conservar a sua, vc deve controlar a temperatura na entrada da sua para que ela não passe do limite para o qual foi fabricada. e o que vale é na entrada, pois na sa?da já está bem mais frio.
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p defenestrar o tópico
a temperatura em só não é o + importante, pois.:
cada relógio não marca perfeito igual ao outro, o termopar pode ser instalado em posições diferentes, cada 1 usa seu di?metro de escape e regulagem de ponto e taxas diferentes em motores completamente diferentes .
instale o pir?metro na posição e do jeito q vc quiser
passe o lambda meter no carro e se tiver c 0,86 ou + gordo (0,84…0,80 etc) vc saber? q a temperatura q marcar não vai derreter nada
tommando p base a temperatura + alta q marcar em wot nas últimas marchas.
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p defenestrar o tópico
a temperatura em só não é o + importante, pois.:
cada relógio não marca perfeito igual ao outro, o termopar pode ser instalado em posições diferentes, cada 1 usa seu di?metro de escape e regulagem de ponto e taxas diferentes em motores completamente diferentes .
instale o pir?metro na posição e do jeito q vc quiser
passe o lambda meter no carro e se tiver c 0,86 ou + gordo (0,84…0,80 etc) vc saber? q a temperatura q marcar não vai derreter nada
tommando p base a temperatura + alta q marcar em wot nas últimas marchas.
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mas teria que monitorar o ponto ou o ks, pq mesmo gordo, se tiver muito ponto e bater pino, ja era… e ainda tem aquele lance, que se bater pino, a temp no pirometro ainda cai tudo pra enganar nois...
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p defenestrar o tópico
a temperatura em só não é o + importante, pois.:
cada relógio não marca perfeito igual ao outro, o termopar pode ser instalado em posições diferentes, cada 1 usa seu di?metro de escape e regulagem de ponto e taxas diferentes em motores completamente diferentes .
instale o pir?metro na posição e do jeito q vc quiser
passe o lambda meter no carro e se tiver c 0,86 ou + gordo (0,84…0,80 etc) vc saber? q a temperatura q marcar não vai derreter nada
tommando p base a temperatura + alta q marcar em wot nas últimas marchas.
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tenho que discordar de vc, como disse anteriormente o acerto depende de um cojunto de coisas como ponto, mistura estequiometrica, taxa, pressão etc, teoricamente um pirometro poderia informar qual eh o acerto que vc pode tirar o maximo do carro considerando tudo isso, vou dar um exemplo:
pega um gol 2.o forjado com 10,5 de taxa soca 3,5 bar de pressao e 45 de ponto final com 1,05 de sonda e ve se nao derrete, apostaria minha ficha que a temperatura no pirometro passaria de 1000 graus celsos e derrete pistao zoa cabeçote etc.
a merda eh que para cara motor , pisotes , deveria ter um valor tabelado para distancia x da turbina e isso nao existe, entao coloquei o topico para ter uma referencia.
dei umas esticadas no carro(que esta com a bobina fraca) com 0,7 de pressao atual a uns 160 por hora de terceira nao passou de 530 graus, quando tiver alimenta?ao pra socar pressao denovo vou repeitar os 720 graus de limite(que eh um valor o qual considero seguro se o carro estiver devidamente acertado.
mais um detalhe o meu termopar esta a 10 cm da flange da turbina como indica o manual