Diversas dúvidas
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bom galera, blz?
entrei aqui hoje e estou adorando o fórum…mas agora vamos ao que interessa...
eu tenho um voyage 89 com motor 1.6, no comeão do ano o motor bateu e eu decidi guardar grana pra fazer o motor...
como tenho um contato legal em desmanche andei vendo pra já aumentar meu motor pra 1.9...mas se ficar muito caro acho que vou acabar deixando 1.8 mesmo...
junto com isso tenho um cabeçote de 2.0 tucho mecânico, com 1,5 mm de corte e? comando sam de 280? mas que não tenho as especificações por que veio com o cabeçote, mas segundo o meu preparador o comando é pra turbo.
meus planos são montar o mostar um aspro b?sico agora, com pistões do álcool normal e junta original...quando sobrar algum trocar os pistões e montar um kit, e num futuro bastante distante forjar e td mais...essas planos independem da cilindrada
minhas dúvidas são:
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usar junta original com a taxa que esses 1,5 mm de corte dão (segundo uns cálculos que achei na net vai dar uns 14:1 de taxa) pode me trazer problemas?
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o fato do comando ser para turbo pode me dar alguma dor de cabeça?
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quanto exatamente tenho que tirar do bloco pra deixar ele com taxa original de for fazer 1.9? e se eu quiser anular a espessura da junta de aão cortando no bloco eu posso?
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usar bomba de óleo do 2.0 tem alguma diferença?
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já me falaram que carro com cabeçote rebaixado ferev mais fácil. isso é real? se sim o que posso fazer para amenizar isso?
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qual melhor carburador para usar (tendo em vista que vou turbina-lo no futuro)? 2e, 3e, mini ou dupla de solex 40? se a melhor for a dupla de 40 quais suas vantagens?
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indepente do carburador, a bomba original mecânica dá conta?
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quais as melhores marcas para anéis, bronzinas, juntas e parafusos?
ufa...acho que é só...conforme for aparecendo mais dúvidas eu ponho aqui.
muito obrigado
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eu montaria 1.8 com tldz ou 1 weber 40 idf ( caso vc nao se importe o quão chucro vai ficar o carro ) e um comando mais bravinho ( tipo 288 ).
pistoes do 1.8 retos + 1,5mm rebaixado já dá uma taxa legal pra um comando mais graduado.
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bom galera, blz?
entrei aqui hoje e estou adorando o fórum…mas agora vamos ao que interessa...
eu tenho um voyage 89 com motor 1.6, no comeão do ano o motor bateu e eu decidi guardar grana pra fazer o motor...
como tenho um contato legal em desmanche andei vendo pra já aumentar meu motor pra 1.9...mas se ficar muito caro acho que vou acabar deixando 1.8 mesmo...
junto com isso tenho um cabeçote de 2.0 tucho mecânico, com 1,5 mm de corte e comando sam de 280? mas que não tenho as especificações por que veio com o cabeçote, mas segundo o meu preparador o comando é pra turbo.
meus planos são montar o mostar um aspro b?sico agora, com pistões do álcool normal e junta original...quando sobrar algum trocar os pistões e montar um kit, e num futuro bastante distante forjar e td mais...essas planos independem da cilindrada
minhas dúvidas são:
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usar junta original com a taxa que esses 1,5 mm de corte dão (segundo uns cálculos que achei na net vai dar uns 14:1 de taxa) pode me trazer problemas?
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o fato do comando ser para turbo pode me dar alguma dor de cabeça?
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quanto exatamente tenho que tirar do bloco pra deixar ele com taxa original de for fazer 1.9? e se eu quiser anular a espessura da junta de aão cortando no bloco eu posso?
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usar bomba de óleo do 2.0 tem alguma diferença?
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já me falaram que carro com cabeçote rebaixado ferev mais fácil. isso é real? se sim o que posso fazer para amenizar isso?
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qual melhor carburador para usar (tendo em vista que vou turbina-lo no futuro)? 2e, 3e, mini ou dupla de solex 40? se a melhor for a dupla de 40 quais suas vantagens?
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indepente do carburador, a bomba original mecânica dá conta?
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quais as melhores marcas para anéis, bronzinas, juntas e parafusos?
ufa...acho que é só...conforme for aparecendo mais dúvidas eu ponho aqui.
muito obrigado
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cara, se vc está pensando em aumentar cilindrada, já pula logo pra 1.9 pq a diferença de preão é mínima
o q vc precisa ver é q vai ter q rebaixar o bloco (servião barato de se fazer) pra fazer com q os pistões cheguem no topo do bloco, e isso somado ao seu cabeçote já rebaixado, vai ser complicado reverter pra andar com turbo, pq vc vai ter q destaxar o motor….a? vai ter q comprar pistões de carburado e outro cabeçote com a altura original pra baixar a taxa...
então, se vc pretende turbinar o carro no futuro, pense com mais calma antes de montar o aspro assim...de repente, pelo tempo q vc for andar aspro, não vale a pena fazer isso pra reverter depois...
qto ?s dúvidas:
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não, basta acertar o motor direito
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não
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se não me engano, o eixo secund?rio (que aciona a bomba de óleo e o distribuidor) muda do 2.0 em relação aos demais....então tem q ver se a bomba do 2.0 não tem algo de diferente nesse aspecto...se tiver (não tenho certeza), da? vai ser problema adaptar ela...
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isso cai no caso do motor ser bem acertado com o que está montado...
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com o aspro dá, mas com o turbo nem em sonho
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bom galera, blz?
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eu tenho um voyage 89 com motor 1.6, no comeão do ano o motor bateu e eu decidi guardar grana pra fazer o motor...
como tenho um contato legal em desmanche andei vendo pra já aumentar meu motor pra 1.9...mas se ficar muito caro acho que vou acabar deixando 1.8 mesmo...
junto com isso tenho um cabeçote de 2.0 tucho mecânico, com 1,5 mm de corte e comando sam de 280? mas que não tenho as especificações por que veio com o cabeçote, mas segundo o meu preparador o comando é pra turbo.
meus planos são montar o mostar um aspro b?sico agora, com pistões do álcool normal e junta original...quando sobrar algum trocar os pistões e montar um kit, e num futuro bastante distante forjar e td mais...essas planos independem da cilindrada
minhas dúvidas são:
- usar junta original com a taxa que esses 1,5 mm de corte dão (segundo uns cálculos que achei na net vai dar uns 14:1 de taxa) pode me trazer problemas?
como vc chegou nessa taxa? acredito que precise no minimo de pistões retos pra alcool e 2mm a menos no cabeçote pra chegar nessa taxa.
- o fato do comando ser para turbo pode me dar alguma dor de cabeça?
a principio não, mas precisaria de mais infos sobre esse comando, geralmente comando pra turbo privilegia scap, isso em aspro não ajuda mt…
- quanto exatamente tenho que tirar do bloco pra deixar ele com taxa original de for fazer 1.9? e se eu quiser anular a espessura da junta de aão cortando no bloco eu posso?
tem um topico q o gus falou extamente o quanto precisa tirar. mas c vc pretende turbinar seu carro, tem q pensar direito nisso.
- usar bomba de óleo do 2.0 tem alguma diferença?
não muda nada de uma pra outra. as bombas de ap são todas iguais
- já me falaram que carro com cabeçote rebaixado ferev mais fácil. isso é real? se sim o que posso fazer para amenizar isso?
so ferve c não for bem acertado, ai ate original ferve
- qual melhor carburador para usar (tendo em vista que vou turbina-lo no futuro)? 2e, 3e, mini ou dupla de solex 40? se a melhor for a dupla de 40 quais suas vantagens?
depende do q vc vai fazer. primeiro veja o q vc quer, c eh aspro leve, forte, c vai turbinar depois etc etc
- indepente do carburador, a bomba original mecânica dá conta?
em aspro leve da conta, em aspro mais animado, ou turbo esquece, tem q usar bomba eletrica.
- quais as melhores marcas para anéis, bronzinas, juntas e parafusos?
hj em dia ta quase tudo bem parecido, mas eu costumo usar, aneis e bronzinas metal leve, ou alguma marca de primeira linha, e juntas uso sabo e taranto. parafuso depende de qual.
ufa…acho que é só...conforme for aparecendo mais dúvidas eu ponho aqui.
muito obrigado
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no geral eh isso cara, agora tem q pensar c vc vai usar esse carro como aspro por mt tempo, e o q vc realmente quer ne. dependendo do q vc fizer nele agora, não vai dar pra usar turbo depois, sem ter q trocar mt coisa.
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vou andar aspro pelo menos um ano, mas não quero ter dor de cabeça nesse período pq tenho intenção de guardar tudo que puder pra montar o turbinho b?sico…
a taxa de 14 eu cheguei atravṍs daquela conta que tem aqui nos hot topics msm...mas os volumes quem me passou foi um cara de outro fórum que manja bastante...
aumentar a graduação do comando acho que nem se faz necessário, 280 já até perde um pouco de lenta e como vou precisar usar esse carro no transito de são paulo alguns dias isso pode se tornar incomodo...
ahhh e os pistões que vou montar pra andar aspro vão ser os retos msm (só está difácil acha-los)...ai vou troca-los pelos concavos quando for turbinar...e nessa troca vou aproveitar pra já ver direitinho bronzinamento e anéis de novo pra não ter erro...
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apareceu uma oportunidade de pegar um jogo de bielas de kombi diesel (136 mm) com pistões originais de ap 1.8 última medida é álcool por r$200,00…as minhas dúvidas são:
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o preão está justo?
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quanto dá de taxa montar esse conjunto num bloco de ap600 com vira de 1.8?
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e se eu montar com vira de 1.6? a taxa vai ficar maior ou menor?
tá matusquelando aqui mas não estou conseguindo visualizar se vai reduzir ou aumentar a taxa com o vira de 1.6, acho que vai cair pra ?ndices simplesmente ridiculos...hehehehehe
como esse conjunto é resistente e está com bom preão estou cojitando a hipotese de já deixar o motor pronto pro turbo, rodando na gasolina por enquanto...pra depois só pendurar o kit e ser feliz com menos possibilidade de quebra...qual a opinião de vocês que manjam infinitamente mais que eu?
vlwwwww
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olha cara, eu uso essas bielas, elas guentam um tranco legal, mas o ideal seria vc usar pistões de 1.6 e vira de 1.8, ai vc vai ter uma taxa legal pra andar na gasolina (ou ate alcool mas meio manco) por enquanto ate ter como pendurar o caracol ai…
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1,5 a menos no cabeçote e pistões 1.8 álcool não da 14:1 nem a pau…
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qnt que dá de taxa esses conjuntos?
tanto o 1.8 com 1,5 de corte pra andar aspro qnt os pistões planos com biela de kombi diesel e vira de 1.8 pra turbão?
fiz as contas da r/l e deu 0,317 isso pode me dar problemasó etá onde eu sei r/l só influenc?a em aspereza e não pdoer da rotação no motor, estou correto?
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cara essas contas de taxa so da pra ter certeza absoluta abrindo o motor e medindo…
quanto a rl, tudo q falam sobre o motor ficar ruim eh contornavel... da uma pesquisada q ja foi bem discutido o assunto aqui no pp...
meu carro com essas bielas, cheguei a virar 8500 rpm, mas com o motor amarrado (comando baixo 268?) e nada de vibrar etc etc.
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cara essas contas de taxa so da pra ter certeza absoluta abrindo o motor e medindo…
quanto a rl, tudo q falam sobre o motor ficar ruim eh contornavel... da uma pesquisada q ja foi bem discutido o assunto aqui no pp...
meu carro com essas bielas, cheguei a virar 8500 rpm, mas com o motor amarrado (comando baixo 268?) e nada de vibrar etc etc.
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legal…
e qual turbina vc usa mano?
eu tava vendo uma apl 240 (.42/.48) mas acho que ela pode ficar pequenas, ai queria uma sujestão de turbina...
como acabou saindo uma grana que eu não esperava acho que já vou ir pras cabeças e montar logo o turbão...seja o que deus quiser
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legal…
e qual turbina vc usa mano?
eu tava vendo uma apl 240 (.42/.48) mas acho que ela pode ficar pequenas, ai queria uma sujestão de turbina...
como acabou saindo uma grana que eu não esperava acho que já vou ir pras cabeças e montar logo o turbão...seja o que deus quiser
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bom eu uso uma configuração mais agressiva…
turbina hx 40 (70 x 70), cabeçote etc...
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hohohoho…ai já é brincadeira de gente grande...
eu tava vendo tb uma mp mono .48/.60
aquela do caduzex que tá aqui nos classificados tb me interessa...
mas num tenho mta noção =s
o que vcs me recomendaria pra ter uma pegada mais em alta pra poder andar civilizadamente até lá pelas 2,5k~3k rpm e depois conseguir puxar até usn 7k empurrando legal...
as bielas já abracei as da kombi diesel, os pistões vi que na verdade são os do 1.6 é álcool...com vira de 1.8 e cabeçote com a config que citei acima...
e bura estou tendendo a usar um 3e...e não quero usar bicos ainda...
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ahhh ?…esqueci de mencionar...
achei uns pinos de pistão forjados da iasa, sem uso...vale a pena investir nisso nesse conjunto? dá pra usar esses pinos sem maiores problemas nos meus pistõesó as travas podem ser as originais ou são especiais também?
desculpem pelo número demasiado de duvidas mas é que estou entrando nesse mundo agora...hehehehe
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se for manter no final de tudo 1.6 uma apl240 .42 .48 padrao daria bem, é a q tenho pra montar no gorf um dia…mas ja vi gente com 1.6 usar turbina bem maior pro meu uso de giro original até os 6500 da conta tranquilo...
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acho que vai ir pra 1.8…pq o vira vai ser o de 86,4 mm...com pistões de 81,5 mm, mas do 1.6 que são mais altos que o do 1.8...
acho que talvez a apl até serve, mas talvez encha mto cedo e entre em overspeed nas rotações mais altas...
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se for continuar 1.6 pode pegar a apl mas mesmo sendo 1.6 não vai render muito alem dos 6500.
no caso de um 1.8, esque?a de apl .42.48, vai entrar cedo demais, vai sapecar forte seu câmbio (resultara em quebras excessivas), além de morrer com 6000rpm, eu iria fácil de .50.70(quente) com eixo e rotor pequenos 52mm 52mm ou até um eixo apl porém numa caixa quente .70 não vai ter pressão muito tarde (acredito que nos 3000 ja comece a encher…) e é bem provóvel de empurrar legal até os 7000...
hoje eu não usaria turbininha, depois de usar hx35 e kkk27, não colocaria .48 nunca... nem em 1.6
verifique tbm o tamanho de eixo e rotor dessa turbina.
abrazzzz
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alhn…vc abaixou o bloco mano???
pq acho que dá 6 de taxa essa config que eu quero...ai queria dx pelo menos nos 8,5 originais pra não ficar com uma fase aspirada mto ruim, sme contar que não quero andar enrrolado na pressão minha inteção é andar com 0,8 no po...1,5 no booster e tirar uns 280 cv...
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alhn…vc abaixou o bloco mano???
pq acho que dá 6 de taxa essa config que eu quero...ai queria dx pelo menos nos 8,5 originais pra não ficar com uma fase aspirada mto ruim, sme contar que não quero andar enrrolado na pressão minha inteção é andar com 0,8 no po...1,5 no booster e tirar uns 280 cv…
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melhor pensar em algo bem maior q a apl
putz to vendo q so eu penso pequeno