Carro esportivo artesanal
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ola pessoal, sou novo na área, estou entrando aqui pra ver se consigo uma ajuda com respeito a motor e cambio. eu estou desenvolvendo um projeto de um carrinho esportivo, artesanal, a idéia é usar um motor forte, as opções são o gm 2.4 16v ou um duratec ford 2.0 16v. porém o motor ficaria atrás, entre eixos, e não quero montar na transversal, pois com o câmbio ocupa muito espaço e isso está amrrando o desenvolvimento do chassi, e como hoje praticamente não exsite nehum carro com tração dianteira com motor longitudinal, eu não sei se existiria um câmbio que se adaptasse a esses motores. no casso da ford só me vem à cabeça o cambio do motor cht que era usado no gol e no corcel ii. mas como hoja quase tudo é possivel no mundo da mecânica, quem sabe. se alguém souber de uma caso de adaptação parecida, ou como fazer isso eu agradeço a ajuda.
abcs
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vai fazer o chassi próprio ou em cima de algum?
lembrei disso:
http://imageshack.us/photo/my-images/507/01062012147.jpg/
mas é ap… daí tudo fica mais facil.
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vai fazer o chassi próprio ou em cima de algum?
lembrei disso:
http://imageshack.us/photo/my-images/507/01062012147.jpg/
mas é ap… daí tudo fica mais facil.
quero fazer o chassi também pois não existe nehum que sirva, e também faz parte da brincadeira. já pensei em motores ap. mas quero um motor mais bonito pois a idéia é que ele fique à mostra, com nas ferraris. se for muito difícil a adaptação vou ter quedeixar na transversal mesmo..
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acho o uso de flange a opção mais viável, em conjunto com um cambio longitudinal (pra esses motores, recomendo o cambio vw ap ou vw ar que são upgradeáveis em termos de resistencia).
dentre as 2 opções que vc cotou gm ou duratec, o nó da questão é o sistema da embreagem e acionamento, tem que considerar o seguinte:
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compatibilidades = diâmetro do disco de embreagem e diametro do volante do motor/platô (obviamente vai ser neste exemplo, disco do vw e platô gm ou ford)
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comprimento do eixo primário
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a partir daí, pode-se estudar uma flange. o nó da questão é a espessura desta, pois implica no redimensionamento do colar ou se colocar um espaçador.
<u>resumo</u>: existem adaptações (porcas, diga-se de passagem) que se corta um pedaço da capa seca do cambio e solda-se parte do outro.
no caso do duratec, tem flange pronta pra instalar no câmbio dos cht (escort, del rey). pense nisto….. -
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acho o uso de flange a opção mais viável, em conjunto com um cambio longitudinal (pra esses motores, recomendo o cambio vw ap ou vw ar que são upgradeáveis em termos de resistencia).
dentre as 2 opções que vc cotou gm ou duratec, o nó da questão é o sistema da embreagem e acionamento, tem que considerar o seguinte:
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compatibilidades = diâmetro do disco de embreagem e diametro do volante do motor/platô (obviamente vai ser neste exemplo, disco do vw e platô gm ou ford)
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comprimento do eixo primário
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a partir daí, pode-se estudar uma flange. o nó da questão é a espessura desta, pois implica no redimensionamento do colar ou se colocar um espaçador.
<u>resumo</u>: existem adaptações (porcas, diga-se de passagem) que se corta um pedaço da capa seca do cambio e solda-se parte do outro.
no caso do duratec, tem flange pronta pra instalar no câmbio dos cht (escort, del rey). pense nisto…..bom já é um sinal de que então é viável a montagem, ainda que com essas questões a se resolver. assim posso considerar essa possibilidade real e tocar o projeto do chassis em cima disso, quanto a embreagem vai ter que ser feito estudos e ver qual conjunto funcionaria melhor. valeu pelas dicas.
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