Sonda wideband
-
você quer usar a sonda como bafometro???
se tiver tomado umas vai dar mistura rica kkk
mas, sério agora, não sabia que a wide tinha essa sensibilidade.
[snapback]687996[/snapback]
como será que vai para um arroto??
ela tem q ser bem sensível senão não serve para medir, né ?
queria entender melhor como funciona as correções por temperatura e calibração. se alguem tiver um material disponível…..
-
opa rapaiz
o meu lm1 chegou na semana passada.
qdo eu baforejo na sonda ela cai de 20,9% para uns 18% e depois volta para o normal… ela realmente é bem sensível, e no manual diz que isto é normal.
o tempo de reação dela é ~100ms (para xx de variação, e tudo mais). logo ela é capaz sim de sentir as mudanças.
qual wide vc comprou??
abs
[snapback]687980[/snapback]
era exatamente isso que eu queria saber se a reação está dentro do esperado pq nunca tinha visto uma funcionando… ainda nao fiz a conversao pra mostrar em o2, nem mesmo em lambda ou afr...
na verdade nao comprei nada pois estou desenvolvendo o controlador. as sondas foram fornecidas por um parceiro. tenho 2 bosch (lsu 4.2 e 4.9) e uma ntk, mas meu sistema funcionará apenas com as lsu, não funcionará com a ntk. no momento estou testando com a lsu 4.2 porque o conector dela foi mais facil de trabalhar.
meu sistema usa o resistor de calibração interno da propria sonda, entao não será necessario calibrar o sistema nunca. mesmo se comprar uma sonda nova, vai ser só plugar e sair andando.
danillo, tenta ver qual o valor da saida 0-5v quando esta ao ar livre... só pra gente comparar...
quanto a correcao por temp, ela é feita pelo controlador, se baseando pela resistencia do aquecedor. o problema é que a temperatura do aquecedor tem que ser exata, nem a mais nem a menos, assim quando vc está em marcha lenta, mais potencia é dada pro aquecedor pra que mantenha o elemento sensor na temperatura correta, e quando vc acelera, o sistema deve diminuir a potencia fornecida para o aquecedor pra que nao passe a temperatura certa. é nisso que estou trabalhando no momento. meu motor no momento é um fogareirozinho de fondue sobre a bancada
abraco e obrigado
-
como será que vai para um arroto??
ela tem q ser bem sensível senão não serve para medir, né ?
queria entender melhor como funciona as correções por temperatura e calibração. se alguem tiver um material disponível…..
[snapback]687997[/snapback]
arroto tudo bem… mas nada de ficar sentando na sonda hein
legal ta sendo colocar o fogareito em estequiometrica hahahahahha acertando a posicao da sonda e a intensidade do fogo(naquela regulagem de entrada de ar)
to louco pra levar la na garagem e enfiar a sonda no escapamento
-
boa pergunta
o lm-1 só dá a lambda. ele não dá a ddp.
vou verificar se no material do fabricante vem a curva da wide, mas acho meio difícil….
[snapback]688086[/snapback]
tranquilo… se nao achar, relaxa. era mais pra comparar mesmo. mas vou comparar a sonda wide com a narrow (vou instalar a wide sem tirar a narrow) pra ter certeza de estar fazendo a leitura correta.
aff, como é complicado trabalhar com essa sonda, principalmente o controle do aquecimento
só pra me dar uma ideia se meu sistema ta legal, quanto tempo leva pro seu aquecer e estar totalmente funcional?
valeu
-
só pra me dar uma ideia se meu sistema ta legal, quanto tempo leva pro seu aquecer e estar totalmente funcional?
valeu
[snapback]688096[/snapback]
a minha narrow demora uns 40 segundos a 1 minuto…...a wide de 10 a 20 segundos.
normalmente nas parciais e na lenta fica alternando de 0,97 a 1,03 e olhando p hallmeter 0,97 é pobre e 1,03 é rico é aí q a maioria se fode
-
a minha narrow demora uns 40 segundos a 1 minuto…...a wide de 10 a 20 segundos.
normalmente nas parciais e na lenta fica alternando de 0,97 a 1,03 e olhando p hallmeter 0,97 é pobre e 1,03 é rico é aí q a maioria se fode
[snapback]688100[/snapback]
a minha narrow demora uns 10 a 20 segundos deve ser pq é planar (a sua é planar?)
nao entendi sobre pobre e rico no hallmeter. esse hallmeter ta ligado na sonda narrow certo? lambda 0,97 na wide deveria acompanhar a narrow em uns 800mv, e a wide a 1,03 deveria acompanhar a narrow em uns 100mv. por acaso está invertida a sua leitura?
valeu ae a força.
abraco.
-
nao entendi sobre pobre e rico no hallmeter. esse hallmeter ta ligado na sonda narrow certo? lambda 0,97 na wide deveria acompanhar a narrow em uns 800mv, e a wide a 1,03 deveria acompanhar a narrow em uns 100mv. por acaso está invertida a sua leitura?
valeu ae a força.
abraco.
[snapback]688106[/snapback]
eu uso pirômetro/hallmeter odg ligada na narrow e comparando c a wide…..... qdo tá 0,97 marca rico e qdo tá 1,03 marca pobre no último led.
isso engana quem acha q no verde não derrete
-
eu uso pirômetro/hallmeter odg ligada na narrow e comparando c a wide…..... qdo tá 0,97 marca rico e qdo tá 1,03 marca pobre no último led.
isso engana quem acha q no verde não derrete
[snapback]688127[/snapback]
é que vc falou o contrario
olhando p hallmeter 0,97 é pobre e 1,03 é rico
pois é, se o rico da narrow é só 0,97 da wide, e o ideal em pé embaixo com turbo seria 0,84, ja viu neh?
vai ser legal a i.e. fazendo correcao pela sonda wide, será que ai da pra salvar os motoresó acho que se botar em 0.80 deve salvar né? apesar de perder potencia
bom, no mais ainda continuo trabalhando no aquecimento… eh a parte mais complicada... dosar a potencia pra ela esquentar rapido, mas nao tao rapido, e segurar na temp exata quando ta rodando...
valeu ae kra
-
opa
a minha demora de 10 a 20s para aquecer (partindo dela fria).
com o lm-1 dá para utilizar a saída analógica como entrada para o hallmeter (configurando para 0-1v) e utilizá-lo para leitura. facilita a vida depois de ter acertado o carro
e não tenho como comparar a wide com a narrow, pq tirei uma narrow para colocar a wide (não ia ficar com 3 sondas+pirômetro no escape).
temp ainda não dá para avaliar, pois o carro ainda não está acertado, mas parece que alimentando com lambda 0,85 vai ficar ao redor de 780oc.
abs
-
mas ai nao serve pra comparar, pq a saida da lm-1 é programavel. o que eu tenho é o dado interno do controlador, sem tratamento.
mas tudo bem, hoje enfiei ela no carro e a traducao de volts pra lambda (feita na cabeca mesmo) ficou aparentemente perfeita em comparacao com a sonda narrow. sexta vou instalar a wide no escape junto com a narrow e pirometro (afinal eh um laboratorio mesmo) e mais pra fente tiro a narrow e tampo o buraco.
bom, no mais é isso ae. injecao eletronica com sonda wide (e narrow tb) integradas e possivel de usar ou uma ou outra pra correcoes automaticas on the fly a caminho.
sobre a ignicao ja decidi, vou cortar o chicote e adaptar o padrao marelli que consigo encontrar os conectores. entao ignicao a caminho, e como agora as coisas tao andando rapido pq to dedicado nessa area, podem esperar que em breve terei novidades sobre a ignicao.
ah, tb to com o sensor de batida de pino aqui na mesa. esse ta na fila, mas vou integrar ele tb podem apostar. ai sim teremos uma injecao eletronica de verdade, completinha, 100% nacional
um abraco.
-
boa novidades
o sistema (ignição) da marelli é compativel com o do meu corsa?
[snapback]688311[/snapback]
é sim, pq não é um sistema de ignicao é só uma bobina
é que a do meu carro é bosch. é praticamente igual, soh o conector que é diferente, ai nao encontro o conector pra minha bobina, por isso vou trocar a bobina pela marelli, que ja encontrei o conector entendeu?
é só o conector da bobina que eu to falando… a fuelbox vai ter um conector proprio, entao vai ter um chicote adaptador pra qqr bobina.
tendeu?
mas se vc quiser colocar essa bobina da marelli no seu carro da sim, se quiser usar 4 bobinas individuais tb da...
-
olá
acredito que este topico pode ajuda-los:
porque usar sonda wide-band
http://www.dragrace.com.br/forum/showthread.phpot=127
abs
-
olá
acredito que este topico pode ajuda-los:
porque usar sonda wide-band
http://www.dragrace.com.br/forum/showthread.phpot=127
abs
tá tudo bem, mas alguém tem esquema de como montar o controlador?