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Futura injecao eletronica

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  • J Offline
    J Offline
    Joel_RS
    escreveu em última edição por
    #1201

    não sabia desse esquema de comprimento de cabo, hehe.

    podexá que as perguntas virão. :hauhau:

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    • L Offline
      L Offline
      Lost
      escreveu em última edição por
      #1202

      ta aí pra quem ainda visita o tópico.

      marcando as referencias: os riscos foram feitos na capa, usando os proprios dentes da polia como referencia. cada dente equivale a 6 graus. foram marcados os angulos 0, 12, 24, 36, 48. nesta foto, nao da pra ver a marcação da polia, mas ela esta no dente alinhado com a marca fixa 0, que é o primeiro risco, na direita.

      http://i15.photobucket.com/albums/a389/rvi…or/dsc03697.jpg

      video testando o sistema: fui avançando de 12 até 30 graus. o sistema permite ajustar a cada 0.2 graus.

      http://www.youtube.com/watch?v=fkjeam5otiq

      muito obrigado ao meu amigo renato ricardo que cedeu a garage, lampada de ponto, câmera e muita paciência

      abraço

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      • L Offline
        L Offline
        Lost
        escreveu em última edição por
        #1203

        mais video

        http://www.youtube.com/watch?v=s0qepszew0o

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
          T Offline
          Tiagones
          escreveu em última edição por
          #1204

          show demais lost cada vez melhor

          curva de avanço principal por rpm, map, tpsó qual? (ou quais?) dá uma explicada pra nós nessa parte please

          abraços e parabéns de novo

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            PrEsA
            escreveu em última edição por
            #1205

            muito bom

            não dou um mês para você ter tudo acertadinho em versão alpha para mostrar…

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Lost
              escreveu em última edição por
              #1206

              show demais lost cada vez melhor

              curva de avanço principal por rpm, map, tpsó qual? (ou quais?) dá uma explicada pra nós nessa parte please

              abraços e parabéns de novo

              opa, falae amigo

              o mapa principal é por rpm x map, assim como o tempo de injecao. entao existem curvas de correcao por posicao do tps, movimento do tps, temp da agua e temp do ar. nada impede de ter mais, por exemplo pelo pirometro.

              nesse video, o mapa ali do lado direito, é da ignicao

              http://www.youtube.com/watch?v=4xpob_0qv0i…feature=related

              ele funciona exatamente igual ao mapa de tempo de injecao. repare que quanto mais pra baixo no mapa, mais avancado o ponto (mais alto esta o plano).

              quanto mais embaixo, menor o valor do map, o que significa menos carga ou menos ar entrando no motor, entao, mais avancado o ponto. tambem quanto mais pra direita, mais alto. pra direita é a rotacao, entao quanto mais rotacao, mais avancado. o sistema pode criar um plano pra vc basta vc selecionar uma area e indica o avanco em cada uma das pontas dessa area.

              ex, poderia selecionar 800rpm x 0map até 6000 rpm x 1,8 map (aprox 0.8 de turbo)

              entao teria 4 valores pra informar, que seriam referentes as 4 pontas ou:

              800 rpm x 0 map = 15 graus

              800 rpm x 1,8 map = 0 grau

              6000 rpm x 0 map = 40 graus

              6000 rpm x 1,8 map = 9 graus

              com isso o sistema cria o mapa plano. entao vc poderia ir ajustando a partir dai. um mapa criado assim é um mapa plano e provavelmente vai funcionar muito bem logo de cara, desde que o ponto nos extremos funcione bem.

              espero algum comentario sobre isso hein

              abraco

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              • M Offline
                M Offline
                Marcel_16V
                escreveu em última edição por
                #1207

                lost… nas próximas 10 vidas seguintes, quero adquirir 10% do seu conhecimento... hahahaha

                cara, mandou bem a vera.

                imagina azulão de fuelbox efi... fase aspro um ponto... fase turbo outro ponto...

                show de bola, meu velho. parabéns.

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  Renato Ricardo
                  escreveu em última edição por
                  #1208

                  muito obrigado ao meu amigo renato ricardo que cedeu a garage, lampada de ponto, câmera e muita paciência

                  :hauhau:

                  tamos ahe pra isso

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    Lost
                    escreveu em última edição por
                    #1209

                    lost… nas próximas 10 vidas seguintes, quero adquirir 10% do seu conhecimento... hahahaha

                    cara, mandou bem a vera.

                    imagina azulão de fuelbox efi... fase aspro um ponto... fase turbo outro ponto...

                    show de bola, meu velho. parabéns.

                    q isso kra, nada a ver o lance do conhecimento… se vc acha que conhece pouco, va atras de aprender mais. aprender é uma coisa que se treina, quando vc aprende a aprender, as coisas andam até que rapido. mas a maioria da nocao que eu tenho de mecanica, aprendi quando era mais novo. com 13 anos eu desmontava e montava a minha mobilete inteira, inclusive o motor. afinava as palhetas soprando, abria as janelas dos pistoes, testava varios pontos e sentia os props e contras tanto do ponto mais adiantado quanto mais atrasado. depois, com 16, foi o fusca do meu irmao, depois tive o meu proprio, depois foram os gols do meu irmao, agora o palio... assim vai... só tem que meter a mao, quanto mais contato melhor.

                    a parte de sistema, trabalho com isso faz mais de 10 anos. a eletronica é simples pois o sistema é digital. o grande lance que ta me permitindo fazer isso é conhecer dos 3, acho que ai que esta o diferencial. bora trabalhar no azulao quando tiver fuelbox pra colocar nele

                    :hauhau:

                    tamos ahe pra isso

                    é nois mano agora vc tem que montar o 147 mano… bora botar a polia dentada la pra gente fazer o bixin deitá o cabelo na injecao eletronica :)

                    só vai dar o 147 no dina com notebook no colo tirando caldo do motor :olhos:

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
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                      escreveu em última edição por
                      #1210

                      troquei o modelo do processador do modulo principal. agora a fuelbox vai receber mais 4 leituras que são: pressao de oleo, temperatura de oleo, pressao de combustivel e barometro

                      até entao, o barometro era calculado usando o proprio sensor map ligado ao coletor, ou seja, pra se calibrar o barometro, era necessario estar com o motor parado, e depois de ligado o motor, o barometro nao era mais atualizado (é feito assim na maioria dos modulos suplementares)

                      com isso, ao descer a serra, a referencia fica errada. como a fuelbox trabalha por pressao absoluta, isso nao chegava a ser problema (é mais problema em sistemas que trabalham por pressao diferencial, resumindo, sistemas que mostram valores negativos quando em marcha lenta e positivos ao entrar turbina)

                      dessa maneira, ao descer serra, é necessario desligar e ligar o motor novamente pra acertar a referencia de pressao atmosferica. com a adicao do sensor map dedicado ao barometro, isso nao será mais necessario, e a referencia estará sempre atualizada.

                      todos os dados saem no datalog.

                      resumo dos dados disponiveis na fuelbox:

                      map

                      rpm

                      temp do ar na admissao

                      temp da agua

                      lambda narrow ou wide (ou uma ou outra)

                      pirometro ( temperatura dos gases de escape)

                      tensao da bateria

                      temp do oleo

                      pressao do oleo

                      pressao do combustivel

                      pressao atmosferica (barometro)

                      sensor de batida de pino - ks (essa informacao será coletada pelo modulo de ignicao, nao diretamente pelo modulo principal, sendo assim só estará disponivel em configuração que conte com o modulo de ignicao)

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
                        L Offline
                        Lost
                        escreveu em última edição por
                        #1211

                        fuelbox tocando um motor de opala 4cc pra uso em barco

                        o motor ta meio zoado, acho que ta com valvula com assentamento zoado, fica estourando em marcha lenta.

                        pipocos na reducao sao porque o escape é curtinho e essa montagem nao tem sensor de posicao de borboleta, logo, nao tem cut-off.

                        http://www.youtube.com/watch?v=e7bwvvlle0g

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #1212

                          mais um videozinho…

                          http://www.youtube.com/watch?v=oq22egtip5w

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
                            L Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #1213

                            modulo de controle de injetores para até 3 canais ja em circuito impresso em testes.

                            cada modulo desse controla até 3 canais, e varios podem ser utilizados em conjunto para controlar um numero praticamente indeterminado de injetores seguencialmente.

                            as configuracoes mais praticas seriam, para motores de 4 ou 6 cilindros, 1 modulo para controlar os 4 ou 6 injetores semi-sequencialmente, ou 2 modulos para controla-los sequencialmente. 2 modulos podem tambem controlar 2 bancadas, um modulo controla a primeira bancada semi-sequencialmente, e o segundo modulo controla a segunda bancada semi-sequencialmente. todas as configuracoes sao feitas por software, na interface grafica. nao sao utilizados jumpers nem switches.

                            cada modulo pode trabalhar com um tipo de injetores, ou seja, na configuracao com 2 bancada, podem ser usados injetores de alta impedancia na primeira bancada, e de baixa impedancia na segunda.

                            http://i15.photobucket.com/albums/a389/rvi…30052008002.jpg

                            proxima etapa será o modulo principal.

                            um abraço

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              Moafoda
                              escreveu em última edição por
                              #1214

                              :^^: :) :hauhau:

                              sem palavras :hauhau:

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #1215

                                hoje montei a outra placa de circuito impresso de modulo de controle de bicos injetores (foram feitas 2)

                                desenvolvi mais do sistema de comunicacao. conectei as 2 placas externas em conjunto com a que ja tinha internamente na placa de prototipo, somando 9 canais pra acionamento independente dos bicos.

                                o novo protocolo permite configurar cada canal individualmente, a qual pulso será referente na sequencia. assim, configurei 8 canais, e eles pulsaram sequencialmente, individualmente.

                                tambem inclui no protocolo, pra que se possa indicar pra cada modulo, a qual bancada se refere. o sistema controla 2 bancadas, ou seja, existe o mapa de tempo de injecao individualmente pra cada bancada. agora pode ser indicado por modulo, a qual bancada corresponde, ou seja, se forem usados 6 modulos, será possivel acionar 16 bicos individualmente, e fazer uma configuracao de 2 bancadas em um motor v8, totalmente sequencial. tambem, pode-se usar 4 modulos pra trabalhar no v8 semi-sequencialmente.

                                o intuito é que a fuelbox seja uma plataforma de solucoes pra preparação, e não mais um pulsador de bicos.

                                até semana que vem espero ter a palca de circuito impresso do modulo principal ja feita em industria assim como foi feito com o modulo de controle de bicos injetores. entao montarei o primeiro conjunto ja finalizado inclusive na caixa final.

                                abraco

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
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                                  #1216

                                  show…

                                  depois poste fotos do produto...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • L Offline
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                                    #1217

                                    hoje terminei de desenvolver os parametros da segunda bancada e incluí na interface os mapas da segunda bancada.

                                    testei pela primeira vez configurar um dos modulos pra trabalhar na segunda bancada. configurei ele como sendo de 1 canal apenas, pra usar como suplementar, ajustei pra pulsar apenas 1 canal na segunda bancada, tempo de abertura de 0.70ms, peek and hold em 1/4 da corrente, tempo de pico de 1ms. assim, a frequencia de acionamento do bico na segunda bancada é o dobro da frequencia dos 4 bicos acionados semi-sequencialmente na primeira bancada. tudo funcionou perfeitamente.

                                    a segunda bancada tambem respeita os parametros de corte de giro por corte de alimentacao e cut-off.

                                    sao aplicadas na segunda bancada as correcoes por temperatura do ar, da agua, fator geral manual e closed loop pela sonda narrow ou wide.

                                    apenas as correcoes por variacao do map e variacao do tps não sao aplicadas na segunda bancada pois se referem a dirigibilisade em baixa rotacao.

                                    as seguintes configuracoes sao individuas para as 2 bancadas

                                    total de pulsos na sequencia (por exemplo 2 se forem 4 bicos pulsados semi-sequencialmente)

                                    tempo morto

                                    peek and hold ativo ou nao

                                    tempo de pico caso peek and hold ativo

                                    divisao de pulsos

                                    sequencial ou simultaneo (caso simultaneo, o parametro de total de pulsos nao tem utilidade)

                                    assim se consegue colocar a segunda bancada tanto como sendo mais 4 bicos, quanto sendo 1, 2 ou 3 suplementares acionados sequencialmente.

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #1218

                                      ontem terminei de desenvolver os parametros da segunda bancada e incluí na interface os mapas da segunda bancada.

                                      testei pela primeira vez configurar um dos modulos pra trabalhar na segunda bancada. configurei ele como sendo de 1 canal apenas, pra usar como suplementar, ajustei pra pulsar apenas 1 canal na segunda bancada, tempo de abertura de 0.70ms, peek and hold em 1/4 da corrente, tempo de pico de 1ms. assim, a frequencia de acionamento do bico na segunda bancada é o dobro da frequencia dos 4 bicos acionados semi-sequencialmente na primeira bancada. tudo funcionou perfeitamente.

                                      a segunda bancada tambem respeita os parametros de corte de giro por corte de alimentacao e cut-off.

                                      sao aplicadas na segunda bancada as correcoes por temperatura do ar, da agua, fator geral manual e closed loop pela sonda narrow ou wide.

                                      apenas as correcoes por variacao do map e variacao do tps não sao aplicadas na segunda bancada pois se referem a dirigibilisade em baixa rotacao.

                                      as seguintes configuracoes sao individuas para as 2 bancadas

                                      total de pulsos na sequencia (por exemplo 2 se forem 4 bicos pulsados semi-sequencialmente)

                                      tempo morto

                                      peek and hold ativo ou nao

                                      tempo de pico caso peak and hold ativo

                                      divisao de pulsos

                                      sequencial ou simultaneo (caso simultaneo, o parametro de total de pulsos nao tem utilidade)

                                      assim se consegue colocar a segunda bancada tanto como sendo mais 4 bicos, quanto sendo 1, 2 ou 3 suplementares acionados sequencialmente.

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                                      • R Offline
                                        R Offline
                                        Renato Ricardo
                                        escreveu em última edição por
                                        #1219

                                        não recebi mais avisos sobre os post´s

                                        se precisar da garagem pra novos testes dá um berro ahe

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • C Offline
                                          C Offline
                                          celso
                                          escreveu em última edição por
                                          #1220

                                          desculpa aí se voçê já comentou, mas como vai ser feita a correção do ar na ml: motor de passo na tbi, solenóide? :(

                                          1 Resposta Última resposta

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