Gasolina pódium
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pelo q eu vi no golf gti de um amigo (sonda wide original, leitura de afr pelo vag-com), muda quase nada…
até pq, pela lógica, não é pra mudar mesmo, já que o percentual de álcool é o mesmo das gasolinas comuns
pode-se retirar o alcool, mas não sei se seria uma boa
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uma dúvida: minha scooter (2t) é mto taxada a ponto de mesmo usando podium, apresenta detonação de média p/ alta rotação.
posso adicionar alcool anidro p/ subir o poder anti-detonante do combustivel?
teoricamente sim. o pepino é que o alcool se mistura até uma determinada proporção, depois disso há uma separação. no anidro a proporção acaba sendo maior, mas seria interessante fazer um teste em uma bureta ou pipeta ou outra eta qquer graduada pra ver até onde daria pra abusar. o alcool hidratado separa mais fácil, com proporção menor.
se usar podium direto num motor comum, só vai engordar e beber, sem grandes mudanças. na minha scooter sou obrigado a usar, mesmo com prejuizos no rendimento e consumo, pra diminuir a oxidação e não entupir tudo já que uso ela muito pouco.
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uma dúvida: minha scooter (2t) é mto taxada a ponto de mesmo usando podium, apresenta detonação de média p/ alta rotação.
posso adicionar alcool anidro p/ subir o poder anti-detonante do combustivel?
teoricamente pode sim.
mas ai, o grande pepino vai ser acertar a proporção de mistura que não detone com o acerto do carburador. vai dar um pouco de trabalho.
mas, da mesma forma que é bom colocar um pouco de gasolina no tanque de carros a alcool pra pegar bem de manhã em locais frios, é bom adicionar alcool a gasolina de motores mto taxados.
problema maior ainda vai ser conseguir manter sempre a mesma proporção de mistura no tanque.
não da pra ir direto pro alcool?
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teoricamente sim. o pepino é que o alcool se mistura até uma determinada proporção, depois disso há uma separação. no anidro a proporção acaba sendo maior, mas seria interessante fazer um teste em uma bureta ou pipeta ou outra eta qquer graduada pra ver até onde daria pra abusar. o alcool hidratado separa mais fácil, com proporção menor.
se usar podium direto num motor comum, só vai engordar e beber, sem grandes mudanças. na minha scooter sou obrigado a usar, mesmo com prejuizos no rendimento e consumo, pra diminuir a oxidação e não entupir tudo já que uso ela muito pouco.
a impressão q tenho é q o motor fica mais arisco com a podium, e ainda da pra subir mais giro antes de começar a detonar.
cheguei a usar vela grau 9, mas não dava pra andar no transito pq acaba sujando demais o eletrodo. parei na rua duas vezes (com vela 9) pra trocar por uma 7. ai volta a detonação
o jeito é tentar a mistura com o tal alcool. não suporto mais o motor grilando após 6500 rpm. nem da pra passar de 7000 por causa disso. alem do risco de derreter/ovalizar o pistão, o rendimento despenca.
teoricamente pode sim.
mas ai, o grande pepino vai ser acertar a proporção de mistura que não detone com o acerto do carburador. vai dar um pouco de trabalho.
mas, da mesma forma que é bom colocar um pouco de gasolina no tanque de carros a alcool pra pegar bem de manhã em locais frios, é bom adicionar alcool a gasolina de motores mto taxados.
problema maior ainda vai ser conseguir manter sempre a mesma proporção de mistura no tanque.
não da pra ir direto pro alcool?
ruim de alcool puro em motor 2t de rua é ter q usar oleo tipo m50, q carboniza d+++ a parte de cima do motor obrigando a abrir pelo menos a cada 500kms p/ limpar a janela de escape, topo do pistão e o cabeçote.
qto custa +- o litro de alcool anidro?
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mas caroline..sua scooter saiu de fabrica assim taxada ou vc taxou?
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outra coisa q percebi, eh q carro q acostuma a usar podium, ou aditivada. quando coloca gasolina comum, ele grila.
tivemos um grande problema com uma palio week em casa, o antigo dono so usava aditivada, e agente so queria usar comum hehehehe, era so dar pedal em baixa q ela grilava q nem louca… e levou mt tempo pra acostumar com gasolina comum de novo...
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outra coisa q percebi, eh q carro q acostuma a usar podium, ou aditivada. quando coloca gasolina comum, ele grila.
tivemos um grande problema com uma palio week em casa, o antigo dono so usava aditivada, e agente so queria usar comum hehehehe, era so dar pedal em baixa q ela grilava q nem louca… e levou mt tempo pra acostumar com gasolina comum de novo...
pô, mas da aditivada pra comum, a diferença são só os detergentes que colocam pra não sujar tanto as peças
da comum/aditivada pra pódium eu até concordo, mas da aditivada pra comum seu caso é o 1o q eu vejo…
ah sim, e a situação mais propensa a bater pino é justamente qdo vc dar pedal em baixa ...
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pô, mas da aditivada pra comum, a diferença são só os detergentes que colocam pra não sujar tanto as peças
da comum/aditivada pra pódium eu até concordo, mas da aditivada pra comum seu caso é o 1o q eu vejo…
ah sim, e a situação mais propensa a bater pino é justamente qdo vc dar pedal em baixa ...
pior que, tanto quando você passa da comum pra aditivada, ou da aditivada pra comum, o carro reclama .
se a mudança for podium, então, é mais gritante ainda.
eu rodei 2 meses com gasolina podium no xsara. o consumo não aumentou tanto, mas, andou mais.
quando voltei pra comum, ele ficou devagaaaar, quase parando, até se acostumar novamente.
posso estar enganado, mas, em motores 2t você necessariamente tem que colocar gasolina (não sei a proporção) pra poder usar álcool.
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o problema de usar alcool em 2t eh o oleo q eh mt caaaaaaaaaro…
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a impressão q tenho é q o motor fica mais arisco com a podium, e ainda da pra subir mais giro antes de começar a detonar.
cheguei a usar vela grau 9, mas não dava pra andar no transito pq acaba sujando demais o eletrodo. parei na rua duas vezes (com vela 9) pra trocar por uma 7. ai volta a detonação
o jeito é tentar a mistura com o tal alcool. não suporto mais o motor grilando após 6500 rpm. nem da pra passar de 7000 por causa disso. alem do risco de derreter/ovalizar o pistão, o rendimento despenca.
ruim de alcool puro em motor 2t de rua é ter q usar oleo tipo m50, q carboniza d+++ a parte de cima do motor obrigando a abrir pelo menos a cada 500kms p/ limpar a janela de escape, topo do pistão e o cabeçote.
qto custa +- o litro de alcool anidro?
o problema é…onde você vai achar pra comprar? já que a venda dele é proibida pro consumidor final.
a não ser q vc tenha amizade com alguem que trabalhe com caminhão tanque e sempre sobre um fundinho de tanque hehehe
a diferença do anido pro hidratado é grande a ponto de se sentir o cheiro bem mais forte.
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caramba pessoal, ou vcs tem um psicológico mto fraco ou são mto bons de acerto hein tem gente ai que deveria trabalhar na f1..
sempre que tem aditivada no mesmo preço da comum eu coloco. nunca senti nada de diferença. já andei um mês com podium e nada… óbvio que mantenho a manutenção do carro sempre em dia e rodo pra caramba diariamente, talvez isso conte algo.
carol, qual a taxa que vc está usando na motoca 2tá eu experimentaria colocar uns 10% de alcool na podium só pra ver como se comporta.
abraços
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carro original eu não mudo acerto fica original e a ie faz o seu trabalho.
e ouvir o carro grilar não eh nada de psicologico. e isso mesmo depois de fazer descarbonização e com toda a manutenção em dia.
e outra streit vc acha q gasolina aditivada com o mesmo preço da comum eh mesmo aditivada? quem tem o psicologico fraco?
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carro original a gasolina grila, mesmo novo.
nem sempre grilar significa destruição, depende da intensidade.
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podium em acerto fixo fica meio complicado … mas em carros onde o sistema se auto adapta igual nos turbo de fabrica o ganho de picos de pressão e potencia sao nitidos...
na realidade, todos os carros com ie fazem algum tipo de correção.
mas alguns poucos (como o golf gti atual por exemplo) conseguem adiantar a ignição ou aumentar um pouco a pressão do turbo para compensar um combustível de maior octanagem.
agora, me falar que carro que usa sempre um tipo de combustível, qnd muda da batida de pino, é pq tem algo estranho. ainda mais num original, feito pra rodar com a gasolina mais comum encontrada nos postos.
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então streit vc sabe q as ies originais tem uma certa adaptação certo? mas quanto tempo elas levam pra c acertar? não eh de uma hora pra outra.
até os frequis da vida, quando vc muda o combustivel abruptamente, ele leva um bom tempo pra rodar liso ( meu pai teve um uno flex, e meu irmão tem um gol flex. c enxer o tanque com alcool, zerar e colocar gasolina ele fica mt estranho por uns bons kms…).
o q acredito q tenha acontecido na palio week do meu pai, eh q a ie tenha c acertado pra gasolina de maior octanagem, e adiantado ponto( to falando no achometro, pq o carro tinha toda a manutenção em dia, a unica coisa q mudou foi a gasolina mesmo) e quando joga gasolina comum de menor octanagem, o carro grilava.
e fabio carro original não grila do nada não.
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então na minha moto husqvarna tem 12,5:1 de taxa mas é carburada, o mecânico diz que pode usar comum na boa, mas eu fico grilado pela alta taxa.
mas qual a rotação máxima dela?
dependendo o tipo de comando, com cruzamento de válvulas muito prolongado, a taxa dinâmica vai la pra baixo. isso exige uma taxa estática mais alta mesmo. permitindo assim usar combustíveis comuns.
alhn,
é para a ie original ser muito rápida no tempo de resposta em relação a troca de combustível. eu já tive várias experiências, com ie normais e flex, e nunca tive esse tipo de problema. vai ver vc deu azar.
mas voltando ao assunto.. a podium é uma gasolina melhor (mais pura e homogênea) e por isso apresenta uma melhor queima. isso representa um pequeno diferencial de performance num carro com taxa para gasolina comum.
mas sua real capacidade só aparece quando vc sobe a taxa para algo perto de 11 ou mesmo 12, mas não pode usar alcool. caso dos importados que citei acima.
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então streit vc sabe q as ies originais tem uma certa adaptação certo? mas quanto tempo elas levam pra c acertar? não eh de uma hora pra outra.
até os frequis da vida, quando vc muda o combustivel abruptamente, ele leva um bom tempo pra rodar liso ( meu pai teve um uno flex, e meu irmão tem um gol flex. c enxer o tanque com alcool, zerar e colocar gasolina ele fica mt estranho por uns bons kms…).
o q acredito q tenha acontecido na palio week do meu pai, eh q a ie tenha c acertado pra gasolina de maior octanagem, e adiantado ponto( to falando no achometro, pq o carro tinha toda a manutenção em dia, a unica coisa q mudou foi a gasolina mesmo) e quando joga gasolina comum de menor octanagem, o carro grilava.
e fabio carro original não grila do nada não.
até onde eu sei, a octanagem da gasolina aditivada e comum é exatamente a mesma