Motor taxado 12:1 com 0,9bar ou 8,5 com 1,2bar
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veja que o enchimento na mesma pressão é praticamente o mesmo. só vai mudar pq menos taxa te permite de enrolar mais na pressão.
ps: sou louco pra por um anti-lag no carro e fazer certas estradas sinuosas que tem em valinhos… o principio é quase o mesmo da taxa baixa: jogar energia fora pelo escape pra manter o turbo cheio.
exato, foi o q eu quiz dizer lá em cima, com destaxado pode-se colocar mais pressão e ter um enximento melhor com risco igual.
ja tive os dois…
taxado e destaxado....
taxado é melhor em baixa, mas amarra em alta
destaxado é pior em alta, mas em compensação em alta é muito melhor…
resumindo, vai de destaxado, rs
acho que você se confundiu na sua frase sobre destaxado
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turbo taxado é bom pra uma coisa: pra quebrar cambio com zero nada de pressão e iludir o motorista a achar q está com uma usina debaixo do capô…
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a questão é que se vc se importa com economia e uso no dia a dia (resposta ao acelerador por exemplo) vc pode (diferente de deve) usar um pouco mais de taxa ..só que limitando a pressão que vai poder usar (e consequentemente a potência).
agora se vc quer andar sempre na frente… use menos taxa e use mais pressão... é uma balança... pese o que vc dá mais valor e chegue a uma c onclusão
o problema é comparar coisas diferentes... um motor de 12:1 de taxa e 1bar está no limiar de quebra, mesmo com intercooler e muito pouco ponto.
o que o shimi falou é um exemplo...se o motor é taxado precisa tirar muito do ponto...aí amarra em alta... mas de baixa triscou o pé ele responde... e eqto a turbina num dá a patada o motor tá empurrando... o que muita gente confunde aqui é que a pressão vem antes, mas a patada vem depois... pra mim num importa se tenho 2bar em 1.500 rpm, mas num tenho o banco colando nas costas como se tivesse num motor aspro na mesma condição de rotação.
igual uns golf turbo que já andei... nego fala que a turbina pegava nas 2.500 rpm... só que pegava... tinha pressão, mas num empurrava... isso só acontecia mesmo com uns 3.500rpm... já usando outra turbina ela pegava e empurrava já nos 3.000.... obvio que rendia menos com a mesma pressão (num existe milagre...vc privilegia torque ou potência... ams dependendo do que o dono quer uma pode ser a certa e a outra a errada)
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meus 2,718 centavos…
se você quer um carro legalzinho pra andar, se preocupa com consumo e torque em baixa (por favor, sem discussões sobre torque x potência), um carro mais dócil, recomendaria algo em torno de 10:1 de taxa e 1kg/cm². mais que isso você entra para o clube dos desbielados.
agora, se quer andar mesmo, brincar feito gente grande, dentre outros, deixe com 8,5:1 de taxa e soque pressão .
só pra jogar mais carvão no forno (analogia à lenha na fogueira), não me preocuparia tanto com taxa e pressão, mas sim com dimensionamento de outras peças, tais como escapamento, after-cooler, turbina, bicos (ou carburador), et cetera...
entrando em contravenção comigo mesmo... já andei em turbo destaxado que o carro era liso desde baixa. vai muito do acerto, do bom dimensionamento das peças e do carinho com que se acerta cada parafuso.
espero ter ajudado...
ou complicado ainda mais
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e a pegada da turbina? mudou?
meu carro com 6 de taxa, e turbina hx40 70x70, ta vindo pressão antes do que quando usava 10 de taxa e apl 42x70… eh claro q a patada mudou um pouco pra cima, mas isso eh normal, mudei toda a config do motor pra isso.
e quem anda no meu carro não acredita q tem so 6 de taxa. uso cambio ps q eh longo, e as vezes coloco 3ª e esqueço q tem marcha o carro aheuaieuhae subida, lombada e outras coisas da cidade, vão normal.
como vc conseguiu essa taxa de 6:1? tah usando biela de kombi? como fica em baixa rotação?
na verdade a parte principal é que tem uma enchimento muito maior da camara pois há um espaço maior.
vamos supor que você tenha um cilindro com os 12 de taxa e 1bar, nele você consegue colocar 200 ml de mistura (ar + combustivel) e vai com essa mistura ter um x de força.
com a taxa de 6 e 1.xbar (para igualar a taxa dinamica) você vai ter muitas vezes um enchimento maior do que o dobro de quando tinha 12 de taxa, mais supondo que tenha a porporção igual e tenha um enchimento de 400ml de mistura, claro que com essa maior quantidade de mistura você vai ter uma energia de no minimo o dobro do que quando tinha 12 de taxa, mas ai mais uma vez a ordem de grandeza não é certa e a força não dobra e sim muitas vezes quadriplica ou até mais.
depois dessa aula, me convenceram em deixar o motor destaxado… eu só não queria um carro, por exemplo, no caso de aspirado com um 2e e um comando de 310º que fica horrível de andar em baixa rotação, foi só um exemplo viu galera, eu sei que não convém usar essa configuração, é apenas para ilustrar que ficaria horrível de andar com o carro assim.
com essa taxa de 8,5:1 qual o limite de pressão que posso utilizar?
meus 2,718 centavos…
se você quer um carro legalzinho pra andar, se preocupa com consumo e torque em baixa (por favor, sem discussões sobre torque x potência), um carro mais dócil, recomendaria algo em torno de 10:1 de taxa e 1kg/cm². mais que isso você entra para o clube dos desbielados.
agora, se quer andar mesmo, brincar feito gente grande, dentre outros, deixe com 8,5:1 de taxa e soque pressão .
não complicou não, somente me ajudaram
e pelo que eu vi, não fica tão ruim em baixa destaxado, como vou fazer o motor, não quero um motor fortinho, eu quero um motor nervoso, pra gente grande como vc falou…
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to usando as kombi sim
e outra não sei c foi exemplo ou não, mas certeza q com 2e e comando 310°, até com 15 de taxa ia ficar uma josta em baixa hehehhe
vou te dar o exemplo q eu mesmo tive.
montei um 1.9 com 10 de taxa, realmente o carro fica com bastante torque, mas nada exepcional ou de outro mundo. e em alta amarrava pra caramba, e 1 bar de pressão. com turbina apl, cabeçote e 2e e cambio ps (longo)
ai montei o 1.9 com bielas de kd, e não senti mt perda de torque, continuei saindo de 3ª em lombadas como antes, so q com menos animo. e em alta o motor realmente ficou outro. com turbina hx40, cabeçote e 3e. e cambio ps, mas agora sapo.
e ainda digo mais, quer correr, baixa uma marcha e pé no fundo q vai
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depois dessa aula, me convenceram em deixar o motor destaxado… eu só não queria um carro, por exemplo, no caso de aspirado com um 2e e um comando de 310º que fica horrível de andar em baixa rotação, foi só um exemplo viu galera, eu sei que não convém usar essa configuração, é apenas para ilustrar que ficaria horrível de andar com o carro assim.
com essa taxa de 8,5:1 qual o limite de pressão que posso utilizar?
bom vamos por partes, primeiro me fala como esta a configuração do seu carro hoje. qual turbina, qual eixo e rotor da turbina, como está o ponto e como esta a alimentação.
depois fale realmente qual sua intenção e o seu uso para o carro pois se for apenas os 220cv é relativamente fácil de chegar.
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to usando as kombi sim
e outra não sei c foi exemplo ou não, mas certeza q com 2e e comando 310°, até com 15 de taxa ia ficar uma josta em baixa hehehhe
ai montei o 1.9 com bielas de kd, e não senti mt perda de torque, continuei saindo de 3ª em lombadas como antes, so q com menos animo. e em alta o motor realmente ficou outro. com turbina hx40, cabeçote e 3e. e cambio ps, mas agora sapo.
foi somente um exemplo de como o carro iria ficar ruim de lenta. imagina como iria ficar ruim de andar na cidade…. heehehhe
bom vamos por partes, primeiro me fala como esta a configuração do seu carro hoje. qual turbina, qual eixo e rotor da turbina, como está o ponto e como esta a alimentação.
depois fale realmente qual sua intenção e o seu uso para o carro pois se for apenas os 220cv é relativamente fácil de chegar.
bom o meu carro é um ap 1.8 motor álcool taxa de compressão original 12,3:1, 2e, giclagem 157 e 230, injetor 70, turbina garrett .42.42 o eixo não sei (tem como saber?) com 0,6bar, bobina de mi, cabos de vela novos ngk e velas bpr7es
bom, pelo que percebi, em carro turbo, a pegada em baixa rotação para taxado e destaxado não
tem tanta diferença como motor aspirado. sendo assim quero um carro com pelo menos 220cv e que mais pra frente penso em colocar um booster em passar do limite de segurança do motor.
por enquanto pretendo utilizar peças originais.
tem alguma vantagem em se fazer um motor girador como os 1.9 sem ter uma preparação pesada? ou tanto faz o tipo de preparação que esse motor vai andar bem?
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bom o meu carro é um ap 1.8 motor álcool taxa de compressão original 12,3:1, 2e, giclagem 157 e 230, injetor 70, turbina garrett .42.42 o eixo não sei (tem como saber?) com 0,6bar, bobina de mi, cabos de vela novos ngk e velas bpr7es
bom, pelo que percebi, em carro turbo, a pegada em baixa rotação para taxado e destaxado não
tem tanta diferença como motor aspirado. sendo assim quero um carro com pelo menos 220cv e que mais pra frente penso em colocar um booster em passar do limite de segurança do motor.
por enquanto pretendo utilizar peças originais.
tem alguma vantagem em se fazer um motor girador como os 1.9 sem ter uma preparação pesada? ou tanto faz o tipo de preparação que esse motor vai andar bem?
eu trocaria as bielas pelas de kombi diesel e manteria seus pistões a alcool, deixaria a taxa por volta de 8, balancearia todo o conjunto movel e trocaria essa turbina por uma um pouco maior.
com isso você fácilmente poderá passar dos 220cv na rodas com bastante segurança.
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eu trocaria as bielas pelas de kombi diesel e manteria seus pistões a alcool, deixaria a taxa por volta de 8, balancearia todo o conjunto movel e trocaria essa turbina por uma um pouco maior.
com isso você fácilmente poderá passar dos 220cv na rodas com bastante segurança.
mas se eu usar bielas de kombi não aumentaria a relação r/l e geraria mais vibração ou não tem problema? isso confere?
sem querer te alugar, mas alugando, tem alguma outra forma de deixar com + ou - 8,5 de taxa só trocando os pistõesó se eu colocar os do 2.0 de 32,5mm álcool será que ficaria com essa taxa?
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mas se eu usar bielas de kombi não aumentaria a relação r/l e geraria mais vibração ou não tem problema? isso confere?
sem querer te alugar, mas alugando, tem alguma outra forma de deixar com + ou - 8,5 de taxa só trocando os pistõesó se eu colocar os do 2.0 de 32,5mm álcool será que ficaria com essa taxa?
iria aumentar um pouco a r/l porém isso pode ser contornado balançeando todo o conjunto movel (vira + bielas + pistões + volante do motor + embreagem).
pra fica com 8:5 de taxa basta troca pelos pistões do ap a gasolina carburado que originalmente vinha com está taxa. porém ai o gargalho para aumentar a pressão fica sendo suas bielas.
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iria aumentar um pouco a r/l porém isso pode ser contornado balançeando todo o conjunto movel (vira + bielas + pistões + volante do motor + embreagem).
pra fica com 8:5 de taxa basta troca pelos pistões do ap a gasolina carburado que originalmente vinha com está taxa. porém ai o gargalho para aumentar a pressão fica sendo suas bielas.
verdade… a vantagem de colocar bielas de kd é que ela aguenta muito mais pressão que as originais...
ae, valeu mesmo pela força
abraços
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meus 0,1 centavos hehehe
220cv as bielas originais aguentam facil.
como vc mencionou que, mais pra frente pretende instalar um boosterzinho pra dar uma alegrada a mais, eu só colocaria pistões de ap carburado com 8,5:1 e taxa, uma .50, pra essa potencia vim mais linear, melhorando assim a tração, cambio e poupando um pouco as bielas que não vão sofrer aquela pancada abrupta da apl na cabeça. 49g com uma polia regulavel.
carinho na curva de ponto pra dar uma animada pro motor em baixa e seja feliz
ja tive um 1.9 com 8:5,1 de taxa e o motor não tinha nada de bobo em baixa, e não tinha ponto, andava com 18 de inicial e 24 de final.
mas ai tudo volta a questão do gosto e de como vc vai usar o carro, se anda sempre cheio, se gosta de ficar saindo de lombadas em terceira igual o sushi hehehe, muitas subidas aonde vc mora.
se mesmo assim vc achar que não ficou legal de baixa, pode sair brincando com a polia dando uma adiantadinha no ponto do comando, isso da uma …. diferença
como efeito de comparação, na epoca que meu gol era 1.9, eu tinha um focus 2.0 e te garanto que o gol tinha mto mais torque que o focus. ok ok o gol é mais leve e tem cambio mais curto, mas mesmo assim.
bom, acho que com tudo que ja postaram nesse topico, e tem muuuita coisa interessante, ja forma uma base de conhecimento sólida pra vc montar seu carro.
boa sorte
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meus 0,1 centavos hehehe
bom, acho que com tudo que ja postaram nesse topico, e tem muuuita coisa interessante, ja forma uma base de conhecimento sólida pra vc montar seu carro.
boa sorte
opa mais sólido que isso só forjado
muito obrigado e com certeza já sei o que pretendo fazer com o motor e já vou providenciando as peças, vou colocar pistões de ap 1.8 gasolina carburado pra ficar com 8,5 de taxa e ser feliz
só me fale uma coisa… eu não entendi esses centavos que vc fala...
abraços
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opa mais sólido que isso só forjado
muito obrigado e com certeza já sei o que pretendo fazer com o motor e já vou providenciando as peças, vou colocar pistões de ap 1.8 gasolina carburado pra ficar com 8,5 de taxa e ser feliz
só me fale uma coisa… eu não entendi esses centavos que vc fala...
abraços
meus 0,1 centavos de contribuição ao tópico também… ( sacou )
com vira e bielas originais 1.8 veja qual o melhor custo beneficio pra voce:
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pistão 1.8 gasolina até 1995 dá 8,5:1 de taxa.
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pistão 2.0 alcool dá seus 8 a 8,8:1 (tem que medir) e tem a vantagem de aumentar um pouco a cilindrada e ainda terem as canaletas ligeiramente mais fortes....
ps: compre mahle e/ou metal leve......pelo amor de deus
abraço.
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meu primeiro turbo tinha 11,2:1 de taxa era 2.0, 49g 1,1kg.
era muito esperto, jamais amarrou em alta, girava fácil acima de 7000 rpm, mas tinha muito ponto com o distribuidor original e quebrou pistão.
me indicaram usar os pistões antigos com 8,5 de taxa. usei, a taxa abaixou para 9,5:1 e com os mesmos 1,1kg o carro veio bem mais fraco.
realmente usando 8,5:1 de taxa o motor não fica fraco de baixa, mas com 12:1 com certeza é melhor.
o que vai determinar a taxa ideal é a potência desejada e o tipo de uso do carro.
para andar tranquilo com até 1,2 kg, que já dá mais de 250 cv num 1.8 10:1 de taxa vai bem.
8,5:1 valeria a pena se fosse para tirar mais de 300 cv no miolo original.
como exemplo cito o resultado do penultimo desafio de arrancada de carros de rua que teve em taubaté.
o carro que levou todo mundo era um ap 2.0 com 11,5:1 de taxa e 1,4 kg e um 3e.
levou muito carro com mais de 2kg e até com weber.
eu mesmo aumentei a taxa do meu carro de 8,8 para 9,8:1 e senti melhorar o rendimento.
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cara, isso é uma coisa que nao adianta discutir, pelomenos nao aqui…. depende de varios fatores, principalmente do motorista, e tipo de utilização.....
meu carro tem uns 11:1 de taxa, o max de pressao que ja rodei foi 0,9, é um fiat sevel 1.6 preparadinho... o detalhe mais importante no meu caso, é que uso junta de papel e muito ponto... e nunca deu nada....
mas vai muito da concepção do motor.... meu motor tem o curso muito curto e o pistao muito grande.... logo a eficiencia volumetrica nao é das melhores.... podendo suportar uns abusos...
minha ideia, agora que desisti de vender o carro, é rodar com esses 11 e pouco de taxa com 1,2bar, com miolo original e virar uns 8000rpm...
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entrando em contravenção comigo mesmo… já andei em turbo destaxado que o carro era liso desde baixa. vai muito do acerto, do bom dimensionamento das peças e do carinho com que se acerta cada parafuso.
cuidado para nao ser preso hein
desculpa, nao resisti.
abs e taxa baixa rlz