Motor taxado 12:1 com 0,9bar ou 8,5 com 1,2bar
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eu trocaria as bielas pelas de kombi diesel e manteria seus pistões a alcool, deixaria a taxa por volta de 8, balancearia todo o conjunto movel e trocaria essa turbina por uma um pouco maior.
com isso você fácilmente poderá passar dos 220cv na rodas com bastante segurança.
mas se eu usar bielas de kombi não aumentaria a relação r/l e geraria mais vibração ou não tem problema? isso confere?
sem querer te alugar, mas alugando, tem alguma outra forma de deixar com + ou - 8,5 de taxa só trocando os pistõesó se eu colocar os do 2.0 de 32,5mm álcool será que ficaria com essa taxa?
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mas se eu usar bielas de kombi não aumentaria a relação r/l e geraria mais vibração ou não tem problema? isso confere?
sem querer te alugar, mas alugando, tem alguma outra forma de deixar com + ou - 8,5 de taxa só trocando os pistõesó se eu colocar os do 2.0 de 32,5mm álcool será que ficaria com essa taxa?
iria aumentar um pouco a r/l porém isso pode ser contornado balançeando todo o conjunto movel (vira + bielas + pistões + volante do motor + embreagem).
pra fica com 8:5 de taxa basta troca pelos pistões do ap a gasolina carburado que originalmente vinha com está taxa. porém ai o gargalho para aumentar a pressão fica sendo suas bielas.
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iria aumentar um pouco a r/l porém isso pode ser contornado balançeando todo o conjunto movel (vira + bielas + pistões + volante do motor + embreagem).
pra fica com 8:5 de taxa basta troca pelos pistões do ap a gasolina carburado que originalmente vinha com está taxa. porém ai o gargalho para aumentar a pressão fica sendo suas bielas.
verdade… a vantagem de colocar bielas de kd é que ela aguenta muito mais pressão que as originais...
ae, valeu mesmo pela força
abraços
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meus 0,1 centavos hehehe
220cv as bielas originais aguentam facil.
como vc mencionou que, mais pra frente pretende instalar um boosterzinho pra dar uma alegrada a mais, eu só colocaria pistões de ap carburado com 8,5:1 e taxa, uma .50, pra essa potencia vim mais linear, melhorando assim a tração, cambio e poupando um pouco as bielas que não vão sofrer aquela pancada abrupta da apl na cabeça. 49g com uma polia regulavel.
carinho na curva de ponto pra dar uma animada pro motor em baixa e seja feliz
ja tive um 1.9 com 8:5,1 de taxa e o motor não tinha nada de bobo em baixa, e não tinha ponto, andava com 18 de inicial e 24 de final.
mas ai tudo volta a questão do gosto e de como vc vai usar o carro, se anda sempre cheio, se gosta de ficar saindo de lombadas em terceira igual o sushi hehehe, muitas subidas aonde vc mora.
se mesmo assim vc achar que não ficou legal de baixa, pode sair brincando com a polia dando uma adiantadinha no ponto do comando, isso da uma …. diferença
como efeito de comparação, na epoca que meu gol era 1.9, eu tinha um focus 2.0 e te garanto que o gol tinha mto mais torque que o focus. ok ok o gol é mais leve e tem cambio mais curto, mas mesmo assim.
bom, acho que com tudo que ja postaram nesse topico, e tem muuuita coisa interessante, ja forma uma base de conhecimento sólida pra vc montar seu carro.
boa sorte
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meus 0,1 centavos hehehe
bom, acho que com tudo que ja postaram nesse topico, e tem muuuita coisa interessante, ja forma uma base de conhecimento sólida pra vc montar seu carro.
boa sorte
opa mais sólido que isso só forjado
muito obrigado e com certeza já sei o que pretendo fazer com o motor e já vou providenciando as peças, vou colocar pistões de ap 1.8 gasolina carburado pra ficar com 8,5 de taxa e ser feliz
só me fale uma coisa… eu não entendi esses centavos que vc fala...
abraços
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opa mais sólido que isso só forjado
muito obrigado e com certeza já sei o que pretendo fazer com o motor e já vou providenciando as peças, vou colocar pistões de ap 1.8 gasolina carburado pra ficar com 8,5 de taxa e ser feliz
só me fale uma coisa… eu não entendi esses centavos que vc fala...
abraços
meus 0,1 centavos de contribuição ao tópico também… ( sacou )
com vira e bielas originais 1.8 veja qual o melhor custo beneficio pra voce:
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pistão 1.8 gasolina até 1995 dá 8,5:1 de taxa.
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pistão 2.0 alcool dá seus 8 a 8,8:1 (tem que medir) e tem a vantagem de aumentar um pouco a cilindrada e ainda terem as canaletas ligeiramente mais fortes....
ps: compre mahle e/ou metal leve......pelo amor de deus
abraço.
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meu primeiro turbo tinha 11,2:1 de taxa era 2.0, 49g 1,1kg.
era muito esperto, jamais amarrou em alta, girava fácil acima de 7000 rpm, mas tinha muito ponto com o distribuidor original e quebrou pistão.
me indicaram usar os pistões antigos com 8,5 de taxa. usei, a taxa abaixou para 9,5:1 e com os mesmos 1,1kg o carro veio bem mais fraco.
realmente usando 8,5:1 de taxa o motor não fica fraco de baixa, mas com 12:1 com certeza é melhor.
o que vai determinar a taxa ideal é a potência desejada e o tipo de uso do carro.
para andar tranquilo com até 1,2 kg, que já dá mais de 250 cv num 1.8 10:1 de taxa vai bem.
8,5:1 valeria a pena se fosse para tirar mais de 300 cv no miolo original.
como exemplo cito o resultado do penultimo desafio de arrancada de carros de rua que teve em taubaté.
o carro que levou todo mundo era um ap 2.0 com 11,5:1 de taxa e 1,4 kg e um 3e.
levou muito carro com mais de 2kg e até com weber.
eu mesmo aumentei a taxa do meu carro de 8,8 para 9,8:1 e senti melhorar o rendimento.
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cara, isso é uma coisa que nao adianta discutir, pelomenos nao aqui…. depende de varios fatores, principalmente do motorista, e tipo de utilização.....
meu carro tem uns 11:1 de taxa, o max de pressao que ja rodei foi 0,9, é um fiat sevel 1.6 preparadinho... o detalhe mais importante no meu caso, é que uso junta de papel e muito ponto... e nunca deu nada....
mas vai muito da concepção do motor.... meu motor tem o curso muito curto e o pistao muito grande.... logo a eficiencia volumetrica nao é das melhores.... podendo suportar uns abusos...
minha ideia, agora que desisti de vender o carro, é rodar com esses 11 e pouco de taxa com 1,2bar, com miolo original e virar uns 8000rpm...
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entrando em contravenção comigo mesmo… já andei em turbo destaxado que o carro era liso desde baixa. vai muito do acerto, do bom dimensionamento das peças e do carinho com que se acerta cada parafuso.
cuidado para nao ser preso hein
desculpa, nao resisti.
abs e taxa baixa rlz
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meu primeiro turbo tinha 11,2:1 de taxa era 2.0, 49g 1,1kg.
era muito esperto, jamais amarrou em alta, girava fácil acima de 7000 rpm, mas tinha muito ponto com o distribuidor original e quebrou pistão.
me indicaram usar os pistões antigos com 8,5 de taxa. usei, a taxa abaixou para 9,5:1 e com os mesmos 1,1kg o carro veio bem mais fraco.
realmente usando 8,5:1 de taxa o motor não fica fraco de baixa, mas com 12:1 com certeza é melhor.
o que vai determinar a taxa ideal é a potência desejada e o tipo de uso do carro.
para andar tranquilo com até 1,2 kg, que já dá mais de 250 cv num 1.8 10:1 de taxa vai bem.
8,5:1 valeria a pena se fosse para tirar mais de 300 cv no miolo original.
como exemplo cito o resultado do penultimo desafio de arrancada de carros de rua que teve em taubaté.
o carro que levou todo mundo era um ap 2.0 com 11,5:1 de taxa e 1,4 kg e um 3e.
levou muito carro com mais de 2kg e até com weber.
eu mesmo aumentei a taxa do meu carro de 8,8 para 9,8:1 e senti melhorar o rendimento.
pelo q percebi, temos q levar em conta a durabilidade do motor e o taxado tem um limite menor que o mais destaxado.
eu penso num carro razoavelmente esperto e penso em colocar tbm um booster pra dar uma apimentada e isso num carro taxado fica difícil…. e como vc falou, com booster, espero chegar perto dos 300cv e por isso penso numa taxa de 8,5 mais ou menos...
valeu pelo toque ae
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cara, isso é uma coisa que nao adianta discutir, pelomenos nao aqui…. depende de varios fatores, principalmente do motorista, e tipo de utilização.....
meu carro tem uns 11:1 de taxa, o max de pressao que ja rodei foi 0,9, é um fiat sevel 1.6 preparadinho... o detalhe mais importante no meu caso, é que uso junta de papel e muito ponto... e nunca deu nada....
mas vai muito da concepção do motor.... meu motor tem o curso muito curto e o pistao muito grande.... logo a eficiencia volumetrica nao é das melhores.... podendo suportar uns abusos...
minha ideia, agora que desisti de vender o carro, é rodar com esses 11 e pouco de taxa com 1,2bar, com miolo original e virar uns 8000rpm...
um ap 2.0 original com 11 de taxa e 1,2kg ja ta no limite do limite. acho que nem de apl.
ai vira loteria, pode durar meses como pode aguentar semanas, depende de como for usado…
agora eu duvido segurar de quinta com um carro desses... no minimo vai mandar uma junta.
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um ap 2.0 original com 11 de taxa e 1,2kg ja ta no limite do limite. acho que nem de apl.
ai vira loteria, pode durar meses como pode aguentar semanas, depende de como for usado…
agora eu duvido segurar de quinta com um carro desses... no minimo vai mandar uma junta.
no caso do 2.0 o limite é mais em relação a biela do que em relação ao pistão ou junta. se o ponto estiver correto e a alimentação perfeita não é pra quebrar.
quando quis aumentar um pouco a pressão, do 2.0 que tinha 11,3:1 de taxa(pistão do mi e cabeçote com 1,5mm), destaxei o cabeçote para 10:1 e instalei um booster para 1,6kg e com 1,1kg segurava bem a 5ª e não dava nada, mas com 1,6 kg uma biela entortou. depois que troquei a biela rodei mais uns 4 meses até que o motor rajou e depois estragou o cabeçote
com essa taxa o motor empurrava uma turbina .50/.70 mono num eixo 64mm.
depois que o motor rajou, montei outro 2.0 com uns 8:1 de taxa(pistão do carburado e cabeçote destaxado, isso seguindo o conselho de alguns colegas que defendiam a tese que motor destaxado não quebra). esse motor não virava a turbina, tive que mudar a caixa quente para .48 mono, melhorou, mas ele com 1,6 kg, andava praticamente a mesma coisa do motor taxado com 1,1kg, só que forçando mais a turbina, mais a bomba de combustível. não ví vantagem.
como exemplo dos motores destaxados(por aqui), os 1.9 montados com pistão a gasolina, com uns 7:1 de taxa (até um pouco menos), montados com cabeçote preparado, comando sam cams 036, com 2,8 kg tiram 230~245hp nas rodas, mas realmente não quebram, mesmo com o miolo original.
comparando, tem um colega que turbinou uma mecânica 1.6 g4 totalflex(mais de 11 de taxa) e com 0,8 chegou nos 173 hp nas rodas, acelera o carro sem dó a mais de um ano e até agora trocou bomba de combustível e embreagem.
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acho q falta acerto nesses carros ae… não to querendo ofender ninguem, mas quem coloca 2,8 bar de turbo em um 1.9 e tira somente 245 cv tem coisa errada.
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depois que o motor rajou, montei outro 2.0 com uns 8:1 de taxa(pistão do carburado e cabeçote destaxado, isso seguindo o conselho de alguns colegas que defendiam a tese que motor destaxado não quebra). esse motor não virava a turbina, tive que mudar a caixa quente para .48 mono, melhorou, mas ele com 1,6 kg, andava praticamente a mesma coisa do motor taxado com 1,1kg, só que forçando mais a turbina, mais a bomba de combustível. não ví vantagem.
vc acredita então que deu a mesma potência nos dois tipos de configuração? qual deles dava pra colocar mais pressão sem quebras?
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acho q falta acerto nesses carros ae… não to querendo ofender ninguem, mas quem coloca 2,8 bar de turbo em um 1.9 e tira somente 245 cv tem coisa errada.
despede o cara que montou esse motor….......
vai ver q tava sem mangueira de pressurização…sem segundo estágio...ou as duas coisas juntas...
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no caso do 2.0 o limite é mais em relação a biela do que em relação ao pistão ou junta. se o ponto estiver correto e a alimentação perfeita não é pra quebrar.
quando quis aumentar um pouco a pressão, do 2.0 que tinha 11,3:1 de taxa(pistão do mi e cabeçote com 1,5mm), destaxei o cabeçote para 10:1 e instalei um booster para 1,6kg e com 1,1kg segurava bem a 5ª e não dava nada, mas com 1,6 kg uma biela entortou. depois que troquei a biela rodei mais uns 4 meses até que o motor rajou e depois estragou o cabeçote
com essa taxa o motor empurrava uma turbina .50/.70 mono num eixo 64mm.
depois que o motor rajou, montei outro 2.0 com uns 8:1 de taxa(pistão do carburado e cabeçote destaxado, isso seguindo o conselho de alguns colegas que defendiam a tese que motor destaxado não quebra). esse motor não virava a turbina, tive que mudar a caixa quente para .48 mono, melhorou, mas ele com 1,6 kg, andava praticamente a mesma coisa do motor taxado com 1,1kg, só que forçando mais a turbina, mais a bomba de combustível. não ví vantagem.
como exemplo dos motores destaxados(por aqui), os 1.9 montados com pistão a gasolina, com uns 7:1 de taxa (até um pouco menos), montados com cabeçote preparado, comando sam cams 036, com 2,8 kg tiram 230~245hp nas rodas, mas realmente não quebram, mesmo com o miolo original.
comparando, tem um colega que turbinou uma mecânica 1.6 g4 totalflex(mais de 11 de taxa) e com 0,8 chegou nos 173 hp nas rodas, acelera o carro sem dó a mais de um ano e até agora trocou bomba de combustível e embreagem.
o problema do vira 2.0 é exatamente as bielas, ele deita muito elas…
não acho que compensa usar taxa alta, sempre usei 8,5:1 e nucna quebrei 1 motor... ja cheguei a andar de 1.6 com 1,2kg e junta de papel, nada de quebrar.
e outra, eu tenho um 2.0 com 8,5:1 de taxa e empurra lindo uma .50 .84 com eixo 64mm e rotor 60m....
torque em baixa é oq nao falta.
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acho q falta acerto nesses carros ae… não to querendo ofender ninguem, mas quem coloca 2,8 bar de turbo em um 1.9 e tira somente 245 cv tem coisa errada.
concordo
eu tirei 252cv na roda com um 1.9, cabeçote std, 3e e 1,4kg .
outra coisa, 173cv no 1.6 é pra não quebrar mesmo nem segurando final de quinta ps…
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e outra, eu tenho um 2.0 com 8,5:1 de taxa e empurra lindo uma .50 .84 com eixo 64mm e rotor 60m….
torque em baixa é oq nao falta.
qto de pressão nessa config. vc está usando, até qto de pressão dá pra empurrar nessa config?
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qto de pressão nessa config. vc está usando, até qto de pressão dá pra empurrar nessa config?
então cara, o motor é forjado.
no momento t usando 1,2kg só pra não mandar cambio pra casa do caralho hehehehe
mas pretendo andar com 2kg nela.
masi doque isso só com uns pneus racing.