Alguem ja viu esse sistema aqui??
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gambi mais ou menos…
o oleo dentro pode durar mt mais q o motor(dependendo do tipo de oleo...), vide os compressores de eaton... a vida util do oleo dele eh maior q a vida util do motor...
c fizer umas polias melhores e usar uma correia mais grossa, acredito q funcione sim...
e sanna eh sim uma parte fria de uma turbina com a parte central dela adaptada...
a coisa não funciona assim desse jeito.
um eixo, que vai utilizar certo tipo de óleo, a uma certa pressão, terá um tipo de folga. vc não pode fugir disso.
os compressores da eaton e de tantos outros funciona selado, a exemplo de uma caixa de câmbio porque foram projetados para isso. o óleo é mais espesso, as folgas são diferentes, muda tudo.
francamente, isso daí é gambiarra demais pra ser verdade.
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duvido que ali tenha multiplicador de rpm ao ponto de fazer o rotor do compressor dechar nos 60.000 por exemplo…
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para matar essa curiosidade basta fazer a proporção rotor do compressor x polia do carro, ou não?
abraços.
concordo, porem 60.000 é apenas pro danado descolar pressao… podendo chegar a 120.000 rpm
da pra ver que ali é um motor de chevas, se for std mal bate 6000... teria que ter uma polia 6x menor pra descolar pressao, porem ela é quase do tamanho da do alternador...
então, se for um eixo do compressor ligado na relacao 1:1 da polia menor... acredito que não vira...
agora, se tiver um multiplicador ali dentro...
ps: e aquela correia...
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tb so estamos vendo 1 lado da polia, tem q ver c no lado do vira ela não eh grande, ai multiplicaria…
mas mesmo assim a correia eh mt fina pra aguentar tanta rotação...
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flavio… isso é um opala 4cc...
nao sei se tem diferença....
quanto teria que ser a rotaçao para gerar uns 0,6??
alguem sabe me falar??
vishhhhhhhhhhhh
2500cc com aquele compressorzinho? pra descolar pressao haja giro…
se eu fosse fazer um teste desse, com certeza eu tentaria com um puta compressor, um .70 com rotorzao... pois se a relação é direta rpm do motor com rpm do compressor, melhor que seja um grande não?
ps: aquela correia...
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entao flavio, mas se eu entedi oque vcs falaram, pode até ser que funcione, desdeque dimensione o tamanho da polia, certo??
como eu faço o calculo para saber quantos rpm precisa para o compressor gerar 0,6 bar??
ps, estou olhando isso para um amigo que ficou muito interessado no sistema…
, meu carro esta sendo montado aspro...
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ola amigo sanna10,
para se saber qual a rotacao para o motor 2.8 e ou 2.4….
todo compressor possue o seu mapa ( pressaoxvazaoxrotacaoxeficiencia), com ele que define a aplicacao...
sobre a relacao de polia e´diferenta pelo diametro; (polia 01 / polia 02)
fica facil imaginar que a relacao devera ser no minimo 10:1...
desta forma se a polia tem 4cm a do virabreguem derera ter 40cm (nada pratico )
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assim de primeira vista parece que está com uma multiplicação 2:1 . motor de opala girando a 5000rpm, = 10.000 rpm no compressor. ineficiente.
flavio, qual o problema com a correia ??? quem tem girar 80.000rpm é o rotor do compressor, não o motor. a correia continua girando na rotação máxima do motor, ou seja 5.000 rpm. tranquilo.
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assim de primeira vista parece que está com uma multiplicação 2:1 . motor de opala girando a 5000rpm, = 10.000 rpm no compressor. ineficiente.
flavio, qual o problema com a correia ??? quem tem girar 80.000rpm é o rotor do compressor, não o motor. a correia continua girando na rotação máxima do motor, ou seja 5.000 rpm. tranquilo.
se realmente está girando só isso e dando 0,7kg provavelmente o rotor não é o original….
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se realmente está girando só isso e dando 0,7kg provavelmente o rotor não é o original….
provavelmente não está dando é nada…
busque o tópico sobre mapas de compressores e dê uma olhada nas velocidades necessárias para gerar xpressão e yvolume. esta relação não vai fazer nem cócegas... em compensação o mancal do eixo vai embora em menos de dois meses, pois ele foi feito para trabalhar flutuante e lubrificado constantemente (quem aqui não sabe que o calcanhar de aquiles de um turbocompressor é a lubrificação do mancal??) e com esta correia gerando força lateral.... não vai dar nada certo.
mas... quem faz isto não quer algo funcional e forte... e sim quer algo diferente...
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provavelmente não está dando é nada…
busque o tópico sobre mapas de compressores e dê uma olhada nas velocidades necessárias para gerar xpressão e yvolume. esta relação não vai fazer nem cócegas... em compensação o mancal do eixo vai embora em menos de dois meses, pois ele foi feito para trabalhar flutuante e lubrificado constantemente (quem aqui não sabe que o calcanhar de aquiles de um turbocompressor é a lubrificação do mancal??) e com esta correia gerando força lateral.... não vai dar nada certo.
mas... quem faz isto não quer algo funcional e forte... e sim quer algo diferente...
levantou um ótimo ponto…
vai ter uma força lateral constante no mancal...
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e pela foto, ta parecendo que não tem nenhum tipo de transmissão ou engrenagens para aumentar o giro da turbina, parece que é um eixo direto da polia para o rotor da caixa fria…
tem que ter algum tipo de transmissão, já que a turbina pra gerar pressão tem que estar de 80.000 rpm pra mais, e como o carro vira no máximo 7k, se for um eixo só como esse na foto do tópico acho dificil dar pressão…
eu to vendo pelo menos 2 engrenagens de redução ali dentro, bem no meio, paralelo ao rotor frio, do lado direito…
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também sou da opnião que se não houver alguma transmissão para elevar o rpm do motor pra pelo menos uns 80k rpm, não vira… no caso, ajudaria também usar um rotorzão frio monstro/diesel e uma caixa fria menor, tipo uma .42, para dar pressão antes, não?
teve uma época que fiquei mto interessado nisso, mas acabei desistindo por causa da transmissão, pretendia usar uns rolamentos para alta rotação, blindados da skf, sem admissão de oleo...
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bom, pode parecer mentira, mas ainda estou vivo uahiuaha
e sobre a foto, nossa me desculpa, mas aquilo pra mim esta longe de funcionar mesmo.