Diferencial do marea no cambio do palio
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galera, ja ouvi varias vezes que serve, mas as vezes aparece gente falando que nao serve?
afinal, serve ou nao?
meu cambio bixou, nao entra a segunda mais. sincronizado foi pro saco por idade, nada de moeção. tem 229 mil km.
queria aproveitar pra trocar o diferencial pra alongar, pq o cambio original é curto d+… alguem sabe?
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pelo visto, claro que tirar o diferencial inteiro do marea, com caixa satelite e tudo e querer colcoar no palio nao da certo pq os eixos sao diferentes, palio usa triseta e marea usa homocinetica e tudo mais. mas ja que ouvi nego dizer que colocou a quinta marcha do siena 1.3 16v no marea (é a relacao de quinta mais longa da fiat), ou seja, se a quinta serve no eixo do marea, com certeza o pinhao do marea serve no eixo do palio, e a coroa basta desparafusar da caixa satelite do marea e parafusar na do palio… acho que assim da certo, ja vi o diferencial do marea na mao, e aparentemente a coroa serve no palio, mas nao cheguei a desmontar pra testar de verdade.
infelizmente acho que nao vai dar tempo, vou arrumar o cambio hj e nao arranjei um diferencial pra colocar...
tucano, o diferencial do 1.6 16v é 9% mais longo que do 1.3 16v, mas a quinta do 1.3 16v é 8% mais longa, o que faz a relacao de quinta ficar praticamente igual. queria um mais longo, pq 9% é pouco... mas acho que vai ficar como ta mesmo...
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ehehehe esqueci desse leve detalhe. do seu ser 13. 16v
a coroa do dif do marea e o mesmo tamanho do palio porem tem que trocar o pião e outras coisas que não lembro, quando meu cambio moeu consegui o dif, mais acabou não casando com o resto. ai troquei somente os sincronizadores.
o fofura utilizava na fiat fire turbo dele, ou seja não é impossivel mais da trabalho. o ideal e comprar um cambio de colocar do lado e vai pegando o que precisa.
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bom, ja arrumei o cambio… no fim, nao descobrimos exatamente porque a segunda nao entrava. descobrimos um dente da quarta quebrado, e a unica teoria que conseguimos bolar é que o pedaco caiu no fundo da carcaça, e a segunda é embaixo e no sentido em que o trambulador quase encosta na carcaça, entao um pedaco ali nao permitiria o engate completo. o unico problema é que nao vimos esse pedaço...
foi um pouco dificil de achar a engrenagem pq nao é original, mas sim do tipo 2.0. mas achamos.
o unico diferencial que achei que servia com certeza era apenas 5% mais longo. entao nao troquei... vou continuar procurando e deixar separado pra proxima vez que tiver que trocar.
coloquei disco de embreagem trançado de competicao da ff. vamos ver como se comporta. o carro voltou a andar hj, e por enquanto a embreagem está otima, agarrando mais que a original, e a tendencia ainda é melhorar um pouco quando gastar um pouquinho.
tirei fotos do diferencial do palio, e aproveitei pra tirar do tempra, que nao serve no palio de jeito nenhum. na recondicionadora de cambio onde encontrei a engrenagem da quarta e o diferencial 5% mais longo o kra disse que do marea serve sim e ficou de procurar. se ele achar, vou comprar e deixar guardado pra proxima.
em resumo, meu cambio com 230 mil km está em otimas condicoes. a engrenagem da quarta foi trocada, daí ter quebrado. vai saber de onde veio essa engrenagem. tanto garfos quanto aneis sincronizadores e rolamentos estavam ótimos, entao troquei apenas os aneis da primeira, segunda e terceira pq sao baratos.
isso serve pra tirar o mito de que fiat gasta garfos como dizem, ainda mais que o meu é turbo desde os 76 mil km. o que gasta garfo é andar com a mao na alavanca e nao trocar o oleo.
ainda nao tenho certeza se realmente as pecas do cambio do marea servem no palio, segundo o kra servem, mas só vou ter certeza quando fizer a troca.
valeu ae galera. abraço
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o meu é da primeira geracao, as pontas dos garfos nao sao de naylon como os novos e nao gastaram… recomendo nao descansar a mao na alavanca, e trocar o oleo do cambio a cada 60 mil km no maximo, pelo visto funciona…
lost, desculpa intrometer o assunto do tópico…mas qual oleo usar, e como trocar?
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o meu é da primeira geracao, as pontas dos garfos nao sao de naylon como os novos e nao gastaram… recomendo nao descansar a mao na alavanca, e trocar o oleo do cambio a cada 60 mil km no maximo, pelo visto funciona...
não sou motorista de onibus pode deixar eheheh
porem sou o 5º dono do carro, não posso responder pelos outros.
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lost, desculpa intrometer o assunto do tópico…mas qual oleo usar, e como trocar?
é só usar o oleo original do carro, recomenddado no manual do carro… a maioria dos carros usa oleo 90 no cambio. no palio, o oleo é 80 e se nao me engano, os ford usam oleo 75 no cambio.
pra trocar oleo do cambio é um pouco chato pq tem que ter um funil com uma mangueira pq o oleo é colocado por um parafuso em cima, ou com aquelas bombas que poe o oleo a granel. alem de ter a chave alen correta pra soltar o oleo embaixo e abrir o parafuso pra colocar o oleo em cima...
é só levar o carro numa casa de oleo que eles trocam o oleo do cambio na boae é mais facil do que querer trocar em casa, e é barato, por volta de 10 reais o litro do oleo. no palio vao 3 litros.
abraço
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ker 1 exemplo de como é possível?
palio 1.6 16v 1997
1ª – 3,909 – 2ª – 2,238 – 3ª – 1,520 – 4ª – 1,156 – 5ª – 0,872 – dif – 3,765
marea 2,4
relação da 1a./2a. 3,909 / 2,238
relação da 3a./4a. 1,52 / 1,156
relação da 5a./difer. 0,919 / 3,353
note q de 1ª a 4ª as relações são identicas
a 5ª do palio é mais longa e o diferencial do marea é bem + longo.
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fica esperto com o diferencial do marea
a caixa do marea 2.0 e do marea 2.4 são identicas, exceto pelo diferencial, que é mais longo no marea 2.4
olhando por fora, é impossivel saber se a caixa é de marea 2.0 ou 2.4
a unica forma de saber é abrindo e contando os dentes do diferencial
no 2.0 é 15/58 e no 2.4 é 17/57