Oléo sintéco ou mineral?
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o sintetico afina mais rapido que o mineral, por sua formula de ação ser quimica. ao contrario do mineral.
agora o ideal e usar a especificação de fabrica.
antes de entender um pouco sempre usei mineral no meu ap2000 20w50, e tive duas vezes problema de lubrificação e o pino de pistão foi para o saco, nessa ultima fiz e resolvi sequir o que manda no manual e etiqueta que esta no caput, e recomendam 20w40 e não 50.
sem problemas ate agora.
o problema é que a especificacao da fabrica é pro carro original. quando vc instala um turbo, nem todas as especificacoes de fabrica serao ideais…
por um tempo eu usei o oleo original do meu carro, mas a t2 fumava muito. depois usei o valvoline turbov, mas deixei de usar por ele ser sj. hoje uso o mobil sm 20w50, há pelo menos 100 mil km. a turbina esquenta muito o oleo, muito mais do que foi testado pela fabrica com o motor original. ai que eu acho que temos que rever sobre o oleo. monitorar a pressao do oleo depois de dar uma bela assada no motor é uma boa pra ver se o oleo ta afinando muito, daí pode-se pensar em testar outro oleo.
o turbov nessa questao é legal, afina menos. mas a especificacao sj me deixou com o pé atras.
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eu uso valvoline compettion sl 20/50 e quando eu acelero eu acelero até vira agua e nunca tive problemas.
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eu estou usando shell helix 15w-50 + militec-1, até agora estou gostando do resultado, partida suave na primeira partida e o motor parece mais eficiente ao subir o giro…
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só uso o havoline sl 5w30 mineral + militec, faço as trocas de 5000 em 5000km. nunca tive problema nenhum de lubrificação.
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já usei bastante lubrax sl 20w50… sem problemas... tava queredo passar pra helix plus ( semi sintetico ) mas agora fiquei com pé atras, apesar de ele estar nas especificações do vw pros ultimos aps que sairam...
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passarei a utilizar o valvoline competition plus 20w50 sl com militec.
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mas sintétioc não foi feito exatamente para suportar melhor temperaturas?
e indicado para trabalhar com motores de alta tecnologia.
motor ap, sevel, fiasa, gm familia i e ii não tem necessidade nenhuma de usar óleo sintético.
usando óleo de marca, filtro bom, trocando no máximo na km indicada no óleo, não da problema.
eu usei por 2 anos óleo selenia vs plus 20w50 no meu ap 1.8 std turbo e sempre troquei com 2.500~3.000 km junto com o filtro e nunca tive problemas. hoje mudei para valvoline competiton plus 20w50 sl, ainda não coloquei no carro mas a caixa de óleo ja está em casa hehehe…
além do mais, um bom óleo sintético é bem caro, na faixa dos r$ 25,00 o litro pra mais...
será que no wikipedia tem comentários técnicos sobre óleo?