Saindo do forno
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so para completar as informações eu to usando bicos de vectra (2.2 ou 2.4) flex, rodando a 3 bar de pressão. tinha esperança de que eles iam dar conta do recado, antes com os 160 hp s eu usava o de astra flex, proximo da saturação, porem davam conta do recado.
admito que espero esta saturando os bicos mesmo, acho que é um momento de certa felicidae (apesar do $$$) quando um carro aspirado satura os atuais bicos quer dizer que tem mais hp s para serem soltos do motor então
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cara no td eu tive aluns problemas típicos de montagem de ultima hora, eu tava (ainda estou)enrolado de tempo com termino do meu mestrado, eu literalmente paguei para ver mesmo sem saber se estava tudo certo.
o primeiro problema foi o enquadramento do comando que estava errado, que aliado a uma correção maluca de -5 gruas no mapa de ponto que ja estava bem conservador, andei com coisa de 20 graus de ponto final, o que castrou o carro completamente. porem o pior foi uma porcaria de uma mangueira do manometro de óleo que soltou na sul, nesta o carro ficou sem óleo e rodou cascilho
o eixo era novo comprado na gm, acabei voltando para o meu antigo (tambem comprado novo quando montei o motor 16v) as bielas e pistões, talvez por serem forjadas, aguentaram. aproveitei para montar com as cornetas do mesmo tamanho, e ja com um filtro de ar pegando todas elas, e com as polias reguláveis da sbd para conseguir o enquadramento cooreto dos comandos, alem de ter uma facilidade para no dyno achar o enquadramento ideal.
agora vou ter bastante tempo ate o td de outubro (jpa) para acertar o carro, e estou querendo andar tambem no de interlagos no final do ano.
eu so tenho que defender a minha tese para voltar a ter tempo e $$$ para finalizar as coisas.
que merda isso. já aconteceu comigo também e por sorte caiu no 4x1 e fez fumaça, parei antes que rajasse. bom, deu que nunca mais usei manometro de oleo ( se um dia tiver $ pra colocar um eletrico talves coloque ). confio muito mais na luzinha do painel, pelomenos ela nao dá dessas.
com o user renato gts do forum tb aconteceu mesma coisa.
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passei o dia todo encucado com a conta da saturação dos bicos eu eu fiz, e finalmente (depois de um dia perdido de trabalho com isto na cabeça) me deu um estalo, apesar do motor esta a 7.500 rpm, um ciclo de queima ocorre a cada dois ciclos, logo não estou a 115% de saturação, e sim em apenas 58%…
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tio américa, é o seguinte… primeiro preciso saber se sua injeção é sequêncial ou simultanea.
se ela for simultanea (ft, his, digipulse) a cada rpm do motor vc tem sim uma batida do injetor, motor 4 tempos, 1 ciclo cada 2 voltas do motor, então se sua injeção for simultânea vc vi estar sim com os injetores a 100%, ou seja em aberto direto.
agora se sua injeção for sequêncial, aí sim a conta é outra. voce ainda tem que levar em conta a histerese do injetor, que é o tempo que ele leva pra abrir.
mas se vc usar injetores do vectra 2.2 ou 2.4 originais provavelmente eles estarão pequenos sim, o que vc pode fazer é aumentar a pressão de combustível pra até 4,5 bar pra injetores de alta impedância, mais do que isso vai te trazer problemas.
abraços.
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cara agora você me pegou.. a injeção eu creio que seja simultanea sim, uma vez todos os bicos são ativados ao mesmo tempo, ate por que estão ligados nela por um fio so. sequencial teria que ter uma ligação independente para cada um ne?
você acha que e ecu esta mandando 9 milisegundos a cada ciclo? (apensar dele ser de apenas 8 msec) ou seja cada cilindro recebe 9 msec de combustivel que ficam retidos no coletor no cilico de escape depois mais 9 durante a admissão?
de qualquer forma hoje de noite eu vou ver qual valor de saturação que a injeção ta me infromando, acho que é a forma mais fácil de saber se esta saturado ou não
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qto ao tempo de injeção vc já se respondeu… só atente para deixar uns 20% de folga.
e vc pode conferir se os tempos de injeção abaixam com o aumento da rotação?? e quanto? estou com o mesmo comportamento no bico auxiliar de um corsa, mas não tenho os dados dos bicos originais, pois a injeção original que os controla.
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fiz o teste definitivo hoje, e aqui estão dos resultados:
fiz uma puxada de terceira de mais ou menos 2000 ate 8000 rpm, fiz um grafico com os dados do dataloging da meb, botei o rpm em azul (escala no lado esquerdo) e a saturação dos bicos em porcentagem em vermelho (escala do lado direito). tem uns ruidos malucos no início do grafico, tenho que ver exatamente do que se trata, se for algum malcontato, ou erro de leitura do sinal de rotação eu tenho que resolver logo. porem isto ja é outro asunto…
como eu sempre esqueço de alguma coisa, eu esqueci de botar o valor da sonda no gráfico, porem posso dizer que de alta o carro ainda ta magro, a leitura fica entre 0.89-0.92.
no pico do grafico, a aproximadamente 8.000 rpm, a saturação esta em 96%, na prática ate mais, a injeção que esta castrando o valor que eu boto no mapa. considerando 80% de saturação um valor limite, os bicos so alimentam ate uns 6.500 rpm.
esta difereça sera que eu consigo tirar auemetando a perssão de combutível apenasó hoje em dia eu opero com 3 bar. aumentando para digamos 4.5 bar, qual o aumento na vazão dos bicosó alguem recomenda algum outro bico se for o caso?
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pelo visto teu regulador de pressao nao é fixo, entao vai testando.. acho que pular pra 4.5bar de uma vez é muito, tenta com 3.5bar e testa. vc tem todos os instrumentos para ver isso. só tem que ver ( eu nao sei ) se bicos multi tem limite de pressao que aguentam, mas acho que ate 4bar vai tranquilo.
abs
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pior que não, uso regulador fixo de 3 bar… pelas contas que eu fiz, se eu for para 4 bar eu teria 15% a mais, mesmo indo para 5 bar que me daria 28% a mais de fluxo eu talvez resolva o problema, porem com saturação de mais de 80% e forçando a barra legal na pressão.
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pior que não, uso regulador fixo de 3 bar… pelas contas que eu fiz, se eu for para 4 bar eu teria 15% a mais, mesmo indo para 5 bar que me daria 28% a mais de fluxo eu talvez resolva o problema, porem com saturação de mais de 80% e forçando a barra legal na pressão.
nao sei como é o regulador do corsa, mas acho que vale a pena arriscar um de 4bar e ver como fica, pelo menos os que ja tive que usar nao sao caros.
ja o da spa regulavel acho que ta uns 200 contos
abs
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fui no carro para verificar o código dos bicos : 0 280 156 261 na tabela que eu tenho ele não cosnta, procurei rapidamente na internet porem tambem não ahcei nada.. alguem tem alguma tabela que consta este bico? queria verificar a vazão dele para ter uma noção melhor do que eu tenho que usar.
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até 90% de dc ainda é aceitável…
vc precisa ir de 0,92 pra 0,86... num é muita coisa naum... 7% em massa
acredito que com 3,5bar já seja suficiente... se naum com uns 3,8bar (igual usa celta e os returnless) deve fechar e ainda dar pra diminuir o dc um pouquinho...
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oi, não achei a vazão desses injetores na minha tabela, mas provavelmente eles são de alta impedância certo? então voce pode puxar até 4,5 bar de pressão de combustível, mais do que isso eles se tornam instáveis. com um aumento de 3 pra 4,5 bar vc vai ter um aumento de 21% de vazão (14% de 3 pra 4 bar).
vai mudar tambem a histeresse, mas isso não vai te atrapalhar em nada.
pra andar com 220cv no alcool o ideal pra vc seria um jogo de injetores com 6 g/seg (50 lbs/h).
eu tenho um jogo aqui pronto de 6,6 g/seg qualquer coisa entre em contato comigo.
abraços.
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cara, posso esta enganado, porem um amigo meu, que ate me recomendou para o forum a muito tempo, e quem criou este tópico, o andrson torres tinha comentado que você trabaha ou tem algum tipo de vinculo com o daltom, que pelo que dizem faz um retrabalho nos bicos que ja foi elogiado por pessoas que eu julgo bem chatas.. confere isto?
enfim, tinha pensado em arrumar uns bicos, ou aumentar estes meus para alguma coisa proxima de 5lbs/h… vale a pena fazer com o dalton? vcs recomendam alguem? estes meus não vão ser úteis, para mim não é jogo simplesmente comparar um novo qualquer coisa a basa da toroca, ou com retrabalho deles seria mais interesante ($$$)
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oi, não achei a vazão desses injetores na minha tabela, mas provavelmente eles são de alta impedância certo? então voce pode puxar até 4,5 bar de pressão de combustível, mais do que isso eles se tornam instáveis. com um aumento de 3 pra 4,5 bar vc vai ter um aumento de 21% de vazão (14% de 3 pra 4 bar).
vai mudar tambem a histeresse, mas isso não vai te atrapalhar em nada.
pra andar com 220cv no alcool o ideal pra vc seria um jogo de injetores com 6 g/seg (50 lbs/h).
eu tenho um jogo aqui pronto de 6,6 g/seg qualquer coisa entre em contato comigo.
abraços.
ahei uma tabela aqui, ou melhor um amigo meu me mandou, e tem este meu bico, os dados são os seguintes:
q-dyn with 300 kpa, ti 2,5 ms (g/1000 imp.) ==> 5.63
estas malditas unidades de bicos me tiram do sério, cada tabela tem um valor diferente.. porem cagando uma regra aqui, imagino que seja na mesma unidade que você falou, ou seja este seu bico é 17% maior do que o meu atual… acho que eu teria que ter alguma uma coisa com uns 30% a mais ou seja 7.3 g/sec... você tem alguma coisa maior ai?
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tio américa, a vazão desse injetor que vc descreveu não deve ser tudo isso não… pra vc ter uma idéia o maior injetor nacional é o do tempra turbo/marea turbo e tem 3,95 g/seg, o da rs2 por exemplo tem 4,5 g/seg mas não pode rodar com alcool pois é de ferro.
amanhã vou falar com o dalton pra ver se ele já mediu esses injetores que vc usa.
voce sabe de que carro vieram esses injetores?
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parece que são de vectra 2.4 flex. eu usava de astra alcool no meu carro antes dos comandos e itb s, torquei com um amigo meu que montou um corsa de turismo aqui no rio, na época o regulamento não deixava usar ecu sem ser a original, ai eles usavam estes bicos por que alimentava o motor de alta apesar da ecu original do carro.
com a alteração do regulamento, ele esta usando um ft no carro dele, ai trocou comigo uma vez que ele não tinha mais por que usar um bico tão maior no carro.
se quiser a tablea que eu tirei os dados dele estão neste link:
http://www.tecgraf.puc-rio.br/~ccampos/pes…jector_data.xls
lembrando que o código dele é (0 280 156 261)
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os do astra 2l álcool são iguais a esse seu,os laranjinhas?
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peguei com um amigo meu o código do astra alcool (sim o laranja) para comparar na mesma unidade nesta tabela, o código dele é 0 280 156 086.
na unidade que esta la ele tem 6.7 de vazão a 3bar, o meu tem menos do que ele, 5.63 no teste a 3bar, porem na tabela fala que ele é feito para operar a 4 bar.. ainda assim mesmo que eu diga que ele vai ganhar uns 15% por operar a 4 bar, ele ainda fica ligeiramenet atras em termos de vazão do do astra rodando com 3 bar.
se eu pegar o de astra e rodar ele a 4 bar, o que não é absurdo, suposatmente eu vou ter um pouco mais do que os 30% a mais do que eu quero de vazão.
tem alguma coisa muito fétida nisto tudo.. vou tentar um teste definitivo numa maquina destas de limpesa de bicos para comparar ambos.
se os códigos forem estes, e a tabela estiver correta, basta voltar para os de astra e rodar com eles a 4 bar que eu resolvo os meus problemas.
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