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Dúvida : gm 1.8 x fiat 1.6 16v x vw 2.0

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • D Offline
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    Dubasan
    escreveu em última edição por
    #1

    quando for trocar meu carro penso em algumas opções, mas em 2 delas não tenho muita base sobre a preparação que desejo aplicar.

    a idéia é forjar o motor (pistões e bielas) e socar um turbo (provavelmente .50) + intercooler + bico-extra controlado por his outro gerenciador.

    opções :

    1- santana 2.0 gasolina 2003

    2- corsa 1.8 gasolina 2003

    3- brava 1.6 16v

    o santana é tranquilo, todo mundo sabe o que pode ser feito nele.

    as dúvidas são o motor gm 1.8 dos corsa e o 1.6 16v do brava.

    para o 1.8 gm sei que existem bielas e pistões forjados. para o motor fiat já não sei.

    qual a opinião de vocêsó quero um carro (completo) confiável pro dia-a-dia com possibilidades de espancos por aí. qual seria a sua opção no caso? isso independente do preço do carro ou das peças que, tirando o santana, não são das mais baratas.

    abraço.

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    • P Offline
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      PrEsA
      escreveu em última edição por
      #2

      dado que tudo vai ser forjado, os custos são parecidos, exceto para câmbio que é o limitante em meu corsa e também seria no fiat.

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      • D Offline
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        Dubasan
        escreveu em última edição por
        #3

        dado que tudo vai ser forjado, os custos são parecidos, exceto para câmbio que é o limitante em meu corsa e também seria no fiat.

        é, primeiramente, eu não teria a intenção de forjar câmbio, no máximo alongar o diferencial ou a 5a. marcha. caso a coisa exploda, aí é outra conversa.

        quanto vc usa de pressão no seu corsa? é 1.8 é teria especificações?

        faz muito tempo que só tenho vw (sendo entre eles 2 carros com motor 1.0 16v que turbinei), e preparações de outros motores eu nunca acompanhei em detalhes ou até mesmo os resultados.

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
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          Tucano
          escreveu em última edição por
          #4

          te digo que esse motor 1.6 16v já é bem fortinho. outra com pouca pressão rende muito pocotos.

          porem toda via, vai sofrer para encontrar alguem me mexa com ele.

          eu penei tanto que me especializei em step a e step b (coletor de plastico)

          não é qualquer gerenciador de funcione nessas ecu.

          mais para vc ter uma idea meu irmão tem um é ate aqui do forum tem 1.6 16v t com 0,4 press

          deve estar beirando ai uns 160 cvs

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            Dubasan
            escreveu em última edição por
            #5

            te digo que esse motor 1.6 16v já é bem fortinho. outra com pouca pressão rende muito pocotos.

            porem toda via, vai sofrer para encontrar alguem me mexa com ele.

            eu penei tanto que me especializei em step a e step b (coletor de plastico)

            não é qualquer gerenciador de funcione nessas ecu.

            mais para vc ter uma idea meu irmão tem um é ate aqui do forum tem 1.6 16v t com 0,4 press

            deve estar beirando ai uns 160 cvs

            fala tucano, blz?

            meu sogro teve até pouco tempo uma strada 1.6 16v e realmente o motor era bem gostosinho, sempre fiquei imaginando ela com um caracol da felicidade hehehe

            vc sabe se existem bielas e pistões forjados pra esse motor? ainda não fui atrás de saber, por isso estou perguntando aqui no fórum.

            o preparador do meu carro já montou um siena 1.6 16v com 8 bicos + his, mas não vi como ficou o carro. no caso do 1.6 16v acho que a .50 seria um pouco grande, o que vc acha? uma gt25 creio que seria mais a cara desse motor.

            meu desejo é passar dos 250cv, ou pelo menos essa marca, sem precisar de o´ring no cabeçote, dutos, etc…

            mas até onde sei e vi, o coletor de admissão desse motor é de alumínio, não é? tem versão de plástico???

            aqui o link dos meus filhotes :

            http://www.cardomain.com/ride/594886

            http://www.cardomain.com/ride/2474881

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
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              Tucano
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              #6

              fala tucano, blz?

              meu sogro teve até pouco tempo uma strada 1.6 16v e realmente o motor era bem gostosinho, sempre fiquei imaginando ela com um caracol da felicidade hehehe

              vc sabe se existem bielas e pistões forjados pra esse motor? ainda não fui atrás de saber, por isso estou perguntando aqui no fórum.

              o preparador do meu carro já montou um siena 1.6 16v com 8 bicos + his, mas não vi como ficou o carro. no caso do 1.6 16v acho que a .50 seria um pouco grande, o que vc acha? uma gt25 creio que seria mais a cara desse motor.

              meu desejo é passar dos 250cv, ou pelo menos essa marca, sem precisar de o´ring no cabeçote, dutos, etc…

              mas até onde sei e vi, o coletor de admissão desse motor é de alumínio, não é? tem versão de plástico???

              aqui o link dos meus filhotes :

              http://www.cardomain.com/ride/594886

              http://www.cardomain.com/ride/2474881

              realmente esse motor me surpreendeu e muito.

              tambem sempre fui ap e familia ii, meu irmão foi e pegou o palio meio desacreditado.

              não deu outra depois de 3 anos me rendi a familia palio 1.6 16v

              a turbina dele é uma apl240 a minha ainda não instalei mais é uma k16.

              quanto as partes forjadas, sei que tem da pistão da iapel , agora biela não tenho conhecimento, ate porque a original e grossa a para caramba.

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                Dubasan
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                #7

                realmente esse motor me surpreendeu e muito.

                tambem sempre fui ap e familia ii, meu irmão foi e pegou o palio meio desacreditado.

                não deu outra depois de 3 anos me rendi a familia palio 1.6 16v

                a turbina dele é uma apl240 a minha ainda não instalei mais é uma k16.

                quanto as partes forjadas, sei que tem da pistão da iapel , agora biela não tenho conhecimento, ate porque a original e grossa a para caramba.

                excelente turba vc escolheu, é a com rotor de titânio e refluxo ?

                sobre as bielas fico com receio de usar as originais, já que quero andar meio enrolado na pressão usando o booster que já tenho. duvido um pouco que aguentariam o desaforo de 1.5 a 2 kg de pressão. com 1kg acredito que já chegaria aos 250cv ou próximo disso e pra andar com essa pressão não acho totalmente necessária as bielas, mas pra mais que isso, pelo menos pra ficar desencanado, seria o ideal.

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                  Tucano
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  excelente turba vc escolheu, é a com rotor de titânio e refluxo ?

                  sobre as bielas fico com receio de usar as originais, já que quero andar meio enrolado na pressão usando o booster que já tenho. duvido um pouco que aguentariam o desaforo de 1.5 a 2 kg de pressão. com 1kg acredito que já chegaria aos 250cv ou próximo disso e pra andar com essa pressão não acho totalmente necessária as bielas, mas pra mais que isso, pelo menos pra ficar desencanado, seria o ideal.

                  ela mesma.

                  sei que ate 1.2kg sei que aguenta pois disso não conheço mais ninguem que passou disso.

                  ate porque com 1.2 tem um doente argentino que instalou com intercooler, radiador de oleo e uma ecu nova e partes internas originais, bateu 282 cvs nas rodas. com 1.2kg isso tem uns 2 anos e nunca vi o cara falando em quebra.

                  porem na argentina e facil encontrar peças para esse motor. aqui no brasil pelo menos no rio eu peno.

                  1 Resposta Última resposta
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                    Tucano
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                    #9

                    ha meu coletor e cai são de inox.

                    1 Resposta Última resposta
                    • D Offline
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                      #10

                      ha meu coletor e cai são de inox.

                      tem fotos?

                      mas e o coletor de admissão? é de alumínio, correto ?

                      1 Resposta Última resposta
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                        #11

                        ela mesma.

                        sei que ate 1.2kg sei que aguenta pois disso não conheço mais ninguem que passou disso.

                        ate porque com 1.2 tem um doente argentino que instalou com intercooler, radiador de oleo e uma ecu nova e partes internas originais, bateu 282 cvs nas rodas. com 1.2kg isso tem uns 2 anos e nunca vi o cara falando em quebra.

                        porem na argentina e facil encontrar peças para esse motor. aqui no brasil pelo menos no rio eu peno.

                        na argentina eles preparam tantos fiat quanto nós fazemos vw ap

                        pô, rendeu bem pra 1.2kg deve ser obra do cabeçote 16v …

                        outro dia montaram uma ecosport 1.6 flex que com 0,9 deu 239cv pra preservar o câmbio (carro na garantia ) baixaram pra 0,6 e o dono saiu feliz da vida

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
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                          Tucano
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          tem fotos?

                          mas e o coletor de admissão? é de alumínio, correto ?

                          sim meu coletor de ad é aluminio.

                          esses motores bem feitos redem um absurdo.

                          no rally pelo menos ate o ano passado era utilizado o 1.6 16v na carroceria do palio g4.

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #13

                            daluz racing (acho que é assim que se escreve e é cadastrado no forum) tem bielas e pistões forjados para o 1.6 16v da fiat (torque é o nome do motorzinho)…

                            1 Resposta Última resposta
                            • O Offline
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                              #14

                              eu tive um siena 16v em 1998 … o povo falava que num dava certo motor 16v turbo hehehe

                              é um excelente motor... vc vai tirar perto dos 210~220cv com apenas 0,8bar

                              o mano já montou um com pistões forjados (num lembro se a biela éra), ic enorme com 0,8bar e mais 40cv de nitro... sem o nitro deu 198cv na roda...

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
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                                #15

                                parece que esse motor fiat 16v muda completamente no quesito diametro x curso dependendo do ano, certo ?

                                os mais antigos são mais giradores, menos curso…

                                os mais novos, mais curso e mais torcudos....

                                confere ?

                                1 Resposta Última resposta
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                                  #16

                                  parece que esse motor fiat 16v muda completamente no quesito diametro x curso dependendo do ano, certo ?

                                  os mais antigos são mais giradores, menos curso…

                                  os mais novos, mais curso e mais torcudos....

                                  confere ?

                                  certo, o mais facil identificar assim se tem coletor de plastico e o mais torcudo. e o aluminio mais girador.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
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                                    #17

                                    lembro da brava do meu pai que usava esse motor.

                                    puta carro gostoso de torcar, isso pq o brava era bem pesado, com um caracol, devia ficar mt :nnn:

                                    eu iria de brava sem pensar 2 x, carro completo, confortavel e gostoso de andar.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
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                                      #18

                                      sim meu coletor de ad é aluminio.

                                      esses motores bem feitos redem um absurdo.

                                      no rally pelo menos ate o ano passado era utilizado o 1.6 16v na carroceria do palio g4.

                                      de vez em quando assisto na espn ao rally nacional, o tedesco passa voando sempre hehehe

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #19

                                        daluz racing (acho que é assim que se escreve e é cadastrado no forum) tem bielas e pistões forjados para o 1.6 16v da fiat (torque é o nome do motorzinho)…

                                        vlw, coisa. assim que me decidir sobre o modelo de carro falo com eles. uma coisa que me leva um pouco mais pro lado do corsa 1.8 é a facilidade de mexer nesse motor, inclusive para subir a cilindrada (coisa daquele lema americano : nada substitui a cilindrada). só com pistões de diâmetro um pouquinho maiores e mais nada (já que vou forjar…) já sobre pra 1.9 e depois, se quiser colocar até um 2.2 ou 2.4 no lugar do motor 1.8 nem a seguradora saberia de nada claro que sem o kit felicidade ...

                                        mas ainda não me decidi, estou procurando relatos dos donos desses carros (brava e corsa) pra me decidir.

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                                          #20

                                          eu tive um siena 16v em 1998 … o povo falava que num dava certo motor 16v turbo hehehe

                                          é um excelente motor... vc vai tirar perto dos 210~220cv com apenas 0,8bar

                                          o mano já montou um com pistões forjados (num lembro se a biela éra), ic enorme com 0,8bar e mais 40cv de nitro... sem o nitro deu 198cv na roda...

                                          seria legal se tivesse uns pistões de medida um pouquinho maiores, pra subir um pouco a cilindrada. o linea (novo fiat) vai ter motor 1.85 litro, desenvolvido a partir do 1.6 16v argentino que equipou marea, brava e doblò.

                                          1 Resposta Última resposta

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