Parati 1.8 mi turbo
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a minha é uma parati 2.0 giii, rodo com 4 bicos originais retrabalhados (não sei dizer o quanto aumentou de vazão) + 1 bico auxiliar verde (gol i) controlado pela digipulse pressure. rodo todos os dias, andando numa boa sem pisar toda hora faz uma média de 6 km/l na cidade e uns 9 na estrada. já cheguei a ótimos 11 km/l na estrada rodando a 100 - 120 km/h. tá mais econômica q muito carro com motor original de cilindrada semelhante rodando na cana.
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eu prefiro suplementar exatamente por causa disso
o carro só vai beber mais quando precisar
cara , isso é pregação da igreja do cm e não existe.
se o carro tiver sempre em lambda a economia é a mesma e não interessa qtos bicos ele tem.
to aqui p provar e apostar c quem quiser sobre isso. (só não liguem me esculachando)
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cara , isso é pregação da igreja do cm e não existe.
se o carro tiver sempre em lambda a economia é a mesma e não interessa qtos bicos ele tem.
to aqui p provar e apostar c quem quiser sobre isso. (só não liguem me esculachando)
bom gaucho, eu prefiro nao entrar nessas discussõe xiitas, mais a parte que falei sobre suplementar, é com base no que eu tenho de experiência por aqui onde eu moro.
os carros que só tem 4 bicos, e muita potencia, tem que ter bicos muito grandes pra conseguir suprir a tal potencia qdo esta cheio… então corre o risco de ficar enormes para.... a marcha lenta, por exemplo
eu não entendo de bico injetor e nao sei até onde da pra diminuir a pulsação sem interferir na linearidade do motor em baixa. até por que eu nunca usei nada assim, mais os exemplos que já vi pessoalmente por aqui na região.... nenhum passava de 4km/l
eu prefiro suplementar, pq é mais simples e até hoje nao me deu nenhum problema.... meu carro faz de 5.5 a 6.5 km/l, dependendo de como anda, na cidade (eu só ando enrolado).. na rodovia, carregado, 120 +/-... faz 10,5 km/l de cambio pv.
então... pro que eu tenho de experiência, sempre recomendo auxiliar
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gaucho…
eu concordo e discordo ao mesmo tempo
qdo o mano tinha oficina ele reacertou um monte de carro que tinha hpi e bicos grandes ou o sistema powertrain com bicos grandes e chip apenas, mundando pra suplementar e bicos menores (mais chip de conversão).
na maioria esmagadora dos casos os carros ficaram mais economicos assim... coisa de pular de 5 pra 6km/l na cidade.
na teoria vc está certo, não importa se são 4 macaquinhos mijando, um baita macacão ou 4 gorilas desde que se mantenha a relação estequiometrica e emulsificação pouco importa mesmo... inclusive gera a mesma potencia... só que na pratica num é bem assim... o controle de bicos maiores é mais critico ( 5% de algo grande as vezes é muito e 10% de nada é ...nada) entre outras coisas (com bico menor a tendencia é que vc consiga emulsificar melhor a mistura (a mesma coisa com pressão de combustivel maior - até certo ponto claro)
não sei exatamente qual o motivo... mas vi muitas vezes o dono do carro achar que ficou mais economico assim com suplementar... e concordo que na teoria num era pra ser assim (até por isso as fabricas naum usam suplementar, exceto em alguns casos raros como o do tal motor lotus 4 cilindros do emme)
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talvez o principal ponto em questão seja que muitas vezes uma injeção original não possui resolução suficiente pra tocar bicos grandes… nisso eu concordo com o over sem a menor dúvida.
de 1,4 pra 1,5ms são 7% a mais de combustível, agora imagina isso num bico realmente grande. as injeções programáveis chegam a ter resolução de 1us (0.001ms) no pulso, aí dá pra controlar melhor.