Saindo do forno
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ou seja, a melhor forma de testar sem andar no carro é montar um sistema que seja o mais parecido possível com o que o bico vai enfrentar no carro.
talvez isso seja um indício de que andar no caro também é uma forma de testar. muito melhor, até. e nesse caso os siemens também não uma esculaxada nos bicos retrabalhados por oficinas especializadas em injetores.
talvez o custo seja o problema… verdade. se eu te contar quanto custaram os bicos que tão com o américa não paga nem o retrabalho feito na oficina, tendo o cliente fornecido os injetores.
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mas não tem ninguém criticando os siemens, nem tem motivo para isso mas que tem algo errado (ou no acerto, ou na pressão, ou na bomba, ou sei lá) isso tem. bicos deste tamanho tem que alimentar os 200 cavalos com bastante tranquilidade e o américa esta dizendo que já estão perto do limite.
entendeu agora?
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streit, não existe um bico um um leque excelente como vc disse acima ou melhor que outro. o que existe é cada tipo de leque de acordo com um tipo de motor, por exemplo: um motor 16v o leque do injetor deve ser em v pra pulverizar o combustível direto nas valvulas, já em alguns fiat o leque do injetor é em angulo pois o fabricante posicionou o injetor em uma posição diferente. nos carros com alta taxa de compressão aspro originais como os motores vhc dos corsas 1.0 (por exemplo)quase não existe spray, o leque é praticamente maciço pra ajudar a derrubar a temperatura na câmara.
por isso não existe o spray mais perfeito, e sim o indicado pra cada aplicação… bem como o injetor melhor pra cada motor é aquele que foi determinado de acordo com o que projeto pede.
outra coisa, essas máquinas de injeção não são adequadas pra medir nem injetores originais quanto mais esses que usamos com vazões bem maiores, primeiro que elas não tem uma fonte estabilizada, segundo que o tipo de onda que elas mandam pro injetor não tem nada a ver com a que a injeção fornece ao injetor, e outra... cada máquina daqui quando vc pede põe pra medir um injetor fica com um tempo com o injetor batendo... quer dizer não vale absolutamente nada.
é normal os fabricantes dessas máquinas dizerem que o injetor x tem de 32 a 38 ml isso é uma piada, é como vc chegar pra comprar um carro em uma concessionária e o fabricante dizer: olha o carro tal pode ter de 120 a 145cv .
pra isso é que existe um padrão mundial, como as medidas são diversas as normas se adequaram a elas então temos, nos eua lbs/h (libras por hora), na bosch g/min (gramas por minuto) e na magnetti marelli g/seg (gramas por segundo) esse adotado pelo dalton.
sempre tem que medir o injetor em aberto por determinado tempo á 3 bar (ou 45 psi pra medida em libras) e pronto.
nessas máquinas que temos aqui as que tem a opção de medir o leque ou ver o spray do injetor servem, basta colocar 3 bar de pressão e usar um injetor como padrão e os outros 3 os que vc quer medir.
qualquer dúvida estou aqui...
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obrigado rodolfo.
vc por acaso ainda teria aquelas fotos detalhadas com todo o retrabalho que o dalton faz nos injetores??? se tiver, poderia me enviar para eu novamente disponibilizar aqui no ppo??
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rs2, eu não vejo dessa forma.
pra mim, na minha singela opinião, um bico tem que injetar de maneira um pouco mais pulverizada, com um bom leque. acredito eu que um jato de combustível totalmente estratificado nunca vai promover uma boa mistura com o ar, resultando em maior consumo de combustível.
já ouvi relatos e vi algumas fotos em que aparece o spray desses siemens, e me pareceu muito bom. e é baseado nisso que irei utilizá-los, portanto ainda não posso dizer se são ou não ideais.
mas eu concordo que os bicos possam trabalhar dentro de uma faixa, entre pulverizado e estratificado, e é o fabricante do motor que precisa escolher qual característica lhe é mais necessária.
como o meu caso é de bicos adaptados, eu não tenho como determinar qual o melhor tipo de jato. escolhi então um que abre um bom leque, pois não me agrada a idéia de um jato reto, ainda mais considerando a posição que deixei o bico no coletor.
abraços.
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veja bem, estes siemens que estão com o américa e os que eu efetivamente vou usar no meu carro (são identicos em todas as características menos no tamanho pois usarei a versão de 47mm) possuem spray do tipo cone, mas também existem bicos da siemens com tipos diferentes de spray. realmente nem todos precisam ser do tipo cone apesar deste parecer ser naturalmente o melhor para quase todas as situações.
o que o rs2 falou quanto a alguns motores terem necessidades diferentes quanto ao tipo do spray está correto sim.
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o driver de acionamento da mbe pode ser fraco…
da ft é fraco, daí a necessidade de bicos monstros sempre
rodolfo ate faz um upgrade maneiro nas ft, não é?
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é faço uma modificação nas ft mas ela é necessária quando alguem utiliza apenas 4 injetores e de alta impedância, ou até 8 de alta impedância, se for usar peak and hold não vale a pena.
a diferença é absurda e dá mesmo pra alguem leigo dá pra perceber se dirigir o carro antes e
tarconal, nos injetores não tem o que mexer na parte da bobina, apenas vc pode escolher a melhor aplicação pra cada potência de injetores (de acordo com a impedância da bobina).
streit, quando o dalton retrabalha os injetores ele consegue modificar e fazer o leque como ele quer, de acordo com cada aplicação… se vc tiver a oportunidade de ver coloque um jogo de injetores delphi de corsa/celta vhc na máquina de teste e escolha a opção leque ou bico em aberto pra ver o leque, ele é praticamente maçico e isso é por causa da alta taxa.
por isso não existe o melhor leque, um injetor com um leque bem aberto no motor vhc original fica horrível, isso se não quebrar...
no seu caso mesmo sendo adaptado tem sim como determinar qual o melhor tipo de leque/spray pro seu motor.
abraços.
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essa do tipo de leque para cada motor é um novidade, eu sabia das diferenças em função de ser 16v e 8v, mas assim tão especifico eu desconhecia, alguém pode dar mais detalhes???
ps.: desculpa eu sei q o tópico é referente ao carro do tio américa, mas a curiosidade me mata
abraço
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quer dizer então que para a ft funcionar direito, mesmo com bicos de alta impedancia, é necessário comprar o peak-and-hold porque a ft originalmente é fraca para comandar os bicos?
seria mais ou menos isso?
não, não é isso… na verdade não é apenas que os drives da ft são mais fracos, tem mais detalhes mas não sei explicar. os que eu ponho são outro tipo de drive.
se alguem quiser ver na prática como é, pode andar no meu carro, se quiser provar traga uma ft fazemos a mesma programação da minha e substituímos pra andar, deixo meu carro de cobaia se alquem quiser fazer o teste.
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não, não é isso… na verdade não é apenas que os drives da ft são mais fracos, tem mais detalhes mas não sei explicar. os que eu ponho são outro tipo de drive.
se alguem quiser ver na prática como é, pode andar no meu carro, se quiser provar traga uma ft fazemos a mesma programação da minha e substituímos pra andar, deixo meu carro de cobaia se alquem quiser fazer o teste.
não teve um outro tópico falando que nas fueltréco novas esse problema dos drives ja foi resolvido ???
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ao meu ver o que me faz ter que ter bicos relativamente grandes é devido ao rpm mais alto, a 8.000 rpm eu tenho apenas 7.5 milisegundos para injetar combustivel, o grande problema é que se eu estou saturando 80% dos meus bicos neste período a 4.000 rpm eu teria uma saturação de apenas 40% para jogar a mesma quantidade de combustivel. meu mapa de combustivel (depois posto aqui) esta bem constante em wot desde os 3.500 rpm ate o corte. por isto que acaba que eu saturo mais rápido os bicos.
pode ate ter alguma influencia do driver dos bicos, sinceramente não tenho dados deles por isto não tenho como falar a respeito. outra coisa que tem que ser vista, é o mais importante ao meu ver, é que os bicos tem um tempo de resposta, entre o tempo em que entra coorente neles ate eles abrirem e para fecharem, com giro baixo pode ser que de tempo de tudo rolar suavemente, com giro mais alto, pode influenciar.
bem o fato é que os atuais bicos cairam como uma luva (apesar de eu pensar que iam ficar grandes) consigo regular na lenta na boa, e ainda tenho margem para mais potencia, seja apenas aumentando o ti ou a pressão se for o caso.
fiquei muito satisfeito com eles, e sendo pisicologico ou não, achei que o carro ficou mais liso do que com os meus originais de vectra (sem retrabalhos nem nada)
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verdade, qto maior a rpm mais critico fica o tempo de resposta (dead time, progressão, etc).
outra coisa… tem vários carros que o programa original mantem praticamente constante o tempo de injeção a plena carga depois (ou perto) do regime de torque máximo... as vezes só dá uma leve enriquecida um pouco antes ou depois do regime de plena potência (acredito eu pra refrigerar a câmara) já em outro casos cai ligeiramente após regime de potencia máxima tbm.(pois o rendimento volumétrico cai).
a questão, acredito seja manter o dutycicle abaixo de 90% na pior condição (80% pra carros de aplicação street e 90% em racing são os padrões)
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na verdade a sbd é o principal, acho ate que único revendedor direto desta injeção chamada mbe, ela trabalha com turbo sim, basta vc ligar um map nela, pode ser um qualquer que aceite pressão possitiva, por que você tem como calibrar qualquer tipo de sensor pelo programa dela depois.
o representante dela no brasil é o ítalo daqui de brasília, ela sai uns mil dólares aqui