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Tudo sobre pneus - parte v

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    Marc
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    #4

    bacana

    só uma dúvida: o índice de carga é universal ?? todos os fabricantes usam a mesma tabela ??

    e ainda ansioso p/ descobrir os objetivos dos desenhos da banda… rs...

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      G Offline
      GusWRC
      escreveu em última edição por
      #5

      bacana

      só uma dúvida: o índice de carga é universal ?? todos os fabricantes usam a mesma tabela ??

      e ainda ansioso p/ descobrir os objetivos dos desenhos da banda… rs...

      hahaha pois é marc, mas o duro é que tenho que passar por todos esses pontos pra que se entenda mais tarde o comportamento de cada pneu e o pq disso. depois disso vcs todos só de olhar um desenho já vão poder saber pra que ele serve e onde é mais eficiente.

      o índice de carga é válido pra todos os fabricantes, seguindo um mesmo padrão, e a diferença entre as fábricas está nos materiais aplicados e nas técnicas de construção, onde os mais eficientes tem a mesma resistência dos demais com mais flexibilidade e menor peso.

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      • A Offline
        A Offline
        Adriano Sushi
        escreveu em última edição por
        #6

        gus e se no caso o pneu for pra uso sem camara, e estiver com camara sem motivo aparente ? pode da problemas?

        minha moto usa pneus sem camara, e pra minha surpresa o pneu dianteiro ta usando camara, e o traseiro era remold :(

        putz pneu de moto eh tão barato e os nego faz uma besteira dessas.

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
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          GusWRC
          escreveu em última edição por
          #7

          gus e se no caso o pneu for pra uso sem camara, e estiver com camara sem motivo aparente ? pode da problemas?

          minha moto usa pneus sem camara, e pra minha surpresa o pneu dianteiro ta usando camara, e o traseiro era remold :(

          putz pneu de moto eh tão barato e os nego faz uma besteira dessas.

          se for pra uso sem câmara e for montado com câmara, pode acontecer do próprio linner com o tempo machuchar essa câmara em algum ponto e acabar furando. qdo acontece de ser montado assim, normalmente é por algum dano na região dos talões, e para evitar um vazamento montam dessa forma. pode ser também por algum conserto na estrutura, tipo um corte qdo é vulcanizado , que nada mais é que um remendo quebra galho que evita que a bolha apareça, mas não refaz a estrutura do pneu, aí nesses casos montam uma câmara pra garantir o selvisso

          1 Resposta Última resposta
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            036ullivan
            escreveu em última edição por
            #8

            excelente matéria

            remould é loteria mesmo, usar 4 pneus diferentes no carro não rola.

            atualmente optei por pneus dunlop direzza 195/50/15 pelo preço, mas estou contente, tem excelente aderência, não fazem barulho e é muito bom para curvas.

            quando o motor estiver no tudukidá vou usar pneus chicletes na frente hehe

            abrazzz

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
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              Visitante
              escreveu em última edição por
              #9

              curti a matéria, só hoje tive tempo de ler. a próxima muito me interessa.

              ps: morte aos remolds. eu já fui muito prejudicado. agora tô usando fate-o muito satisfeito com o custo benefício.

              agora uma pergunta, endendi mal ou os pneus recapados são mais garantidos que os remoldá eu sempre achei que esses eram a corja dos pneus.

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                GusWRC
                escreveu em última edição por
                #10

                recapado só vale a pena pra pneus de caminhões/ônibus, pq a carcaça já prevê 2, 3, às vezes até mais recapes, e as grandes fabricantes de recapes como bandag, tortuga e vipal entre outras tem tecnologia e cuidados com os processos que garantem uma eficiência do pneu recapado por elas. a própria michelin tem uma recapadora própria, a recamic, que faz todos os recapes de suas carcaças dentro da fábrica em rezende/rj.

                remold infelizmente acaba sendo um tiro no pé pelos motivos que mencionei.

                abraço

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                • G Offline
                  G Offline
                  GusWRC
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  excelente matéria

                  remould é loteria mesmo, usar 4 pneus diferentes no carro não rola.

                  atualmente optei por pneus dunlop direzza 195/50/15 pelo preço, mas estou contente, tem excelente aderência, não fazem barulho e é muito bom para curvas.

                  quando o motor estiver no tudukidá vou usar pneus chicletes na frente hehe

                  abrazzz

                  os dunlop são pneus muito bons, e normalmente tem características mais esportivas. o novo impreza wrx sti vem com dunlop original.

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    Adriano Sushi
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    recapado só vale a pena pra pneus de caminhões/ônibus, pq a carcaça já prevê 2, 3, às vezes até mais recapes, e as grandes fabricantes de recapes como bandag, tortuga e vipal entre outras tem tecnologia e cuidados com os processos que garantem uma eficiência do pneu recapado por elas. a própria michelin tem uma recapadora própria, a recamic, que faz todos os recapes de suas carcaças dentro da fábrica em rezende/rj.

                    remold infelizmente acaba sendo um tiro no pé pelos motivos que mencionei.

                    abraço

                    gus e pq as fabricas tb não fazem algo parecido nas carcaças de passeio maioresó tipo 16 e 17 ?

                    1 Resposta Última resposta
                    • X Offline
                      X Offline
                      Xev
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      quais difernças fazem um pneu ser proprio pra ser recapado??

                      exelente materia, como sempre. parabens

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        GusWRC
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        respondendo as duas perguntas, basicamente o que torna um pneu de carga recapável é a maior vida útil da carcaça por esta ser formada por cabos de aço, e não têxtil (nylon, polyester ou rayon) como nas carcaças de passeio e pickups.

                        o que impede que esse mesmo mecanismo de construção seja utilizado em pneus menores é o conforto necessário para este fim, que com um carcaça em aço seria impossível atingir, além do maior peso do conjunto piorando o rendimento geral de automóveis e pickups.

                        de resto, pneus de passeio tb são recapados mas não duram tanto qto um pneu de carga, e também por motivos de segurança não são recomendados para uso constante. num caminhão ou ônibus, normalmente os recapados estão na tração que quase sempre é geminado (rodado duplo) e em caso de falha de um o outro ainda pode suportar um esforço extra, ou então montados nas carretas pelo mesmo motivo. os pneus dianteiros de ônibus e caminhões normalmente são novos, e quase sempre de marcas boas, para melhorar a segurança na condução.

                        pneus de carga tb podem ser frisados, são preparados para isso. qdo a profundidade dos sulcos atinge um limite, a banda de rodagem e as lonas de corpo são preparadas para receber uma ressulcagem (vem escrito na lateral regroovable ), e após esse desgaste passarão pelo processo de recape normal. muitas empresas preferem recapar logo que acaba o desenho, sem ressulcar, para evitar danos na carcaça ou mesmo para ter mais borracha sobre as lonas de corpo para o recape.

                        1 Resposta Última resposta
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                          036ullivan
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          gus,

                          me tira uma dúvida, sei que não tem muito a ver como tópico em si, mas tem a ver com pneus.

                          no nosso carro de uso diário (um kadett 2.0 no gnv), utilizamos 2 pneus gt champiro e 2 pneus toyo t1s, o que acontece é que um dos toyo furou, 2 pregos… mandamos em um borracheiro de confiança e o mesmo fez o serviço para arrumar, ficou bom e parou de vazar.

                          agora a pergunta:

                          o processo para consertar o pneu é o de vulcanização correto?

                          é confiável?

                          posso usar o carro sem medo?

                          ou é necessário comprar outro pneu o mais rápido possível?

                          obrigado.

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
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                            GusWRC
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            vai ter uma parte falando sobre consertos, mas posso te adiantar o seguinte:

                            • somente se pode consertar um pneu na banda de rodagem, e furos de até 6mm.

                            • o processo correto para conserto é a desmontagem do pneu, limpeza de dentro para fora da região afetada, e utilização de kit de conserto do tipo plug , colando por dentro e cortando o excesso por fora.

                            • o uso de conserto do tipo macarrão , sem desmontagem, danifica de vez a estrutura do pneu e só deve ser utilizado como um quebra galho.

                            • cortes laterais não devem ser consertados, pois a chamada vulcanização é apenas um remendo quebra galho, pois a estrutura da carcaça já está comprometida e esse tipo de conserto apenas impede que o ar interno forme bolha. tecnicamente o pneu já está comprometido e deve ser descartado.

                            • um simples prego ou conserto mal feito pode levar a um deslocamento na banda de rodagem, que irá afetar o pneu separando suas camadas e impedir o uso causando fortes vibrações. o mesmo prego já elimina a garantia do fabricante na mesma hora.

                            abraço

                            1 Resposta Última resposta
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                              036ullivan
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              vish

                              o furo foi na banda de rodagem, o processo de conserto foi meio porco se assim posso dizer, o cara tirou a roda do carro com pneu e tudo, localizou 2 furos (dois pequenos pregos), tirou eles, limpou e enfiou uma especie de borracha pelo furo e recortou por fora…

                              é.. então ja elvis o pneu... :hauhau:

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                GusWRC
                                escreveu em última edição por
                                #18

                                vish

                                o furo foi na banda de rodagem, o processo de conserto foi meio porco se assim posso dizer, o cara tirou a roda do carro com pneu e tudo, localizou 2 furos (dois pequenos pregos), tirou eles, limpou e enfiou uma especie de borracha pelo furo e recortou por fora…

                                é.. então ja elvis o pneu... :aaf:

                                ;) esse é o famoso macarrãozinho

                                o que acontece: imagine o tamanho do furo de um prego. este prego atravessou todas as camadas e mais o liner pra que ocorresse o vazamento. aí vem o cidadão e tenta passar pelo mesmo furinho do prego uma baita haste de ferro com mais uma minhoca pendurada de uma borracha meio crua e melequenta que vai vedar o furo, e depois de arregaçar de vez todas as lonas de corpo, liner e tudo mais que encontrar pela frente, corta o excesso e tá pronto o conserto chefe .

                                isso é um quebra galho, pq pode acontecer de vazar de novo ou causar um deslocamento, aí sim vc vai perder o pneu.

                                são poucos os lugares que fazem um conserto corretamente, uma pq tem que desmontar, remontar e balancear, e outra pelo próprio preço do kit de conserto, que somando com a mão de obra acaba ficando caro e os cincão do macarrão são bem mais interessantes.

                                a michelin é o único fabricante que ainda mantém a garantia de seus pneus qdo furam, desde que o conserto seja feito em alguma revenda autorizada e utilizando o kit fornecido por eles.

                                mas não se preocupe, o estrago já tá feito mas vc não corre perigo, só mesmo uma chance de ter um prejuízo caso aconteça um deslocamento da banda.

                                abraço

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #19

                                  pois eh gus, eu sempre q precisei consertar um pneu usei esses macarrões , e em quase todas as veses não me deram dor de cabeça… so uma ou 2 veses q tive q voltar la, e o cara colocou 2 macarrões pra vedar heheehehhe

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #20

                                    ansioso pela parte vi :hauhau:

                                    parabens pelas matérias gus, nota 10

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      GusWRC
                                      escreveu em última edição por
                                      #21

                                      ansioso pela parte vi :todoido:

                                      parabens pelas matérias gus, nota 10

                                      valeu :semata:

                                      to quase terminando de escrever, mas tive que dar uma parada pq tive 4 corridas em 4 finais de semana, e a última é semana que vem no rj, dai vou poder dar uma adiantada boa nas matérias.

                                      abraço

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        036ullivan
                                        escreveu em última edição por
                                        #22

                                        ainda no aguardo ancioso da parte v.

                                        abrazzz

                                        :)

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • V Offline
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                                          #23

                                          primeiramente, parabéns pela matéria gus…

                                          gostaria de saber sua opinião sobre pneus de origem chinesa, tipo ling long ..etc...,

                                          pois moro próximo ao paraguay, e esses pneus sao beem mais em conta do que marcas conhecidas, onde um pneu desses 225/45 r17 custa em torno de 130-150reais, será que tem todos os componentes de um pneu normal, lógico , desgastam mais rapidos do que um de marca , mas no interior deles, será que possuem material que suportam e dão segurança em momentos de precisão (caso de freiadas bruscas, buracos por ex), gostaria de saber sua opiniao... compensa pra usar no dia dia..com certo cuidado??

                                          gratoo..

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