Adaptando bomba eletrica no lugar da mecanica
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vc deve colocar o dosador em algum lugar seguro (longe do escap e cabos de vela) pra evita acidentes.. ae vc liga o retorno original do seu carro no retorno do dosador e a entrada de combs q vem da bomba nele e outra mangueira q vai p/ carburador eh simples… e a regulagem vc deixa com a regulagem bem solta quase sem preção.. q ja vai da conta de enche a cuba pra anda original...
obs: vc tera q usar mangueiras de injeção eletronica.. e a parte eletrica deicho p/ os mais entendidos...
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amigos,
como devo proceder pra instalar uma bomba eletrica de gasolina ao invés da original mecânica?
a original está furando diafragma com muita facilidade e em pouco tempo, dando passagem de combustivel pra dentro do motor.
sei que devo usar um dosador, como devo regular?
meu carro possui o retorno de combustivel, posso instalar o dosador no lugar dele?
pretendo usar uma bomba externa de kadett/monza/s10 instalada na frente, qual a pressão que ela dá e qual o consumo de corrente (amperagem) dela?
obs: breve o carro de aspro passará a ser turbo, justificando ainda mais essa adaptação.
abraços a todos.
bem… instalar a bomba por si nao tem dificuldade...
o dosador é melhor voce colocar o mais cedo possivel (menos . de linha com pressao alta = menos lugares pra vazar)
quanto aa bomba, ela deve ficar proxima ao tanque... bombas eletricas não são mto boas pra puxar combustível... (experiencia propria)
teu carro eh carburado?
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ola,
amigo instalar a bomba de combustivel eletrica no compartimento do motor não é uma boa ideia,
voce devera fazer um cath tank ou pode optar por adaptar um conjunto de bomba eletrica com pote e tudo mais dentro do proprio tanque. voce devera tomar cuidado principalmente com as bitolas das mangueiras e niples usados para puxar o combustivel do tanque, deixando adequados ao volume de combustivel que seu motor vai prescisar quando turbinado. e na parte eletrica, ao menos que voce seja um otimo eletricista, deixe a cargo de uma pessoa competente para deixar toda instalação adequada a capacidade da bomba de puxar corrente da bateria. com relação ao dosador deixe ele o mais distante possivel de fontes de calor dentro do cofre e sugiro a voce refazer toda a tubulação de combustivel usando mangueiras especias tanto na linha de pressão e tambem na linha de retorno.
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bom isso eh meio chato de fazer, por isso q não postei antes.
primeiro vc tem q remover tudo da linha de combustivel original, a bomba mecanica vc tem q ou remover e colocar uma tampinha no bloco, ou deixa ela inutilizada mesmo, mas ela vai pro saco rapidão… e se o diafragma dela romper, vai vasar oleo por ela...
depois vc vai ter q decidir onde deixar o dosador, ele tem q ficar longe de partes quentes e partes eletricas q podem pegar fogo.
ai vc passa a linha de combustivel, eu costumo usar canos de tecalon ou de nylon, e mangueiras pra fazer as emendas. a linha de combustivel tb tem q ficar afastada de calor.
o melhor eh vc colocar a bomba bem perto do tanque, pq ela não eh boa pra puxar combustivel... ligar ela com fios de no minimo 4mm, um fusivel de no minimo 30a e um rele.
o retorno e a captação no tanque, vc pode usar a tampa do seu carro mesmo, c ele for gasolina, deve ter 2 saidas, alcool geralmente tem 1 saida so...
vc prende a mangueira na parte do pescador, (tem um caninho q vai até em baixo do tanque) e ligar na entrada da bomba, e o retorno na outra entrada da tampa.
caso sua tampa seja de 1 saida so, vc vai ter q colocar um t antes da bomba e ligar o retorno ali.
explicar isso eh chato, e complicado. mas não eh nenhum bixo de 7 cabeças não...
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se eu colocar o dosador perto do tanque depois da bomba levando somente a linha principal p/ o carburador será que iria prestará
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geralmente bombas que fazem pressão (no casso as de combustivel) não sao boas para puchar o combustivel e queima muito facil, eu aconselho a por bem procimo ao tamque assim a força que a bomba ira faser e menor, ou vc faz o sistema do gol gti que tem uma bomba dentro do tamque para emcher a esterna que faz pressão
a caso vc coloque a bomba no cofre do motor cuidado pois em falta de combustivel entrara ar no sistema e ai ela nao vai puchar o combustivel e dai babau bomba
fura o tamque e coloca um cach tamk que fica xique
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se eu colocar o dosador perto do tanque depois da bomba levando somente a linha principal p/ o carburador será que iria prestará
até funciona, mas eh um porre pra regular, e tb a mangueira de tomada de pressão ficando mt comprida, pode dar variação e delay… se fosse aspirado não teria mt problema, ja q a pressão eh fixa...
já ví algumas adaptações que a bomba fica no cofre do motor….
aí a tubulação de tecalon original é aproveitada só pra puxada, com um t antes da bomba ?
isso funciona bem?
essas adaptações geralmente são em carros q ja tem uma bomba interna no tanque, q serve pra mandar o combustivel até a bomba forte, e ela da a pressão final.
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eu uso minha bomba em baixo do carro, a chance de dar falta segundo alguns amigos e menor, pois ela esta na horizontal e o comb desce até ela com mais facilidade, está pouca atrás do meio do carro.
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já ví algumas adaptações que a bomba fica no cofre do motor….
aí a tubulação de tecalon original é aproveitada só pra puxada, com um t antes da bomba ?
isso funciona bem?
quanto aa bomba, ela deve ficar proxima ao tanque… bombas eletricas não são mto boas pra puxar combustível... (experiencia propria)
até funciona, mas eh um porre pra regular, e tb a mangueira de tomada de pressão ficando mt comprida, pode dar variação e delay… se fosse aspirado não teria mt problema, ja q a pressão eh fixa...
essas adaptações geralmente são em carros q ja tem uma bomba interna no tanque, q serve pra mandar o combustivel até a bomba forte, e ela da a pressão final.
…e geralmente nao funciona muito bem... dependendo dos casos chega a secar a linha e o carro dá falta...
experiencia propria...
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tem uns esquemas aqui neste link
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eu to instalando uma no meu chevas,, e como o tanque é dentro do porta malas .. atraz do banco,, eu simplesmente coloquei ela logo abaixo da saida e fiz um retorno do lado da boia, e ja fiz a instalação eletrica tb, coloquei um positivo direto da bateria c fio d 6 mm para o positivo direto do rele e saida d 6mm tb direto para a bomba e usei no positivo d entrada um esqueminha q aprendi e um forum d jipeiros,, usando um outro rele menor eu fiz o acionamento dela pós chave, poren sendo intermediado pela luz do alternador e um botão d emergencia caso falte combustivel no carburador, qnd o motor esta desligado a luz da bateria fica acesa no painel e ela desativa o primeiro rele q desativa o segundo (coloquei o menor pra naum pesar na fiação do alternador) e qnd o motor funciona e apaga a luz a bomba de combustivel é acionada,, (neste caso fiz por segurança msm para o caso d o motor morrer a bomba não continua funcionando e como dito no forum q eu peguei.. em caso d batida , o motor normalmente morre e se ocorrer um vazamento d combustivel, imediatamente ele será sanado, pois a energia da bomba sera cortada) e o botão de emergencia é simples para o caso de probls c o alternador ou o carburador ficar seco, pois sem o motor funcionar a bomba não funciona tb…
espero ter sido util... (todo o sistema é logico protegido por fusivel de 30 amps)
-- chevette do futuro--
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e eu esqueci… esses canos d tecalon são akeles q parecem d plastico , igual os que vem nos sistemas originais d carros mais novos?? ou akelas d borracha normalmente encontradas azuis para combustivel msm.. q pos sinal são bem caras
ja fiz toda a instalação da bomba tanto eletrica qnt dela propria.. mais não decidi qual manqueira usar ainda..
ficaria grato por uma ajuda na decisão
chevette do futuro
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aproveitando o embalo e acredito que poderá ajudar tbm o cht, vai ae a minha dúvida:
eu uso a bomba dentro do cofre do motor, foi o mexanico quem colocou lá, e quero passar para trás do carro, perto da tanque, como o relê já está na frente, eu posso deixar o relê onde está e só passar o fio que liga a bomba ou eu tenho q deixar o relê perto da bomba, lá atrás tbm??
como vcs fazem pra ligar a mangueira na bomba de combustível? a entrada da bomba tem um diametro mto maior do que as mangueiras de tecalon, e por causa disso foi colocado mais duas mangueiras uma em cima da outra até dar o mesmo diametro da bomba, achie meio gambiarra isso, eu queria pelo menos uma mangueira a mais até chegar na bomba.
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aproveitando o embalo e acredito que poderá ajudar tbm o cht, vai ae a minha dúvida:
eu uso a bomba dentro do cofre do motor, foi o mexanico quem colocou lá, e quero passar para trás do carro, perto da tanque, como o relê já está na frente, eu posso deixar o relê onde está e só passar o fio que liga a bomba ou eu tenho q deixar o relê perto da bomba, lá atrás tbm??
como vcs fazem pra ligar a mangueira na bomba de combustível? a entrada da bomba tem um diametro mto maior do que as mangueiras de tecalon, e por causa disso foi colocado mais duas mangueiras uma em cima da outra até dar o mesmo diametro da bomba, achie meio gambiarra isso, eu queria pelo menos uma mangueira a mais até chegar na bomba.
em casa de conexões industriais vc encontra niples que fazem a redução da entrada da bomba pro diametro do tubo de tecalon.custa cerca de r$ 5,00 cada uma.
o macete é vc usar mangueiras de diametro do tubo de tecalon até a entrada do niple adaptador.
já instalei a bomba no cofre do motor…até agora não tive problemas, mesmo com o ponteiro na reserva ela puxa bem o combustível.
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aproveitando o embalo e acredito que poderá ajudar tbm o cht, vai ae a minha dúvida:
eu uso a bomba dentro do cofre do motor, foi o mexanico quem colocou lá, e quero passar para trás do carro, perto da tanque, como o relê já está na frente, eu posso deixar o relê onde está e só passar o fio que liga a bomba ou eu tenho q deixar o relê perto da bomba, lá atrás tbm??
como vcs fazem pra ligar a mangueira na bomba de combustível? a entrada da bomba tem um diametro mto maior do que as mangueiras de tecalon, e por causa disso foi colocado mais duas mangueiras uma em cima da outra até dar o mesmo diametro da bomba, achie meio gambiarra isso, eu queria pelo menos uma mangueira a mais até chegar na bomba.
axo q a bomba no cofre num deve ser mt boa idéia.. pq alem do aquecimento da msm.. ela força mais pra puxa dq pra empurrar como ja foi dito.. e em questão ao rele naum tem probl.. pq na maioria dos carros o rele da bomba ou fica dentro do motor (cofre) ou proxima a caixa de fusiveis, aí é só leva um fio d um bom diametro e qualidade até ela.. no meu caso estou montando c um fio d 6mm e o rele d 30 amp embaixo do painel
e em questão a mangueira, o meu tanque tem a saida d rosca, entaum tirei ela fora e refiz c a msm medida da entrada da bomba e usei uma mangueira do msm diametro de injeção goodyear nelas e na d tecalon usei um pedacinho pra fazer a emenda entre as duas, só q coloquei um tubinho d cobre por dentro da boca da de tecalon pra nao correr o risco dela c fexar e dar vazamento, e usei 2 abraçadeiras pra cada lado… (2 na bomba .. e 2 na imenda)
espero ter cido util..
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axo q a bomba no cofre num deve ser mt boa idéia.. pq alem do aquecimento da msm.. ela força mais pra puxa dq pra empurrar como ja foi dito.. e em questão ao rele naum tem probl.. pq na maioria dos carros o rele da bomba ou fica dentro do motor (cofre) ou proxima a caixa de fusiveis, aí é só leva um fio d um bom diametro e qualidade até ela.. no meu caso estou montando c um fio d 6mm e o rele d 30 amp embaixo do painel
e em questão a mangueira, o meu tanque tem a saida d rosca, entaum tirei ela fora e refiz c a msm medida da entrada da bomba e usei uma mangueira do msm diametro de injeção goodyear nelas e na d tecalon usei um pedacinho pra fazer a emenda entre as duas, só q coloquei um tubinho d cobre por dentro da boca da de tecalon pra nao correr o risco dela c fexar e dar vazamento, e usei 2 abraçadeiras pra cada lado… (2 na bomba .. e 2 na imenda)
espero ter cido util..
com certeza, foi muito útil as dicas onde vc achou esse tubinho de cobre?
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http://www.balaroti.com/wfcatgru.aspx?gru_id=1832
achei os preços não muito caros.