Preparação civilizada no vectra gt
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pessoal, um amigo está com um vectra gt e tá querendo fazer uma preparaçãozinha leve no motor, só pra começar a brincar mesmo. o cara já teve 2 carros turbo, tem um mt hoje e tá querendo melhorar o vectra que é o carro do dia a dia dele sem perder lenta nem ficar um carro que dê dor de cabeça…
comando:
eu liguei lá na samacar e peguei as medidas de um comando 270º:
lob-center: 125º
levante: 7,4mm
overlap: -12
abertura adm: -6º
fechamento adm: 51º
abertura esc: 51º
fechamento esc: -6º
abertura adm: 14
fechamento adm: 71º
abertura esc: 71º
fechamento esc: 17º
na indeco tem esse 272º com um levante mais civilizado:
a dúvida é qual ficará bom sem perder lenta?
cabeçote:
falei para ele levar no zezão aqui em brasília, que já fez um cabeçote pra mim, pro ronin e tem experiência nesses cabeçotes família ii. só dar um tapa light, polimento de dutos, trabalho nas sedes e etc…
alguém recomendaria alguma coisa diferente?
escape:
onde consigo um dimensionado decente pra esse carro?
chip:
já se faz chip para esse carro? pq se a central não se acertar sozinha não vai adiantar nada a gente fazer isso tudo…
bem, acho que é isso por enquanto qualquer sugestão diferente disso será bem-vinda também
abraços
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não é um carro pesado demais pra esse tipo de preparação?
pra usar comando mais bravo é altamente recomendável aumentar a taxa de compressão tb, mesmo se for continuar andando na gasolina, ainda mais no caso do vréquita gt…colocar comando mis bravo com taxa de compressão original o risco do carro ficar xoxo e seu amigo achar uma bosta é altíssima
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não é um carro pesado demais pra esse tipo de preparação?
pra usar comando mais bravo é altamente recomendável aumentar a taxa de compressão tb, mesmo se for continuar andando na gasolina, ainda mais no caso do vréquita gt…colocar comando mis bravo com taxa de compressão original o risco do carro ficar xoxo e seu amigo achar uma bosta é altíssima
tetinha, ele falou que não se importa em taxar pra rodar só no álcool não…
esquecí de falar isso
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pois é, pensar em pelo menos 14:1 de taxa, ou até mais, dependendo do comando escolhido. ai começa um dominó…
comando alto precisa de taxa alta...taxa alta precisa de uma perfeita alimentação...os dois juntos precisam de um cabeçote q suporte girar alto...motor aspirado girador pede um cambio empilhado ...
isso é só o começo.
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sinceramente num vejo lá grandes vantagens num vectra gt aspro… acho que um kit turbo com 0,4bar vai deixar ele mais contente...
pra mim aspro requer algumas coias que num batem com um carro desse naipe..como redução de peso, barulho d escape, marcha lenta irregular... um kit turbo consegue deixar o carro usável até pela avózinha hehehe...
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não é pra fazer um aspro forte nem nada, com alivio de peso e tal, só deixar o carro um pouco mais gostoso de dirigir… e ele não tem interesse de turbar o carro pq sabe muito bem que com o tempo acaba tendo que parar o carro em oficina e etc, uma coisa quebra aqui outra alí, e isso ele já passou com o marea, corsa gsi, verona...
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carro pesado + motor pequeno = não combina com preparação desse tipo. infelizmente.
o melhor é turbinar mesmo, nem q seja com pouca pressão.
isso de carro turbo viver em oficina é sinal de trabalho mal feito, peças sub-dimensionadas e/ou dono q não sabe usar o carro.
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é que gostoso pra um carro como esse inclui marcha lenta boa, pouco ruído, torque em baixa, etc… limita muito o que pode ganhar.
se for taxar, pra uns 14:1 num ganha mais do que uns 9~10%... e já deixa de ser flex...se usar um comando maior que uns 272° começa a ficar ruim de marcha lenta...e num deve ganhar mais do que uns 12 cv (claro depende do comando)...
ou seja uns 150cv aspro... e é o limite... só que de baixa vai ficar pior ou igual o que tem hoje... e vai precisar um bom remapeamento pra que fique realmente liso de baixa
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se for taxar, pra uns 14:1 num ganha mais do que uns 9~10%… e já deixa de ser flex...se usar um comando maior que uns 272° começa a ficar ruim de marcha lenta...e num deve ganhar mais do que uns 12 cv (claro depende do comando)...
isso sem contar com o fato de que o motor vai ficar mais áspero e mais barulhento …
experiência própria, troquei de carro faz pouco tempo, mesmo motor, um com +-10 de taxa, o outro (o novo) com poquim mais que 12. o motor do novo é muito mais barulhento.
com a saveiro, teve um tempo que eu andei com a wastegate sem a tampa, inclusive fiz uma gambiarra pra puxar a válvula pra fora, de forma a ficar toda aberta sempre. em 5a marcha, pressurizava quase 0,1.
rapaz, mas andava o troço... lógico, dentro daquilo que se imaginava ser um aspirado .
sem brincadeira, melhor do que quando estava com 4x1 + crane 272. nem comparação.
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o lance é que esse motor tá ultrapassado. fazer render aspro o que outros motores de carros semelhantes fazem é mais difícil. lógico que tem como fazer render bem mas aí perde-se o compromisso com dirigibilidade.
já que ele não quer um canhão, faria o já dito aqui. taxa, 4x1, chip e admissão. já vai render um bom ganho sem gastar as burras. vai ficar divertido e não vai se preocupar com quebra, detran, pm etc.
e quando ele fizer o carro manda ele testar comigo