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V8 x locomtiva…

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    Joel_RS
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    #35

    greenpeace é uma hipocrisia sem tamanho… eles tem um navio enorme com motor de 12 cilindros gigantesco... estavam a algums dias na bacia de petroleo chinesa tentando queimar eles falando da poluiçao e bla bla bla... sendo q a lata velha deles joga no ar toneladas de monoxido de carboso, proveniente do beberrão motor a diesel...

    aposto um engradado de serramalte que esses caras lavam boa parte do $$$.

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      Fiasa Power
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      #36

      acho que o tratado de kioto num quer nem ver esses navios então nem o greenpeace auehuahuaehue

      pior que é o jeito mais economico de deslocar grandes volumes .

      assim como uma composição , que gasta bem mais que um caminhão , mas faz o trabalho de cem deles de uma vez .

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      • H Offline
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        hugrilo
        escreveu em última edição por
        #37

        e sem falar que uma composição não causa danos nas estradas e engarrafamentos gigantes. se fosse investido correntamente em ferrovias o preço seria melhor pro frete e teriamos na pratica menos caminhões na rua

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        • F Offline
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          Fiasa Power
          escreveu em última edição por
          #38

          e sem falar que uma composição não causa danos nas estradas e engarrafamentos gigantes. se fosse investido correntamente em ferrovias o preço seria melhor pro frete e teriamos na pratica menos caminhões na rua

          o problema tem origem histórica :

          nos anos 60 e 70 , quando da expansão logística do país , com a construção de inumeras rodovias e ferrovias , foram fechados acordos com as empresas automobilisticas , principalmente a mercedes benz e o governo passou a dar prioridade para os modais rodoviários . assim foram extintos todos os sistemas de bondes nas grandes cidades . os bondes deram lugar não a veiculos mais modernos sobre trilhos . deram lugar sim a onibus mercedes monobloco .

          só não previam a crise dos anos 70 , que quebrou muitas empresas de transportes publicos no brasil , totalmente calçados em onibus diesel .

          as ferrovias foram mantidas , mas com o desmantelamento da estrutura estatal nos anos 90 caíram no sucateamento e assim muitas foram fechadas . cidades como iperó , no interior de sp , praticamente foram varridas do mapa .

          se lá atrás tivesse sido feito o planejamento logístico correto , baseado na eficiencia e no custo/benefício , teríamos os trens cumprindo o seu papel , os caminhões cumprindo o seu papel , os onibus cumprindo o seu papel , e os bondes/vlts/metro cumprindo seu papel . simples assim . teríamos lugar para todos os modais , utilizados conforme sua verdadeira aplicação .

          um exemplo simples . é ridículo e risível do ponto de vista da eficiencia , desembarcar uma carga em santos e transportá-la mais de 1000kms num caminhão . assim como é ridículo e risível pensar que um trem possa carregar em um eadi e levar a carga ao destino final , o cliente .

          mas tem pouca gente ganhando muito dinheiro com isso , e muita gente deixando de ganhar , por isso , vamos continuar nesse estado de coisas até que a defasagem chegue a um ponto tão insuportavel que se faça obrigatorio mudar .

          abraços .

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          • J Offline
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            Joel_RS
            escreveu em última edição por
            #39

            dessa da mb eu sabia. e pior, o que mais tem são esses cabritos of com motores dianteiros. na verdade são chassis de caminhão l meio enjambrados.

            por experiência própria de projeto, scania é muito melhor.

            eu gostaria muito que aumentasse bastante o tranporte ferroviário no brasil. é uma vergonha um país desse tamanho e não ter um transporte por trem decente.

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            • L Offline
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              LeonardoZ
              escreveu em última edição por
              #40

              dessa da mb eu sabia. e pior, o que mais tem são esses cabritos of com motores dianteiros. na verdade são chassis de caminhão l meio enjambrados.

              por experiência própria de projeto, scania é muito melhor.

              eu gostaria muito que aumentasse bastante o tranporte ferroviário no brasil. é uma vergonha um país desse tamanho e não ter um transporte por trem decente.

              eu tenho caminhões e sei bem doq estão falando… realmente o lucro o dinheiro fala mais alto a porra da ganancia nao importando como e atraves de q... eles nao tao nem ai querem é dinheiro... um exemplo da eficiencia no transporte, seria a redução brutal de poluição... mas pergunte se eles estão ai? existem rotas, q poderiam ser feitas tranquilamente por composições ferroviarias... e poderiam mais tranquilamente ainda seguir adiante em determinados pontos por caminhoes menores 3/4, existem rotas em que um 1620 eletronico com 22ton roda uma pá de km bebendo 1,9km por litro devido ao peso em q ele vai de ponta a ponta com cobertura ferroviaria... digo 1... mas na verdade são milhares de caminhoes por ai rodando... é complicado

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                Joel_RS
                escreveu em última edição por
                #41

                eu tenho caminhões e sei bem doq estão falando… realmente o lucro o dinheiro fala mais alto a porra da ganancia nao importando como e atraves de q... eles nao tao nem ai querem é dinheiro... um exemplo da eficiencia no transporte, seria a redução brutal de poluição... mas pergunte se eles estão ai? existem rotas, q poderiam ser feitas tranquilamente por composições ferroviarias... e poderiam mais tranquilamente ainda seguir adiante em determinados pontos por caminhoes menores 3/4, existem rotas em que um 1620 eletronico com 22ton roda uma pá de km bebendo 1,9km por litro devido ao peso em q ele vai de ponta a ponta com cobertura ferroviaria... digo 1... mas na verdade são milhares de caminhoes por ai rodando... é complicado

                fica tenso mesmo se olhar pelo lado dos caminhoneiros autônomos. mas o governo que desse um jeito de realocar os eventuais desempregados.

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                • F Offline
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                  Fiasa Power
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                  #42

                  aqui em santos estão querendo fazer um esquema legal na área do antigo pa de manutenção da spr , no saboó . será um grande terminal ferroviário de desembarque de cargas da mrs , as quais seguirão em caminhão (ou o veículo que for mais apropriado) para seus respectivos pontos de embarque .

                  ideia muito legal , muito boa , muito decente e etc , etc …

                  o problema é que está atrasada em mais de 30 anos ...

                  outro absurdo ridículo é o país com a maior bacia hidrográfica do mundo não transportar por hidrovias , não ter usinas de geração de energia eólica no nordeste , exportar esse tipo de tecnologia para a alemanha , etc ...

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                  • F Offline
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                    Fiasa Power
                    escreveu em última edição por
                    #43

                    fica tenso mesmo se olhar pelo lado dos caminhoneiros autônomos. mas o governo que desse um jeito de realocar os eventuais desempregados.

                    esse país não vai pra frente em parte por causa dessa mentalidade tacanha . quem ganha dinheiro na verdade está pouco se lixando para o caminhoneiro autonomo , que ve o seu frete mirrado se esvair em pedágios e diesel caro .

                    uma cadeia logística eficiente traz mais competitividade , que traz mais demanda , que traz mais postos de trabalho . a combinação frete + armazenagem + carga tributária encarece os custos muitas vezes em mais de 100% , cem porcento o custo de uma operação de importação/exportação . isso estrangula o setor produtivo .

                    numa estação trabalhavam : manobradores , pessoal de manutenção e segurança . em todas as estações tinha pessoal de estação . estes foram mandados embora e representavam creio eu mais de dois terços do pessoal . até hoje , e provavelmente nunca , essa mão de obra será reabsorvida .

                    acabaram com as docas também com esse pretexto , agora pergunte se a mão de obra foi reabsorvida e/ou os serviços melhoraram é nem uma , nem outra .

                    abraço .

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
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                      streit
                      escreveu em última edição por
                      #44

                      outro motivo que tb levou a isso foi que durante as guerras mundiais, as estradas de ferro feitas no brasil não possuíam a mesma bitola para todos os trechos.

                      ou seja, um trem feito pra rodar no sul do brasil não pode rodar no centro ou norte, pq a distância entre os trilhos é diferente

                      uma brilhante idéia para se evitar uma invasão em nosso país…

                      aqui em ctba a all comprou umas locomotivas com 1,2m de bitola, mas os trilhos aqui são de 1m. isso os fez adaptar um rodado de 1m. vcs já podem imaginar a maravilha que ficou.

                      mudando um pouco de assunto agora: será que o metrô em curitiba sai mesmo? e será que sai o super-trem ligando campinas-são paulo-curitiba?

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #45

                        outro motivo que tb levou a isso foi que durante as guerras mundiais, as estradas de ferro feitas no brasil não possuíam a mesma bitola para todos os trechos.

                        ou seja, um trem feito pra rodar no sul do brasil não pode rodar no centro ou norte, pq a distância entre os trilhos é diferente

                        uma brilhante idéia para se evitar uma invasão em nosso país…

                        aqui em ctba a all comprou umas locomotivas com 1,2m de bitola, mas os trilhos aqui são de 1m. isso os fez adaptar um rodado de 1m. vcs já podem imaginar a maravilha que ficou.

                        mudando um pouco de assunto agora: será que o metrô em curitiba sai mesmo? e será que sai o super-trem ligando campinas-são paulo-curitiba?

                        acho que sai, é importante essa ligação. mas o trem não iria até o rio?

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #46

                          acho que sai, é importante essa ligação. mas o trem não iria até o rio?

                          não sei.. mas acho que seria bom evitar contato com um ou outro carioca que temos por aí.. :pix:

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                          • J Offline
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                            Joel_RS
                            escreveu em última edição por
                            #47

                            fica tenso mesmo se olhar pelo lado dos caminhoneiros autônomos. mas o governo que desse um jeito de realocar os eventuais desempregados.

                            esse país não vai pra frente em parte por causa dessa mentalidade tacanha . quem ganha dinheiro na verdade está pouco se lixando para o caminhoneiro autonomo , que ve o seu frete mirrado se esvair em pedágios e diesel caro .

                            uma cadeia logística eficiente traz mais competitividade , que traz mais demanda , que traz mais postos de trabalho . a combinação frete + armazenagem + carga tributária encarece os custos muitas vezes em mais de 100% , cem porcento o custo de uma operação de importação/exportação . isso estrangula o setor produtivo .

                            numa estação trabalhavam : manobradores , pessoal de manutenção e segurança . em todas as estações tinha pessoal de estação . estes foram mandados embora e representavam creio eu mais de dois terços do pessoal . até hoje , e provavelmente nunca , essa mão de obra será reabsorvida .

                            acabaram com as docas também com esse pretexto , agora pergunte se a mão de obra foi reabsorvida e/ou os serviços melhoraram é nem uma , nem outra .

                            abraço .

                            o foda é que isso é dito por aí. desculpinha syle, pra variar.

                            aqui faz uns 12 anos que tavam falando de um trem pra ligar caxias do sul e porto alegre. pergunta se saiu do papel…

                            1 Resposta Última resposta
                            • P Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #48

                              não sei.. mas acho que seria bom evitar contato com um ou outro carioca que temos por aí.. :pix:

                              é só colocar uma foto do hugrilo na estação como procurado

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                Fiasa Power
                                escreveu em última edição por
                                #49

                                outro motivo que tb levou a isso foi que durante as guerras mundiais, as estradas de ferro feitas no brasil não possuíam a mesma bitola para todos os trechos.

                                **ou seja, um trem feito pra rodar no sul do brasil não pode rodar no centro ou norte, pq a distância entre os trilhos é diferente

                                uma brilhante idéia para se evitar uma invasão em nosso país…**

                                aqui em ctba a all comprou umas locomotivas com 1,2m de bitola, mas os trilhos aqui são de 1m. isso os fez adaptar um rodado de 1m. vcs já podem imaginar a maravilha que ficou.

                                mudando um pouco de assunto agora: será que o metrô em curitiba sai mesmo? e será que sai o super-trem ligando campinas-são paulo-curitiba?

                                outra verdade . mas esse aspecto tem origens históricas ainda mais remotas que as guerras (talvez nao tenha sido padronizado por esse motivo) . eu que faço pesquisa sobre veículos ferroviários em santos sei algumas coisas sobre isso .

                                por exemplo , existe uma bitola estranha em santos que é a bitola dos bondes . os bondes em santos possuíam uma bitola unica no mundo de 1,35m (inclusive a do atual é assim) , porque os primeiros trechos de linha assentados nos anos 1880 para um trenzinho a vapor que fazia a ligação entre santos e sv utilizava esa estranha bitola e a concessionaria dos serviços decidiu aproveitar o trecho e padronizando toda a sua via permanente com essa dimensão .

                                a bitola utilizada nos eua é de 1,44m . todas as locos que vem de lá tem que ser rebitoladas .

                                já o padrão ingles é de 1,60m . toda a antiga rffsa obedecia esse padrão .

                                os padrões estaduais , da fepasa , etc , são de bitola metrica . 1m certinho .

                                todas essas medidas existiam em santos , exceto a de 1,44m . somadas a elas ainda haviam bitolas de 0,8 e 0,6m que eram usadas no transporte de pequenos volumes ao cais . como haviam muitos padrões na europa e as maquinas importadas eram de lá ou dos eua , ficou essa salada aí .

                                mas na malha de bitola mista , é possível sim combinar composições de metrica e larga (1,60) através de pranchas com os dois tipos de engates .

                                abraços .

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  streit
                                  escreveu em última edição por
                                  #50

                                  outra verdade . mas esse aspecto tem origens históricas ainda mais remotas que as guerras (talvez nao tenha sido padronizado por esse motivo) . eu que faço pesquisa sobre veículos ferroviários em santos sei algumas coisas sobre isso .

                                  por exemplo , existe uma bitola estranha em santos que é a bitola dos bondes . os bondes em santos possuíam uma bitola unica no mundo de 1,35m (inclusive a do atual é assim) , porque os primeiros trechos de linha assentados nos anos 1880 para um trenzinho a vapor que fazia a ligação entre santos e sv utilizava esa estranha bitola e a concessionaria dos serviços decidiu aproveitar o trecho e padronizando toda a sua via permanente com essa dimensão .

                                  a bitola utilizada nos eua é de 1,44m . todas as locos que vem de lá tem que ser rebitoladas .

                                  já o padrão ingles é de 1,60m . toda a antiga rffsa obedecia esse padrão .

                                  os padrões estaduais , da fepasa , etc , são de bitola metrica . 1m certinho .

                                  todas essas medidas existiam em santos , exceto a de 1,44m . somadas a elas ainda haviam bitolas de 0,8 e 0,6m que eram usadas no transporte de pequenos volumes ao cais . como haviam muitos padrões na europa e as maquinas importadas eram de lá ou dos eua , ficou essa salada aí .

                                  mas na malha de bitola mista , é possível sim combinar composições de metrica e larga (1,60) através de pranchas com os dois tipos de engates .

                                  abraços .

                                  legal saber dessas coisas.

                                  sem dúvida são máquinas fantásticas. o brasil deve urgentemente proliferar mais estradas de ferro. é uma vergonha não as termos em grande quantidade por aqui.

                                  aqui em ctba tem uma viajem de trem curitiba-morretes que é show de bola. vc deveria fazer.

                                  abraços.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    Fiasa Power
                                    escreveu em última edição por
                                    #51

                                    com ctz . o dia que eu for visitar curitiba quero correr esse trecho .

                                    ainda sobre guerras , aqui em santos tem duas locomotivas henschel & sohn apreendidas de um cargueiro alemão na época da 1ª guerra . uma infelizmente se perdeu porque ficava num parque onde hoje existe o ct do santos e depois da construção deste foi parar num ferro-velho . a outra se encontra preservada no parque anilinas em cubatão .

                                    essas locomotivas eram as de bitola 0,8m .

                                    e pesquisando sobre essas brigadeloks , descobri que os alemães iam assentando quilometros e quilometros de trilhos por dia para a passagem da própria máquina , que ia acompanhando . e isso é fato já que o mesmo se viu na 2ª guerra onde a blitzkrieg seria inviavel sem esse metodo . da mesma forma que vai se assentando linhas telefonicas e de suprimentos , se assentava a linha que fazia parte inclusive da linha de suprimentos .

                                    portanto , se houve alguma intenção bélica na não-padronização das bitolas brasileiras , esse general era um autentico burro …

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                                    • J Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #52

                                      kegais essas histórias sobre as ferrovias dèder.

                                      essa viajem de ctba até morretes eu fiz em 99 com a escola. tenho até uns cartões postais de lá.

                                      que locomotiva é usada?

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                                      • M Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #53

                                        legal saber dessas coisas.

                                        sem dúvida são máquinas fantásticas. o brasil deve urgentemente proliferar mais estradas de ferro. é uma vergonha não as termos em grande quantidade por aqui.

                                        aqui em ctba tem uma viajem de trem curitiba-morretes que é show de bola. vc deveria fazer.

                                        abraços.

                                        eh de liturina? aquela vagao unico?

                                        esse descia ate joinville e continuava ate sao francisco do sul.

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                                        • S Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #54

                                          eh de liturina? aquela vagao unico?

                                          esse descia ate joinville e continuava ate sao francisco do sul.

                                          tem o passeio de litorina e o de trem normal, com vários vagões.

                                          esse de litorina é mais caro, mas pra quem curte o bagulho vale pena, pois ela faz umas presepadas no meio do caminho. tem uma ponte treliçada em que ela passa, volta de ré, e passa novamente. parte mais legal do trajeto.

                                          recomendado pra quem gosta de trem ou é casado.

                                          1 Resposta Última resposta

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