Mosley defende motor único para todos
-
tenho certeza q vai dar merd@ isso…
com certeza as grandes equipes vão reclamar, e dar piti
-
impraticável isso. tão nascarizando a f-1.
-
já ouvi o guswrc falar algo sobre isso. ele deve saber.
tanto é que o wrc tb tem planos de retroceder um pouco. estudam usar o chassi dos carros de rua mesmo, com versões pra homologação e talz. numa dessa a ford lança enfim o focus 4x4.
pelo q eu sei os carros do wrc tao lá beirando a casa do milhão de doletas…..
aliás, nunca devia ter deixado de ser carro de rua homologado......so caras desciam a lenha do mesmo jeito que hoje, melhor até.....
-
novidades: http://www.formula1.com/news/headlines/2008/12/8756.html
cosworth win fia standard engine tender
the legendary cosworth name could return to formula one racing in 2010 if the fia pushes ahead with plans to introduce standardised engines, one of three options being offered to the teams should they fail to come up with their own viable cost-cutting measures.
the fia revealed on friday that they are in exclusive negotiations with cosworth, along with gearbox specialists xtrac and ricardo transmissions (xr), to supply a complete low-cost power train that will be made available to all teams. the engine will be based on the current v10 specification, while the gearbox will be an all-new, state-of-the-art unit.
the other engine options being proposed by the fia are for teams to build their own engines to cosworth’s specifications, or to continue with their current ‘frozen’ v8s. in both cases, the engine would be paired with the standard xr transmission.
a number of teams have already voiced their opposition to the standardised engine concept and are expected to put forward alternative engine proposals to be considered by the fia at next week’s world council meeting.
friday’s fia announcement follows news that honda is to pull out of formula one racing in light of the global economic downturn, a move that fia president max mosley said further emphasises the need to bring the cost of competing in the sport under control.
“as the guardians of the sport, the fia is committed to working with the commercial rights holder and the remaining members of fota to ensure that formula one becomes financially sustainable,” read an fia statement.
should any teams decide to take up the fia’s cosworth offer, they have until next thursday (december 11) to express their interest. cosworth last participated in formula one as suppliers to williams and toro rosso in 2006.
lista das equipes que já mostraram interesse:
renault, red bull, toro rosso, force india e williams
-
caraca…
a renault
-
acho errado esse negócio de apenas um fornecedor de motor.
tem que ser liberado quanto a procedência. vc poderia tanto comprar um cosworth quanto um ferrari ou bmw. todos feitos sob a mesma especificação geral de diâmetro e curso do pistão, o resto seria livre.
mesma coisa com chassi. vc poderia comprar de qqr um que estivesse vendendo.
mas nada impediria de vc criar o seu própiro chassi e motor e não compartilhar com ninguém.
a parte de controle eletrônico que seria de um fornecedor só, ficando livre apenas a calibração da injeção eletrônica.
é algo muito próximo com o que ocorre na f-indy nos eua hoje. e está cheio de equipes privadas, grids repletos de carros, todos com bom nível de competitividade.
-
acho errado esse negócio de apenas um fornecedor de motor.
tem que ser liberado quanto a procedência. vc poderia tanto comprar um cosworth quanto um ferrari ou bmw. todos feitos sob a mesma especificação geral de diâmetro e curso do pistão, o resto seria livre.
mesma coisa com chassi. vc poderia comprar de qqr um que estivesse vendendo.
mas nada impediria de vc criar o seu própiro chassi e motor e não compartilhar com ninguém.
a parte de controle eletrônico que seria de um fornecedor só, ficando livre apenas a calibração da injeção eletrônica.
é algo muito próximo com o que ocorre na f-indy nos eua hoje. e está cheio de equipes privadas, grids repletos de carros, todos com bom nível de competitividade.
titio bernie explicou melhor depois a questão dos motores.
vai ter um fornecedor padrão (cosworth) ,mas pode comprar o cosworth como um mercedez (red bull ou force india, não sei qual, ano que vem vai andar de mercedona, sabe-se lá como vai ficar em 2010)…
o que pega é que agora o desenvolvimento dos motores é congelado. ou seja, o cara não tem que investir em pesquisa....
ou seja, a ferrari vai ter um motor ferrari no carro dela, porém no mesmo padrão que as outras equipes..
acho bem válido isso..
mas mesmo assim, acho que deveria liberar alguma coisinha no desenvolvimento (secador de cabelos no escape por exemplo)...
-
quarta, 17 de dezembro de 2008, 10h58 atualizada às 13h04
com motor padrão, equipes sairiam , diz montezemolo
o presidente da ferrari, luca di montezemolo, declarou ao jornal la gazzetta dello sport que se a regra de motor padrão fosse imposta pela federação internacional de automobilismo (fia), a fórmula 1 perderia todas as equipes sustentadas por montadoras, inclusive a ferrari.
se um motor para todas as equipes fosse imposto, no mínimo quatro, talvez cinco equipes sairiam. e eu falo quatro ou cinco contando com a ferrari , informou o dirigente.
a proposta de motor padrão para todas as equipes foi derrubada. mas as equipes independentes das montadoras poderão adquirir propulsores de um fabricante a ser definido pela fia, provavelmente a cosworth, a preços bem mais baixos.
o presidente da ferrari declarou que o pacotão anticrise que a f-1 aprovou na última semana é uma demonstração de que o poder na categoria aos poucos está passando para as montadoras e saindo das mãos de bernie ecclestone (presidente da fom, entidade que controla os interesses comerciais da categoria) e max mosley (presidente da federação internacional de automobilismo).
para montezemolo, o fato de a proposta do motor padrão ter sido derrubada pelas equipes, apesar da possibilidade de imposição por max mosley, mostra que a entidade acusou o golpe da
ameaça de debandada das montadoras
a crise talvez vá acelerar o processo de renovação. conheço bernie ecclestone desde 1973 e acho que ele fez um grande trabalho. mas há alguns anos, a divisão dos lucros era de 70% para ele e 30% para as equipes. hoje, esta divisão está 50% para cada lado. ainda temos o que fazer , falou.
-
e como que fica o desenvolvimento congelado de motores???
vai me falar que a cosworth vai ter que acertar na primeira para fazer o motor?
como que fica essa questão de desenvolvimento congelado para um motor que nem foi desenvolvido?