Mosley defende motor único para todos
-
acho errado esse negócio de apenas um fornecedor de motor.
tem que ser liberado quanto a procedência. vc poderia tanto comprar um cosworth quanto um ferrari ou bmw. todos feitos sob a mesma especificação geral de diâmetro e curso do pistão, o resto seria livre.
mesma coisa com chassi. vc poderia comprar de qqr um que estivesse vendendo.
mas nada impediria de vc criar o seu própiro chassi e motor e não compartilhar com ninguém.
a parte de controle eletrônico que seria de um fornecedor só, ficando livre apenas a calibração da injeção eletrônica.
é algo muito próximo com o que ocorre na f-indy nos eua hoje. e está cheio de equipes privadas, grids repletos de carros, todos com bom nível de competitividade.
-
acho errado esse negócio de apenas um fornecedor de motor.
tem que ser liberado quanto a procedência. vc poderia tanto comprar um cosworth quanto um ferrari ou bmw. todos feitos sob a mesma especificação geral de diâmetro e curso do pistão, o resto seria livre.
mesma coisa com chassi. vc poderia comprar de qqr um que estivesse vendendo.
mas nada impediria de vc criar o seu própiro chassi e motor e não compartilhar com ninguém.
a parte de controle eletrônico que seria de um fornecedor só, ficando livre apenas a calibração da injeção eletrônica.
é algo muito próximo com o que ocorre na f-indy nos eua hoje. e está cheio de equipes privadas, grids repletos de carros, todos com bom nível de competitividade.
titio bernie explicou melhor depois a questão dos motores.
vai ter um fornecedor padrão (cosworth) ,mas pode comprar o cosworth como um mercedez (red bull ou force india, não sei qual, ano que vem vai andar de mercedona, sabe-se lá como vai ficar em 2010)…
o que pega é que agora o desenvolvimento dos motores é congelado. ou seja, o cara não tem que investir em pesquisa....
ou seja, a ferrari vai ter um motor ferrari no carro dela, porém no mesmo padrão que as outras equipes..
acho bem válido isso..
mas mesmo assim, acho que deveria liberar alguma coisinha no desenvolvimento (secador de cabelos no escape por exemplo)...
-
quarta, 17 de dezembro de 2008, 10h58 atualizada às 13h04
com motor padrão, equipes sairiam , diz montezemolo
o presidente da ferrari, luca di montezemolo, declarou ao jornal la gazzetta dello sport que se a regra de motor padrão fosse imposta pela federação internacional de automobilismo (fia), a fórmula 1 perderia todas as equipes sustentadas por montadoras, inclusive a ferrari.
se um motor para todas as equipes fosse imposto, no mínimo quatro, talvez cinco equipes sairiam. e eu falo quatro ou cinco contando com a ferrari , informou o dirigente.
a proposta de motor padrão para todas as equipes foi derrubada. mas as equipes independentes das montadoras poderão adquirir propulsores de um fabricante a ser definido pela fia, provavelmente a cosworth, a preços bem mais baixos.
o presidente da ferrari declarou que o pacotão anticrise que a f-1 aprovou na última semana é uma demonstração de que o poder na categoria aos poucos está passando para as montadoras e saindo das mãos de bernie ecclestone (presidente da fom, entidade que controla os interesses comerciais da categoria) e max mosley (presidente da federação internacional de automobilismo).
para montezemolo, o fato de a proposta do motor padrão ter sido derrubada pelas equipes, apesar da possibilidade de imposição por max mosley, mostra que a entidade acusou o golpe da
ameaça de debandada das montadoras
a crise talvez vá acelerar o processo de renovação. conheço bernie ecclestone desde 1973 e acho que ele fez um grande trabalho. mas há alguns anos, a divisão dos lucros era de 70% para ele e 30% para as equipes. hoje, esta divisão está 50% para cada lado. ainda temos o que fazer , falou.
-
e como que fica o desenvolvimento congelado de motores???
vai me falar que a cosworth vai ter que acertar na primeira para fazer o motor?
como que fica essa questão de desenvolvimento congelado para um motor que nem foi desenvolvido?
-
vocês são uns fanfarrões.
-
vou fazer uns downgrades no meu motor, e vender pra ferrari