Leituras de sonda wide
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rico so qdo estiver com pressao.
na fase aspirada voce pode deixar perto de 1. varia de motor pra motor, mas geralmente pra economia voce consegue rodar com 1. se afundar o pé é diferente. mas pra rodar na casquinha é perto de 1 mesmo. ai vc vai acertando o resto.
sim, o meu problema com isso é que se eu deixar na fase aspirada com essa valor de lambda, se eu dou o pe de uma hora pra outra, fica com um buraco, sintoma de falta (mostra ate na wide), e mesmo com o dataloger eu nao acho por decreto nenhum onde esta essa bendita falta
o que tenho feito enquanto nao acho é andado em tordo de 0.80 por que aí isso nao acontece.
ja tentei de tudo, injecao rapida, aumentar alimentacao no regime entre -0,2 e 0,2 bar. nada deu certo ainda….
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se baixar no site da fueltech o manual novo da datalogger vem com exemplos de carros top como do caca e outros vai ver que andam com lambda 0.68, com pé embaico e pressão lá em cima, estou acertrando meu carro para andar ate uns 3500 com lambda 0.98 a 1 e depois venho caindo ate entrar pressão positva ai mantenho 0.84 e pretendo manter 0.80 a 0.79 com pressão mais elevada.
lembrando que ali na pista é metanol e pressão pra dentro (aqueles 2/2.6 bar do sandro equivalem ai a pelo menos 3/3.5 das turbinas convencionais disponiveis no mercado. ali é uma gt4094r).
agora a faixa que vc pretende trabalhar com pressao ta dentro do que vem potencia. no alcool vc pode vir até +-0.76 que vem forca sem ficar muito gordo e ainda da uma ajuda na refrigeracao da camara e a nao quebrar por falta.
logico que depende bastante do motor pra engolir isso tudo. mas vc ta de 16v, ne? entao ele engole isso facil. na pista eu andava com 0.68 no metanol no 16v e ele vinha engolindo tudo.
sim, o meu problema com isso é que se eu deixar na fase aspirada com essa valor de lambda, se eu dou o pe de uma hora pra outra, fica com um buraco, sintoma de falta (mostra ate na wide), e mesmo com o dataloger eu nao acho por decreto nenhum onde esta essa bendita falta
o que tenho feito enquanto nao acho é andado em tordo de 0.80 por que aí isso nao acontece.
ja tentei de tudo, injecao rapida, aumentar alimentacao no regime entre -0,2 e 0,2 bar. nada deu certo ainda….
mas na correcao de injecao rapida vc meteu pra enriquecer quanto?
lembrando que não precisa andar com 1 redondo, andando perto de um (casa de 0.90) ja resolve um monte pra economia e ajuda nesse seu problema.
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legal saber disso, o meu problema é parecido, deixe-me ver se consigo explicar, tenho duas duvidas:
1-)minha lenta fica em 0.85 mais ou menos, se baixar, o carro morre por falta. o carro tem bastante ponto (9:5:1 de taxa), em lenta fica em torno de 34 graus. depois com as correcoes, claro, baixa por pressao, etc, etc, etc…
oque pode estar acontecendo com a lenta?
só uma perguntinha vc já fez a atualização de sua ft, pq digo isso antes da atualização quando usava ft no meu gts tb dava este mesmo problema depois desta atualização parece que corrigiram este problema e para vc ter uma ideia estou usando 40º de ponto em toda fase aspirada ainda sem correções para mais ou para menos, somente diminui com pressão de turbo.
é sim fluff 16v, eu achava que tinha que andar sempre na casa dos 0.86- 0.80 (com pressão de turbo), mais agora vou deixar quando vir pressão mais alta descer um pouco mais, valeu fluff.
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só uma perguntinha vc já fez a atualização de sua ft, pq digo isso antes da atualização quando usava ft no meu gts tb dava este mesmo problema depois desta atualização parece que corrigiram este problema e para vc ter uma ideia estou usando 40º de ponto em toda fase aspirada ainda sem correções para mais ou para menos, somente diminui com pressão de turbo.
é sim fluff 16v, eu achava que tinha que andar sempre na casa dos 0.86- 0.80 (com pressão de turbo), mais agora vou deixar quando vir pressão mais alta descer um pouco mais, valeu fluff.
ola avila, sim, ja esta na ultima atualizacao… e ainda to com esse problema...
quanto de taxa tem seu motor pra andar com 40 de ponto?
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ola avila, sim, ja esta na ultima atualizacao… e ainda to com esse problema...
quanto de taxa tem seu motor pra andar com 40 de ponto?
quando usava ms2 no meu antigo gol 1.8 com 8,5 de taxa, no álcool, fiz uns testes com o ponto na fase aspirada, e realmente na lenta eu cheguei a colocar 30 de ponto e não mudava nada na temperatura de escape. depois voltei pra 20 por que achava estranho tanto ponto.
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quando usava ms2 no meu antigo gol 1.8 com 8,5 de taxa, no álcool, fiz uns testes com o ponto na fase aspirada, e realmente na lenta eu cheguei a colocar 30 de ponto e não mudava nada na temperatura de escape. depois voltei pra 20 por que achava estranho tanto ponto.
pois é, no meu motor de 9,5 de taxa eu uso 35 de ponto na lenta e travo nisso praticamente ate 1kg, nao aumenta temperatura e nem sinal de pre-detonacao (pelomenos no ouvido, eheheh).
agora, se alguem puder me responder, ate onde ponto de ignicao influencia na mistura, digo, por exemplo, quanto mais ponto a mistura fica mais pobre e ao contrario mais rica, ou nada a ver?
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no gts que tinha 8,5:1 a ft marcava 47 de ponto máximo, agora com o gti esta com 10,5:1 estou usando em toda fase aspirada 40 e quando começa a pressurizar vam caindo de 30 ate 20 quando esta com 2kg e ainda não estou usando correções de ignição.
que eu saiba não interfere na mistura mais vem mais potencia.
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pois é, no meu motor de 9,5 de taxa eu uso 35 de ponto na lenta e travo nisso praticamente ate 1kg, nao aumenta temperatura e nem sinal de pre-detonacao (pelomenos no ouvido, eheheh).
agora, se alguem puder me responder, ate onde ponto de ignicao influencia na mistura, digo, por exemplo, quanto mais ponto a mistura fica mais pobre e ao contrario mais rica, ou nada a ver?
olá amigo, se me permite tentar ajuda-lo:
o seu raciocínio está correto, o avanço de ignição e a mistura estão sempre relacionados.
existem três fatores que influenciam no ponto: eficiência volumétrica, rotação e velocidade da chama.
a rotação do motor e o vácuo/pressão no coletor de admissão alteram a eficiência volumétrica do motor, e isto por sua vez, é o que estabelece qual o avanço ideal.
o momento da ignição deve ocorrer no instante exato para que a pressão máxima no cilindro aconteça entre 15 e 20 graus após o ponto morto superior (atdc), ou seja, com o pistão descendo.
mesmo nos casos onde não ocorra detonação, deve-se reduzir o avanço de ignição à medida que a eficiência volumétrica do motor aumente. quanto mais vácuo no coletor mais adiantado deve estar o ponto.
estes são três diferentes gráficos das pressões no interior do cilindro para três diferentes avanços de ignição:
sa1: avanço em 32.5 graus btdc
sa2: avanço em 22.5 graus btdc
sa3: avanço em 12.5 graus btdc
btdc = antes do ponto morto superior
tdc = ponto morto superior
o ideal é usar a curva sa2, pois é nela que a pressão de pico acontece entre 15 e 20 graus atdc.
com maior avanço de ignição (sa1), a pressão no cilindro começa a aumentar muito cedo, e neutraliza o movimento ascendente dos pistões.
e na sa3, a pressão no cilindro é reduzida, diminuindo o torque.
para evitar detonação, otimizar o consumo específico e o rendimento termico do motor, o ponto deve estar sempre em mbt, que é o minimo avanço de ignição na faixa de torque maximo. ou seja, deve-se reduzir o avanço de ignição até o ponto onde ocorra uma queda no torque.
ponto na lenta: a velocidade de propagação da frente de chama é relativamente constante, sendo assim, em marcha lenta, mesmo o enchimento volumentrico sendo pequeno, como a velocidade do pistão é baixa, se voce adiantar muito o ponto, a pressão no cilindro também aumentará com o pistão ainda subindo.
analogamente, a medida que a rotações for aumentando, voce sempre deve ir adiantando o ponto, exceto na rotação de torque máximo (3500 à 4500). no vacuo adiante proporcionalmente e na pressão atrase proporcionalmente, sempre com o objetivo de que a pressão de pico ocorra entre 15 e 20 graus atdc.
a taxa de compressão irá interferir na tendência a detonação, obrigando o uso de um ponto mais conservador em todas as situações. em plena carga, deve-se reduzir o avanço o suficiente para cessar a detonação, e somente na situação em que ela esteja ocorrendo (rpm, carga e temp).
para que seja vantagem um ponto acima de 40 graus, a rotação deve estar acima de 4500 rpm, e o vácuo entre -0,7 e -0,5 bar.
enriquecer a mistura, afr acima da razão estequiométrica = lambda < 0,90 # o excesso de combustível reduz a tendência a detonação, não porque diminui a temperatura na câmara de combustão, mas sim porque provoca alteração na densidade da mistura, fazendo com que a velocidade de propagação da frente de chama seja reduzida. comparando com a mistura pobre, a mistura ligeiramente rica resulta em uma queima mais lenta que se deslocará até pressão pico mais tarde, onde há maior alavancagem, por conseguinte, mais torque. também a pressão máxima é menor em um ângulo posterior do virabrequim, assim a probabilidade de detonação é reduzida. um efeito semelhante pode ser alcançado com uma mistura ideal e um maior retardo da ignição.
em outras palavras, cuidado com um ponto mais adiantado e mistura pobre, é um convite a quebra.
abraço
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bela aula.
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realmente falei besteira no post acima, pois hoje diminui meu ponto para ver o que acontecia e o carro ficou bem pobre pois tirei de 40 para 24 e a wide marcou bem acima de 1, o que antes estava com 84
realmente, aconteceu isso comigo hoje tambem avila, a proposito, demorei o dia inteiro pra fazer isso, mas olha so que legal, na ft deixei 2 mapas diferentes, 1 com ponto em 35 e outro em 20, o de 35 deixei pra acelerar, o de 20 deixei pra andar de boa na cidade…
é impressionante o quanto muda a mistura e o comportamento do carro, com o acerto do ponto em 20 graus o carro fica muito mais docil (xoxo tambem) mas muito melhor pra andar na cidade, sem aqueles tranquinhos que enchem o saco... agora com 35 vem muito mais torque, a diferenca de ponto mudou ate o ronco do motor...
vale a pena trabalhar em dois mapas nesse estilo, porque ficou muito mais prazeroso andar com o ponto em 20 graus na cidade, quando nao estou pensando em acelerar...
ah proposito, agradecimentos especiais ao heraldo da fueltech, que me deu uma aula hoje sobre isso, se nao fosse por ele, nao sei nem se teria conseguido...
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realmente, aconteceu isso comigo hoje tambem avila, a proposito, demorei o dia inteiro pra fazer isso, mas olha so que legal, na ft deixei 2 mapas diferentes, 1 com ponto em 35 e outro em 20, o de 35 deixei pra acelerar, o de 20 deixei pra andar de boa na cidade…
é impressionante o quanto muda a mistura e o comportamento do carro, com o acerto do ponto em 20 graus o carro fica muito mais docil (xoxo tambem) mas muito melhor pra andar na cidade, sem aqueles tranquinhos que enchem o saco... agora com 35 vem muito mais torque, a diferenca de ponto mudou ate o ronco do motor...
vale a pena trabalhar em dois mapas nesse estilo, porque ficou muito mais prazeroso andar com o ponto em 20 graus na cidade, quando nao estou pensando em acelerar...
ah proposito, agradecimentos especiais ao heraldo da fueltech, que me deu uma aula hoje sobre isso, se nao fosse por ele, nao sei nem se teria conseguido...
só uma sugestão: esse seu mapa racing tbm poderia ter o ponto mais baixo, mas com um pouco mais de combustível, pois já acorda a turbina mais cedo. faz uns testes pra sentir.
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ola gente que aula meu deus .. sempre pensava que a mistura mais rica baixava a temp no cilindro por isso diminuia a tendencia de pre detonação .. hoje descobri que é a densidade obrigado muito obrigado ..
é gentileza sua, eu apenas compartilhei com os amigos do preparados, um artigo da innovate que achei interessantíssimo.
este artigo entre outras coisas, explica porque um sistema de injeção de água tem uma eficiência muito maior na redução de temperatura da câmara de combustão, do que uma mistura mais rica.
ele ajuda-nos a entender esse complexo relacionamento entre ponto, mistura, temperatura da câmara e velocidade da frente de chama.
existem coisas que podemos aprender estudando sobre as experiências de outros.
o artigo da innovate em inglês: você pode estar muito rico
http://www.innovatemotorsports.com/resources/rich.php
no cefet-sc temos a sorte de possuir recursos que nos possibilita o desenvolvimento de novas tecnologias, algumas das quais, também compartilhamos com outros, que mesmo sem ter fins lucrativos nos deixa muito orgulhosos, em função da repercussão alcançada no exterior.
trata-se de uma placa de expansão desenvolvia a princípio para megasquirt, capaz de detectar com precisão o nível de detonação em veículos de alta performance.
este circuito pode ser adaptado para uso em qualquer injeção programável.
venho desenvolvendo este circuito a 2 anos, e recentemente publiquei um artigo no site oficial da megasquirt extra.
desde então venho ajudando vários membros do fórum extra.
tem até um alemão que aprimorou o circuito, usando componentes smd.
http://www.msextra.com/viewtopic.phpof=67&t=28192
abraço.