Leituras de sonda wide
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no gts que tinha 8,5:1 a ft marcava 47 de ponto máximo, agora com o gti esta com 10,5:1 estou usando em toda fase aspirada 40 e quando começa a pressurizar vam caindo de 30 ate 20 quando esta com 2kg e ainda não estou usando correções de ignição.
que eu saiba não interfere na mistura mais vem mais potencia.
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pois é, no meu motor de 9,5 de taxa eu uso 35 de ponto na lenta e travo nisso praticamente ate 1kg, nao aumenta temperatura e nem sinal de pre-detonacao (pelomenos no ouvido, eheheh).
agora, se alguem puder me responder, ate onde ponto de ignicao influencia na mistura, digo, por exemplo, quanto mais ponto a mistura fica mais pobre e ao contrario mais rica, ou nada a ver?
olá amigo, se me permite tentar ajuda-lo:
o seu raciocínio está correto, o avanço de ignição e a mistura estão sempre relacionados.
existem três fatores que influenciam no ponto: eficiência volumétrica, rotação e velocidade da chama.
a rotação do motor e o vácuo/pressão no coletor de admissão alteram a eficiência volumétrica do motor, e isto por sua vez, é o que estabelece qual o avanço ideal.
o momento da ignição deve ocorrer no instante exato para que a pressão máxima no cilindro aconteça entre 15 e 20 graus após o ponto morto superior (atdc), ou seja, com o pistão descendo.
mesmo nos casos onde não ocorra detonação, deve-se reduzir o avanço de ignição à medida que a eficiência volumétrica do motor aumente. quanto mais vácuo no coletor mais adiantado deve estar o ponto.
estes são três diferentes gráficos das pressões no interior do cilindro para três diferentes avanços de ignição:
sa1: avanço em 32.5 graus btdc
sa2: avanço em 22.5 graus btdc
sa3: avanço em 12.5 graus btdc
btdc = antes do ponto morto superior
tdc = ponto morto superior
o ideal é usar a curva sa2, pois é nela que a pressão de pico acontece entre 15 e 20 graus atdc.
com maior avanço de ignição (sa1), a pressão no cilindro começa a aumentar muito cedo, e neutraliza o movimento ascendente dos pistões.
e na sa3, a pressão no cilindro é reduzida, diminuindo o torque.
para evitar detonação, otimizar o consumo específico e o rendimento termico do motor, o ponto deve estar sempre em mbt, que é o minimo avanço de ignição na faixa de torque maximo. ou seja, deve-se reduzir o avanço de ignição até o ponto onde ocorra uma queda no torque.
ponto na lenta: a velocidade de propagação da frente de chama é relativamente constante, sendo assim, em marcha lenta, mesmo o enchimento volumentrico sendo pequeno, como a velocidade do pistão é baixa, se voce adiantar muito o ponto, a pressão no cilindro também aumentará com o pistão ainda subindo.
analogamente, a medida que a rotações for aumentando, voce sempre deve ir adiantando o ponto, exceto na rotação de torque máximo (3500 à 4500). no vacuo adiante proporcionalmente e na pressão atrase proporcionalmente, sempre com o objetivo de que a pressão de pico ocorra entre 15 e 20 graus atdc.
a taxa de compressão irá interferir na tendência a detonação, obrigando o uso de um ponto mais conservador em todas as situações. em plena carga, deve-se reduzir o avanço o suficiente para cessar a detonação, e somente na situação em que ela esteja ocorrendo (rpm, carga e temp).
para que seja vantagem um ponto acima de 40 graus, a rotação deve estar acima de 4500 rpm, e o vácuo entre -0,7 e -0,5 bar.
enriquecer a mistura, afr acima da razão estequiométrica = lambda < 0,90 # o excesso de combustível reduz a tendência a detonação, não porque diminui a temperatura na câmara de combustão, mas sim porque provoca alteração na densidade da mistura, fazendo com que a velocidade de propagação da frente de chama seja reduzida. comparando com a mistura pobre, a mistura ligeiramente rica resulta em uma queima mais lenta que se deslocará até pressão pico mais tarde, onde há maior alavancagem, por conseguinte, mais torque. também a pressão máxima é menor em um ângulo posterior do virabrequim, assim a probabilidade de detonação é reduzida. um efeito semelhante pode ser alcançado com uma mistura ideal e um maior retardo da ignição.
em outras palavras, cuidado com um ponto mais adiantado e mistura pobre, é um convite a quebra.
abraço
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bela aula.
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realmente falei besteira no post acima, pois hoje diminui meu ponto para ver o que acontecia e o carro ficou bem pobre pois tirei de 40 para 24 e a wide marcou bem acima de 1, o que antes estava com 84
realmente, aconteceu isso comigo hoje tambem avila, a proposito, demorei o dia inteiro pra fazer isso, mas olha so que legal, na ft deixei 2 mapas diferentes, 1 com ponto em 35 e outro em 20, o de 35 deixei pra acelerar, o de 20 deixei pra andar de boa na cidade…
é impressionante o quanto muda a mistura e o comportamento do carro, com o acerto do ponto em 20 graus o carro fica muito mais docil (xoxo tambem) mas muito melhor pra andar na cidade, sem aqueles tranquinhos que enchem o saco... agora com 35 vem muito mais torque, a diferenca de ponto mudou ate o ronco do motor...
vale a pena trabalhar em dois mapas nesse estilo, porque ficou muito mais prazeroso andar com o ponto em 20 graus na cidade, quando nao estou pensando em acelerar...
ah proposito, agradecimentos especiais ao heraldo da fueltech, que me deu uma aula hoje sobre isso, se nao fosse por ele, nao sei nem se teria conseguido...
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realmente, aconteceu isso comigo hoje tambem avila, a proposito, demorei o dia inteiro pra fazer isso, mas olha so que legal, na ft deixei 2 mapas diferentes, 1 com ponto em 35 e outro em 20, o de 35 deixei pra acelerar, o de 20 deixei pra andar de boa na cidade…
é impressionante o quanto muda a mistura e o comportamento do carro, com o acerto do ponto em 20 graus o carro fica muito mais docil (xoxo tambem) mas muito melhor pra andar na cidade, sem aqueles tranquinhos que enchem o saco... agora com 35 vem muito mais torque, a diferenca de ponto mudou ate o ronco do motor...
vale a pena trabalhar em dois mapas nesse estilo, porque ficou muito mais prazeroso andar com o ponto em 20 graus na cidade, quando nao estou pensando em acelerar...
ah proposito, agradecimentos especiais ao heraldo da fueltech, que me deu uma aula hoje sobre isso, se nao fosse por ele, nao sei nem se teria conseguido...
só uma sugestão: esse seu mapa racing tbm poderia ter o ponto mais baixo, mas com um pouco mais de combustível, pois já acorda a turbina mais cedo. faz uns testes pra sentir.
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ola gente que aula meu deus .. sempre pensava que a mistura mais rica baixava a temp no cilindro por isso diminuia a tendencia de pre detonação .. hoje descobri que é a densidade obrigado muito obrigado ..
é gentileza sua, eu apenas compartilhei com os amigos do preparados, um artigo da innovate que achei interessantíssimo.
este artigo entre outras coisas, explica porque um sistema de injeção de água tem uma eficiência muito maior na redução de temperatura da câmara de combustão, do que uma mistura mais rica.
ele ajuda-nos a entender esse complexo relacionamento entre ponto, mistura, temperatura da câmara e velocidade da frente de chama.
existem coisas que podemos aprender estudando sobre as experiências de outros.
o artigo da innovate em inglês: você pode estar muito rico
http://www.innovatemotorsports.com/resources/rich.php
no cefet-sc temos a sorte de possuir recursos que nos possibilita o desenvolvimento de novas tecnologias, algumas das quais, também compartilhamos com outros, que mesmo sem ter fins lucrativos nos deixa muito orgulhosos, em função da repercussão alcançada no exterior.
trata-se de uma placa de expansão desenvolvia a princípio para megasquirt, capaz de detectar com precisão o nível de detonação em veículos de alta performance.
este circuito pode ser adaptado para uso em qualquer injeção programável.
venho desenvolvendo este circuito a 2 anos, e recentemente publiquei um artigo no site oficial da megasquirt extra.
desde então venho ajudando vários membros do fórum extra.
tem até um alemão que aprimorou o circuito, usando componentes smd.
http://www.msextra.com/viewtopic.phpof=67&t=28192
abraço.