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[dúvida] - motores gm

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • D Offline
    D Offline
    danielparati
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    #3

    família i

    cilindrada diâmetro curso bielas relação r/l

    999 cm3 71 mm 62,9 mm 129,75 mm 0,242

    1.389 cm3 77,6 mm 73,4 mm 129,75 mm 0,282

    1.598 cm3 79 mm 81,5 mm 129,75 mm 0,314

    1.796 cm3 80,5 mm 88,2 mm 129,75 mm 0,339

    família ii

    cilindrada diâmetro curso bielas relação r/l

    1.796 cm3 84,8 mm 79,5 mm 143 mm 0,277

    1.998 cm3 86 mm 86 mm 143 mm 0,3

    2.198 cm3 86 mm 94,6 mm 148 mm 0,319

    2.405 cm3 8 7,5 mm 100 mm 148 mm 0,337

    não entendi isso aqui qual motor e qual

    tipo que motor e esse 1.8 familia 2 ??? :ohoh: :ohoh:

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    • B Offline
      B Offline
      Betozc
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      #4

      1.796 cm3 80,5 mm 88,2 mm 129,75 mm 0,339 = corsa 1.8, pegaram o bloco e bileas do família 1 e usaram um vira de curso maior.

      1.796 cm3 84,8 mm 79,5 mm 143 mm 0,277 = kadett 1.8, motor 1.8 feito no bloco família 2.

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      • R Offline
        R Offline
        rbsmontemor
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        #5

        1.796 cm3 80,5 mm 88,2 mm 129,75 mm 0,339 = corsa 1.8, pegaram o bloco e bileas do família 1 e usaram um vira de curso maior.

        1.796 cm3 84,8 mm 79,5 mm 143 mm 0,277 = kadett 1.8, motor 1.8 feito no bloco família 2.

        exato.

        vira 1.8 (familia 2) + bloco longo (familia 2 2.2 e 2.4) + biela longa (idem) + pistão maior + cabeçote c20xe = andapracaarlhoputamerdagiramuito.

        a diferença de peso é de aproximadamente 30kg.

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
          P Offline
          Pix
          escreveu em última edição por
          #6

          30 kilos mais pesado o familia 2?

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          • E Offline
            E Offline
            Edu4rdoBR
            escreveu em última edição por
            #7

            1.796 cm3 80,5 mm 88,2 mm 129,75 mm 0,339 = corsa 1.8, pegaram o bloco e bileas do família 1 e usaram um vira de curso maior.

            1.796 cm3 84,8 mm 79,5 mm 143 mm 0,277 = kadett 1.8, motor 1.8 feito no bloco família 2.

            complementando, esses 1.8 também foram utilizados nos astras 1999

            1 Resposta Última resposta
            • E Offline
              E Offline
              Edu4rdoBR
              escreveu em última edição por
              #8

              exato.

              vira 1.8 (familia 2) + bloco longo (familia 2 2.2 e 2.4) + biela longa (idem) + pistão maior + cabeçote c20xe = andapracaarlhoputamerdagiramuito.

              a diferença de peso é de aproximadamente 30kg.

              quantas c³ seria isso?

              utilizando esse bloco longo o carter não ficaria muito rente ao chão?

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                rbsmontemor
                escreveu em última edição por
                #9

                30 kilos mais pesado o familia 2?

                isso, o familia 2 é ~30kg mais pesado que o familia 1. tem bastante info sobre isso na net

                quantas c³ seria isso?

                utilizando esse bloco longo o carter não ficaria muito rente ao chão?

                depende do tamanho do pistão, só calcular a cilindrada que voce quer, talvez com o pistão do 2.2 ja chegue perto de 2 litros. se não chegar ainda existem os pistões do 2.4…

                e o bloco longo não é com 1 metro a mais huauha, não tem perigo de raspar em nada não

                se não me engano o kadett do orige era nesse esquema. vira de 2.0 com pistões maiores, bloco e bielas longas. melhora a r/l pra caramba né se tu fizer o calculo...e não perde cilindrada por causa dos pistões maiores. o dele era 2100 se não me engano.

                fora o cabeçote invertido (que é um feito do cacete ) que tem a admissão virada para a grade do motor com 4 itb s heheh. não é cabeçote ecotec não, é c20xe invertido mesmo

                [] s

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  rbsmontemor
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  confundi.

                  o kadett vermelho do vicente tinha cabeçote na posição normal, mas com fluxo invertido lá pelo berta argentino.

                  esse aqui sim literalmente inverteu o cabeçote:

                  vou colocar as peças usadas na receita desse 2.2 gm que chega a 300cv @ 9.5k rpm
                  
                  pistões forjados je de 86mm diametro
                  
                  vira com 96mm de curso
                  
                  cabeçote 16v invertido
                  
                  preparação no cabeçote c20xe resultando em 164cfm de fluxo por cilindro.
                  
                  par de comandos 280º
                  
                  tuchos mecanicos, com peçcas de titanio
                  
                  8 bicos de 83lbs/h
                  
                  3 estágios na bomba de óleo para dar conta dos 10 litros do óleo motul
                  
                  1 bomba de combustivel + dosador, ambos aeromotive 
                  
                  injeção fueltech racepro 1fi
                  
                  ignição firepro
                  
                  1 bobina por cilindro
                  
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                  • P Offline
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                    escreveu em última edição por
                    #11

                    eu to com uns planos, e sinceramente eu não sei se compensa partir para o familia 2, já que o familia 1 vai até 1.8 e qualquer bloco é plug and play e ainda tenha cabeçote 16v disponível, embora tenha a r/l pior.

                    alguem tem um tutorial do que precisa para adaptar um f2 no lugar de um f1?

                    1 Resposta Última resposta
                    • E Offline
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                      Edu4rdoBR
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      eu to com uns planos, e sinceramente eu não sei se compensa partir para o familia 2, já que o familia 1 vai até 1.8 e qualquer bloco é plug and play e ainda tenha cabeçote 16v disponível, embora tenha a r/l pior.

                      alguem tem um tutorial do que precisa para adaptar um f2 no lugar de um f1?

                      se for no celta dizem ser mais fácil que no corsa porque le tem mais espaço, basicamente as únicas coisas que você vai precisar fazer são: um suporte de motor (vo procurar uma foto aqui),semi-eixos encurtados e soldados. tenho algumas fotos aqui vo procurar

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #13

                        família i

                        cilindrada diâmetro curso bielas relação r/l

                        999 cm3 71 mm 62,9 mm 129,75 mm 0,242

                        1.389 cm3 77,6 mm 73,4 mm 129,75 mm 0,282

                        1.598 cm3 79 mm 81,5 mm 129,75 mm 0,314

                        1.796 cm3 80,5 mm 88,2 mm 129,75 mm 0,339

                        família ii

                        cilindrada diâmetro curso bielas relação r/l

                        1.796 cm3 84,8 mm 79,5 mm 143 mm 0,277

                        1.998 cm3 86 mm 86 mm 143 mm 0,3

                        2.198 cm3 86 mm 94,6 mm 148 mm 0,319

                        2.405 cm3 8 7,5 mm 100 mm 148 mm 0,337

                        não entendi isso aqui qual motor e qual

                        **tipo que motor e esse 1.8 familia 2 ???[/ b] :ohoh: :ohoh:

                        1.8 para cima é familia 2, no caso dos antigos, e 1.6 para baixo é familia 1. meriva, montana e corsa (atuais) são f1.

                        hj f2 é 2.0 para frente, na linha de produção atual.**

                        1 Resposta Última resposta
                        • E Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #14

                          semi eixo encurtado

                          suporte motor

                          f2 no cofre

                          ah lembrando que nos f1 a central e chicotes são os mesmos, basta trocar o chip, ou sei lá como vão ser seus planos :ohoh:

                          1 Resposta Última resposta
                          • E Offline
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                            Edu4rdoBR
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            tópico do corsa clube sobre aumento de cilindrada http://corsaclube.com.br/forum/viewtopic.p…asc&start=0

                            1 Resposta Última resposta
                            • P Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #16

                              encurtar semi eixo é que fode. sei lá, fico com o pé atrás porque lida diretamente com a segurança.

                              o plano é deixar um celta um pouco mais capeta, já que eu não vou mais me desfazer dele. no momento é só pesquisa, para aplicar no final do ano para frente.

                              acho que o melhor cxb é 1.7 f1 turbo.

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
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                                #17

                                encurtar semi eixo é que fode. sei lá, fico com o pé atrás porque lida diretamente com a segurança. o plano é deixar um celta um pouco mais capeta, já que eu não vou mais me desfazer dele. no momento é só pesquisa, para aplicar no final do ano para frente. acho que o melhor cxb é 1.7 f1 turbo.

                                no meu corsa c o coxim do lado do passageiro do motor fica entre as correias, igual na meriva 16v (que só saiu em 2004). este coxim é dificil de achar em desmanche e foi um dos motivos que me fez desistir de montar um 16v no meu motor. (e não tou afim de usar coxim de chapa soldada que é feito sem nenhum estudo de solicitação composta em um carro para dia-a-dia que tem que ser confiável)

                                no celta eu não sei como é a fixação do motor, mas como tudo é igual do corsa b(classic), provavelmente deve ser em baixo também, como nas fotos que o amigo postou acima. neste caso a utilização do cabeçote 16v é ridiculamente simples.

                                o motor 1.8 tem r/l ruim mas também gira, tem motor destes girando 8200rpm aspro. o legal dele é que tem muito torque heheh por causa do curso. mas se eu tivesse grana (não só grana, mas tempo, um mecânico com experiencia em preparar este motor, etc)com certeza montaria o virabrequim do 1.6 nele pra melhorar o r/l e ainda colocaria uns pistões de zetec 1.6 (82mm se nao me engano) ou de ap (83mm) pra ficar muito perto do 1.8l original. ah, lembrando que tem que rebaixar o bloco, ou se tiver grana, mandar forjar biela mais longa e melhorar ainda mais o r/l :ohoh:

                                tem um celta aqui perto de casa 1.6 8v turbo com quase 400cvs (não vem mais por causa do comando praticamente original). ele vai la no racha em interlagos e mesmo sem blocante nem nada, da trabalho pra muito apzão de 600cvs. carrinho é leve e traciona bem.

                                um 1.7 16v bem montadinho com uns comandos bem dimensionados deve ficar :ohoh:

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                                  #18

                                  no meu corsa c o coxim do lado do passageiro do motor fica entre as correias, igual na meriva 16v (que só saiu em 2004). este coxim é dificil de achar em desmanche e foi um dos motivos que me fez desistir de montar um 16v no meu motor. (e não tou afim de usar coxim de chapa soldada que é feito sem nenhum estudo de solicitação composta em um carro para dia-a-dia que tem que ser confiável)

                                  no celta eu não sei como é a fixação do motor, mas como tudo é igual do corsa b(classic), provavelmente deve ser em baixo também, como nas fotos que o amigo postou acima. neste caso a utilização do cabeçote 16v é ridiculamente simples.

                                  o motor 1.8 tem r/l ruim mas também gira, tem motor destes girando 8200rpm aspro. o legal dele é que tem muito torque heheh por causa do curso. mas se eu tivesse grana (não só grana, mas tempo, um mecânico com experiencia em preparar este motor, etc)com certeza montaria o virabrequim do 1.6 nele pra melhorar o r/l e ainda colocaria uns pistões de zetec 1.6 (82mm se nao me engano) ou de ap (83mm) pra ficar muito perto do 1.8l original. ah, lembrando que tem que rebaixar o bloco, ou se tiver grana, mandar forjar biela mais longa e melhorar ainda mais o r/l :ohoh:

                                  tem um celta aqui perto de casa 1.6 8v turbo com quase 400cvs (não vem mais por causa do comando praticamente original). ele vai la no racha em interlagos e mesmo sem blocante nem nada, da trabalho pra muito apzão de 600cvs. carrinho é leve e traciona bem.

                                  um 1.7 16v bem montadinho com uns comandos bem dimensionados deve ficar :ohoh:

                                  então… esse é o meu ponto de vista. acho que pode arrancar algo muito bom nos f1, sem precisa partir para o f2. sem contar o espaço no cofre.

                                  e no meu caso tem ar e direção, o que é um complicômetro na hora de achar espaço para algo, e eu não abro mão desses 2 itens.

                                  vou tirar foto dos suportes.

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                                    #19

                                    o compressor não deixa tirar com melhor detalhe. mas a posição parece ser a mesma.

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      escreveu em última edição por
                                      #20

                                      monte um 1.6 16v e seja feliz :ohoh:

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #21

                                        encurtar semi eixo é que fode. sei lá, fico com o pé atrás porque lida diretamente com a segurança.

                                        o plano é deixar um celta um pouco mais capeta, já que eu não vou mais me desfazer dele. no momento é só pesquisa, para aplicar no final do ano para frente.

                                        acho que o melhor cxb é 1.7 f1 turbo.

                                        carro pro dia-a-dia as idéias ficam ainda mais limitadas devido ao seguro :ohoh:

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #22

                                          não vai ter seguro.

                                          o seguro do celta eu vou transferir para outro carro, que ainda irei comprar.

                                          1 Resposta Última resposta

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