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Qual o grau ideal de vela p/ carro turbo?

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  • P Offline
    P Offline
    pepsimanbr
    escreveu em última edição por
    #4

    o meu tbm tem essa taxa e peguei um b8es (é mais fácil de achar, a ponta não é projetada e não é resistiva) eu achei o br9es mas como era resistivo optei por um não resistivo.

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    • E Offline
      E Offline
      edney
      escreveu em última edição por
      #5

      usei br9es 2 anos sem nenhum problema, e cai na bobeira de usar bpr7es, 1 mes depois derreti 1 pistão, e os outros 3 deformaram, agora uso br9eix

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      • A Offline
        A Offline
        Adriano Sushi
        escreveu em última edição por
        #6

        usa br9es, b9es, ou no maximo uma br8es ou b8es. se acha as brp tb são boas.

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        • S Offline
          S Offline
          SergioEG
          escreveu em última edição por
          #7

          a regra geral é a seguinte: a cada 75-100hp adicionados, 01 grau térmico + frio. assim se vc parte de um motor de 100 hp que usa uma vela 6, gasolina ou álcool, e joga a potência para até 200 hp, deverá usar uma vela 7. cada grau térmico mais frio derruba a temperatura da câmara em 100 c.

          outra: as melhores velas disponíveis hoje no mercado são as iridium, com eletrodo ultra-fino. já testei e vale a pena.

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          • M Offline
            M Offline
            Milho
            escreveu em última edição por
            #8

            olha eu sempre usei b9es ou br9es e nunca tive problema.

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            • G Offline
              G Offline
              Gui_Jpa
              escreveu em última edição por
              #9

              aproveitando o topico,

              qual seria o grau de vela mais indicado para um ap aspro com potencia estimada em 150~160hp em dinamometro ?

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              • N Offline
                N Offline
                nogueiraxr3
                escreveu em última edição por
                #10

                aproveitando o embalo, qual seria a vela indicada pra um ap com cabeçote fluxo cruzado e 19 de taxa ????

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                • S Offline
                  S Offline
                  sleep
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  19 de taxa :hauhau: ?

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    SergioEG
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    milho,

                    o problema de vc usar uma vela mais fria do que o necessário é que a temperatura da câmara de combustão vai cair além do ponto ideal. se vc usa uma vela 9 no lugar de uma 7, a temperatura da câmara estará 200 c mais baixa. o efeito disto é redução de rendimento, especialmente quando o motor estiver em meia carga.

                    a propósito, a definição do grau térmico da vela depende exclusivamente da potência gerada na câmara. quanto maior a potência, mantida a cilindrada, mais fria a vela. não interessa se o motor é turbo ou aspirado.

                    voltando à questão da regrinha que mencionei acima, se o teu motor rende até 200 hp, a vela 7 deveria resolver. quem sabe no máximo 8.

                    sds.

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      pepsimanbr
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      uma coisa que eu tbm achei legal e não sabia era se a vela era projetada ou não, ou seja, com a ponta do eletrodo mais pra dentro ou pra fora… a própria ngk afirma que se for para uso de competição uma vela não projetada seria melhor, tendo em vista a taxa e o superaquecimento.

                      eu comentei apenas da projeção da ponta pq é fácil de achar e bem mais barato, existem tbm as que tem o eletrodo mais fino, o tipo de material, etc... coisas que encarecem o valor das velas...

                      quem quiser dar uma fuçada está aí a fonte:

                      http://www.ngkntk.com.br/direct/p11.html

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fabio Lima
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        entao deveria ter usado bp6es no meu turbo a gasolina, visto que ele tinha na casa dos 160cvó

                        1 Resposta Última resposta
                        • N Offline
                          N Offline
                          nogueiraxr3
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          milho,

                          o problema de vc usar uma vela mais fria do que o necessário é que a temperatura da câmara de combustão vai cair além do ponto ideal. se vc usa uma vela 9 no lugar de uma 7, a temperatura da câmara estará 200 c mais baixa. o efeito disto é redução de rendimento, especialmente quando o motor estiver em meia carga.

                          a propósito, a definição do grau térmico da vela depende exclusivamente da potência gerada na câmara. quanto maior a potência, mantida a cilindrada, mais fria a vela. não interessa se o motor é turbo ou aspirado.

                          voltando à questão da regrinha que mencionei acima, se o teu motor rende até 200 hp, a vela 7 deveria resolver. quem sabe no máximo 8.

                          sds.

                          então porque os motores vhc da linha gm usam vela grau 7 e não rendem nem 100 hpo????

                          1 Resposta Última resposta
                          • N Offline
                            N Offline
                            nogueiraxr3
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            o ideal seria o uso da vela termometrica para saber qual a temperatura dentro da camara, daí sim a escolha correta do grau termico da vela, o fod@ é conseguir essa vela ….

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              SergioEG
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              realmente, os vhc não redem nem 100 hp e usam vela 7. mas é um motorzinho de 1000 cc, não é ?

                              raciocine assim: partindo do grau térmico do equipamento original, seja 5, 6, 7 …, aí vc esfria a vela seguindo a regra dos 75-100 hps. certo é a montadora geralmente faz testes de bancada para saber qual o grau térmico mais apropriado.

                              por exemplo, eu tenho um golzinho gts 1991. não é turbo. é um 1950 aspiradinho. tem cabeçote feito com válvulas maiores e anda com 02 webers 40 no álcool. esse motor não entrega nem de longe 200 cv. a vela que eu uso é 6. e não precisa mais do que isso. a taxa é bem alta e a pressão de cilindro está acima dos 300 psi. não detona. não pré-ignita e a vela não tem sinais de superaquecimento.

                              valeu ?

                              1 Resposta Última resposta
                              • B Offline
                                B Offline
                                brenokamikaze
                                escreveu em última edição por
                                #18

                                particulamente pra carros turbo nao uso menos q 9,ate mesmo pq qndo monto nao sei o jeito q o cliente vai andar,se for daqueles q ande logos trecho pe pe embaicho,mesmo com mistura rica,vai dar problema,se usar 6 ou 7,tem q deichar a mistura muito rica,ai o exesso ira tirar o calor.

                                1 Resposta Última resposta
                                • E Offline
                                  E Offline
                                  Edu4rdoBR
                                  escreveu em última edição por
                                  #19

                                  uma bobina mais forte não influencia na escolha da vela também?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • * Offline
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                                    * Caroline Stella *
                                    escreveu em última edição por
                                    #20

                                    a regra geral é a seguinte: a cada 75-100hp adicionados, 01 grau térmico + frio. assim se vc parte de um motor de 100 hp que usa uma vela 6, gasolina ou álcool, e joga a potência para até 200 hp, deverá usar uma vela 7.

                                    essa regra é lei ?

                                    como ficam as motos, onde em motores de baixa potência (4/5 cvs) se usa vela grau 6, ao passo que em alguns motores de 30 cvs usa-se grau 8, e em outros de ~130 cvs usa-se grau 9?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
                                      R Offline
                                      Ricardo
                                      escreveu em última edição por
                                      #21

                                      essa regra é lei ?

                                      como ficam as motos, onde em motores de baixa potência (4/5 cvs) se usa vela grau 6, ao passo que em alguns motores de 30 cvs usa-se grau 8, e em outros de ~130 cvs usa-se grau 9?

                                      carol, pelo que eu entendi da explicação, a mudança do grau térmico tem a ver com o incremento de potência, e não com a potência original do motor…

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • * Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #22

                                        carol, pelo que eu entendi da explicação, a mudança do grau térmico tem a ver com o incremento de potência, e não com a potência original do motor…

                                        certo, sendo assim, deixo aqui mais uma pergunta:

                                        • num motor que tenha 4 cvs, e após a preparação ele passa para 18 cvs, como fica a escolha da vela?

                                        no meu tempo , usavam-se velas termométricas para fazer a escolha correta e segura do grau térmico das velas. não tinha essas coisas de regras fixas. motores são diferentes, alguns geram potência com menos esforço do que os outros.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
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                                          #23

                                          o grau térmico da vela não tem nada a ver com a potência do motor.

                                          tudo vai depender da temperatura dentro da câmara. quanto mais alta, mais fria a vela, e vice-versa.

                                          1 Resposta Última resposta

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