Acerto weber 40 idf
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meu tenho gol 2.0 [ com pista e biela forjada cabecote preparado comando 276 com carb 3e ]
so que da buraco qdo piso o que pode ser e se vcs tem uma rec. de gicleur
aguardo uma resposta turma muito obrigado e feliz ano novo -
meu tenho gol 2.0 [ com pista e biela forjada cabecote preparado comando 276 com carb 3e ]
so que da buraco qdo piso o que pode ser e se vcs tem uma rec. de gicleur
aguardo uma resposta turma muito obrigado e feliz ano novoturbo?
o buraco é quando abre o 2º estagio?
alimenta bem em alta? -
turbo?
o buraco é quando abre o 2º estagio?
alimenta bem em alta?muito obrigado , tenha um otimo ano novo
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tenho lidado com webers já há alguns anos e aprendi algumas coisas.
se vai andar no álcool, a caneta ideal é a f7. não vale a pena perder tempo com outro tipo de caneta.
webers são feitas para serem usadas em conjuntos, no mínimo pares. via de regra se vai usar 01 weber só, a melhor caneta é a f7, seja álcool ou gasolina.
tenho uma idf44 num opala 6 a gasolina. é um 4 com comando isky 278. usa canetas f4. a f11 original até funciona, mas a f4 é melhor. a demanda de combustível deste motor é muito grande. a f7 vai bem também mas requer nível de bóia mais baixo, senão dá excesso na transição. a giclagem principal com a f7 também é menor.
antes de qualquer coisa, a primeira questão a verificar é a pressão de combustivel. webers não funcionam bem com pressão de combustivel acima de 0.2 bar (3 psi). este é um ponto básico. depois de ter acertado a pressão do combustível, deve-se verificar o nível da bóia. o ajuste original da idf é 10 mm, medido com a tampa na vertical.
tenho também 02 idf40 num ap a álcool e ando com este nível de bóia. o resultado é excelente. também tive que retrabalhar o dosador para diminuir a pressão do combustível que era de 0.45 bar. não dava acerto de jeito nenhum. depois de baixar para 0.2 bar, tudo se resolveu.
os injetores da bomba de aceleração nunca devem ser arrombados. este é o erro mais comum cometido pela maioria das pessoas.
em se desejando aumentar o volume injetado, deve-se trocar a válvula da cuba (tamanho original 50 na idf40) por uma menor. o maior aumento do volume injetado vem com a válvula 00, ou a válvula fechada (sem retorno para a cuba). se vc aumenta os injetores mantendo o tamanho da válvula da cuba, a única coisa que consegue é reduzir a duração do jato…
a válvula de cuba 00 proporciona um aumento do volume injetado de + de 30%. esta válvula não se acha no brasil. tem que mandar vir de fora. tem vários distribuidores nos usa e na europa que mandam pelo correio. dá para aumentar os injetores também, depois de ter diminuído a válvula da cuba. nunca vai um injetor maior do que 55 ou 60. 70 já é um absurdo...
nunca acertei uma idf40 num opala a álcool. mas vou sugerir:
1. canetas f7 com diâmetro reduzido para 6.5 mm. o giclê principal deve ficar ao redor de 230.
2. respiro da caneta bem grande para não dar excesso em alta. tamanho 250 ou 270. depois de afinar a transição, dá para reduzir gradativamente.
3. parafusos de bypass (parafusos de passagem de ar) bem abertos para compensar a alta demanda de ar do motor do opala. no mínimo 03 voltas. se forem deixados fechados, as borboletas vão ficar muito abertas na lenta, mantendo muitos orifícios da transição expostos. vc acaba ficando com um carburador que só entrega combustível pelo circuito principal. o consumo fica horrível...
4. webers não tem power valve (válvula de força) que fornece combustível extra quando se pisa no acelerador muito rápido nos carburadores originais. assim, normalmente os giclês de lenta tem que ser grandes. acredito que numa idf 40 num opala, a giclagem de lenta vai ficar entre 70 e 90. tem que abrir os bypass para acertar a lenta.
5. é altamente recomendável aplicar níquel químico se for usar álcool. em caso contrário, vai ter que estar limpando o carburador muito freqüentemente. as minhas 40s no ap estão niqueladas e já faz + de 1 ano que não limpo... os parafusos de mistura devem ser niquelados ou cromados também. se não quiser não precisa niquelar a tampa do carburador. dá para conviver. é bom niquelar ou cromar a mola do diafragma da bomba, que ficar imersa no álcool o tempo todo.
espero ter ajudado.
sds. -
atentem ao post do sergio. não é todo dia que alguem aparece dando esse tipo de dica.
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pode ser. assim q o sergio voltar a aparecer, de forma a não dar impressão q o tópico sumiu , ja q irá ser movido para os melhores tópicos.
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olá pessoal,
gostaria muito de estar conversando com outros membros sobre este assunto. webers são carburadores muito populares hoje em dia e o conhecimento referente ao seu acerto está disperso entre os usuários. conversando a gente consegue trocar idéias e experiências.
sds.
sergio. -
considero os carburadores weber (sobretudo os idf) como sendo os mais fáceis de extrair rendimento na parte de alimentação.
infelizmente geram-se lendas onde é dificil acertar eles. isso partindo de quem não conhece e/ou tem preguiça em parar pra pensar, e preferem ficar sempre só no arroz-feijão (brosol) pq é mais cômodo.
eu particularmente nem mecho em brosol. ja em weber…faço com mto prazer. -
prezados,
você poderia me fazer a gentileza e informar quais são as giclagens que usa no seu opala a gasolina?
estou tentando afinar o meu, mas tá uma luta, pois não achei nada postado na net para 6cc e estou meio sem ponto de partida.
o meu hoje está assim:
lenta: 70 (parece que ainda pede mais, se não deixar um pouco a borboleta aberta o giro fica muito baixo, tipo 350rpm, quase morrendo)
alta: 170 (ficou bom na subida de giro, mas quando piso tudo, progressivamente, dá aquela engolida) coloquei uma de alta de 180 e 190 e parece que dava excesso, aqueles pipocos na descarga.
ar: 235 (sei que a proporção não está correta, mas era o menor que eu tinha)
difusor: 32mm
injetor: 60 (na verdade está em 100, mas depois que li o seu post neste fórum comprei de 60)
agulha: 00 (ainda virá travada, mas hoje deixe sem para testar)
válvula da bóia: 250
nível da boia: 12mm (tentei regular para os 10mm, mas aí vaza)
pressão de combustível: 2psi (se colocar 3,5 psi vaza também)
canetas: f11
combustíve: gasolina podiummeu carro está com compressão 10,5:1, pistão de 4cc, comando 280 sobe, válvula de s10 (48,5mm adim), dutos trabalhados no cabeçote, bobina accel.
nesse mesmo motor eu tinha uma weber 44 idf rodando no álcool há um ano, ela era um negócio muito bruto. a lenta era horrível, embaralhando, a rápida não era tão rápida, mas a alta era um canhão. eu testei esse gigleur de 170 na alta e pareceu não dar excesso, mas quando piso tudo o bicho parece também não aguentar.
fico antecipadamente grato pela ajuda.
abraço, orlando tatagiba
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sérgio,
você poderia me fazer a gentileza e informar quais são as giclagens que usa no seu opala a gasolina?
estou tentando afinar o meu, mas tá uma luta, pois não achei nada postado na net para 6cc e estou meio sem ponto de partida.
o meu hoje está assim:
weber 44 idf
lenta: 70 (parece que ainda pede mais, se não deixar um pouco a borboleta aberta o giro fica muito baixo, tipo 350rpm, quase morrendo)
alta: 170 (ficou bom na subida de giro, mas quando piso tudo, progressivamente, dá aquela engolida) coloquei uma de alta de 180 e 190 e parece que dava excesso, aqueles pipocos na descarga.
ar: 235 (sei que a proporção não está correta, mas era o menor que eu tinha)
difusor: 32mm
injetor: 60 (na verdade está em 100, mas depois que li o seu post neste fórum comprei de 60)
agulha: 00 (ainda virá travada, mas hoje deixe sem para testar)
válvula da bóia: 250
nível da boia: 12mm (tentei regular para os 10mm, mas aí vaza)
pressão de combustível: 2psi (se colocar 3,5 psi vaza também)
canetas: f11
combustíve: gasolina podiummeu carro está com compressão 10,5:1, pistão de 4cc, comando 280 sobe, válvula de s10 (48,5mm adim), dutos trabalhados no cabeçote, bobina accel.
nesse mesmo motor eu tinha uma weber 44 idf rodando no álcool há um ano, ela era um negócio muito bruto. a lenta era horrível, embaralhando, a rápida não era tão rápida, mas a alta era um canhão. eu testei esse gigleur de 170 na alta e pareceu não dar excesso, mas quando piso tudo o bicho parece também não aguentar.
fico antecipadamente grato pela ajuda.
abraço, orlando tatagiba
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bom dia ,cabeçote nestes casos é tudo eu usava minha weber c/ canetas f11 c/ mistura gorda pravir forte em alta ,motor 1.8ap ,cabeçote p.f. valvulas grandes ,comando 272 pra turbo ,turbina .50 ,cambio ps fazia na média 4km c/ litro de alcool tanto faz andando na cidade e dandos umas aceleradas cidade /estrada então vai muito da queima resultante do combustivel analize bem um cabeçote bem trabahadinho que alem de gerar potencia vai aproveitar melhor o combustivel gerando economia ,um bom comando ,uma boataxa de compressão ,meu motor gerava em torno de 320cavalos ….....abraços
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concordo plenamente. meu cabeçote não é paulo farina, mas nos padrões daqui é um dos melhores. bem dutado, fluxado e com válvula de admissão de s10 retrabalhada (um pouco maior que as de c10 e mais leve).
com as dicas dadas pelo sérgio consegui melhorar muito minha afinação. arrombei o difusor para 36mm (se bem que o sérgio tá usando 40mm no dele) e fiz as regulagens sugeridas.
meu carro ainda não está tinindo e na verdade ainda falta um pouco de chão para isso, mas já tá bem mais esperto.
instalei o hallmeter hoje e vai ficar mais fácil dar uma afinada na alta, a qual de ouvido e andando é muito difícil (pelo menos para mim) descobrir se é falta ou excesso.
engraçado esse carburador w44 ter tão pouca coisa na net para 6cc opala, já é um dos preferidos para esse carro.
descobri hoje que tem uma vela minha que tá fazando um pouco de pressão (tá meio espanada) e vou arrumar isso antes de dar continuidade na afinação.abraço a todos…
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menino do céu. o meu hoje ficou pronto (nunca fica 100%, mas já tá andando forte), contudo a giclagem ficou astronômica.
eu estava tentando acertar com 160, 180 de principal e a sonda acusando mistura de 450 por aí. achava que era esse o range, mas descobri que para carburado o range é mais alto, ou seja, o buraco é mais em cima. hehe.no final ficou assim, weber 44 idf 71, 125 de lenta, 220 de ar, 300 principal, rápida em 65, cuba 00, difusor em 36mm, caneta f11, gasolina podium, ponto levemente adiantado (bem de leve).
deve estar bebendo mais que o cão, mas tá lindo. a lenta embaralhando e quando sobre o giro vc cola no banco e não solta. que beleza
o motor é um 4400, taxa 10.5:1, comando 280 sobe, válvula de s10, cabeçote polido e angulado, bobina aceel super coil, vela de três polos, dimensionado 6x2 morrendo no meio, embreagem displatec 1200lbs com mola, volante original, tucho mecânico, vareta de ômega, mola 6005 sky, polião…
para afinar esses bichos tem que ter uma sonda lambda, senão fica muito difícil. a giclagem muda muiiiiiito de uma caneta para outra e é isso, pau na preá...
abraço, orlando.
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aí orlando,
beleza, hein é o importante é que o seizão está andando . ainda estou insistindo na f7, mas depois talvez volte a tentar a f11 com um acerto + próximo do que vc está usando. saí com o opala no final-de-semana mas acho que quebrei o diferencial. tive que rebocar o carro até a oficina. antes de sair para a rua montei um giclê de lenta tamanho 70 no lugar do 80. ficou legal. depois que o carro sair da oficina, mais para o final da semana, vou experimentar um 65.
no mais vamos levando.
abraço.
sergio. -
olá pessoal. atualizano minha configuração eu tive que deixar a giclagem mais baixa para ser possível andar na rua. o consumo estava em somente 200m/l de podium (aí num dá).
a lenta agora está em 90, com a brabuleta bem fechada na lenta.
principal em 250 e respiro 190. contina a f11. o giro crescendo liso sem buracos…
o site tá bem pesado para escrever hoje, depois conto mais detalhes. abração a todos...