Sistemas de ignição
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já faz algum tempo que venho pesquisando, principalmente na web, sobre sistemas de ignição para motores de automóvel tipo si (do inglês “spark ignition”). como entusiasta de preparação de motores, não me satisfaço com pouco e estou sempre buscando meios de obter melhores resultados. para mim é especialmente interessante buscar tecnologias novas que tragam aumento da eficiência do motor, seja ele original, modificado, aspirado ou turbo, a álcool ou gasolina.
tenho visto que em muitos casos o sistema de ignição tem sido negligenciado.
vejo muita gente preocupada com esta questão, mas não indo a fundo como poderia. tenho visto muito motor forte, em oficinas de preparação e no autódromo, mas me impressiono pela falta de investimento no sistema de ignição. quando muito vejo gente usando sistemas de ignição capacitiva (msd, mallory…) ainda analógicos quando já existem versões digitais. quando se fala em bobina de ignição, aí então é aquela falta de criatividade. todo mundo usa a mesma coisa.
mas existe um elemento no sistema de ignição que invariavelmente todo mundo negligencia. é justamente a vela. ainda tem gente que acha que investir em vela é besteira, não aumenta o rendimento, não entrega + hp. muito pelo contrário...
ali pelo final da década de 90 começaram a surgir velas de alto desempenho no mercado mundial. aqui no brasil, como tudo que é novo novo, demora muito para chegar e enfrenta muita resistência.
hoje eu olho para trás e penso no tempo perdido usando velas convencionais com eletrodo em inconel de 2.5 mm de diâmetro e tenho vontade de chorar. nunca + uso este tipo de material no meu carro.
já estão disponíveis as velas com eletrodo ultrafino de vários fabricantes. a mais popular é a ngk iridium, com diâmetro de 0.6 mm. o preço não é muito alto, cerca de us$ 8.00 por vela lá fora. a ngk do brasil ainda não está importando, mas dá para comprar pela internet até pela amazon.
a vela com eletrodo ultrafino + avançada no entanto é a denso. o eletrodo da denso iridium é de 0.4 mm. o irídio entra na equação para aumentar a longevidade e suportar melhor as altas temperaturas. velas em irídio duram até 100.000 km. o seu motorzinho provavelmente vai pro saco antes que as velas acabem. vale a pena dar uma olhada no site da denso:
http://www.globaldenso.com/en/products/aft…/structure.html
a diferença de desempenho de uma vela com eletrodo ultrafino para uma vela com eletrodo convencional de 2.5 mm é gritante. tem muito material na web sobre isto.
uma outra questão fundamental com respeito a velas é o tamanho do gap. ainda tem gente usando gaps de 0.7-0.8 mm em velas convencionais. isto se explica porque estas velas não permitem utilizar um gap maior. não uso mais velas com gap menor do que 1 mm, e ainda acho pouco. ainda me recordo do meu motor turbo em que o preparador pegou as velas convencionais e fechou o gap para algo em torno de 0.4 mm. ainda tem gente fazendo isso ?
estou usando as denso iridium no meu carro desde o ano passado. a denso que uso é a iw20, rosca de 14 x 19 mm com gasket e sextavado de ¾”. basicamente equivalente à ngk bp6es.
agora indo um pouco mais a fundo. já existe um sistema de ignição que em alguns anos vai tornar obsoleto tudo o que usamos até agora. é o sistema a jato de plasma. para quem não conhece, um jato de plasma é basicamente o que ocorre num eletrodo de solda elétrica. a quantidade de energia transferida na câmara de combustão para a mistura a/c num sistema de ignição a plasma é milhares de vezes maior do que o que usamos hoje. esta tecnologia já tem várias patentes, e nem é uma tecnologia nova. vai demorar um pouco ainda porque requer velas especiais. a vela para jato de plasma é totalmente diferente. não vela a pena nem entrar no mérito de discutir isto aqui.
no entanto, existe alguma coisa intermediária já disponível e acessível. trata-se da vela desenvolvida pela pulstar (http://www.pulstar.com/). para entender isto melhor, temos que encarar o fato que uma vela de ignição é na verdade um conversor de energia elétrica (corrente/tensão) em nada mais nada menos do que plasma. é isso mesmo, a “faísca” produzida numa vela contém plasma.
a taxa de conversão de energia elétrica em plasma de uma vela convencional é de +/- 0.2%. isto para ficar ruim vai ter que melhorar muito.
a pulstar converte + de 50%. a corrente de pico numa vela pusltar é da ordem de 1000 ampéres, enquanto numa vela convencional é de 0.05 ampéres (ou 50 ma).
vamos pegar alguns dados de um paper da sae (“society of automotive engineers”) de 2002:
comparando a energia convertida numa vela convencional com a pulstar:
vela convencional = 0.125 watts
pulstar = 5.2 mwatts (mega watts…)
não vejo a hora de colocar as minhas mão num jôgo de pulstar. atualmente existem 02 problemas. primeiro é o preço, cerca de us$ 25.00 cada vela e logicamente não tem no brasil. outro problema é que ainda não há muitas opções de configuração. a pulstar equivalente a uma ngk bp6es é a be-1. ainda não sei se existem configurações + frias para usar com turbo, por exemplo. vale a pena dar uma olhada em: http://www.sparkplugs.com/
acho que vou tentar comprar pela amazon.
depois conto o resultado…
sergio.
“gasoline is for washing parts, alcohol is for drinking and nitro is for racing”.
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post para assinatura.
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então. tem mt gente que usa velas com gap de ~0,4 . apesar de não ser nem de longe o ideal, funciona e mt bem ainda por cima.
claro que uma ignição melhor ajuda mt mas o custo beneficio não eh tão bom na balança, por isso que so pegamos eles quando não tem mt pra onde correr…
veja bem, tem mt carro de arrancada que usa velas de dt + bobina de mi, e com potencias perto dos 400 cv. e sem problemas de falha de ignição. o carro tem que usar maior ponto de ignição, bebe mais e tem respostas mais lentas, mas ainda assim rende bem.
veja bem pra um motor ap, vc forja ele todo por + ou - 1500 reais. e uma msd fica em torno de 1000 reais, fora cabos, velas etc... e qual o retorno que ele te traz? uns 10% de potencia? acredito que não de nem 5% de potencia a mais... ele vai dar maior dirigibilidade e economia...
por essas coisas que as pessoas preferem deixar um msd ou similar pra depois...
agora pra carro de rua, e do dia a dia um up no sistema de ignição eh mt bem vindo
excelente topico vamos debater mais pq esse assunto eh mt pouco difundido.
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eu gosto de motor forte, mas acho que potência não pode vir a qualquer custo. não me adianta nada um carro com 400 cv que eu não posso usar no dia-a-dia por causa do consumo, especialmente sabendo que metado do álcool fornecido sai pelo escapamento sem ser queimado.
tem mais, uma ignição potente é um investimento com retorno, não é a fundo perdido. não dá para enxergar somente o custo inicial… se fosse assim estavamos usando platinado até hoje.
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sim sim a modernidade está ai. e os preços das coisas modernas estão caindo ou ficando mais acessiveis.
mas digamos q vc tenha um carro turbo carburado… a ignição vai melhorar seu carro? sim e mt, mas o custo dela eh bem alto, da pra injetar o seu carro com esse preço, o que vc faz?
injeta vai ficar bem mais economico e mais potente. e com mts recursos legais a mão.
ai vc tem mais um pouco de grana, vc fica entre forjar o motor ou colocar uma ignição melhor?
vai la e forja, ja sobe a pressão do turbo e ganha bem mais potencia...
eh assim que a turma pensa.
agora em aspirado, a coisa muda bem de figura, pq em aspirado, cada pelo faz diferença...
no meu caso mesmo, tenho um carro turbo que gera ~300 cv. totalmente usavel no dia a dia, faz 6 no alcool, tem um bom torque e retomada. e uso sistema de ignição original .
mas ja comprei 1 sistema novo, so não coloquei no carro ainda pq veio com defeito, mas ja mandei pra reparo. mas não vou colocar no carro pq vou vender. $$ ta curto
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no meu carro uso um amplificador de faiscas e o gap da vela agora esta em 0,7mm com 1kg de pressão sem falhas.
quando tirei a svela spra olhar estava em 0,9mm e nada de falhas.
cabos isolados com fita de auto fusão da 3m (3 camadas) e duas camadas de teflon para proteger do calor.
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o que melhora a faísca é energia. diretamente proporcional. e energia não aparece do nada .
agora, considerando que a energia que a bobina envia para as velas é sempre a mesma, e que não foi adicionado nenhum amplificador de faísca na jogada, como é que essa vela pode fazer a faísca aumentar???
eu tenho um pouco de pé atrás com coisa que não consigo entender, ou pior ainda, quando vai contra as leis da física, como é esse caso.
mas que dá vontade de comprar uma pra comparar, ah isso dá
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as velas que usam materiais nobres em sua fabricação, como iridium, gpower (platina), etc, possuem melhor ignibilidade, dai o pq de trazerem sensiveis melhoras mesmo sem o uso de amplificadores de faisca.
no meu carro (bora turbinado com amplificador) a mistura de iridium com amplificador não deu certo, pois o negocio ficou tão bom que deu muita interferencia na central e resolvi voltar pra bcpr9es com gap de 0,7mm e eletrodo apontado.
a interferencia que cito é um chute na realidade, pois não cheguei a fazer nenhuma medição que constatasse a mesma, mas a soma dos componentes acima deixou meu carro doidão e o de um amigo tbm, daí o pq de preferir o uso do amplificador sem iridium.
sempre usei amplificadores em meus carros, sejam eles turbinados ou aspirados e os resultados sempre foram satisfatórios.
por isso uso e recomendo.
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o que melhora a faísca é energia. diretamente proporcional. e energia não aparece do nada .
agora, considerando que a energia que a bobina envia para as velas é sempre a mesma, e que não foi adicionado nenhum amplificador de faísca na jogada, como é que essa vela pode fazer a faísca aumentar???
eu tenho um pouco de pé atrás com coisa que não consigo entender, ou pior ainda, quando vai contra as leis da física, como é esse caso.
mas que dá vontade de comprar uma pra comparar, ah isso dá
na realidade a faisca não aumentar, o que diminui é a perda.
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exatamente
por isso que quando usa velas diretas se tem mais faisca.
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ótimo tópico sérgio parabéns pelo conhecimento por defender o uso de materiais e peças mais nobres na preparação. quem sabe assim inicia uma mudança de mentalidade nos preparadores e cyber preparadores …...
acho que se o custo for acessível pode valer a pena, como num group buy por exemplo. ignição traz muita, mas muita potência quando bem acertada e com um bom conjunto. de nada adianta usar cabos 7.5mm originais com bobina de fusca e querer que a iridium faça milagre. ou simplesmente colocar as iriduim num carro que tenha sido acertado para sistema comum de ignição, sem explorar o que elas realmente podem fazer.
é caro? claro que sim.... mas o benefício em termos de consumo (o custo final da vela acaba diminuindo um pouco), durabilidade (até 2,5 vezes mais do normal para o ap, que recomenda a cada 40.000km) e claro digibilidade podem ajudar a diminuir o custo.
pensemos numa situação hipotética, só nas velas que é o caso: coloque o preço de dois jogos de vela normais e depois calcule a economia no consumo com 0,15km/l a mais. o custo não fica tão diferente.
novamente, parabéns sérgio.
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na realidade a faisca não aumentar, o que diminui é a perda.
então, eu tava dando uma olhada melhor na pulstar, e na verdade o grande mérito não é nem esse de perda menor não…
a mágica vem de torrar toda a energia disponível num espaço de tempo muito menor,
a simple way to think about pulsed power technology is to think of pulse plugs being the flash on a camera, whereas spark plugs are more like a flashlight. a camera flash is exponentially brighter than a flashlight even though they both may use the same battery.
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é muito mais barato comprar um amplificador de faísca do que essas velas. além de trazer muito mais resultado.
vela de iridium é melhor por usar um filamento mais fino na ponta e tudo mais, mas o grande lance delas é a durabilidade, coisa de 100.000 km. dura mais que muito motor original po ai..
não tem milagre, o negócio é jogar a tensão lá em cima e ter uma vela boa e bem regulada pra dar a faísca.
esse negócio de vela direta tb é besteira. as velas resistivas apresentam resistência tão pequena, que a tensão da bobina atropela isso sem mto problema. apenas apara as arestas pra não dar interferência nos demais módulos eletrônicos.
o plasma sempre é criado qnd vc consegue estabelecer um arco elétrico no ar . esse negócio de super vela ta me parecendo uma grande jodaga de marketing.
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ótimo tópico, mas nos jeitos menos salgados das faiscas e injeções, ao meu ver, é toca uma megasquirt, roda fônica e 1 bobina de mi por vela no modo wasted spark, segundo o sandroforms la do forum megasquirt brasil, a faísca é o q nao vai faltar.
essa solução sai bem mais cara que comprar um amplificador de centelha.
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já que estamos falando sobre esse assunto com bom entendedores, o que vcs acham da ignição do ., realmente cumpre o que promete ???? não levando em consideração as pedras e outros materias primitivos aplicados, estou citando somente o funconamento.
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sim
eu usei e aprovei.
mas , a durabilidade é florida.
a minha durou 3 meses (e nao usava em carro preparado nao, usava em carro tiosao com gnv).
mandei pra ele, ele consertou e depois revendi.
so nao recomendo o suporte tecnico dele.
fora isso ele poderia ter dominado o mundo.
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logo… não dominou porque não é durável nem em carro original e tem um pós venda péssimo..... as duas primeiras qualidades de um bom produto.
eu, pelo menos, continuo apedrejando aquela empresa e seus produtos ridículos.