Sobre outra moto
-
então… foi amor à primeira vista.
assim que a vi, fiquei impressionado pelas linhas arrojadas.
observando, pareceu ser bastante simples.
li na internet que ela usa motor da suzuki, é verdade?
alguém tem? como é de consumo/desempenho/manutenção ?
pensei nela como alternativa à minha atual cg, que é um tanto desconfortável e a suspensão traseira sofre um pouco com 2 pesos pesados em cima.
como é de comportamento dinâmico?
gostei do freio à disco, tive a impressão de que a relação é um pouco reduzida... mas ainda não tive a oportunidade de testar uma.
fico no aguardo...
rix
-
acho que posso dar uma força nessa. sei bem o que você quer dizer com amor à primeira vista.
quando pesquisei pra comprar minha primeira moto me apaixonei por ela, mas na época amarelei por ser sundown e peguei uma yamaha xtz 125 e depois de um ano com a magrela ela foi roubada e por fim tomei coragem e peguei a stx motard, vulgo mosca .
então fica claro que meus relatos se baseiam na minha experiência motociclista, podendo então variar com o de outras pessoas.
vamos lá:
1º beleza - não tem o que dizer a moto é linda mesmo. mesmo depois de uns bons km rodados, você continua babando no desenho e detalhes. e nesse quesito de acabamento também não tenho do que reclamar não, os detalhes são todos bem cuidados, especialmente se considerar que é uma moto de menos de r$ 10k.
só podiam melhorar duas coisas. a tampa do tanque, que é aquelas antigas de plástico que rosqueia. e o painel, que apesar de bonito, tem iluminação fraca e grafia pequena (além de carecer de um hodometro parcial)
2º mecânica - ainda é cedo (200 km) pra eu ter tido algum problema com ela claro. mas eu uso no dia a dia e até o momento não encontrei nenhuma grande fragilidade. a informação que eu tenho é que realmente boa parte da mecânica é suzuki, pois encontrei na net o fabricante original (china) que tem uma parceria declarada e oficial com a suzuki
a parte de iluminação também é boa. o farol funciona bem, bem como o lampejo. a lanterna traseira é com led s e nem preciso comentar a eficiência desse tipo de dispositivo. ouvi muito falar sobre queima desses led s. ainda não aconteceu comigo, e segundo o mecânico deles, resolveram isso no modelo 2008 (vedação).
ah, também ouvi falar muito mal da partida quando fria, mas a minha é tiro e queda, pega sempre sem afogador.
3º desempenho - mesmo ainda amaciando sem enrolar o cabo o desempenho do motor é bom e bem elástico, evita aquelas constantes reduções que estamos acostumados nas 125/150, que as vezes exige até bater duas . claro que se comparar com a lander x, que é uma 250 injetada, a motard provavelmente é manca, mas novamente olhando para faixa de preço o desempenho dela é ótimo. pra quem usa garupa vai bem também, porque até minha esposa percebeu que o esforço é bem menor do que pra 125. a relação de câmbio é curta sim, mas por isso mesmo vai bem na cidade fazendo o giro subir fácil. derrepente pra quem quer um pouco mais que os 110/120 km/h o ideal é trocar relação (tem bastante gente fazendo)
com relação ao câmbio ainda não posso falar sobre durabilidade, mas os engates são precisos e leves. é uma delícia.
4º ciclistica - aí entra a melhor coisa do fator motard. a roda pequena na frente e pneu trazeiro 130 faz ela deitar muito bem. parece até que a moto é mais leve do que é. o freio também é excelente, especialmente o dianteiro. o traseiro achei um pouco borrachudo demais e demora pra responder. a suspensão também absorve bem as irregularidades e você pega logo confiança de deitar mesmo que o piso não esteja liso.
a minha única queixa com a pilotagem é o retrovisor, que fica mais pra dentro que a ponta da manopla, então se você for um pouco mais largo vai ter dificuldade de enxergar alguns pontos. talvez trocar por um de tamanho maior resolva o problema (exatamente o contrário que se vê os motoboys fazendo por aí)
5º conforto - novamente meu parâmetro é ruim, porque a xtz era sabidamente desconfortável (nesse quesito a bros da um banho). o que posso dizer é que o banco é largo e macio. minha esposa (garupa) também aprovou. além disso ele é anti-derrapante e você não escorrega nada em frenagens. a suspensão é bem macia também. os controles são bem leves e de bom manuseio.
ponto negativo nesse quesito fica para o calor do motor, que se você estiver de bermuda vai incomodar um pouco. o garupa sofre do mesmo problema, talvez até mais. andando disfarça bem, mas nos semáforos você vê que podiam melhorar isso. também tem o esquema da vibração, que realmente passa pras pedaleiras, manoplas e banco. segundo o mecânico da sundown, ambos os problemas são reduzidos após amaciamento (vamos ver).
bom ta aí, não sei se esqueci de algo. não preciso nem dizer que ainda estou apaixonado pela moto e ainda não tive nenhuma descepção. talvez seja cedo pra tirar conclusões, mas pode apostar que vou fazer a minha parte cuidando bem dela.
[] s
rodrigo piedade
p.s.: lembrei de uma coisa agora que vi acontecer em umas na concessionária (que estavam pra revisão). tem alguns pontos específicos que enferruja um pouco (quadro e escapamento especialmente), então pretendo após toda lavagem tratar esses pontos estratégicos com wd. e a roda junta água em dia de chuva, então cuidado com a dengue heheheheheeh
-
essas motos de procedencia chinesa compartilham muitas peças entre sí , simplesmente porque na china não existe lei de propriedade autoral , portanto tudo pode ser copiado por todos .
o motor tem sim peças suzuki , de fabricação chinesa é verdade , mas possui . o cabeçote é do mesmo tipo das 125 suzuki .
quanto a avaliação da moto em sí , prefiro não dar veredicto nenhum , mas eu não compraria . dei uma estudada na época do lançamento e tinha muitas reclamações contra o fabricante na comunidade deles .
-
ah, quem ficar curioso com a origem e histórico dela, segue abaixo. ela é vendida no mundo todo, com diversos nomes diferentes.
– --------------------------------------------------
the original maker is jinan qingqi, model qm200gy-ba (also known as qm200gy-b(a) ) for the supermotard version.
also made by an outfit known as shandong pioneer and called xf200gy-b this is some sort of subsidiary of the main factory.
in usa it s the qlink xf200 supermoto and they re located in grapevine,texas, web site http://www.qlinkmotor.com/contact.php
in brasil it s called a stx 200 motard sundown
in the uk it appears as:
pulse adrenaline
sinnis apache qm200gy
and superbyke rmr200
in chile/colombia qmt200 or gxt euromot
in honduras genesis supermoto or kmf
in spain it s marketed by qingqi importer direct or i-moto as a tiger sm 125
in turkey it s a ramzey qm200gy
in checkoslovakia it s a yuki 250 sm
in russia it s called qingqi dragon 200 supermoto
in france hooper smr
in germany it s imported by the prestigious kreidler as a supermoto 125 dd
in australia arqin motorcycles rt200sm
in sweden they call it a tms supermotard 200cc
in the ukraine its a skymoto dragon-200
in the philippines it s a sinsky motard 200r
-
ah sobre pegar uma mais cara, tenho certeza de que caso tenha $condição$ uma lander x é muito mais negócio. porém é 5k mais cara (e 5k mais moto).
agora, pra quem tá no mercado de entrada, posso afirmar que ela vale cada centavo do que custa a mais em comparação com uma xtz ou bros.
-
essa do painel é do ricardo, desse site aqui ó
http://www.caldas.com.br/30anos/motard.htm
com certeza ele tem muito mais experiência e know how pra falar do que eu
-
acho que esqueci de comentar sobre o pouco esterço, que me deixou com a pulga atrás da orelha algumas vezes.
quando tirei a moto percebi isso de cara, tive que fazer várias manobras porque o local aonde ela estava era apertado, coisa que com a xtz era uma manobra só.
porém no dia a dia, no trânsito, percebi que esse pouco esterço não é nada assustador. continua dando pra costurar numa boa e talvez você só perceba isso trocando de corredor com o trânsito parado (com pouco espaço) e manobrando ela em garagem. de resto, não faz a mínima diferença.
-
depois eu procuro um relato de um cara q em menos de 10k km teve q trocar o painel 2 vezes, apareceram barulhos no motor, coisas folgadas, etc…
eu confesso q, apesar da moto ser bonita, não confio mto na qualidade
e o que tu esperas de uma moto chinesa?
-
essa do painel é do ricardo, desse site aqui ó
http://www.caldas.com.br/30anos/motard.htm
com certeza ele tem muito mais experiência e know how pra falar do que eu
nossa q cagada ele fez com o paralama hauhauhauhauhauhuaa
-
nossa q cagada ele fez com o paralama hauhauhauhauhauhuaa
concordo, prefiro ver sujeira subindo na máscara do farol. mas ele é tiozão, se preocupa mais com conforto e funcionalidade que visual heheheeheh
-
nossa q cagada ele fez com o paralama hauhauhauhauhauhuaa
concordo, prefiro ver sujeira subindo na máscara do farol (que acontece mesmo) do que colocar esse para-lamas de twister.
mas o cara é tiozão, tá mais preocupado com conforto e funcionalidade que visual
-
pelo que falam pela net, teve caso que fundiu com menos de 5k km, a pintura desbota e os plásticos racham, vibra mais que trator e por ter 200cc é manca, não tem peças na autorizada e muitos outros problemas q vc acha procurando pelos foruns de moto.
eu não arriscaria.
da uma olhada nisso:
-
pessoal. obrigado pelas opiniões, e pelas dicas.
o negócio é esse. ouvir de quem tem, de quem já andou, de quem já teve algum contato com a motocicleta.
eu também fiquei com a pulga atrás da orelha por ser sundown, por ser chinesa e etc.
tanto que hoje tenho uma honda. é uma cg150, segmento de entrada e talz, mas estou muito desapontado com ela. conforto zero, farol ruim, freios péssimos, desempenho módico, pouca estabilidade.
então pensei que poderia ser uma escolha. por coisa de 6k dá pra comprar uma motard 2008 com pouca km.
a minha outra opção seria uma twister 250 2004, mas é uma moto muito mais rodada, e correrei o risco de ter problemas com desgastes por uso…
bom, gostaria de mais opiniões e esclarecimentos de quem já teve algum contato.
[]s
-
pessoal. obrigado pelas opiniões, e pelas dicas.
o negócio é esse. ouvir de quem tem, de quem já andou, de quem já teve algum contato com a motocicleta.
eu também fiquei com a pulga atrás da orelha por ser sundown, por ser chinesa e etc.
tanto que hoje tenho uma honda. é uma cg150, segmento de entrada e talz, mas estou muito desapontado com ela. conforto zero, farol ruim, freios péssimos, desempenho módico, pouca estabilidade.
então pensei que poderia ser uma escolha. por coisa de 6k dá pra comprar uma motard 2008 com pouca km.
a minha outra opção seria uma twister 250 2004, mas é uma moto muito mais rodada, e correrei o risco de ter problemas com desgastes por uso…
bom, gostaria de mais opiniões e esclarecimentos de quem já teve algum contato.
[]s[/quote]
quanto vc pretende ou pode desembolsar pra essa sua proxima motocicleta?
assim fica mais fácil de opinarmos e ajudarmos…
mas, já adianto: o barato sai caro
-
conforto zero, farol ruim, freios péssimos, desempenho módico, pouca estabilidade
é que ainda é cedo pra eu te falar sobre confiabilidade, mas sobre os quesitos que você reclama da cg, eu só posso falar bem da motard.
talvez desempenho que não seja graaaande coisa. mas tô amaciando sem virar mais que 5k e dar mais de 1/3 de mão, e ainda sim não tenho problema em acompanhar o trânsito.
o negócio é você esperar até minhas primeiras revisões e eu te digo o que rola com a qualidade da chinesinha.
[] s