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[dúvida] - misturar vira e pistão dos f1 gm

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  • P Offline
    P Offline
    Pix
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    #15

    pelo visto, o mais simples mesmo é o 1.6 8v std para começar. to lendo lá no celta clube, e falam que a altura do pino do pistão é diferente.

    sushi, já cheguei a ver o preço do motor. acha por uns 3800 o 1.8 16v, com nota.

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    • A Offline
      A Offline
      Adriano Sushi
      escreveu em última edição por
      #16

      então pix não eh mais negocio pegar um 1.8 16 ja pronto? coloca uma ie programavel pra começar, e deixa o turbo um pouco mais pra frente…

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      • T Offline
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        Tucano
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        #17

        só que esse motor 1.8 16v valvulas que vinha na meriva é da fiat.

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
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          rodriguera
          escreveu em última edição por
          #18

          só que esse motor 1.8 16v valvulas que vinha na meriva é da fiat.

          na verdade ele é de uma empresa chamada powertrain que a um tempo atras a fiat comprou.

          não sao motores fiat.

          abs

          1 Resposta Última resposta
          • T Offline
            T Offline
            Tucano
            escreveu em última edição por
            #19

            na verdade ele é de uma empresa chamada powertrain que a um tempo atras a fiat comprou.

            não sao motores fiat.

            abs

            não a gm powertrain continua sendo da gm. a join-venturi das fgp terminou em 2005

            ai a fiat fpt (fiat powertrain technologies) que é do grupo fiat foi e comprou a tritec.

            mas esse motor se não me ingano era que empurrava o brava hgt .

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            • P Offline
              P Offline
              Pix
              escreveu em última edição por
              #20

              não a gm powertrain continua sendo da gm. a join-venturi das fgp terminou em 2005

              ai a fiat fpt (fiat powertrain technologies) que é do grupo fiat foi e comprou a tritec.

              mas esse motor se não me ingano era que empurrava o brava hgt .

              o que eu sei é que os 16v (stilo e meriva) são os f1 com cabeçote 16v.

              1 Resposta Última resposta
              • T Offline
                T Offline
                Tucano
                escreveu em última edição por
                #21

                não deu tempo de editar

                a fiat tem o direito de usar os motores família i da gm até maio de 2010

                depois disso entrara no lugar o motor 1.6 que equipava o mini ou 1.9 que na realidade é 1.8

                mais que são fabricados ja pela tritec que tem toda a tecnologia da fabrica da bmw.

                isso que chamo de globalização.

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  Pix
                  escreveu em última edição por
                  #22

                  dados do motor 1.8 16v do brava hgt: diametro 82 x curso 82,7

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    rodriguera
                    escreveu em última edição por
                    #23

                    o que eu sei é que os 16v (stilo e meriva) são os f1 com cabeçote 16v.

                    é isso mesmo.

                    esses motores são powertrain.

                    os do brava são motores fiat mesmo.

                    o pix… posso estar errado, mas tentando puxar a receita la do fundo da memoria, era um bloco de 1.8, com vira do 1.6 e os pistoes eu nao lembro a medida. as bielas nao faz diferença pq sao todas a mesma. só preciso confimar depois.

                    abs

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      Pix
                      escreveu em última edição por
                      #24

                      é isso mesmo.

                      esses motores são powertrain.

                      os do brava são motores fiat mesmo.

                      o pix… posso estar errado, mas tentando puxar a receita la do fundo da memoria, era um bloco de 1.8, com vira do 1.6 e os pistoes eu nao lembro a medida. as bielas nao faz diferença pq sao todas a mesma. só preciso confimar depois.

                      abs

                      sim, é essa mistura mesmo, usando pistão do 1.8.

                      o cálculo é cilindrada = pi x diametro x diametro x curso

                      mas pelo visto o pistão tem que ter o pino deslocado ou a biela deve ser maior.

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        Pellegrino
                        escreveu em última edição por
                        #25

                        eu lembro uma vez de ter visto um cara fazer um 1.7 com vira de 1.6 e pistão de f2 1.8

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          Pix
                          escreveu em última edição por
                          #26

                          em maio eu vou dar um pulo no fião voltando de cwb. vou aproveitar para mostrar o caracol para ele, aí já vejo se ele sabe qual usar.

                          se alguem for montar será ele mesmo, então ta em casa.

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            FabioRR
                            escreveu em última edição por
                            #27

                            olha … eu tive uma feliz experiência com um gol 1.0 16v turbo montado no capricho.

                            para quem nunca teve a oportunidade de ver de perto um motor 1.0 rendendo o que pode, eu acompanhei a montagem de um motor cuja potência apontada pelo dinojet do amir, acusou 326cv sem nitro. para nao falar que o motor permaneceu com cilindrada original, os pistões foram de 68,5mm para 70mm. mas isso é assunto para outro tópico ...

                            diante da atrocidade que pode ser feita mesmo com um motor pequeno, fico imaginando que um motor gm 1.4 que tem um cabeçotinho esperto, mesmo que de 8v e original, com uma boa turbina e os detalhes no capricho, deva ficar algo from hell a um custo baixo :ban:

                            eu ja te falei pix ... compra os pistões do corsa 1.0 efi para baixar a taxa, um comando 270, cambio do 1.6 e as peças básicas para o kit . turbina, ja sabe. k-16 :ohoh: eu duvido que vc nao goste do resultado.

                            se mais para frente você quiser fazer um up . turbina, comando, coletor de escap, praticamente tudo poderá ser mantido ...

                            :hauhau:

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
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                              Adriano Sushi
                              escreveu em última edição por
                              #28

                              se for pra manter 1.0, vi um corsa wind com uma k14 frank… que vou te falar viu mt top mesmo. e não tem nada de mais no motor, so foi colocado o cabeçote dos corsas modernos com injeção mult e injeção digipulse maxy...

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
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                                Pix
                                escreveu em última edição por
                                #29

                                em maior irei procurar um motor de corsa 1.6 e cabeçote de meriva (8v). acho que será a melhor combinação.

                                num futuro penso em jogar o 16v e andar forjado.

                                achei que fosse como nos ap, para misturar vira com pistão.

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
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                                  Adriano Sushi
                                  escreveu em última edição por
                                  #30

                                  na verdade em ap eh mais facil essas misturas pq o povo ja tento de tudo… gm não eh todo mundo q mexe... fora q ap 1.6 e 1.8 tem o mesmo diametro de pistão ai fica mais facil inventar modas...

                                  eu ainda sou a favor de pegar um motor de calibra :hauhau:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • O Offline
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                                    overspeed
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                                    #31

                                    para uma mesma linha de bloco (mesma altura do bloco)….toda vez que vc aumenta o curso vc precisa tirar a diferença na altura do pino de pistão...

                                    assim no 1,0 o curso é curto e o pino fica mais pra baixo, no 1,8 o pino fica em cima, rente ao topo do pistão...

                                    o melhor jeito de pensa é descendo cilindrada...se vc tem um motor 1,4 e diminui o curso dele, vc destaxa o mesmo, se aumenta o curso vc taxa ele, da mesma forma se vc misturar cabeçotes de motores menores menores vc aumenta a taxa, se usar cabeçote de motor maior diminui a taxa.

                                    qdo se monta 1,7 f1, é com vira de 1,6 e pistão, se naum me engano de ap800..mas fica na verdade um 1,65.

                                    motor do brava num tem nada a ver com a historia, e naaaada a ver com o 1,8 16v usado em meriva.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • P Offline
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                                      #32

                                      valeu over, boa dica.

                                      fica valendo para quando for montar com conjunto forjado. vou deixar anotado aqui.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • O Offline
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                                        #33

                                        alias… se for pra montar turbo uma receitinha que eu andei pensando seria:

                                        cabeçote de 1,6 16v, com parte de baixo do 1,4 ou com pistões do econoflex retrabalhados pra ter cavas de valvulas ou com pistões do gasolna mesmo e alguma fatiada no cabeçote...

                                        motor com puta r/l exceente, taxa mais baixa e baita fluxo.... excelente candidato a turbo de rua pega-trouxa

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • P Offline
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                                          #34

                                          vontade mesmo seria achar um motor 1.6 16v completo. eu ainda vou procurar.

                                          agora to sem tempo, mas to com férias marcadas para maio.

                                          1 Resposta Última resposta

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