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Enchimento de cilindros motor turbo

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    * Caroline Stella *
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    #96

    over: uso 1,1 bar de pressão, e mesmo assim o motor devora bricando o cambio ps. na ultima vez q usei o booster (modestos 1,4 bar) foi num teste com um carro q estava com 2,2 bar (e com maaaais taxa do q o meu), com cabeçote preparado, comando crane, weber 44… e a diferença não foi maior do que 2 carros de vantagem pra ele em 4ª marcha. não deu pra abusar mais pq foi dentro de um sítio, e se acelerássemos dali em diante (~240 km/h) iríamos frear dentro de um matagal auhauhauhauhuahua

    vasco: o aterramento foi feito de tudo qto foi jeito, e não resolveu nada. assim, a onda gera até 1080 milivolts desde q eu não acelere mais de 1/3 de pedal. dali em diante a turbina vem com tudo e nisso a voltagem desaba :s

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    • V Offline
      V Offline
      Vasco Soliani
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      #97

      exatamente o que disse a respeito da wide, ela deve ter algum dispositivo que suporta trabalhar molhada, ou melhor encharcada, por isso é produção especial fuel tech (sonda lambda é sensor de gases, não umidade). as sondas originais não são preparadas para isso, devemos lembrar que um motor original não trabalha nunca encharcado, a não ser por defeito. isso reforça mais uma teoria, mais combustivel não traz ganho, e sim perdas. provavelmente esse stilo com 250 cv e os bicos suplementares instados jogando gasolina no escape matavam intoxicados qualquer um que chegasse perto dele. outra, esse stilo era o abarth 20v, ou o powertrain 1.8 16v, pois o 16v é bobina dupla, mono bobina é só o abarth, igual aos marea.

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      • O Offline
        O Offline
        O Esmerilhador
        escreveu em última edição por
        #98

        http://www.youtube.com/watch?v=7srto0fnwem

        milinove que era aspro com .50/.70

        amarrado bagarai

        http://www.orkut.com.br/main#commmsgs.aspx…391948486056085

        ve ai os relatos desta pagina

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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #99

          andré, nesse video o gts taxado estava sem turbo né?

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          • Q Offline
            Q Offline
            quarteto
            escreveu em última edição por
            #100

            e quem não tem orkut, vê os relatos como?

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            • O Offline
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              O Esmerilhador
              escreveu em última edição por
              #101

              andré, nesse video o gts taxado estava sem turbo né?

              turbãooo .50/.70 fora as descrição do video/barulho/post e comentarios do orkut

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              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #102

                provavelmente esse stilo com 250 cv e os bicos suplementares instados jogando gasolina no escape matavam intoxicados qualquer um que chegasse perto dele. outra, esse stilo era o abarth 20v, ou o powertrain 1.8 16v, pois o 16v é bobina dupla, mono bobina é só o abarth, igual aos marea.

                ah sem duvidas… combustivel de mais tbm perde potência o idela é manter fator lambda perto de 0,86~0,85 (varia um pouco de motor pra motor, mas teoricamente é por ai e na praticca sempre por volta deste valor)

                éra o powertrain 1,8 sim... se era bobina dupla foi engano meu... esse carro num se faz chip entaum eu so participei do acerto e naum da montagem... hehehe

                ps: carol a pergunta que te faço é...se vc abaixar para 0,5bar teu carro continua muito superior a um taxado com a mesma pressão é (não são permitidas alterações de acerto no ponto)... lembrando que teu carro tem um monte de coisas que um taxado normal que usa 0,5bar num tem e nem precisaria nesse nivel de preparação.

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                • G Offline
                  G Offline
                  Gaucho
                  escreveu em última edição por
                  #103

                  ps: carol a pergunta que te faço é…se vc abaixar para 0,5bar teu carro continua muito superior a um taxado com a mesma pressão ?

                  ela sabe q não.

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                  • G Offline
                    G Offline
                    Gaucho
                    escreveu em última edição por
                    #104

                    meu carro antes de colocar a sonda wide chegou a ficar marcando 600mv (extremamente pobre) e na wide marcou 0.68 (teoricamente rico. mas pra aplicação tava no jeito ).

                    0,68 meu carro falha ignição….........corrí o tday todo c 0,83 a 0,86

                    abaixando de 0,80 meu motor perde potência.......e abaixo de 0,74 começa pipocar/falhar p excesso.

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                    • A Offline
                      A Offline
                      ANDER*SOM
                      escreveu em última edição por
                      #105

                      ta ja que o pessoal aki entende bastante de taxa e turbina …um ap 1.8 com 10.1 de taxa qual seria a turbina ideal pra se usar 1.2bar bem ajustadinho e rendendo?tipo uma 50/58 com eixo 52 e rotor 53,5 sera que iria bem?

                      1 Resposta Última resposta
                      • * Offline
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                        * Caroline Stella *
                        escreveu em última edição por
                        #106

                        turbãooo .50/.70 fora as descrição do video/barulho/post e comentarios do orkut

                        afe mas parece carro original.
                        taxado e com um turbo desses…ok q estaria tudo errado, mas ali a coisa está feia...

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          Lost
                          escreveu em última edição por
                          #107

                          exatamente o que disse a respeito da wide, ela deve ter algum dispositivo que suporta trabalhar molhada, ou melhor encharcada, por isso é produção especial fuel tech (sonda lambda é sensor de gases, não umidade). as sondas originais não são preparadas para isso, devemos lembrar que um motor original não trabalha nunca encharcado, a não ser por defeito. isso reforça mais uma teoria, mais combustivel não traz ganho, e sim perdas. provavelmente esse stilo com 250 cv e os bicos suplementares instados jogando gasolina no escape matavam intoxicados qualquer um que chegasse perto dele. outra, esse stilo era o abarth 20v, ou o powertrain 1.8 16v, pois o 16v é bobina dupla, mono bobina é só o abarth, igual aos marea.

                          na wide, o aquecimento pode levar o elemento sensor a mais de 850c, simplesmente danificando-o. por isso o conrolador usa um algoritmo pra dosar a potencia na resistencia de aquecimento, buscando manter o elemento a 750c nas lsu 4.2.

                          a resistencia de aquecimento de uma sonda narrow leva o elemento a 350c.

                          a wide tem potencia suficiente pra manter o sensor quente, inclusive com sua temperatura estabilizada.

                          a sonda narrow precisa de pelo menos 350c pra funcionar, mas a tensao na saida vai caindo a medida que o elemento esquenta mais e mais, dando uma boa variacao na leitura dependendo da temperatura, por isso pode-se ler 900mv no inicio da puxada em quarta marcha por exemplo, e confome o giro vai subindo e o tempo vai passando, a tensao pode ir caindo, isso pode nao significar que a mistura está ficando mais pobre.

                          em resumo, na minha opiniao, a unica informacao confiavel da sonda narrow é > 450mv = lambda menor que 1, < 450mv, lambda > 1

                          ja a wide te da uma leitura precisa, e em uma escala linear facil de entender…

                          pra carro original, que busca em muitas situacoes trabalhar em lambda 1, a narrow ta beleza. pra carros preparados em que se tem diversos alvos de mistura, dependendo do giro e pressao, na mina opiniao nao tem como, tem que ser wide...

                          claro que essa é a minha opiniao... ninguem é obrigado a concordar e eu nao vou prolongar discussao sobre isso.

                          sobre a taxa, como ja foi citado por varios, no caso de turbo, o volume da camara é somado a cilindrada, pois o motor nao aspira o ar, mas sim o ar é empurrado pra dentro. mas tudo isso depende muito do cabecote, pq na pratica, mesmo a turbina empurrando 2k de pressao no coletor, o enchimento do cilindro nao vai ser total e vai depender da vazao das valvulas, comando e etc.

                          particularmente eu concordo que pra potencias mais altas, menor taxa. acho que pode-se focar na taxa dinamica final na pressao que se vai usar, se passar dos 20, deve-se diminuir a taxa (isso pra pistoes originais que se sabe que nao aguentam muito)...

                          denovo é minha opiniao, mas nao tenho experiencia sobre isso pra nao discutir

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fabio Lima
                            escreveu em última edição por
                            #108

                            (…)

                            em resumo, na minha opiniao, a unica informacao confiavel da sonda narrow é > 450mv = lambda menor que 1, < 450mv, lambda > 1

                            (...)

                            tb uso exatamente assim a narrow. sei que estando acima de 600 estou no lado rico e apartir dai, procuro o pico de performace. e como vc disse também, vejo claramente que a sonda aquece a leitura cai, já falei varias vezes isso aqui. e como tinha um turbo a gasolina, que frita o escape, isso era nitido. 880 de sonda e um rastro de fumaça cinza ficando para trás.

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
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                              andersonbastos
                              escreveu em última edição por
                              #109

                              meu primeiro turbo nasceu com um a 2.0, 049g e uma turbina to4-66(.50, eixo 64, rotor 50, e caixa fria .70 mono). era enorme para os padrões da época. o motor tinha 11,2:1 de taxa(pistão mi e cabeçote com 1,5mm rebaixado que era usado em motor aspirado) e andava com 1,1kg.
                              era muito bom na parte aspirada, a pegada vinha lá pelos 4000 rpm, mas vinha forte até os 7200rpm. eu gostava, mas era muita taxa e o motor tava perto do limite.
                              coloquei o pistão do carburado, aumentei o volume do cabeçote e a taxa baixou para menos de 9:1.
                              perdeu na fase aspirada e não senti mudança na resposta da turbina, mas podia andar com 1,6kg.

                              desde então sempre andei com taxa entre 8,5 e 10:1 e considero essa faixa a ideal para se usar até 2,5kg de pressão com alcool. sempre andei com turbina grande e mesmo as taxas acima de 9 nunca senti deficiencia na pegada da turbina por conta disso. com os atuais 9,8:1
                              a hx 40 com eixo 67 tinha uma resposta bem arisca, coma caixa quente .84.

                              começo a considerar destaxado motores com menos de 8:1,onde a fase aspirada fica bem comprometida.
                              houve um tempo que a moda era usar motor 1.9 com pistão 2.0 a gasolina. a taxa ficava abaixo de 7:1. mesmo com 30º de ponto inicial fica fraco na fase aspirada. mas quem tinha podia usar 2,5 kg que não quebrava. já vi uns 3 passarem no dino, o melhor rendeu 232hp nas rodas com 2,4kg(carro de rua com 3e )

                              como já foi citado acima a taxa usado no motor depende dos objetivos rua ou pista, arrancada ou circuito. os motores ecotec famosos na arrancada americana usam 10,5:1 de taxa para extrair mais de 1000hp com metanol. esse motor pode ser considerado taxado?
                              com certeza para o objetivo a ele proposto essa é a taxa correta.

                              só mais uma observação
                              realmente a potência dos f1 baixou quando limitaram a pressão e aumentaram a taxa, mas vale lembrar que o combustível era limitado a 150 l por corrida e antes não havia limite.

                              1 Resposta Última resposta
                              • N Offline
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                                #110

                                não sabia esses detalhes sobre a wide que o lost postou, bem interessante.
                                meu projetinho, 1º da minha vida vai ser com 10,1/1 taxa de ap 2.0 gasolina original, quem sabe mais para frente outros setup´s virão para sentirmos a diferenças.

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  #111

                                  só mais uma observação
                                  realmente a potência dos f1 baixou quando limitaram a pressão e aumentaram a taxa, mas vale lembrar que o combustível era limitado a 150 l por corrida e antes não havia limite.

                                  a carol citou q os f1 da época dos turbos usavam baixíssima taxa e pressões de até 5,5 kg.

                                  mas são motores q não podem quebrar em 2 horas de corrida de pé colado direto…as equipes pobres usavam esse mesmo motor em outras corridas.

                                  arrancada dura no máximo 14 segundos........motores top de arrancada não aguentam 3 voltas num autódromo.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • V Offline
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                                    #112

                                    eita, baita tópico hein pessoal, aprendi demais
                                    tão de parabens todos aqueles que postaram suas experiencias/conhecimento.

                                    ah, até meu 1.0t anda mais que akele video que o andré postou

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
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                                      #113

                                      exato lost… como eu havia te dito a muito tempo atrás ainda na fase de projeto da tua injeção (num vo falar lostronic porque me falaram que vc num gosta ...sorry pela brincadeira anntes ), a bosch qdo incorporou o sistema de ajuste por sonda lambda fez o algoritmo baseado apenas nisso...

                                      um resumo simplificado ao extremo do que as centrais com sonda narrow fazem:

                                      se ta acima de 450mv => soma um no contador de eventos, qdo o contador chega a 128 (ou 256 depende da injeção) ela tem certeza de que a mistura está rica, e abaixa o tempo de injeção naquela rotação em um passo, zera o contador e reinicia.

                                      as mais modernas (geralmente com sonda planar) tem a adaptação de longo e curto prazo, uma mais definitiva que acaba formando uma contra-curva que sempre é usada pra corrigir mapeamento, e uma que age mais rapidamente, porém tem menor liberdade de influir no valor do tempo de injeção

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • D Offline
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                                        #114

                                        snme na epoca de tudokida na turbina de f1, a honda dominou as corridas, e pelo que pesquisei na net, os motores tinham mais taxa e utilizavam menos pressao….

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          Fluff
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                                          #115

                                          mais taxa = qto de taxa?

                                          1 Resposta Última resposta

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