Balancim forjado / reforçado - gm 8v
-
caro amigo
estou nesse mundo de carro turbo há mais de 5 anos, onde já perdi mais de 4 motores completos. isso tudo por minha culpa, pois acreditava em tudo o que falavam por ai e tive a infelicidade de não ter encontrado as pessoas certas para me auxiliar.
enfim, problemas existem, mas se detivemos o conhecimento podemos decidir qual caminho tomaremos. a minha história nessa vida é um pouco longa, cheia de decepões e alegrias. hoje respiro novos ares e vejo um horizonte diferente do que via há 5 anos atrás. estou moldando meus objetivos conforme as metas traçadas…. e é justamente isso que eu tenho a dizer:
hoje tenho cabeçote mecânico, feito por uma empresa que fez mal feito, mas depois eu modifiquei e está do meu agrado.
meu motor: perdi várias mecânicas e hoje consegui chegar num patamar bacana: pistõs forjados, bielas forjadas, cambio do sapinho de 1 ~ 4, fueltech controlando ponto e 4 bicos ford racing.
estou utilizando um comando altove quero fazer meu motor mais girador. antigamente, com comando 254 original eu já girava 7k5 rpm ainda ganhando potência,
hoje meu objetivo é girar 8k com o novo comando, sem estar sufocando minha turbina
por isso, estou buscando o famoso código dos balancins especiais da linha original gm. hoje, meu cabeçote usa balancins da marca kuir.
um abraço e permaneço a disposição
montoya
-
pablo, no caso, o seu balancim é atritante, certo?
e se tivesse como pegar um balancim comum, testar a resistência dele e fazer um de um material punk, tipo um sae 4340 temperado?
-
pellegrino, não sei te dizer. sou engenheiro eletricista e não manjo muito de materiais. acredito que ser muito duro não adianta nada, pois fica quebradiço. acho que a melhor solução seria um tratamento meio termo, mas para isso um especialista poderia informar melhor isso.
sem contar que o perfil de um produto desse não é fácil, tem ângulos e tudo mais…
mas valeu
abraço
-
pellegrino, não sei te dizer. sou engenheiro eletricista e não manjo muito de materiais. acredito que ser muito duro não adianta nada, pois fica quebradiço. acho que a melhor solução seria um tratamento meio termo, mas para isso um especialista poderia informar melhor isso.
sem contar que o perfil de um produto desse não é fácil, tem ângulos e tudo mais…
mas valeu
abraço
o sae 4340 temperado não fica quebradiço. falo de experiência em laboratório. tenho os gráficos aqui, já posto
-
fiz este testo no ensaio jomyni
só pra entender. eixo y: dureza
eixo x: distância do ponto de calor
mais sobre o ensaio: http://construtor.cimm.com.br/cgi-win/cons…rresultado+1258
-
tranquilo.
só falei para conversar por aqui pois informação sempre é útil independente do tipo de preparação.
sobre os balancins por exemplo: eu vou montar aspirado e o pix turbo, mas apesar disso pode ter certeza que a info vai servir para nós 2, apesar de ser preparações diferentes.
pode me incluir aí…
-
@montoya
eu vou montar um f1 1.8 8v aspirado com miolo original, só cabeçote trabalhado admissão, escape e comando.
quem fez seu cabeçote ruim ? o que que ficou ruim? de qual marca é o comando que você está usando?
e mais importante, quem está montando seu motor agora? não encontrei ainda alguém pra montar meu carro que eu realmente sentisse firmeza no que tava falando.
-
fala rbs..
prefiro não citar nomes de quem fez o meu cabeçote ruim. existem gostos diferentes e no meu caso, não tive uma boa experiência com essa empresa. quando pedi para fazer ângulos, válvulas e dutos e ainda passar para mecânico, eles apenas desmontaram os tuchos e usinaram umas pastilhas por dentro, onde o serviço ficou muito ruim. quando se faz este tipo de trabalho, precisa-se ter muita atenção na altura das pastilhas, pois elas determinarão a folga do comando.
quando meu preparador pegou o cabeçote para medir, haviam válvulas com 0,7mm de folga, outras sem nenhuma folga, outras com 0,1mm de folga.. enfim, trabalho porco que não ficou barato.
depois disso, desenvolvemos na oficina um kit utilizando os reguladores de chevas, o qual se adequou muito bem no meu cabeçote e atendeu as espectativas. só pra vc ter uma idéia, o carro está na oficina e estou mudando o comando 254 por um 310 graus.
sobre a marca do comando, também prefiro não fazer propaganda, mas é fácil encontrar no mercado. o que eu posso dizer é que não é um comando nacional, pois os nacionais já testei quase todos (e tenho em casa eles, pois ganhei) e não ficaram bons.
sobre a questão de quem monta o meu motor, de onde vc é?
apenas um comentário, um amigo meu tem uma montana, 1.8 original, 103cv. fizemos um upgrade nela, trocamos apenas o cabeçote e colocamos um do corsa econoflex 1.4, mantivemos o mesmo comando e utilizamos uma fueltech para gerenciar.
no dinamômetro do sapinho ela rendeu cerca de 158cv nas rodas, somente fazendo isso.
carro muito ligeiro, custo baixo e por incrível que pareça, ficou mais econômica…rs
mas essa foi apenas uma dica.
abraço
-
voce pode me falar quem fez o cabeçote e a marca do comando por email? não é por propaganda não hehe, é pra eu nao ficar longe dessa fazedora de cabeçotes e ter mais uma opção de comandos…
alias, eu te adicionei no msn..se puder entrar lá depois..
eu sou de são paulo a oficina tu pode me falar né?
-
apenas um comentário, um amigo meu tem uma montana, 1.8 original, 103cv. fizemos um upgrade nela, trocamos apenas o cabeçote e colocamos um do corsa econoflex 1.4, mantivemos o mesmo comando e utilizamos uma fueltech para gerenciar.
no dinamômetro do sapinho ela rendeu cerca de 158cv nas rodas, somente fazendo isso.
cara…certeza de que é 153cv na roda e naum no motor é e apenas pura e simplesmente trocando o cabeçote é (porque fueltech num vai dar um cv a mais do que uma injeção original daria bem acertada)
porque o cabeçote de corsa é roletado, ganha uns 5~6cv no máximo com isso... reza a lenda que os dutos são maiores... mas naum muita coisa... as valvulas são iguais as do 1,8 (me falaram que é maior um pouco, mas num faz o minimo sentido)...ele ganharia taxa pacas... calculando por cima iria pra mais de 15,7:1 (o que é inviável pra uso na rua e no alcool com um comando original)
mesmo que fosse possivel isso num daria 80% de ganho (uma montana original tem cerca de 85cv na roda medidos).
se fosse usado um comando bem mais graduado até calo minha boca...
ps: num to chamando de mentiroso nem nada, só querendo entender como consegue ganhar tanto assim... eu tenho um motor de montana no meu celta com 4x1, escape de 2 , tbi maior, polimento dos dutos, e coisa e tal e antes de taxar tinha medido quase 120cv... agora que taxei e mudei algumas coisinhas devo ter chegado perto do 130cv e olhe lá... sem comando é impossivel ganhar assim tanta potência...
-
caro amigo
se existe algum equívoco, questione a aferição do dinamômetro sapinho. conforme manual da montana, seguem dados:
manual do proprietário, montana 1.8l flexpower
-taxa de compressão: 10,5:1
-torque máximo liquido: 174n.m (a 2800 rpm no alcool)
-potência máxima líquida: 114cv - 5600 rpm alcool.
o que eu posso afirmar é que somente pegamos um cabeçote do econoflex, colocamos na montana e instalamos a ft.
sobre o seu questionamento da ft, realmente ela não faz milhagre, assim como nenhuma injeção faz. apenas lembro que uma injeção bem programada (e não chip de potência) tem muitos parametros, onde até o ponto vc consegue controlar de forma mais inteligente montando assim um mapa muito mais adequado para aquela aplicação.
abraços
montoya
-
tbm tenho interesse em saber sobre balancins mais resistentes para gm, me recomendaram nitretar os balancins pra girar tranquilo até 7500 rpm.
existe um kit com molas, pratos e balancins argentinos da marca ercoli,tem um amigo que usa no monza aspirado dele e elegiraaté 8500 rpm sem preocupação.
-
pô, monza aspirado eu acho lindo… chama o cara pra cá... todo conhecimento é bom
-
-
caro amigo
se existe algum equívoco, questione a aferição do dinamômetro sapinho. conforme manual da montana, seguem dados:
manual do proprietário, montana 1.8l flexpower
-taxa de compressão: 10,5:1
-torque máximo liquido: 174n.m (a 2800 rpm no alcool)
-potência máxima líquida: 114cv - 5600 rpm alcool.
o que eu posso afirmar é que somente pegamos um cabeçote do econoflex, colocamos na montana e instalamos a ft.
sobre o seu questionamento da ft, realmente ela não faz milhagre, assim como nenhuma injeção faz. apenas lembro que uma injeção bem programada (e não chip de potência) tem muitos parametros, onde até o ponto vc consegue controlar de forma mais inteligente montando assim um mapa muito mais adequado para aquela aplicação.
abraços
montoya
como disse antes, num é pra criar conflito… mas eu conheço muita gente que tem esse motor (1.8) com os mais diferentes tipos de acerto e veneno... tirar 153cv na roda é algo absurdo pra uma alteração tão pequena qto apenas taxar (o maior efeito de usar o cabeçote de econoflex, ainda mais se for a montana com motor fase iii já roletada.
ela tem 114cv no motor e não na roda... a fase ii que te 109cv declarados num tira mais de uns 85cv na roda (uns 105 no motor qdo o dina estima a perda)
talvez o problema seja mesmo no dina sapinho (novamente sem entrar em mérito de discutir nada, apenas pra saber o que está acontecendo) 153cv roda é muita coisa pra um 1,8 8v (deve dar algo perto de uns 180cv no motor).
qto a fueltec... bom eu num acho que uma injeção em linha possa ser melhor que uma injeção matricial (como qualquer uma de carro original), a diferença é que na fueltec vc sabe o que cada curva faz..e por ter bem menos pontos de acerto, fica mais facil chegar ao que vc deseja... mas o motor não sabe o que manda a bobina acionar ou os bicos abrirem... qualquer que fosse a injeção, desde que bem acertada viria a mesma potência... um chip bem feito (e num são muitos que o são de verdade) pode tirar a mesma coisa com mais economia (minha opnião, formada em muitos anos fazendo remapeamento)
-
eu também acho 153cvs muito, ainda mais nas rodas…só com o que tem no motor.
respeito a opinião de quem gosta de fueltech (ou carburador eletrônico na minha opinião)...mas não concordo muito com algumas coisas.
vou ficar quieto e deixar os mais experientes se pronunciarem
-
como disse antes, num é pra criar conflito… mas eu conheço muita gente que tem esse motor (1.8) com os mais diferentes tipos de acerto e veneno... tirar 153cv na roda é algo absurdo pra uma alteração tão pequena qto apenas taxar (o maior efeito de usar o cabeçote de econoflex, ainda mais se for a montana com motor fase iii já roletada.
ela tem 114cv no motor e não na roda... a fase ii que te 109cv declarados num tira mais de uns 85cv na roda (uns 105 no motor qdo o dina estima a perda)
talvez o problema seja mesmo no dina sapinho (novamente sem entrar em mérito de discutir nada, apenas pra saber o que está acontecendo) 153cv roda é muita coisa pra um 1,8 8v (deve dar algo perto de uns 180cv no motor).
qto a fueltec... bom eu num acho que uma injeção em linha possa ser melhor que uma injeção matricial (como qualquer uma de carro original), a diferença é que na fueltec vc sabe o que cada curva faz..e por ter bem menos pontos de acerto, fica mais facil chegar ao que vc deseja... mas o motor não sabe o que manda a bobina acionar ou os bicos abrirem... qualquer que fosse a injeção, desde que bem acertada viria a mesma potência... um chip bem feito (e num são muitos que o são de verdade) pode tirar a mesma coisa com mais economia (minha opnião, formada em muitos anos fazendo remapeamento)
caro overspeed
entendo perfeitamente o seu trabalho e respeito. são apenas pontos de vista diferentes. já usei chips de potência (e não foi apenas de um fabricante não) e o resultado não foi satisfatório. estamos falando de empresas grandes, com experiência no seguimento, inclusive que prepara os chips para os corsas de circuito na venezuela.
enfim, fabricantes diferentes, dinheiro gasto e hoje eu tenho 3 chips feitos por empresas grandes no seguimento. se alguém tiver interesse, estão a venda.
voltando ao tópico original do post, por acaso vc conhece o tal balancim especial forjado gm?
um abraço