Aspro + gnv
-
sempre ouvi dizer que se vc preparar um carro usando também gnv pode quebrar cabeçote e tals… dae fiquei com várias dúvidas pq já vi carros inclusive turbo ou supercharger usando gnv e parece q não quebraram. por isso to vindo aqui ( que tem bastante gente capacitada pra responder ) pra tirar algumas dúvidas.
realmente quebra com gnv ?
se quebra, o que quebra ?
o que que faz quebrar é ( backfire, etc )
o que dá pra usar com segurança e o que não dá com gnv ( comando, válvula maior, etc )
valeu ae quem responder...
-
car no aspro não vejo muitos problemas, vc só vai ter qe acertar pra não dar falta, e devido ao fato de ser aspirado, ele vaiadar bem no gnv devido a taxa mais alta, agora no turbo é mais complicado, isso eu acho, mas logo vem o pessoal profissional e te ajuda melhor. e me corrijam se eu estiver errado…
-
na minha opinião não combina
tem que ser uma coisa ou outra
-
amigo, dizer que carro anda com gnv e turbo é possivel, porem existe uma diferença muito grande de kit a venda no mercado.
o kit geração ii, mais antigo, simplismente injeta o gnv para dentro do motor sem nenhum ajuste mecanico para compessar a alta octanagem do combustivel.
o kit geração iii , o mais vendido hoje em dia e homologado pelo inmetro, possui o mesmo injetor (unico), na saida do filtro de ar, e uma serie de aparelhos eletronicos para de alguma forma otimizar a queima, tipo variador de avanço, ligado ao map onde difere o sinal enviado a cpu para que o motor trabalhe com mais ponto para compenssar a falta de taxa dos motores originais, existe tambem um gerenciador ligado ao sinal da sonda que ativa um motor de passo ligado a alimentação, que conforme a subida de gira, abre esse motor possibilitando o envio de mais gnv em alto giro, o que faz o regulador de pressão no combustivel liquido. agora se pesquizar, tudo isso funciona até 5.200 rpm, a partir dai as empresas não garantem que o funcionamento não leve a um desgaste prematuro do motor.
os kit geração iv e v, mais modernos, normalmente italianos, são um sistema que funciona totalmente independente da injeção original do veiculo, e voce programa ponto e tempo de injeção conforme sua nescessidade (ai que esta o risco, é mais moderno mas quem tem horas de dinamometro para regular certo), tanto que sua instalação é extremamente mais cara, possui 4 bicos injetores no coletor, que tem que ser de metal, senão deve ser substituido.
veja bem, gnv, não combina com aspirado (giro alto) e turbo (alta pressão), gnv é uma forma errada de se obter economia, pois a maior parte dos motores não estão preparadas para isso, assim como toda regulagem, taxa de compressão, ponto de ignição e força da propria ignição, visto que todos os mecanico, em uma motor com gap de 1 mm nas velas, fecham para 0,7 senão falha, dai se taxar ele para o idela que é por volta de 10% a mais que o motor original a alcool, pode colar as velas que a centelha não ocorre. gnv é bom pra quem anda mais de 8.000 km por mês, e não se preocupa em esperar uns 3 anos para ter seu investimento de volta…..
-
vi num forum em portugal acho q era… o cara queria turbinar, recomendaram converter a gnv...
acho que vai da tecnologia de injeção do gnv, que deve ser bem avançada por lá.
-
cara ja vi carros por ae mas nunca acompanhei.
lembro de um voyage sport preto que tava com taxa comando 298 4x1 e escape. dutos polidos e tinha gnv. acelerava muito bem nos 2 combustiveis.
lembro do cara relatar que no gnv empurrou um astra 2.0 16v gsi em estrada, mas ate isso ser verdade. outros 500.
porem um detalhe que vi foi o seguinte grande parte do pessoal que fazia isso era pra obter uma resposta melhor do carro nao so na gasolina como no gnv pra compensar o comportamento anemico do carro, e nao costumavam acelerar no gnv, deixavam o alcool para isso, se nao e uma receita extrema e me permite tirar um naco a mais do motor pq nao?
mas e claro… adianta tudo que e manutençao.
se trocas oleo com 3000 passe a trocar com 2000, velas cabos e etc... tambem troque antes ate pq esses componentes sao bem moidos no processo. use sempre gasolina e mantenha suas valvulas felizes e va ser feliz.
-
cara ja vi carros por ae mas nunca acompanhei.
lembro de um voyage sport preto que tava com taxa comando 298 4x1 e escape. dutos polidos e tinha gnv. acelerava muito bem nos 2 combustiveis.
lembro do cara relatar que no gnv empurrou um astra 2.0 16v gsi em estrada, mas ate isso ser verdade. outros 500.
porem um detalhe que vi foi o seguinte grande parte do pessoal que fazia isso era pra obter uma resposta melhor do carro nao so na gasolina como no gnv pra compensar o comportamento anemico do carro, e nao costumavam acelerar no gnv, deixavam o alcool para isso, se nao e uma receita extrema e me permite tirar um naco a mais do motor pq nao?
mas e claro… adianta tudo que e manutençao.
se trocas oleo com 3000 passe a trocar com 2000, velas cabos e etc... tambem troque antes ate pq esses componentes sao bem moidos no processo. use sempre gasolina e mantenha suas valvulas felizes e va ser feliz.
exato… a finalidade do tópico era essa mesmo... saber se num aspiradinho básico ( comandos, coletores, etc, sem nem fazer cabeçote por ex. se o gnv apresentaria algum perigo, mas a intenção pé justamente essa... usar o combustível líquido pra acelerar e o gnv pra andar normalmente...
-
turbo no gnz é perfeitamente possível, desde que tenha kit de 3 geração no minimo, com solenóide e gerenciador no lugar da toneirinha, e claro, um redutor de pressão bem grande ou 2 redutores.
em portugal recomendam a instalação de gnv em carro turbo pelo mesmo motivo que recomendam passar aki no brasil pra alcool, por causa da compressão e detonação. e la a maioria dos carros que usam gnv utilizam kit de 5ª geração, injetado, que é perfeito, 4 bicos injetores, gerenciamento total eletronico, outro mundo. aki um kit desses custa mais de 5k.
-
-
buddy.. como disse ali em cima vc querer dar um folego a mais pro carro, nao tem nada demais.afinal de contas cara. ele nao ta com intençoes de meter um engle 302, cabeçote pf e um par de 44 idf. apenas coisa basica e isso te permite tirar um naco a mais no gnv entao… pq nao?
agora turbo no gnv... nao vou endossar isso pq ae vai muita grana.
-
exato… a finalidade do tópico era essa mesmo... saber se num aspiradinho básico ( comandos, coletores, etc, sem nem fazer cabeçote por ex. se o gnv apresentaria algum perigo, mas a intenção pé justamente essa... usar o combustível líquido pra acelerar e o gnv pra andar normalmente...
dudles, pra fazer isso que você quer, você não terá nenhum problema. só deve lembrar que não se deve subir giro demais utilizando gnv.
o ideal para o gnv seria fazer justamente o que você não quer fazer, que é aumentar a taxa de compressão. assim o carro andaria mais e consumiria menos (com o gnv).
o que faz diminuir a vida útil do motor de quem usa gnv é ficar subindo giro constantemente com esse combustivel. como ele não é líquido, o cabeçote esquenta bem mais na utilização do gás do que utilizando gasolina ou alcool. mas andando com giro baixo, de boa, não traz problema algum.
tive gnv no escort por 100.000km e o motor hoje está melhor que quando eu peguei o carro. ia fazer nele uma preparação com gnv mesmo, mas como quero utilizar turbo acabei desistindo pela dificuldade de adaptação dos parâmetros aos dois combustiveis. por fim comprei um fusquinha pra andar com o gas e tô mexendo no escort em doses homeopáticas.
-
buddy.. como disse ali em cima vc querer dar um folego a mais pro carro, nao tem nada demais.afinal de contas cara. ele nao ta com intençoes de meter um engle 302, cabeçote pf e um par de 44 idf. apenas coisa basica e isso te permite tirar um naco a mais no gnv entao… pq nao?
agora turbo no gnv... nao vou endossar isso pq ae vai muita grana.
certo,concordo.sei que em preparação dá pra se fazer m coisas,ai foi o que eu disse no final depende muito daquilo que cada um quer do carro,né?
-
dudles, pra fazer isso que você quer, você não terá nenhum problema. só deve lembrar que não se deve subir giro demais utilizando gnv.
o ideal para o gnv seria fazer justamente o que você não quer fazer, que é aumentar a taxa de compressão. assim o carro andaria mais e consumiria menos (com o gnv).
o que faz diminuir a vida útil do motor de quem usa gnv é ficar subindo giro constantemente com esse combustivel. como ele não é líquido, o cabeçote esquenta bem mais na utilização do gás do que utilizando gasolina ou alcool. mas andando com giro baixo, de boa, não traz problema algum.
tive gnv no escort por 100.000km e o motor hoje está melhor que quando eu peguei o carro. ia fazer nele uma preparação com gnv mesmo, mas como quero utilizar turbo acabei desistindo pela dificuldade de adaptação dos parâmetros aos dois combustiveis. por fim comprei um fusquinha pra andar com o gas e tô mexendo no escort em doses homeopáticas.
também concordo,usa o gnv pra andar na manha e usa álcool ou gasolina na hora que for deita o cabelo .mais desser a bota no gnv,já num aconselho também .
-
sempre ouvi dizer que se vc preparar um carro usando também gnv pode quebrar cabeçote e tals… dae fiquei com várias dúvidas pq já vi carros inclusive turbo ou supercharger usando gnv e parece q não quebraram. por isso to vindo aqui ( que tem bastante gente capacitada pra responder ) pra tirar algumas dúvidas.
realmente quebra com gnv ?
se quebra, o que quebra ?
o que que faz quebrar é ( backfire, etc )
o que dá pra usar com segurança e o que não dá com gnv ( comando, válvula maior, etc )
valeu ae quem responder...
cara eu ja pesquisei muito sobre esse assunto…
1 - aspirado é a melhor opção para rodar com gnv pois ele aciona o regulardor pela pressão gerada pela aspiração do motor no coletor (acho que pode ser chamada de pressão negativa).
2 - a taxa ideal para o gnv é 17:1 imagina como ficaria esperto com uma taxa dessa, ou seja, com uma taxinha de 14 pra rodar com alcool e gnv já ficaria bem esperto - para uma melhor performance e durabilidade do motor, a taxa de compressão ideal do álcool deve ser de 14:1, a taxa da gasolina de 9:1 e a do gnv 17:1, salvo casos regulados pelo sensor anti-detonação. caso isto esteja fora dos padrões, é bom dar uma verificada nos componentes do motor fonte gasnet
3 - tem um sério problema o mesclador isso é um homicídio com a aspiração (funciona como um venturi) pois pra gerar pressão e volocidade suficiente pra acionar o redutor, diminui drasticamente o duto de admissão. (este ponto se alguém souber o que posso fazer, ajudaria muito pois já coloquei o duto de gnv ligado diretamente ao tbi do corsa na esperança de poder tirar o maldito mesclador, no ponto onde vai ligado o supiro do óleo pois ali é o local onde se tem mais aceleração e pressão do ar, ele até aciona o redutor mas presisa do mesclador pois sem ele não da conta de alimentar o motor.)
turbo
1- turbo (pressão positiva) o sistema original gnv até a 3a geração não funciona…
2- por permitir taxa maior permite tbm pressão maior sem risco de detonação.
3- o idela seria o kit 5a geração (injeção eletrônica multi ponto de gnv).
superchager seria uma ótima opção pois pode-se colocar até no 3a geração pois ele gera pressão possitiva depois do tbi .
bom isso é o que eu consegui de info na rede.
esse tópico muito me interessa.
e carro a gnv anda bem sim é só saber fazer e quanto a tecnologia nos temos aqui a mesma da europa mas sem técnicos qualificados como lá e isso faz toda a diferença.
-
olha quanto a gnv reduzir vida útil de motor já não sei dizer.mais no glp,posso dizer de cadeira:glp reduzir vida de motor é lenda.pois conheço m ,caminhonetes que estão rodando exclusivamente no glp a anos,e puxando peso.e os motores estão bala.
-
fato que procede o que o rodrigo falou.
mas no caso de carros carburados 3 coisas sao feitas… ou fecha 1 estagio ou deixa o outro aberto e nao estica em hipotese alguma, ou fura o segundo estagio e alimenta os 2.
sobre injetados se o dono for criativo da pra manter a coisa sem restriçoes absurdas na boca do tbi. tenho um amigo cmo uma tempra turbo stile com gnv que ele nao tem mais o mesclador.
e ta rodando de boa ate hoje
-
fato que procede o que o rodrigo falou.
mas no caso de carros carburados 3 coisas sao feitas… ou fecha 1 estagio ou deixa o outro aberto e nao estica em hipotese alguma, ou fura o segundo estagio e alimenta os 2.
sobre injetados se o dono for criativo da pra manter a coisa sem restriçoes absurdas na boca do tbi. tenho um amigo cmo uma tempra turbo stile com gnv que ele nao tem mais o mesclador.
e ta rodando de boa ate hoje
germano,aqui quando agente monta glp anda sempre só no primeiro estágio do bura.não que não dê para rodar com os dois estágios do bura ligados.até dá para por mais um bico pro segundo e pau na maquina.roda muito próximo da gasolina.mais essa de dois bicos a economia já era,então agente só roda com um bico só.um p13 num motor de opala 6 dá 100 km,já um de 4 vela dá 180,com apenas 36 pila.
-
buddy.. a questao para se fazer isso ao meu ver e garantir um naco a mais de potencia no gnv. suficiente pro carro nao chorar numa subida ou manter bom folego em ultrapassagens, geralmente quem tem gnv ainda que com carro cmo certeza performance sabe que acelerar nao e jogo, alias nem com gasolina a nao ser que voce esteja disposto a gastar… ja que a autonomia cai bastante. e so fazer o seguinte... experimenta encher o tanque de alcool ou gasolina e so andar rasgando... duvido que va rodar muita coisa. no meu caso (citroen picasso 2.0 16v, acho que se eu encher o tanque de gasola e so andar esticando e andando vuado nao faço nem 200km com um tanque)
-
o problema do gnv é que ele é um combustível seco..
e o alcool e a gasolina também trabalham como lubrificantes nos cilindros..
outra coisa é que o alcool/gasolina resfriam a câmara quando são injetados…
acredito que o mesmo não aconteça com o gnv..
acho que por isso a lenda de que gnv estraga o motor...
-