[duvida] torque das bielas do ap
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como não achei o torque especifico do gts 1991, vou te ajudar na seguinte forma:
a vw recomenda 2 tipos de torque no seu manual com exatid?o que na verdade vão dar quase a mesma coisa: são 30 nm+90? que equivale a um torque inicial de 3kg mais um aperto de 90 graus. o outro sendo de 43 a 51 nm ou seja torque final de até 5 kg.
em conversa com o greg cuningham por e-mail, ele me indicou sempre fazer o aperto em 3 etapas e usando óleo de engrenagens na rosca dos parafusos.
então, passe o óleo e faça sua sequencia…...tipo:
aperto na mão + 3kg no torquimetro + virada de 90? ou
aperto de 2kg (ou começe com 3 dependendo da escala inicial do seu torquimetro) depois chegue em 3kg (ou 4) e depois finalize com 5kg.
dependendo da aplicação e se os parafusos são novos.....vc pode tentar uns 5,5 a 6kg......mas acho que o original é melhor.
de qualquer forma, vou procurar aqui se acho o torque certo do gts.........mas acho que não foge disso não.............
abra
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quanto a colocar parafusos novos tenho uma recomendação:
tive dois motores de marcas que desbielaram em duas provas seguidas (ho maravilha rs) o 1? por usar muitas vezes o mesmo parafuso, o segundo por ter comprado parafusos na autopeças a vw tem bons preços na rede autorizada, se for nos grandes centros, então compre os parafusos originais
aperto com 30n*m + 90? uso sempre este valor pois compro as bielas escolhendo elas no fv com a balança, não sei de qual carro são, e o limitante do torque é o parafuso e não deformação na biela
abraço,
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quanto a colocar parafusos novos tenho uma recomendação:
? tive dois motores de marcas que desbielaram em duas provas seguidas (ho maravilha rs)? é o 1? por usar muitas vezes o mesmo parafuso, o segundo por ter comprado parafusos na autopeças ? a vw tem bons preços na rede autorizada, se for nos grandes centros, então compre os parafusos originais
aperto com 30n*m + 90? uso sempre este valor pois compro as bielas escolhendo elas no fv com a balança, não sei de qual carro são, e o limitante do torque é o parafuso e não deformação na biela ?
abraço,
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exatamente
parafusos só da concessionaria ou uns arp pra garantir….....hehehee.......
e sobre o 30nm + 90? e interessante que as vezes vc sente o parafasu dando uma esticadinha no final do torque........
abraão
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amigos…
obrigado pelas dicas
apertei dessa forma aqui
aperto na mão + 3kg no torquimetro + virada de 90?
havia achado aqui um manual da vw que dizia começar com 3,5 e finalizar com 4,5 de torque... acabei fazendo daquela forma acima e depois na conferencia do aperto, vi que essa virada de 90? dava quase 5 de torque.
não troquei os parafusos porque trata-se de um motor original, e as bielas nunca tinha sido mexidas
valeu ai galera
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exatamente
parafusos só da concessionaria ou uns arp pra garantir….....hehehee.......
e sobre o 30nm + 90? e interessante que as vezes vc sente o parafasu dando uma esticadinha no final do torque........
abraão
galera,
foi mal dar uma de coveiro, mas to passando de novo por isso. deixa eu contar a historia:
2 semanas atras tava fazendo uma revisao no motor e pra garantir comprei desses parafusos de biela novos ( aqueles q tem um estriadinho no corpo ). blz, montei eles com 3kg mais 90º e nem prestei atenção no torquimetro. senti essa esticadinha. bom, acabei de fechar o motor e encasquetei que ele tava girando mto pesado e resolvi desmontar td de novo, receando que algum anel tivesse quebrado na montagem, mas estava tudo ok, peguei e fechei de novo o motor, mas na hora de apertar de novo senti essa esticadinha, dei 120º em todos desta vez mas notei que o torquimetro nao passou de 4…4,3 kg. será que desmonto denoooovo? os parafusos originais do carro, 92, ainda depois de milhares de desmontagens parece mais robusto que esses novos...
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galera,
foi mal dar uma de coveiro, mas to passando de novo por isso. deixa eu contar a historia:
2 semanas atras tava fazendo uma revisao no motor e pra garantir comprei desses parafusos de biela novos ( aqueles q tem um estriadinho no corpo ). blz, montei eles com 3kg mais 90º e nem prestei atenção no torquimetro. senti essa esticadinha. bom, acabei de fechar o motor e encasquetei que ele tava girando mto pesado e resolvi desmontar td de novo, receando que algum anel tivesse quebrado na montagem, mas estava tudo ok, peguei e fechei de novo o motor, mas na hora de apertar de novo senti essa esticadinha, dei 120º em todos desta vez mas notei que o torquimetro nao passou de 4…4,3 kg. será que desmonto denoooovo? os parafusos originais do carro, 92, ainda depois de milhares de desmontagens parece mais robusto que esses novos...
eu tive o mesmo problema de montagem com meu motor, esses parafusos nao aguentam nem com reza braba 5kg….
todos que tentei apertar com 5kg esticaram, e alguns romperam pq continuei tentando fazer o torquimetro indicar os tais 5kg...
depois de muito consultar o pessoal aqui e alguns mecanicos amigos meus, a maioria recomendou apertar com 3kg no maximo.
1 puxada - 1,5kg
2 puxada - 3,0kg
meu motor ta rodando assim gracas a deus, e ate hoje nao soltou nenhuma, nem mesmo esticou ja que em alguns parafusos cheguei a puxar 4,5kg e depois afrouxei. nao troquei eles pq aqui nao achei novos pra vender nem em concessionaria.
abracos
wagner luis
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eu tive o mesmo problema de montagem com meu motor, esses parafusos nao aguentam nem com reza braba 5kg….
todos que tentei apertar com 5kg esticaram, e alguns romperam pq continuei tentando fazer o torquimetro indicar os tais 5kg...
depois de muito consultar o pessoal aqui e alguns mecanicos amigos meus, a maioria recomendou apertar com 3kg no maximo.
1 puxada - 1,5kg
2 puxada - 3,0kg
meu motor ta rodando assim gracas a deus, e ate hoje nao soltou nenhuma, nem mesmo esticou ja que em alguns parafusos cheguei a puxar 4,5kg e depois afrouxei. nao troquei eles pq aqui nao achei novos pra vender nem em concessionaria.
abracos
wagner luis
fala wagner
que ano é seu motor? não são todos que são essa merda, só os modernos, problema que só acha novo em concessionaria. já tou cogitando meter uns arp ali pra dessossar no giro mais sossegado.
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fala wagner
que ano é seu motor? não são todos que são essa merda, só os modernos, problema que só acha novo em concessionaria. já tou cogitando meter uns arp ali pra dessossar no giro mais sossegado.
o meu motor e 95/96 mas as bielas sao do motor 92/93….
as bielas que vieram no 95/96 eram pernas de frango (n°23)
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galera,
foi mal dar uma de coveiro, mas to passando de novo por isso. deixa eu contar a historia:
2 semanas atras tava fazendo uma revisao no motor e pra garantir comprei desses parafusos de biela novos ( aqueles q tem um estriadinho no corpo ). blz, montei eles com 3kg mais 90º e nem prestei atenção no torquimetro. senti essa esticadinha. bom, acabei de fechar o motor e encasquetei que ele tava girando mto pesado e resolvi desmontar td de novo, receando que algum anel tivesse quebrado na montagem, mas estava tudo ok, peguei e fechei de novo o motor, mas na hora de apertar de novo senti essa esticadinha, dei 120º em todos desta vez mas notei que o torquimetro nao passou de 4…4,3 kg. será que desmonto denoooovo? os parafusos originais do carro, 92, ainda depois de milhares de desmontagens parece mais robusto que esses novos...
tb percebi isso os parafusos das bielas modernas não guentam mt torque mesmo… estiquei 4 parafusos da minha saveiro, e foi um parto achar novos pra trocar...
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entao gili
eu tb fui por essas tabelas, e nas bielas me ferrei
no resto foi de boa….
vou aproveitar a carona e perguntar, qual o torque vcs usam na polia do comando?? to com uma regulavel aqui pra por mas nao sei se meto o mesmo torque que a original ou menos....
abracao
wagner luis
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entao gili
eu tb fui por essas tabelas, e nas bielas me ferrei
no resto foi de boa….
vou aproveitar a carona e perguntar, qual o torque vcs usam na polia do comando?? to com uma regulavel aqui pra por mas nao sei se meto o mesmo torque que a original ou menos....
abracao
wagner luis
deve ser nervoso, visto que da polia do virabrequim é de 9kg + 90º… haja chave nervosa pra dar esse torque... eu consegui dar só 9kg + uns 30º e quebrou a chave.