Ponto de ignição
-
to meio sem tempo agora, mas vou complicar um pouquinho hehehe.
bom quando se fala em avançar o ponto de ignição, na verdade vc está atrasando ele… (so pra gerar polemica...)
pq? pq quanto mais adiantado o ponto, menos o pistão estara no pms (ponto mais alto). e isso eh necessário, pq a faisca leva um tempo pra chegar na vela, e a explosão leva um tempo pra acontecer.
a maior potencia/torque se da quando a explosão se da em pms. e como leva um tempo pra faisca acontecer, vc adianta o ponto onde ela será lançada...
tipo 12° apms, a faisca será lançada quando o pistão está à 12° antes de chegar no seu topo. e quanto maior o giro do motor, mais vc tera q adiantar a faisca pra ela poder chegar quando o pistão estiver mais proximo do pms.
se vc adiantar demais, a detonação vai acontecer quando o pistão estiver subindo, e isso causa perda de rendimento e danos pro motor. se o ponto estiver mt atrasado, a ignição irá acontecer com o pistão descendo, e isso causa perda de rendimento tb.
pra mudar o ponto de ignição num distribuidor com avanço por rotação interno, vc tem que mexer nos batentes internos, abrindo (o que vai fazer o ponto avançar mais) ou fechando ele, até travar o ponto de ignição, ou seja o ponto de ignição se torna fixo, onde vc regular ele vai ficar.
tem tb o avanço a vacuo, quanto maior o vacuo na bombinha do distribuidor, maior será o avanço do ponto de ignição, e um sistema eh independente do outro.
num carro com injeção e sem avanço no distribuidor, dependendo do caso, vc so consegue deixar ele travado, ou adiantar/atrasar a curva toda de avanço, ou então faz uma reprogramação da curva na injeção.
depois com mais tempo eu tento explicar melhor.
-
por quê se fala adiantar… está se referindo ao pms, portanto se vc adianta o momento em que vc dá a faisca significa que vc esta dando antes do tempo (igual um adiantamente de salário, vc recebe antes do dia correto).
assim se vc tem digamos numa certa condição de massa de ar admitida 30° e vai aumentar o avanço, vc vai antecipar o momento, portanto o angulo do virabrequim que falta para chegar ao pms deve ser maior no momento da faisca... digamos 35°, da mesma forma se vc vai atrasar o momento em que a faisca será dada vc estara fazendo com que ela aconteça num angulo menor, digamos 25°.
a influencia do ponto pode ser explicada de diversas formas, uma delas é voce pensar em pressão dentro da câmara de combustão, conforme o pistão está subindo ele aumenta a pressão na câmara, mas como a queima num é instantanea é necessário iniciar a queima antes do pms, o quanto vc vai inicar antes depende de uma série de coisas, mas estima-se de que o máximo de torque gerado aconteça quando a pressão na câmara ocorra um certo valor após o pms, é até logico porque se a pressão acontece antes do pms ela freiará a subida do pistão (por isso não se pode avançar muitoo ponto), da mesma forma se a ignição for dada muito após o momento ideal a pressão máxima ocorrerá qdo o pistão está ja em fase de expansão e não se aproveitará a energia totalmente pois teremos pouco tempo até iniciar a fase de escape.
então existe um ponto ótimo, ideal para cada situação de massa de ar admitida, na pratica nem sempre isso pode ser utilizado pois o motor pode ter deficiencias que causem pré-ignição/detonação tais como pontos quentes (arestas internas, carbonização, etc), existe ainda o tempo de processamento da injeção (qdo for injetado) ou de resposta d sistema mecânico (sistema de distribuidor mecânico, chamdo de a vacuo, devido a mola e pesos), etc.
-
**poxa, agora deu pra começar a esclarescer so pra ter noção, sempre via a galera falar apms , sab u q eu axava q era?? ( após ponto máximo superior )^^ ..
bom, vamos ver se eu consegui começar a entender…
a ignição na verdade acontece antes do pms , pq o pulso da bobina demora milisegundos para sair da bobina, passar pelo distribuiror e cair na vela.. pelo q eu entendi, vamos exemplificar d novo so d ilustração, se o meu ponto d ignição eh 12º apms, a faísca chegaria na vela dando a centelha em 6º apms ( lembrando, valores só ilustrativos). ela n pode chegar em 0° pq a queima da mistura n se da instantaneamente, tbm demora la seus milisegundos pra acontecer, e a intenção eh q qnd a explosão acontecer, ela aconteça em 0º , pq eh o melhor rendimento. parada para pergunta: na realidade, o ponto eh calculado para estourar um pokin depois do pms né pq se estourar exatamente a**
-
**0º , iria fazer muita força nos mancais do vira, podendo entorta-lo né?
bom, continuando….. com o carro aumentando o giro, o pistão aumenta d velocidade, sendo necessário adiantar o ponto para q ele acontece em pms ( ou um pouco depois).
bom, se o ponto estiver muito adiantado ( ja vi nego usando 23º na fase aspro, mas era forjado, e gostaria até de saber q vantagem issu tras) o pistão faz força contra a explosão, oq pode acarretar na quebra da canaleta ( local onde ficaum os aneis?).
bom, pra carro turbo, o ponto ( claro no ideal ) teria q ( exemplificando novamente) ir d 12º até 18º , e depois voltar um puco, para 16º por exemplo, pq qnd a turbina entra, ele faz mais esforço pra subir, por issu o ponto n pode ser tão alto, se n estoura antes do pms...
a, e qnt maior a rotação, maior o ponto( grosseiramente )? ... a vantagem d usar menos ponto seria mais segurança, e a desvantagem seria menos potencia?**
-
essa demora da bobina aí que sai em 12º mas só chega em 6º nao procede… se vc ajusta o motor pra soltar a faisca a 12º é nesse momento que a faisca vai acontecer para iniciar a inflamação do combustivel... tudo isso para que o momento em que o combustivel começa a liberar a maior parte da sua energia coincida com o pistao em pms.
-
a vantagem d usar menos ponto seria mais segurança, e a desvantagem seria menos potencia?
é por aí… lembrando tambem que ponto atrasado demais(faisca sendo solta perto ou depois do pms) pode derreter valvulas... porque o combustivel ao invés de ser completamente queimado no cilindro sai queimando pelas valvulas...
-
cara, no meu chevette eu deixei meu ponto lá e retirei a mangueira do avanço do meu distribuidor oque eu acho que deixa o ponto travado sem avanço, não sei c e o certo, mas meu carro parou de quebrar quando eu fiz isso ..
meu carro de baixa e uma tristeza possivelmente por este detalhe…
se for turbinar o carro eu posso tentar de ajudar com outras coisas, abraço
-
tirando a mangueira do avanço a vacuo nao deixa o ponto travado, pq tem o avanço centrifugo… seu carro quebrou 2x por falta killmaster, nao foi por ponto.
entendi…. se a faisca for em pms por exemplo, o combustivel n vai queimar totalmente, e vai sair queimando pela valvula d escape o q pode acarretar seu derretimento?
isso..
-
tirando a mangueira do avanço a vacuo nao deixa o ponto travado, pq tem o avanço centrifugo… seu carro quebrou 2x por falta killmaster, nao foi por ponto.
isso..
falta não foi, excesso de taxa tudo bem, mas por falta não foi.
tipo, ele avança mesmo com a mangueira so vácuo sem estar no bura? qual a função da mangueirinha então?
-
falta não foi, excesso de taxa tudo bem, mas por falta não foi.
tipo, ele avança mesmo com a mangueira so vácuo sem estar no bura? qual a função da mangueirinha então?
falta derrete pistao, ponto quebra canaleta… vi as fotos do seus pistoes... eles furaram, derreteram... logo, foi falta...
-
só pra exemplificar e finalizando o offtopic
excesso de ponto(canaleta quebrada)
http://i623.photobucket.com/albums/tt316/ed_smk/dsc02308.jpg
falta de combustivel(pistao furado)
http://i623.photobucket.com/albums/tt316/ed_smk/dsc02255.jpg
-
aproveitando o gancho, quando se tem pressão a faísca é dada após o pms é no injetado com roda fonica, tem como eu atrasar ou adiantar mexendo na posição do sensor?
a faisca é dada sempre antes do pms para iniciar a queima da mistura e quando o motor chegar ao pms a mistura esteja prestes a liberar toda sua força da explosao para empurrar o pistao pra baixo… seja o motor aspro ou turbo... a nao ser que erroneamente montem o motor e ajustem o ponto para o pms ou após o mesmo.
um retardador de ponto por pressao diminui um pouco o ponto, mas somente o suficiente pra nao forçar partes moveis e nao derreter valvulas de escape.
nos injetados tem todo um mapa de ponto que varia de acordo com diversas variaveis, como temperatura do motor, temperatura de admissao, carga, rotação, fluxo de ar entre outros... mexendo na posição do sensor ou na roda fonica altera a faixa de pontos... mas nao espere milagre... o ideal em injetados é chip.
-
a faisca é dada sempre antes do pms para iniciar a queima da mistura e quando o motor chegar ao pms a mistura esteja prestes a liberar toda sua força da explosao para empurrar o pistao pra baixo… seja o motor aspro ou turbo... a nao ser que erroneamente montem o motor e ajustem o ponto para o pms ou após o mesmo.
um retardador de ponto por pressao diminui um pouco o ponto, mas somente o suficiente pra nao forçar partes moveis e nao derreter valvulas de escape.
nos injetados tem todo um mapa de ponto que varia de acordo com diversas variaveis, como temperatura do motor, temperatura de admissao, carga, rotação, fluxo de ar entre outros... mexendo na posição do sensor ou na roda fonica altera a faixa de pontos... mas nao espere milagre... o ideal em injetados é chip.
ahh tah,
mas quando se faz o chip, a mapa é alterado levando em conta alguns fatores, mas como a injeção original não lê pressão positiva, como é feito? se eu fizer o chip e alterar a pressão, provavelmente vou perder a regulagem certo?
-
o ponto de ignição é dado não pq tem atrasos no sistema de ignição, já que a eletricidade nos cabos corre praticamente na velocidade da luz, e pelo tamanho deles o atraso é desprezível em relação ao funcionamento do motor
o ponto de ignição e seu avanço existem simplesmente porque a queima nos pistões é uma função que depende, dentre outras variáveis, do tempo
a mistura demora um tempo pra queimar e se expandir, por mais que nossos olhos e ouvidos achem que é instantâneo, não é…esse tempo que a mistura leva pra queimar pede que o início da ignição da mistura seja um pouco antes do pms, com isso, o que se tenta é coincidir o momento máximo de liberação de energia da queima do comb com o pistão em pms, para garantir o maior aproveitamento possível da energia liberada
por que o ponto avança com a rpm? simples: o tempo de queima da mistura varia pouco de acordo com a rotação, mas o tempo que o pistão gasta pra ir do momento da ignição até o pms diminui consideravelmente, portanto, o momento inicial da queima tem que ser antecipado para manter o aproveitamento máximo de energia
por que carros turbo pedem atraso no ponto de ignição? porque em um carro turbo, como há uma quantidade maior de mistura admitida, a expansão dos gases queimados é muito maior e mais violenta...com isso, se o ponto não atrasar (em relação ao avanço ideal considerando o motor aspro) aumenta o risco de quebra
ah sim, e pense no ponto de ignição não pelo nome ou suas unidades (pra evitar confusão)....pense no momento em que a mistura inicia a queimar, se vai ser antecipada (valor maior) ou atrasada (valor menor) em relação ao ciclo anterior
-
poxa, agora deu pra começar a esclarescer so pra ter noção, sempre via a galera falar apms , sab u q eu axava q era?? ( após ponto máximo superior )^^ ..
bom, vamos ver se eu consegui começar a entender…
a ignição na verdade acontece antes do pms , pq o pulso da bobina demora milisegundos para sair da bobina, passar pelo distribuiror e cair na vela..
isso, e leva mais alguns milisegundos pra queima iniciar tb.
pelo q eu entendi, vamos exemplificar d novo so d ilustração, se o meu ponto d ignição eh 12º apms, a faísca chegaria na vela dando a centelha em 6º apms ( lembrando, valores só ilustrativos). ela n pode chegar em 0° pq a queima da mistura n se da instantaneamente, tbm demora la seus milisegundos pra acontecer, e a intenção eh q qnd a explosão acontecer, ela aconteça em 0º , pq eh o melhor rendimento. parada para pergunta: na realidade, o ponto eh calculado para estourar um pokin depois do pms né pq se estourar exatamente a 0º , iria fazer muita força nos mancais do vira, podendo entorta-lo né?
quase, se a centelha for iniciada em 12°, ela vai saltar da bobina nesse grau mesmo, mas não leva tanto tempo assim pra chegar na vela, o que demora mais eh a ignição da mistura mesmo. e se a ignição da mistura acontecer em 0° ou pouco depois eh o tempo correto. ela não pode ocorrer antes do pms, com risco de quebrar canaleta, ou entortar biela (entortar vira eh mt dificil).
bom, continuando….. com o carro aumentando o giro, o pistão aumenta d velocidade, sendo necessário adiantar o ponto para q ele acontece em pms ( ou um pouco depois).
bom, se o ponto estiver muito adiantado ( ja vi nego usando 23º na fase aspro, mas era forjado, e gostaria até de saber q vantagem issu tras) o pistão faz força contra a explosão, oq pode acarretar na quebra da canaleta ( local onde ficaum os aneis?).
**a curva de ponto eh mt complexa cara, pode mudar mt de um carro pra outro mesmo o motor sendo igual… a fabrica faz uma curva padrão , mas ela tem as prioridades dela, q não eh desempenho... combustivel, taxa, desenho de camara do cabeçote, etc etc... tudo isso influencia (e eh por isso que eu não largo mais mão de injeção eletronica hehehe pode fazer o que quiser com mt facilidade...)
e quanto mais adiantado o ponto, até chegar no limite antes de começar a dar contra golpe no pistão, mais potencia, mas mt ponto em baixa rotação faz com que o motor fique mt arisco e desconfortavel pra dirigir, vc sente o carro galopar .**
bom, pra carro turbo, o ponto ( claro no ideal ) teria q ( exemplificando novamente) ir d 12º até 18º , e depois voltar um puco, para 16º por exemplo, pq qnd a turbina entra, ele faz mais esforço pra subir, por issu o ponto n pode ser tão alto, se n estoura antes do pms…
a, e qnt maior a rotação, maior o ponto( grosseiramente )? ... a vantagem d usar menos ponto seria mais segurança, e a desvantagem seria menos potencia?
**em turbo muda a coisa, pq vc está mudando a taxa de compressão dinamica, então mt ponto geral mt pressão interna no cilindro, que faz tb entortar biela ou quebrar canaleta. por isso que tanto se fala em atrasar o ponto com pressão de turbo.
e basicamente quanto maior a rotação maior o ponto sim. a vantagem de menos ponto seria segurança e dirigibilidade. e a desvantagem seria um pouco menos de potencia, e se atrasado demais calor na camara…**
entendi…. se a faisca for em pms por exemplo, o combustivel n vai queimar totalmente, e vai sair queimando pela valvula d escape o q pode acarretar seu derretimento?
se a faisca demorar pra vir, o combustivel ainda vai estar queimando quando ele passar pela valvula de escapamento, e pode derreter ela… ou no minimo vai deixar o carro beberrão e esquentando mais do que deveria...
cara, no meu chevette eu deixei meu ponto lá e retirei a mangueira do avanço do meu distribuidor oque eu acho que deixa o ponto travado sem avanço, não sei c e o certo, mas meu carro parou de quebrar quando eu fiz isso ..
meu carro de baixa e uma tristeza possivelmente por este detalhe…
se for turbinar o carro eu posso tentar de ajudar com outras coisas, abraço
dessa forma vc desligou o avanço a vacuo, e não mexeu nada no avanço centrifugo. por isso que em baixa ele eh ruim…
e pelo que me lembro seu carro quebrou por falta mesmo, pq derreteu 2 pistões...
aproveitando o gancho, quando se tem pressão a faísca é dada após o pms é no injetado com roda fonica, tem como eu atrasar ou adiantar mexendo na posição do sensor?
vc pode oblongar o furo da polia da roda fonica pra mudar a curva toda de ignição, mas pra mexer em alguma parte em especifico somente com reprogramação da ie.
falta não foi, excesso de taxa tudo bem, mas por falta não foi.
tipo, ele avança mesmo com a mangueira so vácuo sem estar no bura? qual a função da mangueirinha então?
foi falta sim, seu teimoso kkkkkkk.
sim são 2 sistemas independentes, que fazem a mesma coisa… a mangueira faz o ponto subir com vacuo, e o centrifugo faz subir com rotação.
desligando a mangueira vc somente faz com que o carro fique meio manco em baixa... pq quando vem pressão na mangueira, ela faz a bombinha voltar pra posição inicial dela, em alguns casos chega a atrasar um pouco, mas mt pouco mesmo coisa de 2, 3 graus... mas corre o risco de rasgar a membrana da bombinha...
-
tirando a mangueira do avanço a vacuo nao deixa o ponto travado, pq tem o avanço centrifugo… seu carro quebrou 2x por falta killmaster, nao foi por ponto.
isso..
mas se tirar a manguerinha do avanço , muda em algo no turbo ?
porque original sei que o carro fica falhando , que ja aconteceu comigo , ela derreteu
esse post foi muito bom pra mim também ,
mesmo sem a mangueirinha então , ele avança é muita coisa ?
galera , quero dexa o ponto do meu carro em 15º inicial até 21º final
como eu faço isso pelo amor do nosso deus ?
pensei em travar ( não sei como faz também ) mas , por aki dizem que o carro fica ruiim de saida
eai ?
-
mas se tirar a manguerinha do avanço , muda em algo no turbo ?
porque original sei que o carro fica falhando , que ja aconteceu comigo , ela derreteu
esse post foi muito bom pra mim também ,
mesmo sem a mangueirinha então , ele avança é muita coisa ?
galera , quero dexa o ponto do meu carro em 15º inicial até 21º final
como eu faço isso pelo amor do nosso deus ?
pensei em travar ( não sei como faz também ) mas , por aki dizem que o carro fica ruiim de saida
eai ?
pra ap carburado a gasolina, o avanço a vacuo avança de 10º a 15º
enquanto o avanço centrifugo avança de 20º a 25º…
para os ap carburado a alcool o avanço a vacuo é de até 10º e o centrifugo é de 10º a 15º...
o avanço a vacuo só funciona quando tem vacuo no coletor... entao num turbo com pressao positiva ele voltaria a posição inicial, sem avanço de ponto... funcionando só o avanço centrifugo.
o avanço centrifugo acompanha a rotação do motor e entre 3500giros a 5000giros já avançou tudo o que dá
pra limitar o avanço centrifugo vc faz o seguinte...
tira a distribuição fora... aí tem na lateral da distribuição essa tampa
vc tem tirar a tampa e vira o eixo embaixo, vc vai ver os batentes(sao 2) por essa janela… é só entorta-los um pouco pra dentro, colocar no carro, acertar o ponto inicial e entao acelerar o motor até uns 5000rpm, 6000rpm e checar o avanço ponto com la lampada de ponto.