Dúvida : gm 1.8 x fiat 1.6 16v x vw 2.0
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aqui: http://www.youtube.com/watch?v=-me52gd1qum
com a caixa do marea deu 230km/h a pouco mais de 5500 rpm. aí o negócio vai longe…
mas também perde um pouco em aceleração.
já ouvi falar de colocar o cabeçote 16v, mas honestamente não sei se vale a pena. esse motor não é girador, a r/l é muito ruim. quanto sairia um trampo desses?
sem querer disvirtuar seu tópico, algumas informações:
eu, como ando muito mais em cidade, prefiro que acelere mais rápido e não precisa mais do que o meu vai de final.
mas não sou encanado com números. por exemplo nunca medi um 0-100, nunca testei pra ver quanto dava de final e nunca passei no dinamômetro.
queria um carro que andasse bem pra despachar folgado e sem dor de cabeça. carrego bicicleta, puxo carreta de moto, meu pai usa o carro de vez em quando, minha noiva usou bastante nos últimos meses porque bateu o dela, etc. então meu uso é mais sussa.
mas nem por isso o carro é fraco, está muito bem acertado, difícil ver carro andando com a mesma pressão (0,6) andar mais. bater 200 é relativamente rápido (considerando a pressão baixa)
já estou devendo vídeo pra bastante gente, se a chuva der trégua nesse final de semana sai um 0-200, aí te mando pra você dá uma olhada .
e boa sorte aí.
então demorô esse vídeo hehehe
sou mais curioso que vc, tenho que ver pra crer hehehe
pensando bem, não é um motor ap que tem peça barata a torto e a direito, gm é mais embaçado, acho que um cabeçote desses deve sair carinho, mas um dia encontro um baratim e pronto
tb prefiro caro liso, fácil de ser conduzido (o ibiza não tem nada de força em baixa, minha esposa nem pensa em pegar o carro mesmo que eu esteja tendo um enfarte e o carro dela não esteja disponível ) mas sempre que posso dou uma palinha nas arrancadas regionais. lógico que nunca vou conseguir andar junto dos turbo-a (como o carro terá bico-extra, já caio nessa categoria) mas um sarrinho dá pra tirar em pista de 201m onde um bom acerto vale mais que potência astronômica, sou prova viva disso.
aguardo o vídeo do painel.
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isso de rl ruim se resolve com um bom alivio e balanceamento das partes moveis.
o que faz um motor girar de verdade eh o cabeçote, um 16v vai fazer o motor girar mt bem e rendendo.
agora custo, não faço nem ideia, nunca mexi com gm…
se eu já forjar logo de cara, um balanceamento de todos os componentes móveis vai rolar…
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ok, então dá pra fazer girar.
e o desgaste? aguenta?
fazer girar da sim. eh so ter um pouco de dedicação q faz a coisa toda.
desgaste de que? todo motor tem um desgaste maior quando submetido a mais esforço, mas isso não quer dizer q vai quebrar…
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fazer girar da sim. eh so ter um pouco de dedicação q faz a coisa toda.
desgaste de que? todo motor tem um desgaste maior quando submetido a mais esforço, mas isso não quer dizer q vai quebrar…
uma bomba de óleo mais competente (ou retrabalho nela) e um radiador de óleo são um bom paliativo.
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fazer girar da sim. eh so ter um pouco de dedicação q faz a coisa toda.
desgaste de que? todo motor tem um desgaste maior quando submetido a mais esforço, mas isso não quer dizer q vai quebrar…
desgaste de pistão, anéis e camisa. me parece que muitos gms que são levados a girar muito acabam dando problema, ovalisando a camisa rapidamente, por exemplo.
sei lá se foram feito nas coxas também, mas tem uma coisa, não é só fazer girar, né? tem que ter rendimento em alta, senão só perde tempo e pelo menos original esse motor tem uma queda super abrupta de potência após 5500 rpm.
então eu pergunto, o fato de balancear tudo, vai conseguir tirar rendimento desse motor em alta?
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desgaste de pistão, anéis e camisa. me parece que muitos gms que são levados a girar muito acabam dando problema, ovalisando a camisa rapidamente, por exemplo.
sei lá se foram feito nas coxas também, mas tem uma coisa, não é só fazer girar, né? tem que ter rendimento em alta, senão só perde tempo e pelo menos original esse motor tem uma queda super abrupta de potência após 5500 rpm.
então eu pergunto, o fato de balancear tudo, vai conseguir tirar rendimento desse motor em alta?
por isso perguntei um pouco antes, acho que ontem, se alguém já usa comando de válvulas pra turbo no 1.8, o comando original privilegia o torque e potência em giros mais baixos.
vídeo do astra 2.0t que meu irmão tinha :
http://www.youtube.com/watch?v=gutrbltxbn4
http://www.youtube.com/user/fabiomirabelli…s/2/x1qlvq4b0go
estou procurando saber também se aquela receita dos motores ap de usar pistão do 2.0 no vira do 1.8 pra criar a cilindrada 1.9 também é possível no motor gm. será que o bloco aceita abertura pro diâmetro do pistão do 2.0 ???
o lema americano que diz que nada substitui a cilindrada é totalmente real. por isso atualmente preferiria aumentar a cilindrada para ter mais torque em baixa, mesmo que a mudança seja pequena, mas válida, porque já que vou abrir o motor pra forjar, se for possível fazer o 1.9 é desejável.
ou será que por ter um r/l desfavorável o uso de um pistão maior (e mais pesado) seria mais prejudical ??
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desgaste de pistão, anéis e camisa. me parece que muitos gms que são levados a girar muito acabam dando problema, ovalisando a camisa rapidamente, por exemplo.
sei lá se foram feito nas coxas também, mas tem uma coisa, não é só fazer girar, né? tem que ter rendimento em alta, senão só perde tempo e pelo menos original esse motor tem uma queda super abrupta de potência após 5500 rpm.
então eu pergunto, o fato de balancear tudo, vai conseguir tirar rendimento desse motor em alta?
se vc fizer um balanceamento e alivio, vc não ganha potencia não, somente subida de giro mais rápido, e funcionamento mais liso em alta. com isso vc evita um pouco ovalizar os cilindros.
desgaste de pistão, aneis e camisa, pode ser falta de lubrificação, folga errada ou erro de projeto do motor (eu não acredito q seja isso).
pra render melhor acima de 5500 rpm, tem que ver o que eh o gargalho e melhorar isso.
por isso perguntei um pouco antes, acho que ontem, se alguém já usa comando de válvulas pra turbo no 1.8, o comando original privilegia o torque e potência em giros mais baixos.
vídeo do astra 2.0t que meu irmão tinha :
http://www.youtube.com/watch?v=gutrbltxbn4
http://www.youtube.com/user/fabiomirabelli…s/2/x1qlvq4b0go
estou procurando saber também se aquela receita dos motores ap de usar pistão do 2.0 no vira do 1.8 pra criar a cilindrada 1.9 também é possível no motor gm. será que o bloco aceita abertura pro diâmetro do pistão do 2.0 ???
o lema americano que diz que nada substitui a cilindrada é totalmente real. por isso atualmente preferiria aumentar a cilindrada para ter mais torque em baixa, mesmo que a mudança seja pequena, mas válida, porque já que vou abrir o motor pra forjar, se for possível fazer o 1.9 é desejável.
ou será que por ter um r/l desfavorável o uso de um pistão maior (e mais pesado) seria mais prejudical ??
olha não tem essa de 1.9 em gm, tem que pegar as medidadas de diametro e curso, e ver onde da pra mudar.
agora peso de pistão não muda rl, rl eh no curso do motor.
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obrigado sushi.
outra coisa é que esse motor tem curso longo, portanto o pistão atinge velocidades críticas em rpms relativamente baixos. isso não tem como contornar, certo?
quanto ao cabeçote 16v, meu irmão teve por bastante tempo um stilo 1.8 16v. dirigi ele bastante.
ele gira mais, é mais elástico, rende um pouco melhor em alta, mas também não é nenhum prodígio, só é digamos melhorzinho, rende 122cv na gasola enquanto outros 1.8 16v rendem 132, 136 cv, ou seja, é meio manco.
meu pai tinha um brava hgt que humilhava o stilo, mesmo também sendo meio áspero em alta.
então sei lá, acho que não vale a pena esse trampo todo (pra fazer girar) nesse motor.
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se vc fizer um balanceamento e alivio, vc não ganha potencia não, somente subida de giro mais rápido, e funcionamento mais liso em alta. com isso vc evita um pouco ovalizar os cilindros.
desgaste de pistão, aneis e camisa, pode ser falta de lubrificação, folga errada ou erro de projeto do motor (eu não acredito q seja isso).
pra render melhor acima de 5500 rpm, tem que ver o que eh o gargalho e melhorar isso.
olha não tem essa de 1.9 em gm, tem que pegar as medidadas de diametro e curso, e ver onde da pra mudar.
agora peso de pistão não muda rl, rl eh no curso do motor.
sim, eu sei que o peso do pistão não muda a r/l, mas como a peça (pistão) do 2.0 é mais pesada e já haverá vibrações acima do normal especificado pela fábrica (pressão e alto giro) imaginei que o peso maior pudesse contribuir para piorar o funcionamento do motor em altos rpm.
nos chevette 1.4 se enfiar o pistão do monza 1.8 chega-se ao 1.5 litro, se for 1.6 com pistão do monza 1.8 fica um 1.7 litro
o corsa 1.8 tem diâmetro x curso : 80,5 x 88,2 mm
o astra 2.0 tem diâmetro x curso : 86 x 86 mm
para o cálculo da cilindrada devem-se saber as dimensões (em centímetros) do diâmetro dos cilindros (d) e do curso dos pistões ©, bem como o número de cilindros. a fórmula consiste em multiplicar pi (3,1416) por d ao quadrado, então por c, dividir tudo por 4 e multiplicar e pelo número de cilindros. se for um motor de 4 cilindros não é preciso fazer a divisão por 4, pois o resultado da cilindrada total já aparece após multiplicar pelo curso.
se o bloco suportar a abertura pra 86mm (e não ficar fraco) haverá algum ganho de cilindrada. pelos meus cálculos dá um deslocamento de 2.15 litro
só precisaria ver a parede do bloco
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obrigado sushi.
outra coisa é que esse motor tem curso longo, portanto o pistão atinge velocidades críticas em rpms relativamente baixos. isso não tem como contornar, certo?
quanto ao cabeçote 16v, meu irmão teve por bastante tempo um stilo 1.8 16v. dirigi ele bastante.
ele gira mais, é mais elástico, rende um pouco melhor em alta, mas também não é nenhum prodígio, só é digamos melhorzinho, rende 122cv na gasola enquanto outros 1.8 16v rendem 132, 136 cv, ou seja, é meio manco.
meu pai tinha um brava hgt que humilhava o stilo, mesmo também sendo meio áspero em alta.
então sei lá, acho que não vale a pena esse trampo todo (pra fazer girar) nesse motor.
então ai entram os pistões especiais ne, forjado guenta mais vpm… dependendo do caso pesa pouca coisa mais que um original...
pois eh, não basta girar tem q fazer render em altos giros hehehe
snme o brava hgt usa motor de tempra, e o stilo motor gm...
eu particularmente gosto de motor girador, mas tem gente q prefere motor torcudo, cada um tem seu gosto...
sim, eu sei que o peso do pistão não muda a r/l, mas como a peça (pistão) do 2.0 é mais pesada e já haverá vibrações acima do normal especificado pela fábrica (pressão e alto giro) imaginei que o peso maior pudesse contribuir para piorar o funcionamento do motor em altos rpm.
então quando coloca um pistão forjado, o carro fica pior? não, ta ai sua resposta…
nos chevette 1.4 se enfiar o pistão do monza 1.8 chega-se ao 1.5 litro, se for 1.6 com pistão do monza 1.8 fica um 1.7 litro
o corsa 1.8 tem diâmetro x curso : 80,5 x 88,2 mm
o astra 2.0 tem diâmetro x curso : 86 x 86 mm
para o cálculo da cilindrada devem-se saber as dimensões (em centímetros) do diâmetro dos cilindros (d) e do curso dos pistões ©, bem como o número de cilindros. a fórmula consiste em multiplicar pi (3,1416) por d ao quadrado, então por c, dividir tudo por 4 e multiplicar e pelo número de cilindros. se for um motor de 4 cilindros não é preciso fazer a divisão por 4, pois o resultado da cilindrada total já aparece após multiplicar pelo curso.
se o bloco suportar a abertura pra 86mm (e não ficar fraco) haverá algum ganho de cilindrada. pelos meus cálculos dá um deslocamento de 2.15 litro
só precisaria ver a parede do bloco
ai eh questão de ver o que a turma ta fazendo em gm, eu nunca mexi com gm, então não posso falar qual pistão vai dar certo…
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pois eh, não basta girar tem q fazer render em altos giros hehehe
snme o brava hgt usa motor de tempra, e o stilo motor gm…
eu particularmente gosto de motor girador, mas tem gente q prefere motor torcudo, cada um tem seu gosto...
não sei se é o mesmo do tempra, era aquele 1.8 que também tinha no marea, 132 cv.
eu saí de um peugeot 206 1.6 16v que girava muito gostoso até o corte pro palio 1.8r, que tem torque máximo lá pelos 2800rpm, acho.
são gostos diferentes, mas pessoalmente acho ambos gostosos.
num você vê o giro subindo com fôlego e o motor crescendo com ele, no outro você gruda no banco assim que pisa no acelerador.
ideal seria ter um de cada, hahahaha.
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esquece a distancia de centro de cilindros do f1 é justamente 86mm…ou seja num ia sobrar espaço algum pras paredes hehehe
olha, o que mata o 1.8 é cabeçote... 16v rende pouco (122 contra os tais 132 dos outros 16v) porque foi feito pra ser usado no meriva, carro pesado pacas... mas tem esse motor la fora, original twinport (apesar daqui tbm ser pelo jeito) de 140cv...
e com um par de comandos um gringo tirou 160cv mole mole desse motor ainda na gasosa...