Dúvida : gm 1.8 x fiat 1.6 16v x vw 2.0
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desgaste de pistão, anéis e camisa. me parece que muitos gms que são levados a girar muito acabam dando problema, ovalisando a camisa rapidamente, por exemplo.
sei lá se foram feito nas coxas também, mas tem uma coisa, não é só fazer girar, né? tem que ter rendimento em alta, senão só perde tempo e pelo menos original esse motor tem uma queda super abrupta de potência após 5500 rpm.
então eu pergunto, o fato de balancear tudo, vai conseguir tirar rendimento desse motor em alta?
por isso perguntei um pouco antes, acho que ontem, se alguém já usa comando de válvulas pra turbo no 1.8, o comando original privilegia o torque e potência em giros mais baixos.
vídeo do astra 2.0t que meu irmão tinha :
http://www.youtube.com/watch?v=gutrbltxbn4
http://www.youtube.com/user/fabiomirabelli…s/2/x1qlvq4b0go
estou procurando saber também se aquela receita dos motores ap de usar pistão do 2.0 no vira do 1.8 pra criar a cilindrada 1.9 também é possível no motor gm. será que o bloco aceita abertura pro diâmetro do pistão do 2.0 ???
o lema americano que diz que nada substitui a cilindrada é totalmente real. por isso atualmente preferiria aumentar a cilindrada para ter mais torque em baixa, mesmo que a mudança seja pequena, mas válida, porque já que vou abrir o motor pra forjar, se for possível fazer o 1.9 é desejável.
ou será que por ter um r/l desfavorável o uso de um pistão maior (e mais pesado) seria mais prejudical ??
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desgaste de pistão, anéis e camisa. me parece que muitos gms que são levados a girar muito acabam dando problema, ovalisando a camisa rapidamente, por exemplo.
sei lá se foram feito nas coxas também, mas tem uma coisa, não é só fazer girar, né? tem que ter rendimento em alta, senão só perde tempo e pelo menos original esse motor tem uma queda super abrupta de potência após 5500 rpm.
então eu pergunto, o fato de balancear tudo, vai conseguir tirar rendimento desse motor em alta?
se vc fizer um balanceamento e alivio, vc não ganha potencia não, somente subida de giro mais rápido, e funcionamento mais liso em alta. com isso vc evita um pouco ovalizar os cilindros.
desgaste de pistão, aneis e camisa, pode ser falta de lubrificação, folga errada ou erro de projeto do motor (eu não acredito q seja isso).
pra render melhor acima de 5500 rpm, tem que ver o que eh o gargalho e melhorar isso.
por isso perguntei um pouco antes, acho que ontem, se alguém já usa comando de válvulas pra turbo no 1.8, o comando original privilegia o torque e potência em giros mais baixos.
vídeo do astra 2.0t que meu irmão tinha :
http://www.youtube.com/watch?v=gutrbltxbn4
http://www.youtube.com/user/fabiomirabelli…s/2/x1qlvq4b0go
estou procurando saber também se aquela receita dos motores ap de usar pistão do 2.0 no vira do 1.8 pra criar a cilindrada 1.9 também é possível no motor gm. será que o bloco aceita abertura pro diâmetro do pistão do 2.0 ???
o lema americano que diz que nada substitui a cilindrada é totalmente real. por isso atualmente preferiria aumentar a cilindrada para ter mais torque em baixa, mesmo que a mudança seja pequena, mas válida, porque já que vou abrir o motor pra forjar, se for possível fazer o 1.9 é desejável.
ou será que por ter um r/l desfavorável o uso de um pistão maior (e mais pesado) seria mais prejudical ??
olha não tem essa de 1.9 em gm, tem que pegar as medidadas de diametro e curso, e ver onde da pra mudar.
agora peso de pistão não muda rl, rl eh no curso do motor.
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obrigado sushi.
outra coisa é que esse motor tem curso longo, portanto o pistão atinge velocidades críticas em rpms relativamente baixos. isso não tem como contornar, certo?
quanto ao cabeçote 16v, meu irmão teve por bastante tempo um stilo 1.8 16v. dirigi ele bastante.
ele gira mais, é mais elástico, rende um pouco melhor em alta, mas também não é nenhum prodígio, só é digamos melhorzinho, rende 122cv na gasola enquanto outros 1.8 16v rendem 132, 136 cv, ou seja, é meio manco.
meu pai tinha um brava hgt que humilhava o stilo, mesmo também sendo meio áspero em alta.
então sei lá, acho que não vale a pena esse trampo todo (pra fazer girar) nesse motor.
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se vc fizer um balanceamento e alivio, vc não ganha potencia não, somente subida de giro mais rápido, e funcionamento mais liso em alta. com isso vc evita um pouco ovalizar os cilindros.
desgaste de pistão, aneis e camisa, pode ser falta de lubrificação, folga errada ou erro de projeto do motor (eu não acredito q seja isso).
pra render melhor acima de 5500 rpm, tem que ver o que eh o gargalho e melhorar isso.
olha não tem essa de 1.9 em gm, tem que pegar as medidadas de diametro e curso, e ver onde da pra mudar.
agora peso de pistão não muda rl, rl eh no curso do motor.
sim, eu sei que o peso do pistão não muda a r/l, mas como a peça (pistão) do 2.0 é mais pesada e já haverá vibrações acima do normal especificado pela fábrica (pressão e alto giro) imaginei que o peso maior pudesse contribuir para piorar o funcionamento do motor em altos rpm.
nos chevette 1.4 se enfiar o pistão do monza 1.8 chega-se ao 1.5 litro, se for 1.6 com pistão do monza 1.8 fica um 1.7 litro
o corsa 1.8 tem diâmetro x curso : 80,5 x 88,2 mm
o astra 2.0 tem diâmetro x curso : 86 x 86 mm
para o cálculo da cilindrada devem-se saber as dimensões (em centímetros) do diâmetro dos cilindros (d) e do curso dos pistões ©, bem como o número de cilindros. a fórmula consiste em multiplicar pi (3,1416) por d ao quadrado, então por c, dividir tudo por 4 e multiplicar e pelo número de cilindros. se for um motor de 4 cilindros não é preciso fazer a divisão por 4, pois o resultado da cilindrada total já aparece após multiplicar pelo curso.
se o bloco suportar a abertura pra 86mm (e não ficar fraco) haverá algum ganho de cilindrada. pelos meus cálculos dá um deslocamento de 2.15 litro
só precisaria ver a parede do bloco
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obrigado sushi.
outra coisa é que esse motor tem curso longo, portanto o pistão atinge velocidades críticas em rpms relativamente baixos. isso não tem como contornar, certo?
quanto ao cabeçote 16v, meu irmão teve por bastante tempo um stilo 1.8 16v. dirigi ele bastante.
ele gira mais, é mais elástico, rende um pouco melhor em alta, mas também não é nenhum prodígio, só é digamos melhorzinho, rende 122cv na gasola enquanto outros 1.8 16v rendem 132, 136 cv, ou seja, é meio manco.
meu pai tinha um brava hgt que humilhava o stilo, mesmo também sendo meio áspero em alta.
então sei lá, acho que não vale a pena esse trampo todo (pra fazer girar) nesse motor.
então ai entram os pistões especiais ne, forjado guenta mais vpm… dependendo do caso pesa pouca coisa mais que um original...
pois eh, não basta girar tem q fazer render em altos giros hehehe
snme o brava hgt usa motor de tempra, e o stilo motor gm...
eu particularmente gosto de motor girador, mas tem gente q prefere motor torcudo, cada um tem seu gosto...
sim, eu sei que o peso do pistão não muda a r/l, mas como a peça (pistão) do 2.0 é mais pesada e já haverá vibrações acima do normal especificado pela fábrica (pressão e alto giro) imaginei que o peso maior pudesse contribuir para piorar o funcionamento do motor em altos rpm.
então quando coloca um pistão forjado, o carro fica pior? não, ta ai sua resposta…
nos chevette 1.4 se enfiar o pistão do monza 1.8 chega-se ao 1.5 litro, se for 1.6 com pistão do monza 1.8 fica um 1.7 litro
o corsa 1.8 tem diâmetro x curso : 80,5 x 88,2 mm
o astra 2.0 tem diâmetro x curso : 86 x 86 mm
para o cálculo da cilindrada devem-se saber as dimensões (em centímetros) do diâmetro dos cilindros (d) e do curso dos pistões ©, bem como o número de cilindros. a fórmula consiste em multiplicar pi (3,1416) por d ao quadrado, então por c, dividir tudo por 4 e multiplicar e pelo número de cilindros. se for um motor de 4 cilindros não é preciso fazer a divisão por 4, pois o resultado da cilindrada total já aparece após multiplicar pelo curso.
se o bloco suportar a abertura pra 86mm (e não ficar fraco) haverá algum ganho de cilindrada. pelos meus cálculos dá um deslocamento de 2.15 litro
só precisaria ver a parede do bloco
ai eh questão de ver o que a turma ta fazendo em gm, eu nunca mexi com gm, então não posso falar qual pistão vai dar certo…
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pois eh, não basta girar tem q fazer render em altos giros hehehe
snme o brava hgt usa motor de tempra, e o stilo motor gm…
eu particularmente gosto de motor girador, mas tem gente q prefere motor torcudo, cada um tem seu gosto...
não sei se é o mesmo do tempra, era aquele 1.8 que também tinha no marea, 132 cv.
eu saí de um peugeot 206 1.6 16v que girava muito gostoso até o corte pro palio 1.8r, que tem torque máximo lá pelos 2800rpm, acho.
são gostos diferentes, mas pessoalmente acho ambos gostosos.
num você vê o giro subindo com fôlego e o motor crescendo com ele, no outro você gruda no banco assim que pisa no acelerador.
ideal seria ter um de cada, hahahaha.
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esquece a distancia de centro de cilindros do f1 é justamente 86mm…ou seja num ia sobrar espaço algum pras paredes hehehe
olha, o que mata o 1.8 é cabeçote... 16v rende pouco (122 contra os tais 132 dos outros 16v) porque foi feito pra ser usado no meriva, carro pesado pacas... mas tem esse motor la fora, original twinport (apesar daqui tbm ser pelo jeito) de 140cv...
e com um par de comandos um gringo tirou 160cv mole mole desse motor ainda na gasosa...
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por isso perguntei um pouco antes, acho que ontem, se alguém já usa comando de válvulas pra turbo no 1.8, o comando original privilegia o torque e potência em giros mais baixos.
vídeo do astra 2.0t que meu irmão tinha :
http://www.youtube.com/watch?v=gutrbltxbn4
http://www.youtube.com/user/fabiomirabelli…s/2/x1qlvq4b0go
estou procurando saber também se aquela receita dos motores ap de usar pistão do 2.0 no vira do 1.8 pra criar a cilindrada 1.9 também é possível no motor gm. será que o bloco aceita abertura pro diâmetro do pistão do 2.0 ???
o lema americano que diz que nada substitui a cilindrada é totalmente real. por isso atualmente preferiria aumentar a cilindrada para ter mais torque em baixa, mesmo que a mudança seja pequena, mas válida, porque já que vou abrir o motor pra forjar, se for possível fazer o 1.9 é desejável.
ou será que por ter um r/l desfavorável o uso de um pistão maior (e mais pesado) seria mais prejudical ??
não concordo…
the replacement for displacement is efficiency
mas vamos deixar essa discussão pra outra hora hehehe
de qualquer forma, seu projeto vai ficar top
boa sorte
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haaaamrrammm…
esse tem teto
outra coisa que queria saber é sobre a antena de teto. ontem peguei pra reparar na rua, de cada 10 carros parece que 9 usam antena próximo ao parabrisas. mas acho a antena na traseira mais legal. será que só os carros que saíram com preparação de som é que possuem antena na traseira? ou não existe padrão?? ou é conforme o ano de fabricação do carro ???
novamente, os dos primeiro anos saíam com antena atrás. os mais novos na frente. como eu disse, acho os primeiros os melhores.
esse aí da foto só merecia umas rodinhas melhores, muito feias essas aí.
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então ai entram os pistões especiais ne, forjado guenta mais vpm… dependendo do caso pesa pouca coisa mais que um original...
pois eh, não basta girar tem q fazer render em altos giros hehehe
snme o brava hgt usa motor de tempra, e o stilo motor gm...
eu particularmente gosto de motor girador, mas tem gente q prefere motor torcudo, cada um tem seu gosto...
ai eh questão de ver o que a turma ta fazendo em gm, eu nunca mexi com gm, então não posso falar qual pistão vai dar certo...
não é o mesmo do tempra não. é uma versão 4 cilindros do fivetech.
dubasan, vc acha mesmo necessária aumentar a cilindrada do 1.8? esse motor já é bem torcudo, principalmente em baixa. e num carro relativamente leve, acho que dá pra mexer um pouquinho sem muita perda nesse sentido. num sei, mas acho que essa cilindrada seria limite pro familia i.
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passei batido… brava hgt usa um motor de origem alfa romeu (usado no 145 1.8), e tb usado pelo fiat barchetta e alguns lancia... um motor bem agudo, e que na minha opnião seria obicho pra se enfiar num palio g1 que é levinho e bom de curva... num tem nada a ver com tempra, stilo ou mesmo fivetech (que como o nome diz é 5 tecnologicos cilindros heheh)
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não sei se é o mesmo do tempra, era aquele 1.8 que também tinha no marea, 132 cv.
eu saí de um peugeot 206 1.6 16v que girava muito gostoso até o corte pro palio 1.8r, que tem torque máximo lá pelos 2800rpm, acho.
são gostos diferentes, mas pessoalmente acho ambos gostosos.
num você vê o giro subindo com fôlego e o motor crescendo com ele, no outro você gruda no banco assim que pisa no acelerador.
ideal seria ter um de cada, hahahaha.
é quase uma regra geral motor 16v gostar de girar afinal, são mais mancos que os equivalentes 8v em baixo rpm.
no meu ibiza girou 7300 rpm kkk, numa das tomadas de vídeo durante a gravação do acerto no dinamômetro para a prova em batatais (set/08) coloquei a câmera gravando o his e na hora que pisei na embreagem o motor ainda continuou ganhando giro (mesmo sem acelerar, só na inércia das rodas e do rolo) e bateu 7.3 k
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esquece a distancia de centro de cilindros do f1 é justamente 86mm…ou seja num ia sobrar espaço algum pras paredes hehehe
olha, o que mata o 1.8 é cabeçote... 16v rende pouco (122 contra os tais 132 dos outros 16v) porque foi feito pra ser usado no meriva, carro pesado pacas... mas tem esse motor la fora, original twinport (apesar daqui tbm ser pelo jeito) de 140cv...
e com um par de comandos um gringo tirou 160cv mole mole desse motor ainda na gasosa...
pode crer então projeto cilindrada abortado
mas o cabeçote 16v ficaria muito melhor que o 8v com a turba soprando