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Temperatura do motor.

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Adriano Sushi
    escreveu em última edição por
    #1

    fala galera blz?

    então queria saber até quantos graus os carros com ie programavel chegam…

    o meu ontem a noite tava batendo 115°. to achando q eh mt, e tava bem gordo o carro lambda 0,70...

    temperatura do ar não passo de 48°.

    to encucado com isso...

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    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #2

      e o que especificamente a i.e. ser reprogramável se relaciona com isso é :ppteam:

      no máximo a temperatura que liga a ventoinha…e isso certamente é configurável...

      de resto, a capacidade do radiador, da bomba dágua, do cabeçote vai ser o limitante... e o fator gerador (que faz a temperatura subir) se resume a carga , ou especificamente pressão, que por sua vez aquece o ar que se relaciona diretamente com ponto de ignição que qto mais avançado mais faz o calor ser absorvido - posteriormente o excesso ter que jogado fora via radiador...

      é a unica correlação que consigo ver... ai entra aquela questão de que na i.e. programáveis o valor lido de avanço sempre é muito maior do que nas injeções convencionais... talvez seja apenas essa a questão

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      • A Offline
        A Offline
        Adriano Sushi
        escreveu em última edição por
        #3

        e o que especificamente a i.e. ser reprogramável se relaciona com isso é :ppteam:

        pq elas tem a capivara pra olhar a temperatura maxima heheh, so isso mesmo

        no máximo a temperatura que liga a ventoinha…e isso certamente é configurável...

        de resto, a capacidade do radiador, da bomba dágua, do cabeçote vai ser o limitante... e o fator gerador (que faz a temperatura subir) se resume a carga , ou especificamente pressão, que por sua vez aquece o ar que se relaciona diretamente com ponto de ignição que qto mais avançado mais faz o calor ser absorvido - posteriormente o excesso ter que jogado fora via radiador...

        é a unica correlação que consigo ver... ai entra aquela questão de que na i.e. programáveis o valor lido de avanço sempre é muito maior do que nas injeções convencionais... talvez seja apenas essa a questão

        então radiador tem 1 ano mais ou menos, (sempre com agua destilada e aditivo), bomba tem mais tempo coisa de 3 anos, mas na ultima montagem do motor chequei e tava bala.

        to com medo de ser cabeçote ruim então. pior q não tem trincas nem nada, foi plainado, junta nova, bloco não ta empenando… não sei o que pode ser então.

        pq antes com a digipulse tava esquentando, e agora depois de dar uma geral em tudo continua aquecendo... menos, mas ta...

        outra coisa q vc falou, eh que a pressão vai aquecer o ar, concordo, mas como falei, a temperatura do ar, não passou de 48° dentro do coletor.

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          streit
          escreveu em última edição por
          #4

          onde vc leu essa temperatura?

          na maioria dos carros convencionais, a temperatura tida como ideal gira em torno dos 90ºc.

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            AVILA GTS
            escreveu em última edição por
            #5

            ponto avançado demais?

            1 Resposta Última resposta
            • _ Offline
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              _PiLoTo_De_FugA_
              escreveu em última edição por
              #6

              o meu ñ passa de 85º mais ta sem a valvula termostatica..

              abçs

              1 Resposta Última resposta
              • W Offline
                W Offline
                wagnerls
                escreveu em última edição por
                #7

                da uma olhada na valvula termostatica, se ela tiver emperrada o motor aquece mesmo.

                a minha com radiador la atras, mal posicionado e sem a valvula trabalha sempre entre 80 e 90°, ventoinha liga sempre de 2 em 2 minutos :ppteam:

                se pego a anchieta e aperto o pe entre 110/130 ela aquece e chega nos 110° facin :humpft:

                ps: e eu uso um radiador de passat xexelento :humpft:

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  sanna10
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  meu opala ta trabalhando muito quente… se eu pego um transito a temperatura chega no vermelho facin..

                  vou ter que colocar uma ventuinha eletrica...

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    Adriano Sushi
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    onde vc leu essa temperatura?

                    na maioria dos carros convencionais, a temperatura tida como ideal gira em torno dos 90ºc.

                    li no log da pandoo.

                    sensor de temperatura do motor, fica no cabeçote, e temperatura do ar no coletor de adm.

                    ponto avançado demais?

                    talvez, fiz uma curva de pre acerto, ponto maximo sem pressão está em 36, e com 1k de turbo cai pra 21.

                    o meu ñ passa de 85º mais ta sem a valvula termostatica..

                    abçs

                    o meu tb hehehe, tirei antes de desmontar o cabeçote, e acabei deixando sem…

                    da uma olhada na valvula termostatica, se ela tiver emperrada o motor aquece mesmo.

                    a minha com radiador la atras, mal posicionado e sem a valvula trabalha sempre entre 80 e 90°, ventoinha liga sempre de 2 em 2 minutos :ppteam:

                    se pego a anchieta e aperto o pe entre 110/130 ela aquece e chega nos 110° facin :humpft:

                    ps: e eu uso um radiador de passat xexelento :humpft:

                    mas então o seu carro quase não recebe ar, o meu o radiador eh de passat iraquiano , e toma vento na cara direto. não era pra aquecer tanto. como tive problemas com temperatura, agora to encucado.

                    meu opala ta trabalhando muito quente… se eu pego um transito a temperatura chega no vermelho facin..

                    vou ter que colocar uma ventuinha eletrica...

                    mas motor de opala trabalha mais quente, so que não eh normal temperatura chegar no vermelho…

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      gti-xxe
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      olha o meu tava aquecendo bastante tbm e sei que uso ponto muito alto e valvula termostatica mas agora depois de revisar o cabeçote ele nao passa de 96º ta uma teteia e com o ponto la no teto

                      quanto ao opala nos tamos usando a valvula termostatica do opala a gasolina e tem baixado a temperatura legal

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        Ricardo
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        tô mandando até 42 graus de ponto, temperatura máxima = 98 graus.

                        só pra confirmar adriano: o sensor de temperatura de água q vc tá usando é exatamente aquele que é indicado pelo fabricante da ie? pq se for diferente, a leitura não bate…

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          Adriano Sushi
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          então ricardo, a pandoo aceita snme 3 tipos de sensores, ai o que eu uso ela aceita sim. e ta configurado certo tb…

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            gti-xxe
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            pelo que sei o bom é aquele do mi cabeça azul

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              Adriano Sushi
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              então.

                              fiz uma geral no sistema eletrico do carro. e na parte eletrica ta tudo ok.

                              motor esquentando facil até 100º, mesmo com ventuinha ligada direto. não abaixa agua do sistema, e tb não vai pressão pro reservatório, então junta queimada ou empenamento está por enquanto descartado.

                              mistura e ponto, mesmo deixando bem gordo, e com ponto baixo (17 ~ 24, que era a curva que usava com carburador) não mudou nada.

                              me resta agora partir pra parte de arrefecimento mesmo… percebi que o motor esfria um pouco mais facil com giro maior q o da lenta, talvez a bomba d agua esteja com pouca vasão... e o radiador está aquecendo somente a metade (nunca reparei se isso eh normal ou não), o que pode ser q ele esteja meio entupido.

                              1 Resposta Última resposta
                              • 0 Offline
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                                036ullivan
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                então.

                                fiz uma geral no sistema eletrico do carro. e na parte eletrica ta tudo ok.

                                motor esquentando facil até 100º, mesmo com ventuinha ligada direto. não abaixa agua do sistema, e tb não vai pressão pro reservatório, então junta queimada ou empenamento está por enquanto descartado.

                                mistura e ponto, mesmo deixando bem gordo, e com ponto baixo (17 ~ 24, que era a curva que usava com carburador) não mudou nada.

                                me resta agora partir pra parte de arrefecimento mesmo… percebi que o motor esfria um pouco mais facil com giro maior q o da lenta, talvez a bomba d agua esteja com pouca vasão... e o radiador está aquecendo somente a metade (nunca reparei se isso eh normal ou não), o que pode ser q ele esteja meio entupido.

                                hahahahaha

                                meio ??? ??

                                pqp sushiman, troca esse radiador zuado aí

                                ou manda varetar ele…

                                bomba d água é barato viu.... kkkkkkkkkkkkkkk

                                na boa... acho que pode ser isso...

                                abrazzz

                                1 Resposta Última resposta
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                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  então.

                                  fiz uma geral no sistema eletrico do carro. e na parte eletrica ta tudo ok.

                                  motor esquentando facil até 100º, mesmo com ventuinha ligada direto. não abaixa agua do sistema, e tb não vai pressão pro reservatório, então junta queimada ou empenamento está por enquanto descartado.

                                  mistura e ponto, mesmo deixando bem gordo, e com ponto baixo (17 ~ 24, que era a curva que usava com carburador) não mudou nada.

                                  me resta agora partir pra parte de arrefecimento mesmo… percebi que o motor esfria um pouco mais facil com giro maior q o da lenta, talvez a bomba d agua esteja com pouca vasão... e o radiador está aquecendo somente a metade (nunca reparei se isso eh normal ou não), o que pode ser q ele esteja meio entupido.

                                  sushi,

                                  manda varetar … se precisar tem um véio que faz, fica ali próximo ao liceu, é bem cuidadoso pq não quebrou os plásticos de 10 anos atrás... :d

                                  fiz o meu lá e ficou 100%.... o carro esquentava, mesmo sintoma, troquei termostática etc.... era pisar que a temperatura ia pros infernos. depois de varetado não me aporrinhou mais.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
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                                    Adriano Sushi
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    bom resolvido.

                                    radiador meio entupido mesmo :d

                                    metade dele tava boa e a outra metade tava entupida.

                                    so acho estranho que esteja nesse estado em tão pouco tempo de uso, e sempre com cuidados acima da media. o radiador tem menos de 2 anos de uso, uso agua (desmineralizada pra bateria) sempre com aditivo, e troquei o fluido mais de 1 vez por ano…

                                    1 Resposta Última resposta

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