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[dúvida e opniões] estrutura gol g1 x gol g3

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Adriano Sushi
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    #57

    bom saber. tava procurando na net fotos dessas bombas, e a unica q eu vi que eh bem simples de instalar eh a do classe a, mas eh uma facada…

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    • J Offline
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      Joel_RS
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      #58

      se tem objetivo de andar em circuito, eu colocava rollcage conectada as torres traseiras.

      fora que tornará o carro mais seguro, vai que deus o livre tu capote.

      tem que regularizar no inmetro pois é uma alteração estrutural. creio que não seja problema, haja visto que carros de rally são emplacados pq andam em ruas e estradas durante os deslocamentos.

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      • A Offline
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        Adriano Sushi
        escreveu em última edição por
        #59

        outra duvida, essas dh´s são progressivasó pq senão em alta acabaria ficando mt perigoso…

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        • L Offline
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          Luispa
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          #60

          amigo, já tive a oportunidade de ver alguns carros construídos para pista, pois sou amigo de um piloto de pista e preparador de carros de pista e arrancada, aqui do rs e já vi as “entranhas” de alguns deles e por ser um bom “curioso” troquei algumas idéias a respeito, e baseado no que vi e ouvi, posso lhe dizer o seguinte:

          o gol “bola/g3” é mais “rápido” sim que o gol “caixa” que é mais lento que o voyage e o passat, isso no autódromo de tarumã aqui no rs, circuito de alta, mais acredito que o mesmo se repita até mesmo nos circuitos mais travados, pois quem acompanha automobilismo há mais tempo vai lembrar do campeonato de marcas, e lá após o reinado dos passats vieram os voyage, e o gol cx não fez sucesso não, e apesar de entre eixos menor ser teoricamente mais favorável para circuitos travados, isso não é uma regra geral, pois se o fosse os vários protótipos nacionais desenvolvidos ao longo dos anos teriam entre eixos mais curtos que os de um gol cx, o que não é o caso.

          carros feitos para pista têm modificações estruturais muito mais extensas que o alcance dos olhos nos permite ver quando montados, e muitos deles alem do “santo antonio” que além de proteger o piloto em caso de acidente tem a importantíssima função de “amarar o monobloco” evitando torções, (coloque uma roda dianteira de um gol bola ou pior ainda saveiro sobre a calçada, e tente abrir ou fechar a porta, nessa situação é fácil observar o quanto o monobloco original “trabalha” e olha que estamos falando de carro parado sem nenhuma força extra criada por movimentos de curva em velocidade etc…).

          além do “santo antonio” muitos carros são praticamente ressoldados por completo a fim de tornar seus monoblocos mais rígidos.

          resumindo a novela, os monoblocos vw não são nenhuma maravilha em se tratando de rigidez estrutural até mesmo pq não foram projetados para o nível de esforço ao qual vai ser submetido em pista, e, além disso, ainda entra o quesito fadiga estrutural causada pelo tempo e uso.

          o desgaste realmente é bem maior em pista, não somente na peças moveis como na fadiga do monobloco em si, e cedo ou tarde se o uso for mais “extremo” provavelmente surgirão trincas.

          baseado nisso, sugiro já que o objetivo é pista e rua, faça algo reversível pra uma futura venda assim que o monobloco apresentar sinais de desgaste mais avançado, e antes que ele se torne algo meio “difícil de vender”.

          o difícil nesse tipo de projeto é achar um bom “meio termo”, pois quanto mais o amigo se aproximar de um lado, estará se afastando do outro na mesma proporção.

          fora ajustes específicos de suspensão pra determinada pista, se o amigo vise o acerto adotado pra virar tempo em tarumã, onde “vem tempo” na curva um então muito do acerto é feito para que o carro contorne bem tal curva, e ai meu amigo, carros como o uno, se o carro andar na reta abaixo de determinada velocidade ou sem o “pé no bucho” simplesmente o carro “não tem vontade de andar na reta” rs...

          quanto ao comentário sobre o maverick, o mesmo é um caso a parte, pois foi construído em uma época em que não se tinha uma preocupação tão grande com economia de material, e os engenheiros foram particularmente felizes (para os padrões da época) e construirão um monobloco muito bem “amarrado” e consequentemente rígido e robusto (alguém ai já viu monobloco de maverick quebrado?) com uma distancia entre eixos relativamente curta (mais curto que opala e dodge) e somando-se a isso suspensões no “padrão de pick-up” que se por um lado não são um primor em esportividade, são bastante resistentes, resumindo essa outra novela, o carro originalmente é uma “jaca” sim, não há duvidas quanto a isso, agora com dinheiro e conhecimento é possível se construir um “sr. jaca” com performance respeitável e temível por muitos esportivos importados, pois o “pacote base” é bem interresante.

          espero ter ajudado de alguma forma e sucesso com o projeto.

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            036ullivan
            escreveu em última edição por
            #61

            pqp

            se ajudou

            obrigado pelo excelente comentário.

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            • G Offline
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              Gili
              escreveu em última edição por
              #62

              akelas gaiolas parafusas da imohr prestam para alguma coisa?

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              • L Offline
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                Luispa
                escreveu em última edição por
                #63

                amigo $ullivan obrigado pela gentileza e fico contente que minha pequena contribuição tenha sido útil.

                amigo gili, a gaiola parafusada ajuda bastante sim, provavelmente não seja tão eficiente, quanto um soldado, e nem teria como ser, pois além de ser parafusada, a mesma utiliza pontos de fixação com a intenção de minimizar a “agressão” ao carro tornando o processo o mais reversível possível, o que considero uma imensa vantagem se o objetivo for uma “reversão do processo” no futuro.

                e quanto à eficiência no caso de um acidente, teve um piloto da turbo a ou b não lembro agora, que sofreu um forte acidente no autódromo de santa cruz, há um tempo atrás e pelo que ouvi falar, a gaiola se mostrou eficiente no quesito segurança, pois o carro acabou, mais o piloto escapou inteiro.

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                • G Offline
                  G Offline
                  Gili
                  escreveu em última edição por
                  #64

                  amigo $ullivan obrigado pela gentileza e fico contente que minha pequena contribuição tenha sido útil.

                  amigo gili, a gaiola parafusada ajuda bastante sim, provavelmente não seja tão eficiente, quanto um soldado, e nem teria como ser, pois além de ser parafusada, a mesma utiliza pontos de fixação com a intenção de minimizar a “agressão” ao carro tornando o processo o mais reversível possível, o que considero uma imensa vantagem se o objetivo for uma “reversão do processo” no futuro.

                  e quanto à eficiência no caso de um acidente, teve um piloto da turbo a ou b não lembro agora, que sofreu um forte acidente no autódromo de santa cruz, há um tempo atrás e pelo que ouvi falar, a gaiola se mostrou eficiente no quesito segurança, pois o carro acabou, mais o piloto escapou inteiro.

                  vlw, muito obrigado…

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                  • O Offline
                    O Offline
                    O Esmerilhador
                    escreveu em última edição por
                    #65

                    eu arregaço bastante meu carro, tem lombada que eu nem freio, e meu carro nao tem 1 detalhe as ruas que agente anda aqui fora é muito pior as curvas são projetadas as daqui é tudo ferrada awuawhuawhau

                    eu tneho meu carro desde 2004 turbo e tudo e estamos em 2009, se precisar eu tiro foto de qualquer detalheque qualquer um peça aqui e eu só uso a barra inferior

                    eu cuido muito dele, mas ele sofre na minha mão, eu realmente uso sem dó

                    não acredito em nenhum dano ao gts

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                    • L Offline
                      L Offline
                      Luispa
                      escreveu em última edição por
                      #66

                      antes que alguém pense que minha opinião é digamos assim “anti-vw” sou proprietário de um voyage sport, e gosto muito do carro, esta comigo a mais de dez anos, e tem atualmente 93.000km, trato o carro com bastante carrinho e mantenho a manutenção rigorosamente em dia, o carro não é rebaixado e nunca o foi, nunca turbinado, só tem cabeçote feito fluxo e válvulas maiores, dimensionado, enfim nada de mais, e apesar de ser muito bem tratado e não ter sido batido, recentemente surgiu uma trinca na caixa de roda dianteira direita, que parte da “janela” onde cruza a barra de direção em direção ao coxim de apoio, precisamente abaixo do chicote, e já vi a mesma trinca em vários quadradinhos, e não estou falando de carros “sovados”.

                      já trabalhei com venda de carros e a maioria absoluta deles vw, atualmente sou proprietário de auto peças e trabalho vinculado a uma oficina mecânica, e nas horas de folga tenho como hobby a restauração de um maverick v8 de minha propriedade, serviços os quais são executados na oficina de chapeamento de um amigo.

                      resumindo praticamente vivo dentro de oficinas e apesar de gostar muito da estética dos vw, e do bom e velho ap, infelizmente os vw são os campeões de trincas de carroceria, especialmente o “gol bola” e seus derivados.

                      é importante ressaltar que moro em uma cidade onde o calçamento das vias publicas é predominantemente feito de paralelepípedos o que contribui bastante para o desgaste do veiculo, só para exemplificar uma suspensão de gol por aqui raramente passa dos 40.000km, e se “baixar” tudo nessa condição se salva somente as molas, um palio nas mesmas condições de uso vai em média a 80.000km, e ainda se salva alguma coisa…

                      volto a frisar tenho grande apreço pelos vw, mais acompanho esse tipo de coisa diariamente...

                      em cidades de vias predominantemente asfaltadas esse desgaste é bem inferior, constatei isso ainda na época que comprava carros de cidades predominantemente asfaltadas, o exemplo citado acima considero valido devido à rotatividade de carros das mais variadas marcas tanto na oficina mecânica quanto na de chapeamento as quais acompanho e o que disse acima é uma constante.

                      e apesar disso sigo gostando de vw em especial os “quadradinhos”, pois é uma paixão, e como toda paixão tende a ser irracional, sigo de voyage sport com trinca na caixa de roda e tudo... rs...

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                      • C Offline
                        C Offline
                        ChrisRj
                        escreveu em última edição por
                        #67

                        meio que desenterrando o tópico….

                        seguindo sullivan e gili ... também tenho um caixote elétrico... queria saber se vcs, ou alguém daqui já montou a tubular no quadrado e como ficou. a propósito quem faz isso aqui no rio?? podem indicar alguém.

                        barra superior dianteira e traseira.. inferior diant ... melhorou bem o comportamento do carro... mas na minha opinião, quadrado turbo, tem q ir com pressão baixa pro td (0,6 max) e trabalhar legal no alinhamento e escolha da susp tentar um carro bem linear... no meu caso, uma só experiência q tive, qdo dava pé na curva a frente ia que ia procurando o mato... horrivel, só andei na reta... nova susp e trabalhando pra me divertir nos próximos tds do rj .. :ppteam:

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                        • M Offline
                          M Offline
                          Marv
                          escreveu em última edição por
                          #68

                          eu ainda tenho intenção de montar uma gaiola tubular no meu gol gt, acho q vale a pena consultar lugares onde se faz e o preço. eu tenho conversado com um amigo meu que constrou motos custom, penso seriamente em comprar os tubos e soldar sem dó no carrinho. até por que com certeza vai melhorar e muito o comportamento dinamico do mesmo, alem de é claro, aumentar a proteção do motorista e eventuais passageiros…

                          abraços

                          gustavo

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