Aspro + gnv
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o problema do gnv é que ele é um combustível seco..
e o alcool e a gasolina também trabalham como lubrificantes nos cilindros..
outra coisa é que o alcool/gasolina resfriam a câmara quando são injetados…
acredito que o mesmo não aconteça com o gnv..
acho que por isso a lenda de que gnv estraga o motor...
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o problema do gnv é que ele é um combustível seco..
e o alcool e a gasolina também trabalham como lubrificantes nos cilindros..
outra coisa é que o alcool/gasolina resfriam a câmara quando são injetados…
acredito que o mesmo não aconteça com o gnv..
acho que por isso a lenda de que gnv estraga o motor...
e trabalhando numa taxa de 10:1 o gnv ja reduz a vida util de muita peça, imagina trabalhando a 15, 16 ou 17:1 de taxa… em que o aquecimento é bem maior...
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possuo um escort ae 1.6 a gasolina c/ gnv, está com 190k km sendo uns 100k ou mais no gnv.
vou dizer o que já vi, vivi e ouvi com gnv. lógico que não estou dizendo que se aplica a todos os motores e carros.
a compressão do meu motor continua ok, nunca queimou óleo ou outras coisas do gênero.
colava 7,600 rpm de segunda com o velocímetro na casa dos 110 diversas vezes nunca tive problemas, só acertar direitinho que o motor gira sim ( e suga gnv que é uma delícia ) …
quando não tava com o carburador avacalhado, andando tanto de maneira econômica ou rasgando pelas ruas e a média sempre ficou entre 14-16km/m³ cidade e 20-21km/m³ estrada.
gnv é um combustível mais frio, não esquenta mais que alcool/gasolina e não deixa resíduos na câmara de combustão, já no cabeçote esquenta sim.
óleo,velas,cabos,bobina e filtro certamente sofrem mais, conversando com um engenheiro da petrobrás (pai de um amigo), ouvi a seguinte resposta: não é o combustível original de um veículo, da mesma forma que você adapta todo um sistema de admissão/injeção/controle desse combustível em um carro todo o resto também terá de ser compatível. você prepara o carro visando eficiência econômica e não performance.
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tuntz… cara so vou discordar de voce no ponto em que o gnv e mais frio que alcool e gasolina...
nao ha troca termica dentro da camara de combustao entao os motores trabalham mais quentes sim cara... um experimento que era interesse na palio 1.6 16v gnv que rolou aqui em casa e que apos o gnv o carro passou a beber a agua do reservatorio absurdamente, isso carro com juntas ok e sem vasamentos.
vale lembrar o seguinte nao vale falar que e combvustivel frio pq sai do redutor praticamente gelado.
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ai q esta o grande erro q cometem contra o gnv.
ele é abastecido em alta pressão num reservatorio, ao passar pelo redutor ele cai de pressão drasticamente ( congelando muitas vezes o mesmo )
o gnv é sim um combustivel frio devido a queda de pressao q ocorre entre o reservario e a tbi.
tanto q carros q naum possuem aquecimento do redutor, congelao o mesmo em viagens longas.
fisica pura.
ele sim é seco e sem lubrificação.
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agora vou citar uma duvida interessante.
muitas pessoas alegam que gasolina atua de certa forma como um lubrificante das valulas e etc… e geralmente carros que sao usados no gnv direto pedem arrego no cabeçote mais cedo.
se realmente essa tese do gasolina procede, como ficaria no caso do alcool, que ja e um combustivel que evapora com facilidade, nao era pra ocorrer o mesmo problema?
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ele pode até ser mais frio, mas qdo chega nas camaras ele não faz uma troca de calor tão bem qto algo liquido..
vc pode ficar pelado dentro de um frigorifico a 5 graus por algum tempo..
agora pega e joga um balde de água a 5 graus e quero ver se vc não pede um banho quente…
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agora vou citar uma duvida interessante.
muitas pessoas alegam que gasolina atua de certa forma como um lubrificante das valulas e etc… e geralmente carros que sao usados no gnv direto pedem arrego no cabeçote mais cedo.
se realmente essa tese do gasolina procede, como ficaria no caso do alcool, que ja e um combustivel que evapora com facilidade, nao era pra ocorrer o mesmo problema?
o os diesel? e os fsi? nesses motores não passa nada de liquido pelas valvulas.
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sobre injetados se o dono for criativo da pra manter a coisa sem restriçoes absurdas na boca do tbi. tenho um amigo cmo uma tempra turbo stile com gnv que ele nao tem mais o mesclador.
e ta rodando de boa ate hoje
germano qual o kit do seu amigo é se for injetado não tem mesclador mesmo
o que ele fez pra tirar o mesclador ?
como o gnv é aspirado pelo motor sem a pessão gerada pelo venturi do mesclador ?
e o dele ainda é turbo como ele fez essa ligação ?
abraço.
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sempre ouvi dizer que se vc preparar um carro usando também gnv pode quebrar cabeçote e tals… dae fiquei com várias dúvidas pq já vi carros inclusive turbo ou supercharger usando gnv e parece q não quebraram. por isso to vindo aqui ( que tem bastante gente capacitada pra responder ) pra tirar algumas dúvidas.
realmente quebra com gnv ?
se quebra, o que quebra ?
o que que faz quebrar é ( backfire, etc )
o que dá pra usar com segurança e o que não dá com gnv ( comando, válvula maior, etc )
valeu ae quem responder...
pelo que seu o aquecimento vida útil do cabeço é menor com gnv pois ele trabalha quase sempre pobre isso gera aquecimento da camara.
tem gente que diz porque é um combusta mais seco e por isso dentona o cabeçote, outros dizem que é um combusta que não refrigera bem a camara ao contrário alcool, e por isso aquece a camara e fode tudo.
mas eu acredito que seja pelo menos 90% por causa da mistura pobre.
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e possivel sim
ze eu nao tive problemas com meu carro
pq acertei ele via multimetro ligado na sonda
uns 450 em ml e 700 e uns quebrados em wot
suficientes para levar um siena 1.3 16v a quase 170 no gnv
o que ocorre e que todo mundo cresce o olho e so quer saber do carro fazendo o maximo de km com o minimo de gnv ae fecham a valvulao que resulta em problemas.
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e possivel sim
ze eu nao tive problemas com meu carro
pq acertei ele via multimetro ligado na sonda
uns 450 em ml e 700 e uns quebrados em wot
suficientes para levar um siena 1.3 16v a quase 170 no gnv
o que ocorre e que todo mundo cresce o olho e so quer saber do carro fazendo o maximo de km com o minimo de gnv ae fecham a valvulao que resulta em problemas.
eu não tenho informação técnica para afirma 100% de certeza, contudo, éu nunca vi nenhyumn carro com gnv que não desse falta a partir da lenta. o que pode expliciar o cabeçote aquecendo…
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ze para um pouco e pensa comigo a regulagem de archa lenta e alguns outros detalhes do gnv e feita em cima de parafusos do redutor, 99% das convertedoras e seus funcionarios nao regulam seu carro com multimetro na sonda entao joga a marcha lenta pra 900rpm ou algo perto disso e mandam pra rua, como te falei nao ha compromisso com nada ali, so o maximo de km rodados com o minimo de m3.
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ze para um pouco e pensa comigo a regulagem de archa lenta e alguns outros detalhes do gnv e feita em cima de parafusos do redutor, 99% das convertedoras e seus funcionarios nao regulam seu carro com multimetro na sonda entao joga a marcha lenta pra 900rpm ou algo perto disso e mandam pra rua, como te falei nao ha compromisso com nada ali, so o maximo de km rodados com o minimo de m3.
também acho que seja isso, mas gostaria que alguém com conhcimento técnico afirmasse isso. já vi carro turbo acelerando forte com gnve sem quebras, porém a gente sabe que qquebrar não é igual a desgaste pelo tempo e quilometragem…. sei lá, mas pelo que já vi ao analisar carro com gnv com sonda é que todos que vi trabalhavam muitooooooooooooooo pobre e pior, já ouvi falar da boca de convertedores que sonda não presta para ler a mistura de gnv pois a mistura de gnv é diferente (hehehehehehehe), o que é absurdo confudir medida mistura de admissão com a saída de escape hehehehehe.
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buddy.. a questao para se fazer isso ao meu ver e garantir um naco a mais de potencia no gnv. suficiente pro carro nao chorar numa subida ou manter bom folego em ultrapassagens, geralmente quem tem gnv ainda que com carro cmo certeza performance sabe que acelerar nao e jogo, alias nem com gasolina a nao ser que voce esteja disposto a gastar… ja que a autonomia cai bastante. e so fazer o seguinte... experimenta encher o tanque de alcool ou gasolina e so andar rasgando... duvido que va rodar muita coisa. no meu caso (citroen picasso 2.0 16v, acho que se eu encher o tanque de gasola e so andar esticando e andando vuado nao faço nem 200km com um tanque)
motores peugeot/citroën costumam gostar de beber quando são exigidos, mas se souber trocar as marchas no tempo certo, são economicos.
o problema do gnv é que ele é um combustível seco..
e o alcool e a gasolina também trabalham como lubrificantes nos cilindros..
outra coisa é que o alcool/gasolina resfriam a câmara quando são injetados…
acredito que o mesmo não aconteça com o gnv..
acho que por isso a lenda de que gnv estraga o motor...
o gnv é frio na saida, mas sua capacidade de troca de temperaturas é menor que a do combustivel liquido, mas o problema maior de superaquecimento é que o motor, no gnv trabalha pobre
nao e lenda coisa…
fato que nao ha troca termica...
cabeçote sofre, oleo tambem, velas tambem, cabos, bobina... tudo sofre por causa do gnv, entao se voce nao ficar atento a adiantar o tempo da manutençao com certeza vc tera peças indo pra vala sim
cara, discordo um pouco da tua afirmação, o problema maior não são peças deterioradas por causa de gnv, o problema é cultural, estamos acostumados a ap hulk, que não precisa colocar oleo, nem agua, se entortar a biela ela desentorta sozinha e ainda assim da pra sentar a bota e colar 200km/h no painel mas brincadeiras a parte, estamos acostumados a motor robusto, que se você passa um pouco o tempo de manutenção, ele não vai dar maiores dores de cabeça, mas o gnv exige o tempo certo de manutenção, troco o oleo do meu carro a cada 13mil no gnv, na gasolina, trocava com 15mil, rodei 55mil km com gnv ate agora (meu carro esta com 85mil km), e desses 55mil, pelo menos 70% com o pé colado no assoalho e meu motor ainda esta perfeito, troco filtro de ar a cada 3mil km, velas a cada 8mil km… você vê que não é tão mais adiantado que nas trocas a gasolina e mesmo assim o motor continua perfeito.
agora pro futuro estou pensando em taxar um pouco o motor (original já é 10.4:1) to pensando em jogar pra 11:1 ou no maximo 11.5:1, quero ver se consigo ter um pouco de performance, já que agora estou com o carro mais parado nunca. rodava 125km por dia, hoje não chego isso nem por mes.
queria saber esse esquema de tirar o mesclador tambem, meu palpite é que ele colocou a saida do gnv mais pra perto da tbi ou quase ate dentro do coletor (já pensei em fazer isso, mas tenho medo de furar o coletor de plastico do meu carro e não conseguir o efeito desejado ou ate acabar danificando-o)
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não tenho muito conhecimento em gnv, mas acho q tudo é questão de ajustes. fosse assim, somente pelo resfriamento da mistura, como ficariam os fsi? além de admitirem só ar, em certas situações trabalham com mistura mais de 4 vezes mais pobres que lambda 1 ( lógico q nao em wot ).
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não tenho muito conhecimento em gnv, mas acho q tudo é questão de ajustes. fosse assim, somente pelo resfriamento da mistura, como ficariam os fsi? além de admitirem só ar, em certas situações trabalham com mistura mais de 4 vezes mais pobres que lambda 1 ( lógico q nao em wot ).
é também acho, contudo no caso dos fsi a gente num sabe se o cabeçote num recebe nenhuma tratamento especial….
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quer um carro forte aspirado e gnv, converta a alcool, taxa de 14:1, um bom comando de valvulas (nada exagerado) e um bom sistema de ignição, a resistencia dielétrica do gnv e do alcool são bem maiores que as da gasolina, senão trabalhar isso, tem que colar as velas.
digo, em hipotese alguma, instalem o mesclador ou o bico colado a tbi, ou pior, dentro do coletor.em caso do back fire ocorrer, ao invez de explodir dentro do coletor, explode o bico ou mesclador e toda mangueira que está cheia de gas até o redutor, e torce pra parar por ai no redutor e não esticar mais a explosão, entendem?? nunca façam isso. o mesclador distante proporciona uma mistura melhor entre combustivel e ar, no processo de aspiração ele vem misturando e chega mais homogeneo as camaras. o pior, é que todo carro gnv, sofre de desgaste maior nas velas de ignição, antes que alguem diga alguma besteira, velas iridium são indicadas na europa, principalmente na italia, devido a sua maior resistencia a altas temperaturas. essas altas temperaturas só tem um motivo, mistura pobre, e mistura pobre é uma caracteristica forte dos carros a movidos a gnv. se esquentasse mais por uma explosão mais forte, andaria mais que alcool e gasolina, não se esqueçam que o motor é uma maquina térmica. no caso dos kit´s geração 4 e 5, possuem bicos injetores que pulsam assim como os bicos originais, por isso não explodem com back fire e são instalados nos coletores.
o unico problema que vejo é o mesclador para um aspirado mais forte, ele restringe e enforca a adimissão de ar, para isso, deixo para os professores pardal uma idéia, na saida do filtro de ar, onde vai o mesclador, faz um duto de aluminio com uma borboleta acionada por um solenoide, usa o sinal de 12v do comando de combustivel original como gatilho pra armar um rele auxiliar, que quando se muda para alcool ele arma a solenoide e abre a borboleta passando muito mais ar, pelo proprio mesclador e pelo tubo. os mais modernos chama de bypass isso , senão me engano.
com gnv, pra economia até 5.000 rpm, pra andar de verdade no alcool até o corte do motor, simples né…..
abraços