Aspro + gnv
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ele pode até ser mais frio, mas qdo chega nas camaras ele não faz uma troca de calor tão bem qto algo liquido..
vc pode ficar pelado dentro de um frigorifico a 5 graus por algum tempo..
agora pega e joga um balde de água a 5 graus e quero ver se vc não pede um banho quente…
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agora vou citar uma duvida interessante.
muitas pessoas alegam que gasolina atua de certa forma como um lubrificante das valulas e etc… e geralmente carros que sao usados no gnv direto pedem arrego no cabeçote mais cedo.
se realmente essa tese do gasolina procede, como ficaria no caso do alcool, que ja e um combustivel que evapora com facilidade, nao era pra ocorrer o mesmo problema?
o os diesel? e os fsi? nesses motores não passa nada de liquido pelas valvulas.
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sobre injetados se o dono for criativo da pra manter a coisa sem restriçoes absurdas na boca do tbi. tenho um amigo cmo uma tempra turbo stile com gnv que ele nao tem mais o mesclador.
e ta rodando de boa ate hoje
germano qual o kit do seu amigo é se for injetado não tem mesclador mesmo
o que ele fez pra tirar o mesclador ?
como o gnv é aspirado pelo motor sem a pessão gerada pelo venturi do mesclador ?
e o dele ainda é turbo como ele fez essa ligação ?
abraço.
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sempre ouvi dizer que se vc preparar um carro usando também gnv pode quebrar cabeçote e tals… dae fiquei com várias dúvidas pq já vi carros inclusive turbo ou supercharger usando gnv e parece q não quebraram. por isso to vindo aqui ( que tem bastante gente capacitada pra responder ) pra tirar algumas dúvidas.
realmente quebra com gnv ?
se quebra, o que quebra ?
o que que faz quebrar é ( backfire, etc )
o que dá pra usar com segurança e o que não dá com gnv ( comando, válvula maior, etc )
valeu ae quem responder...
pelo que seu o aquecimento vida útil do cabeço é menor com gnv pois ele trabalha quase sempre pobre isso gera aquecimento da camara.
tem gente que diz porque é um combusta mais seco e por isso dentona o cabeçote, outros dizem que é um combusta que não refrigera bem a camara ao contrário alcool, e por isso aquece a camara e fode tudo.
mas eu acredito que seja pelo menos 90% por causa da mistura pobre.
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e possivel sim
ze eu nao tive problemas com meu carro
pq acertei ele via multimetro ligado na sonda
uns 450 em ml e 700 e uns quebrados em wot
suficientes para levar um siena 1.3 16v a quase 170 no gnv
o que ocorre e que todo mundo cresce o olho e so quer saber do carro fazendo o maximo de km com o minimo de gnv ae fecham a valvulao que resulta em problemas.
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e possivel sim
ze eu nao tive problemas com meu carro
pq acertei ele via multimetro ligado na sonda
uns 450 em ml e 700 e uns quebrados em wot
suficientes para levar um siena 1.3 16v a quase 170 no gnv
o que ocorre e que todo mundo cresce o olho e so quer saber do carro fazendo o maximo de km com o minimo de gnv ae fecham a valvulao que resulta em problemas.
eu não tenho informação técnica para afirma 100% de certeza, contudo, éu nunca vi nenhyumn carro com gnv que não desse falta a partir da lenta. o que pode expliciar o cabeçote aquecendo…
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ze para um pouco e pensa comigo a regulagem de archa lenta e alguns outros detalhes do gnv e feita em cima de parafusos do redutor, 99% das convertedoras e seus funcionarios nao regulam seu carro com multimetro na sonda entao joga a marcha lenta pra 900rpm ou algo perto disso e mandam pra rua, como te falei nao ha compromisso com nada ali, so o maximo de km rodados com o minimo de m3.
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ze para um pouco e pensa comigo a regulagem de archa lenta e alguns outros detalhes do gnv e feita em cima de parafusos do redutor, 99% das convertedoras e seus funcionarios nao regulam seu carro com multimetro na sonda entao joga a marcha lenta pra 900rpm ou algo perto disso e mandam pra rua, como te falei nao ha compromisso com nada ali, so o maximo de km rodados com o minimo de m3.
também acho que seja isso, mas gostaria que alguém com conhcimento técnico afirmasse isso. já vi carro turbo acelerando forte com gnve sem quebras, porém a gente sabe que qquebrar não é igual a desgaste pelo tempo e quilometragem…. sei lá, mas pelo que já vi ao analisar carro com gnv com sonda é que todos que vi trabalhavam muitooooooooooooooo pobre e pior, já ouvi falar da boca de convertedores que sonda não presta para ler a mistura de gnv pois a mistura de gnv é diferente (hehehehehehehe), o que é absurdo confudir medida mistura de admissão com a saída de escape hehehehehe.
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buddy.. a questao para se fazer isso ao meu ver e garantir um naco a mais de potencia no gnv. suficiente pro carro nao chorar numa subida ou manter bom folego em ultrapassagens, geralmente quem tem gnv ainda que com carro cmo certeza performance sabe que acelerar nao e jogo, alias nem com gasolina a nao ser que voce esteja disposto a gastar… ja que a autonomia cai bastante. e so fazer o seguinte... experimenta encher o tanque de alcool ou gasolina e so andar rasgando... duvido que va rodar muita coisa. no meu caso (citroen picasso 2.0 16v, acho que se eu encher o tanque de gasola e so andar esticando e andando vuado nao faço nem 200km com um tanque)
motores peugeot/citroën costumam gostar de beber quando são exigidos, mas se souber trocar as marchas no tempo certo, são economicos.
o problema do gnv é que ele é um combustível seco..
e o alcool e a gasolina também trabalham como lubrificantes nos cilindros..
outra coisa é que o alcool/gasolina resfriam a câmara quando são injetados…
acredito que o mesmo não aconteça com o gnv..
acho que por isso a lenda de que gnv estraga o motor...
o gnv é frio na saida, mas sua capacidade de troca de temperaturas é menor que a do combustivel liquido, mas o problema maior de superaquecimento é que o motor, no gnv trabalha pobre
nao e lenda coisa…
fato que nao ha troca termica...
cabeçote sofre, oleo tambem, velas tambem, cabos, bobina... tudo sofre por causa do gnv, entao se voce nao ficar atento a adiantar o tempo da manutençao com certeza vc tera peças indo pra vala sim
cara, discordo um pouco da tua afirmação, o problema maior não são peças deterioradas por causa de gnv, o problema é cultural, estamos acostumados a ap hulk, que não precisa colocar oleo, nem agua, se entortar a biela ela desentorta sozinha e ainda assim da pra sentar a bota e colar 200km/h no painel mas brincadeiras a parte, estamos acostumados a motor robusto, que se você passa um pouco o tempo de manutenção, ele não vai dar maiores dores de cabeça, mas o gnv exige o tempo certo de manutenção, troco o oleo do meu carro a cada 13mil no gnv, na gasolina, trocava com 15mil, rodei 55mil km com gnv ate agora (meu carro esta com 85mil km), e desses 55mil, pelo menos 70% com o pé colado no assoalho e meu motor ainda esta perfeito, troco filtro de ar a cada 3mil km, velas a cada 8mil km… você vê que não é tão mais adiantado que nas trocas a gasolina e mesmo assim o motor continua perfeito.
agora pro futuro estou pensando em taxar um pouco o motor (original já é 10.4:1) to pensando em jogar pra 11:1 ou no maximo 11.5:1, quero ver se consigo ter um pouco de performance, já que agora estou com o carro mais parado nunca. rodava 125km por dia, hoje não chego isso nem por mes.
queria saber esse esquema de tirar o mesclador tambem, meu palpite é que ele colocou a saida do gnv mais pra perto da tbi ou quase ate dentro do coletor (já pensei em fazer isso, mas tenho medo de furar o coletor de plastico do meu carro e não conseguir o efeito desejado ou ate acabar danificando-o)
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não tenho muito conhecimento em gnv, mas acho q tudo é questão de ajustes. fosse assim, somente pelo resfriamento da mistura, como ficariam os fsi? além de admitirem só ar, em certas situações trabalham com mistura mais de 4 vezes mais pobres que lambda 1 ( lógico q nao em wot ).
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não tenho muito conhecimento em gnv, mas acho q tudo é questão de ajustes. fosse assim, somente pelo resfriamento da mistura, como ficariam os fsi? além de admitirem só ar, em certas situações trabalham com mistura mais de 4 vezes mais pobres que lambda 1 ( lógico q nao em wot ).
é também acho, contudo no caso dos fsi a gente num sabe se o cabeçote num recebe nenhuma tratamento especial….
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quer um carro forte aspirado e gnv, converta a alcool, taxa de 14:1, um bom comando de valvulas (nada exagerado) e um bom sistema de ignição, a resistencia dielétrica do gnv e do alcool são bem maiores que as da gasolina, senão trabalhar isso, tem que colar as velas.
digo, em hipotese alguma, instalem o mesclador ou o bico colado a tbi, ou pior, dentro do coletor.em caso do back fire ocorrer, ao invez de explodir dentro do coletor, explode o bico ou mesclador e toda mangueira que está cheia de gas até o redutor, e torce pra parar por ai no redutor e não esticar mais a explosão, entendem?? nunca façam isso. o mesclador distante proporciona uma mistura melhor entre combustivel e ar, no processo de aspiração ele vem misturando e chega mais homogeneo as camaras. o pior, é que todo carro gnv, sofre de desgaste maior nas velas de ignição, antes que alguem diga alguma besteira, velas iridium são indicadas na europa, principalmente na italia, devido a sua maior resistencia a altas temperaturas. essas altas temperaturas só tem um motivo, mistura pobre, e mistura pobre é uma caracteristica forte dos carros a movidos a gnv. se esquentasse mais por uma explosão mais forte, andaria mais que alcool e gasolina, não se esqueçam que o motor é uma maquina térmica. no caso dos kit´s geração 4 e 5, possuem bicos injetores que pulsam assim como os bicos originais, por isso não explodem com back fire e são instalados nos coletores.
o unico problema que vejo é o mesclador para um aspirado mais forte, ele restringe e enforca a adimissão de ar, para isso, deixo para os professores pardal uma idéia, na saida do filtro de ar, onde vai o mesclador, faz um duto de aluminio com uma borboleta acionada por um solenoide, usa o sinal de 12v do comando de combustivel original como gatilho pra armar um rele auxiliar, que quando se muda para alcool ele arma a solenoide e abre a borboleta passando muito mais ar, pelo proprio mesclador e pelo tubo. os mais modernos chama de bypass isso , senão me engano.
com gnv, pra economia até 5.000 rpm, pra andar de verdade no alcool até o corte do motor, simples né…..
abraços
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ao falarem de mistura pobre entao o que voces estao afirmando e que os padroes de leitura de sonda via multimetro nao se aplicam no gnv
estou certo ou estou me precipitando?
sim, ao vmeu ver, absolutamente equivocado isso. pode ter uma diferença de leitura, pois alguns combusta precisam estar mais ricos em hot para refirgerar a camara de combustão, mas se o gnv realmente gera mais aquecimento (isso com mistura certa) esta diferença devia ser para mais rico, ou igual, mas nunca ler super pobre como eu já em nos carros que fiz a leitura
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estou falando isso pq ja regulei meu carro via multimetro.
em faixa de 450 pra 500mv em marcha lenta e 700 a 780 em wot
seria isso considerado pobre?
os que eu vi aqui tavam tão pobre que a sonda comum nem media (sai fora da escala de leitura)…..
pelo pouco que sei, sendo um aspirado tá boa a leitura
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os que eu vi aqui tavam tão pobre que a sonda comum nem media (sai fora da escala de leitura)…..
pelo pouco que sei, sendo um aspirado tá boa a leitura
o tempo necessario pra queima do gnv é muito maior que dos combustiveis liquidos, principalmente em comparação com a gasolina, que normalmente são os motores mais convertidos a gnv. já tive um motor ap 1.6i com gnv e andava com 18° de ponto inicial e não grilava nada, quando virava pra gasolina era uma batida de pino só. por isso a tury fabrica esses variadores de avanço hoje, que apesar de não confiar, adiantam bastante o ponto, e são armados por um rele ligado a chave comutadora seletora de combustivel, só funcionam no gnv.
o certo é utilizar taxas de compressão por volta de 12 a 15% maiores que o motor original a alcool, nesse ap 600 que dei como exemplo, por volta de 14,5:1. só que ai voce esbarra na resistencia criada na camara para a centelha acontecer.
amigo meu, taxista aqui do bairro da lapa em são paulo, tem um santana 1.8 mi alcool 2003, rebaixou o cabeçote, e com 14:1 de taxa e motor todo original com gnv, o carro anda muito, mas a sonda dele continua medindo mistura pobre, e só anda sem falhas com 0,5 mm de gap.
uma solução que passei pra ele, foi a instalação de um modulo de ignição mais forte, depois de muito pesquisar entre tech race, msd (muito cara para o que pretendia investir), . racing, ele acabou optando pela . racing. só apanhou um pouco pra isolar tudo, mas o carro ganhou muito em desempenho, as velas foram abertas para 0,9 gap, detalhe, velas sem resistencia bp8es extremamente baratas e o carro que fazia 8 km/m³ está fazendo quase 11 km/m³ no caotico transito de são paulo.
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o tempo necessario pra queima do gnv é muito maior que dos combustiveis liquidos, principalmente em comparação com a gasolina, que normalmente são os motores mais convertidos a gnv. já tive um motor ap 1.6i com gnv e andava com 18° de ponto inicial e não grilava nada, quando virava pra gasolina era uma batida de pino só. por isso a tury fabrica esses variadores de avanço hoje, que apesar de não confiar, adiantam bastante o ponto, e são armados por um rele ligado a chave comutadora seletora de combustivel, só funcionam no gnv.
o certo é utilizar taxas de compressão por volta de 12 a 15% maiores que o motor original a alcool, nesse ap 600 que dei como exemplo, por volta de 14,5:1. só que ai voce esbarra na resistencia criada na camara para a centelha acontecer.
amigo meu, taxista aqui do bairro da lapa em são paulo, tem um santana 1.8 mi alcool 2003, rebaixou o cabeçote, e com 14:1 de taxa e motor todo original com gnv, o carro anda muito, mas a sonda dele continua medindo mistura pobre, e só anda sem falhas com 0,5 mm de gap.
uma solução que passei pra ele, foi a instalação de um modulo de ignição mais forte, depois de muito pesquisar entre tech race, msd (muito cara para o que pretendia investir), . racing, ele acabou optando pela . racing. só apanhou um pouco pra isolar tudo, mas o carro ganhou muito em desempenho, as velas foram abertas para 0,9 gap, detalhe, velas sem resistencia bp8es extremamente baratas e o carro que fazia 8 km/m³ está fazendo quase 11 km/m³ no caotico transito de são paulo.
mas num entendi o que tem haver deficiencia da ignição com mistura pobre, pelo que sei, se num queima bem a mistura tende a sair mais rica e não pobre.
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mas num entendi o que tem haver deficiencia da ignição com mistura pobre, pelo que sei, se num queima bem a mistura tende a sair mais rica e não pobre.
amigo, quando a queima não ocorre direito, principalmente em combustiveis liquidos, a sonda não mede umidade e sim gases, se não queimou direito voce encharca,ou satura a sonda, ai a medida não sai nada certa. já leu a estória dos voyages preparados dos amigos da nascar chips, o injetado??? está na pagina deles, é só procurar.
o carro simplismente enchacava os cilindros na fase turbo, e media mistura pobre, eles trocaram os bicos por maiores e continuou medindo mistura pobre, ainda mais. até que apareceu um abençoado e colocaou bicos menores que os primeiros, e foram tirando na his cada vez mais combustivel, a potencia foi subindo e a mistura subindo igual até ficar bom. excesso de combustivel, enchaca a sonda, e ela enchacada fica completamente biruta. acredito que a unica que mede certinho mesmo com os excessos é essa wideband de r$ 1.000,00, só que não precisa dela para regular um simples gnv aspirado….....vou mais longe, até mesmo um turbo, é só o preparador fazer contas de quanto injetar, vazão dos bicos e potencia desejada. pena que ninguem o faz, e a maioria coloca bicos arrombados, por dois motivos, reduz a possibilidade de quebra pois o excesso refrigera melhor e reduz as batidas de pino por provocar uma queima mais demorada.
abraços
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vamos lá…
em relação a gasolina, o alcool gera menos calor (por isso consome mais combustivel para render a mesma potencia) e mais trabalho de expansão (por isso rende mais potencia), já o gnv é o contrário ... gera mais calor (por isso é mais economico) e menos trabalho de expansão (por isso rende menos e precisa de taxas ainda mais altas que do alcool)
por isso em alguns casos gnv estraga sedes de valvula e valvulas... o calor gerado acaba sendo excessivo... mas calro depende do uso e do projeto em si.
piora qdo o instalador do gnv deixa a mistura mais pobre ainda do que deverias pra ficar mais economico, ai no caso acaba acontecendo algumas detonações (que não são escutadas porque a pressão na camara é menor) e ai estraga mais rapido ainda sedes e valvulas... uma identificação disso é qdo acontece backfire que nada mais é do que estourar de volta devido a mistura estar pobre demais.
qto a perda de potencia, num tem jeito... o sistema funciona com mesclador, diminui a área de passagem do ar, e com isso diminui o cfm do motor... acaba deixando o carro mais fraco até qdo usa gasolina... no omega clube mediram um 2.0 e um 2.2 gnv... no 2.0 veio 65cv no gnv e 85cv na gasolina... e o dono jurava que o carro andava normal... no 2.2 veio um pouco mais, mas num lembro mais os valores de cabeça...