Injetando a brasilia - identificando o esquema
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beleza pessoal
to com a ie monoponto aqui pra por na brasilia, meu 2e ta um porre e nao tenho condicoes agora de comprar uma mi entao vai essa mesmo por enquanto…
to com o esquema aqui e vou ter que montar o chicote do zero e tenho algumas duvidas sobre ler o esquema.
tipo, o bico pulsa com negativo enviado pelo modulo certo? como eu identifico qual o pino no bico que devo ligar o negativo (pino 59) que vem do modulo??
o que sao aquelas linhas tracejadas em azul??
esse tal de filtro? tenho que usar ele pra ligar na bobina??
com relacao aos componentes que tem mais de dois fios, como vou saber qual pino e o n°1??
as bolas pretas indicam que tenho que juntar os fios?
duvidas bestas, mas como nunca liguei uma ie antes tenho medo de inverter algo e queimar alguma coisa, de eletrica geral ate me viro muito bem mais injecao pra mim e novidade.
olha o esquema ai...
abracao
wagner luis
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em geral na central, em algum lugar proximo aos pinos, tem numeros, pelo menos no comeco do bloco e no final
sensores apresentam isso tmb, bem pequeno, ou algum tipo de marcacao no pino 1
bolas pretas entre fios significa unir os fios
to gostando da ideia hein…se quiser uma forca ai no pika fios tamos ai.....
akele tracejado, ta me parecendo cabo blindado
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no conector do bico, um fio é vermelho/cor e outro normalmente é preto/marrom
o vermelho/cor é positivo constante +30 (ignição ligada)… o outro é o sinal que vem do módulo... o sinal é um pulso negativo
os sensores de temp de ar/agua são a mesma logica.
chicote do sensor de rotação deve ser blindado e de fio de baixa resistência.
bobina exige mais corrente no positivo, logo precisa de um fio mais grosso que o restante.
sonda lambda necessita de fios de baixa resistência.
e o mais importante: não use soldas de estanho em nada para emendas, use aqueles terminais prensaveis
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porque não usar solda de estanho em nada??
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resistência. solda de estanho cria muito resistência nas emendas e altera o sinal dos sensores da injeção.
tem gente que pensa que é besteira… mas é só observar a sonda lambda... testa ela com o fio com emenda prensável.. depois faz as emendas com solda... o valor muda bastante
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tive imendas no chicote do carro e foi usado um tubinho q fecha no alicate, conheco bem isso ai, se quiser pra ficar pro, ainda pode usar o espagueti termoretratil e isolar direitinho essas imendas
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duas duvidas:
1- o sensor de rotacao dessa ie é o distribuidor, existe cabo blindado?
2- agora me ferrei, onde encontro essas emendas tipo tubinho ??
abracao
wagner luis
se vc for fazer o chicote do zero, vc pode usar fio de microfone pra pegar o sinal… a malha de blindagem vc deixa no negativo do hall, sinal e +12v vem nos 2 fios de dentro.
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rapai…
eu tenho um carro que nasceu com essa injecao e eu ja tenho problemas mil... imagina montando.
o que ja aconteceu comigo:
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ela entra em emergencia do nada, e como ela nao acende luz de injecao, vc so percebe o fato de que a rotacao cai pra 600rmm
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ela depende muito do coletor aquecido, pra vc ter ideia, com o radiador antigo (vasando) quando a agua baixava, a temp. do motor subia e o coletor de admissao secava (ficando friu) o carro comeca a falhar, é mole?
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pede ponto e taxa de carburado, pois nao tem ks, o consumo e potencia é o mesmo de um carro carburado. o meu gol com ar faz 8 na cidade (gasolina).
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passe fonte de calor longe do chicote, mais como vai 3 conectores no tbi, nao tem jeito, se turbinar vai fritar.
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bico travou aberto 2x, sorte que estava habastecendo. ou seja, cuide bem do filtro.
boa sorte ai
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resistência. solda de estanho cria muito resistência nas emendas e altera o sinal dos sensores da injeção.
tem gente que pensa que é besteira… mas é só observar a sonda lambda... testa ela com o fio com emenda prensável.. depois faz as emendas com solda... o valor muda bastante
ja fiz esse teste e não alterou nada.
mais gente daqui do pp tb fez, e nada mudou.
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resistência. solda de estanho cria muito resistência nas emendas e altera o sinal dos sensores da injeção.
tem gente que pensa que é besteira… mas é só observar a sonda lambda... testa ela com o fio com emenda prensável.. depois faz as emendas com solda... o valor muda bastante
no caso da sonda eu até concordo, ela trabalha com tensão baixíssima, então qualquer variação de resistência no circuito é prejudicial.
agora, no restante - sensores de temperatura, sensor de posição da borboleta, bicos, sensor hall do distribuidor, etc…, esse pequeno aumento de resistência não chega a atrapalhar em nada não. mas tem que saber soldar né
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mas essa ie ja e desse motor mesmo, acho que nao vou ter problemas quanto a taxa e ponto.
esse motor era da parati 1.6i 95/96 do daniel (16volts).
temos aqui um siena 1.6 spi e nunca deu nenhum tipo de problema com relacao a bico travado e tal, somente as vezes perde a forca do nada, ficando pior que carro 1.0, mas foi trocado o sensor tps essa semana e nao tem dado mais esse problema.
aquecimento do coletor ja tenho, nunca mais tento ficar sem, e tenho tb o coletor original da ie que tem um esquema mais ninja de aquecimento, se for o caso uso ele…
nao consigo acreditar que usar um carburador pode ser mais vantajoso que usar uma ie, por mais basica que ela possa ser.
um 2e em bom estado nao ta saindo por menos de 300,00, e essa ie ninguem quer por ja existir a mi e ninguem da valor a ela.
abracos
wagner luis
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aquecimento do coletor ja tenho, nunca mais tento ficar sem, e tenho tb o coletor original da ie que tem um esquema mais ninja de aquecimento, se for o caso uso ele…
nao consigo acreditar que usar um carburador pode ser mais vantajoso que usar uma ie, por mais basica que ela possa ser.
um 2e em bom estado nao ta saindo por menos de 300,00, e essa ie ninguem quer por ja existir a mi e ninguem da valor a ela.
abracos
wagner luis
use o maximo de coisas exatamentes originais para essa injecao, inclusive coletor…
essa injecao nada mais é do que uma evolucao do carburador eletronico, agumas vantagens claro, como correcao de lenta e corecao de mistura via sonta/temperatura, anda melhor no friu etc..., porem continua com alguns problemas referente a carburado como: coletor umido (consumo), restriçao no tbi (sim, 2 estagios de 2e é maior que a circunferencia da tbi fic iv.) e o fato de que vc nao pode abusar do ponto, pois ela bate pino bunitinho...
ah, postei um dado errado, o gol ap1.6 carburado gera mais potencia que o ap1.6i :hunf:
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eu vou de turbo + injeção monoponto tb… ela tem os seus defeitos, mas vai bem melhor que qualquer carburador.
proteja bem o tbi do calor… derrete tudo, desde chicote até sensores...
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não sei pq tanto falam que essa i.e não presta…
a parati 1.6 chegava a fazer 15 - 15,5 de gasosa de estrada na bandeirantes indo pra sp nos 100zinho...
atende muito bem sim, e não tem comparação uma injeção mapeada em relação a um carburador.
flavio, tem um conhecido meu que andou 200.000km turbo com essa injeção no gol 1.8 dele. desmontou e vendeu o carro, nunca deu azia.
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fui la olhar o chicote do distribuidor do meu que ta carburado e usa aranha, e os cabos sao normais, sem serem blindados, e so na ie que tem que ser blindados ou isso e geral??
amanha vou sair pra comprar os conectores e comecar a montagem do chicote
abracao
waqgner luis
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interessei ein, quanto custa para por isso no chevette por exemplo. comprando a injeção + chicotes num ferro velho da vida?