Injetando a brasilia - identificando o esquema
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killmaster, jah vi um chevas com injeção de corsa… ficou muito bom e deu um upzinho na performance do motor...
qt vai gastar depende... só o modulo custa uns 300... mas comprando tudo junto tem o choro... eu acho que uns mil reais deve pagar tudo...
com 1200,00 vc instalam fácil uma mega squirt i (com placa mini) isso se comprar ela montada, só que tem que ter saco de ajustar ela, mas mesmo a mega squirt 1 já é 1000 vezes melhor até que cocotec.
eu num jogaria 1000 numa iee obsoleta.
se querem algo top com 1500 se comta mega squirt ii com placa v3 ai sim….
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1200 com sensores/corpo de borboleta/chicotes/bicos??
certamente a megasquirt ficaria melhor em alguns aspectos… mas tb custa mais, sem chances de custar a mesma coisa...
e tb tem aquela velha história, a programação de uma i.e original para termos de dirigibilidade/consumo é bem avançada... demoraria meses de acerto numa megsquirt para deichar como uma i.e original...
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antes de comecar a falar, ja tive 3 chevettes…mas...
e o comportamente/reacao de ima ie original em motor de chevette?
motor todo em ferro, taxa baixa, gira menos, etc...
sera que uma injecao vai se comportar legal plug and play?
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taxa de 8,5:1 no chevas 1.6/s não é??? cabeçote de aluminio não??
o mapa de injeção original tem milhares de pontos… a cocotec como disseram tem mais de 3 mil tranquilo...
injeções programaveis são ótimas quando a original não suporta mais o nível de preparação... agora num uso civilizado, uma ie original é superior afinal, são meses de trabalho em bancadas de testes... normalmente quem programa injeção faz isso andando pela rua.... raramente desembolsa agumas horinhas só de dinamometro...
e ainda por cima não fica previsto condições climáticas, nível do mar etc... a ie original abrange tudo isso...
um acerto de uma megasquirt feito em sp por exemplo... o cara vem aqui pro sul no inverno jah fode tudo... duvido de manhã ligar e sair redondo como uma ie original
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todo cabeçote de chevette é em ferro…
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taxa de 8,5:1 no chevas 1.6/s não é??? cabeçote de aluminio não??
o mapa de injeção original tem milhares de pontos… a cocotec como disseram tem mais de 3 mil tranquilo...
injeções programaveis são ótimas quando a original não suporta mais o nível de preparação... agora num uso civilizado, uma ie original é superior afinal, são meses de trabalho em bancadas de testes... normalmente quem programa injeção faz isso andando pela rua.... raramente desembolsa agumas horinhas só de dinamometro...
e ainda por cima não fica previsto condições climáticas, nível do mar etc... a ie original abrange tudo isso...
um acerto de uma megasquirt feito em sp por exemplo... o cara vem aqui pro sul no inverno jah fode tudo... duvido de manhã ligar e sair redondo como uma ie original
pior que bem acertado fica sim, primeiro porque carros que usam map sofrem pouco com mudanças de altitude, ms tem a correção dela que faz isso certinho.
se vc comprar pronta nini custa uns 800,00 chicote vc faz e resto pega desmanche. sei lá eu não sou fam de injeção cega e com bico só.
dá trabalho sim na mega mas depois que vc domina sai de perto ai se vc quiser algo mais vc tem algio que basta vc ajustar pronto nçao precisa mudar tudo ou trocar de equipamento como é caso de uma injeção mono
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um acerto de uma megasquirt feito em sp por exemplo… o cara vem aqui pro sul no inverno jah fode tudo... duvido de manhã ligar e sair redondo como uma ie original
vem aqui pra limeira que te mostro isso ao vivo e a cores.
meu carro nem tanquinho de partida a frio tem….
é claro que aí no sul precisaria, mas dá pra deixar funcionando de boa sim. tem bastante recurso para melhorar a dirigibilidade a frio.
e ainda por cima não fica previsto condições climáticas, nível do mar etc… a ie original abrange tudo isso...
menegotto, vejo que realmente você nunca teve contato com a megasquirt… tudo isso é compensado nela. mas é óbvio que você teria que simular condições climáticas diferentes para poder conseguir parametrizar corretamente e deixar esse recurso funcionando 100%.
e tb tem aquela velha história, a programação de uma i.e original para termos de dirigibilidade/consumo é bem avançada… demoraria meses de acerto numa megsquirt para deichar como uma i.e original...
refaço o convite que fiz acima, e se precisar eu mostro para você que consigo deixar muito próximo do que é a original em uns dois dias de trampo.
e você está esquecendo de um detalhe menegotto: injeções originais são mapeadas especificamente para o motor que foram desenvolvidas. vc realmente acha que adaptar uma injeção de, por exemplo, corsa (essa nem dá pq usa roda fônica… teria que ser uma com distribuidor... uma da ap mi, vai..), em um chevette, o mapa vai ficar 100% adequado???
agora, em uma coisa você tem razão: o zé tá exagerando. fica mais caro mesmo.
só de coletor a gente gastou uns 800, contando que a gente teve que comprar um de vectra, outro de chevette, picar os dois, juntas os cacos e fazer um só:
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então ricardo, o que sei sobre megasquirt éo que pesquisei pelos foruns…
como vc disse: mas é óbvio que você teria que simular condições climáticas diferentes para poder conseguir parametrizar corretamente e deixar esse recurso funcionando 100%
isso que eu queria dizer e me expressei mal... recurso ela tem, mas tu programar os parametros certos é outra história...
e o custo realmente é bem acima do que o zé colocou...
meu projeto futuro pro meu carro é uma megasquirt... porém ele é turbo, e agora estou batendo nas limitações da ie original... nesse caso, não interessa custo, mas sim resultado
agora pro dono de chevette, interessa sim o custo e o resultado... uma cocotec vai funcionar direitinho e tem um custo mais acessivel... isso que estou tentando explanar
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caraca
ta florida entender esse manual.
na figura manda fazer o short plug no terminal 36 da uce, e no mesmo manual da onde tirei essa figura, so que na parte que ensina a testar os componentes tem outra figura que fala que o short plug e no terminal 56 da uce.
ai fica dificil saber quem fala a verdade, se a figura grande ou a pequena. ainda bem que a autolatina acabou, so fez cagada mesmo….
ps: to fazendo tudo a olho e na eliminacao mesmo, os conectores de reparo nao vem com as mesmas cores, e as marcacoes sao nada a ver , completamente horrivel fazer isso, devia ter comprado um chicote usado e so trocado os fios dele
abracos
wagner luis
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wagnerls, me passa certinho o código do modulo dessa ie que eu te arranjo um esquema 100% garantido a prova de erros.
tio
nao tem muito o que passar:
injecao fic eec-iv cfi-monoponto autolatina 95/96, saiu nos gol/parati/logus/escort/verona/pointer
o modulo e o 377.906.021.be.
o meu problema e identificar, nos conectores dos sensores quem e quem, por exemplo, o map tem tres fios, e nao tem nenhuma referencia no conector ou no map qual entra (+)/(-)/sinal entende??
e tb como ligar aquela porra de modulo tfi (modulo da ignicao), afe ja achei tres maneiras de ligar isso e todas pra essa mesma ie.
meu medo e queimar essa tralha e ter que gastar mais ainda pra comprar outro modulo.
abracao
wagner luis
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caracteristicas
- sistema de testes *
módulo: eec iv
cabo: cdu + eec iv - a
(cdu = cabo diagnóstico universal)
- teste estático -
com ignição ligada, motor parado.
realiza o teste do circuito dos
sensores de posição da borboleta,
de temperatura do ar e do motor, de
pressão de coletor e da bomba de
combustível.
no fim do teste são apresentados os
códigos das falhas detectadas durante
o teste, assim como os códigos
armazenados na memória.
- teste dinâmico -
com motor em funcionamento, testa
o motor de passo e o resto das fun-
ções do sistema. no fim fornece os
códigos das falhas detectadas durante
o teste. estes códigos não são grava-
dos na memória.
durante o teste dinâmico deve ser
executada a resposta dinâmica (ace-
lerar até plena carga) e deve ser
acionada a direção hidráulica, até o
batente.
- modo contínuo -
com motor funcionando ou não.
uma vez ativado, o teste é realizado
continuamente até ser interrompido
pelo operador.
durante o teste, a uc verifica os
circuitos do sensores quanto a curto
ou interrupção. movimentando os
cabos podem ser reproduzidas fa-
lhas intermitentes. a detecção de
falhas é indicada pelo scanner. as fa-
lhas reconhecidas são gravadas na
memória. para recuperar os códigos
das falhas detectadas, executar o teste estático.
obs.: para apagar as falhas armaze-
nadas na memória, executar o
teste estático por duas vezes
consecutivas.
características gerais do sistema
tipo de injeção: monoponto
medição da massa de ar:
. velocidade/densidade: informação
de carga do sensor de pressão do
coletor (map)
medição de rotação/fase:
. sensor hall do distribuidor
controle da marcha lenta:
. motor de passo; controla a
quantidade de ar pelo desvio
controle da mistura:
. sonda lambda aquecida
corpo de borboleta:
. corpo simples, com:
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sensor de pos. da borboleta
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sensor de temp. do ar
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injetor (monoponto)
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motor de passo
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regulador de pressão
sistema de combustível:
. pressão: 1.0 bar (gasolina)
1.5 bar (álcool)
. vazão: 0,85 litros/ 30 seg (gasolina)
1,2 litros/ 30 seg (álcool)
bomba de combustível:
. interna ao tanque
. regulador: no corpo de borboleta
injetor:
. resistência: 1,5 a 2,5 ohms
relés do sistema:
. potência (alimenta: relé da bomba;
sensor de velocidade do veículo;
válv. de purga; injetor; uc)
. corte do a/c
. bomba de combustível
. partida à frio (motores à álcool)
unidade de comando:
. conector de 60 terminais
sensores do sistema:
. posição da borboleta
. temperatura do motor
. temperatura do ar
. rotação
. sonda lambda
. velocidade do veículo
. pressão do coletor
. direção hidráulica
atuadores do sistema:
. injetor
. bomba de combustível
. motor de controle da marcha lenta
. módulo de ignição (tfi)
sistema de ignição:
. convencional (c/distribuidor)
. módulo de ignição (tfi)
bobina de ignição:
. resist. prim. : 0,3 a 0,5 ohms
. resist. sec. : 7k a 9k ohms
controle de emissões:
. evaporativas: canister e válvula de
purga
sinais e controles auxiliares
. sinal para relé do a/c
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nesse ai ta igual ao que eu fiz o chicote mesmo.
borne 36 da uce no pino 2 da tfi com o shorting plug
borne 56 da uce no pino 1 da tfi e no sinal do hall.
agora uma outra pergunta, nos sensores, os de tres fios, o sinal vem pelo do meio, correto?
se eu inverter o sinal +5v nos outros dois fios da algum problema? tipo queimar o sensor?
e os de dois fiosó posso ligar de qualquer jeito? tanto faz sinal e massa?
por exemplo:
o motor de passo tem um conector com 4 fios pretos e a inscricao a/b/c/d, so que nao esquema nao tem nada, tipo o borne 13 no a, o 14 no b e por ai vai.
eu liguei pela logica 13a/14b/31c/32d
abracao
wagner luis
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cara vou levantar a pinagem dos sensores… mas sabia que existe uma pancade d emodulo eec-ivó?? tem até mondeo com essa porcaria, por isso pedi o codigo do modulo...
ah sim ate ranger usa
beleza, se conseguir vai matar a pau mesmo, to na maior duvida.
hoje ja comeco a instalacao, vou fazer o retorno, colocar as sondas e colocar o modulo da uce no lugar ja, ai e so ligar os fios nos sensores.
abracao
wagner luis