Ford fiesta - endura-e+eec v
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senhores(as)
minha mulher comprou um carrinho pra ela. um fiesta 98, motorzinho endura-e 1.0, injeção de 4 bicos e talz.
queria saber se já é possível reprogramar essa ecu pra rodar à álcool (mistura, avanço, etc..) e quem sabe, até tentar ganhar umas mulas mancas, pois os 52cv são dose. eles parecem que passam a maior parte do tempo dormindo.
pelo que me consta, ele usa sincronia por correntes, com eixo de comando no bloco.
uma coisa me intrigou… é verdade que o cabeçote dele é de ferro fundido? pensei que fosse de alumínio...
sendo assim, queria ver de tentar ganhar algum torque em baixa rotação, pois esse motor não gosta de girar.
lembrando que é um carro usado pra rodar distâncias curtas, sem nenhuma pretensão esportiva.
abs
rix
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esse motorzinho é bastante antigo e ja otimizado pela fábrica. se começar a mecher muito, perderá em torque e em consumo, deixando de ser um bom negócio.
um turbo com zero nada de pressão, ao meu ver, seria o mais compensador.
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já tive um ka com este motor… não tem o que fazer mesmo, é bem manco, mas na época nem pensei na hipótese de converter pro alcool pq ele era bem econômico...
acredito que pra converter este motor, somente na base dos aparelhos flex ou trocando os bicos por maiores.
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já tive um ka com este motor… não tem o que fazer mesmo, é bem manco, mas na época nem pensei na hipótese de converter pro alcool pq ele era bem econômico...
acredito que pra converter este motor, somente na base dos aparelhos flex ou trocando os bicos por maiores.
fala com junior (overspeed) ele faz isso com facilidade e sem caixinhas mágicas hehehe. se quiser manda um e-mail para mim([email protected]), que passo o tel dele. o cara é bem competente no que faz e tem preços justos. meio frufru mas gente boa rsrsrs
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qual cabeçote é de ferro fundido? o do cht/endura?
tem certeza??
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carol, endura usa ferro fundido. cht usa alumínio…
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pois é… o cabeçote do corcel e do escort cht eram de alumínio. isso tenho certeza, desmontei dos dois motores várias vezes...
já o endura-e é de ferro fundido.
considerando que um cabeçote desses não deve ser complicado de achar em desmanche, de repente compro um, dou um passe, de repente, outros tapas, e passo pra álcool.
apesar que, com o preço do álcool subindo de 3 a 5 centavos por dia não está compensando...
abs
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nossa, que estranho. regressão?
o do cht é totalmente compatível, entre furações e tal?
vc deve achar cabeçote de cht jogado em desmanches.
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carol, endura usa ferro fundido. cht usa alumínio…
teoria até interessante do cara, que os zetec e os endura seriam basicamente o m esmo motor, com cabeçotes diferentes. será que tem fundamento?
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pois é , carol.
estranho mesmo o cabeçote do endura-e ser de ferro, é um baita passo pra trás se comparado com o do cht.
agora… se são compatíveis, (endura-e e cht) não sei.
mas vou ver se acho um cabeçote de endura mesmo... se achar, já dá pra brincar.
apesar que aqui no brasil, os ford antigos não seguiam tanto a tendência européia...
enquanto usávamos o cht aqui, que veio da renault, lá eles usavam o cvh.
abs
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bom, se vc tiver decidido a trabalhar o motor sem turbo, ok, vamos la.
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aumente o gap das velas ao máximo, até sentir q o motor começa a falhar sob carga. ai então feche aos poucos, sempre medindo com cálibre
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calibre os pneus com o máximo de pressão recomendado pelo fabricante referindo-se à carga máxima. e ainda 2 ou 3 libras a mais seriam bem vindas
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tenha certeza que o filtro de ar está 100% limpo. se for o caso, re-planeje o sistema de filtragem, aumentando o diâmetro da tubulação entre o filtro e a borboleta, alem de usar (se possivel) um elemento filtrante de um motor mais potente, mas nunca aquilo de colocar filtros esportivos , q dificilmente irão realmente filtrar o ar como o original. a jogada é aumentar a área de passagem de ar, e não simplesmente deixar passar ar impuro
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tire qq peso morto de dentro do carro. coisas guardadas no porta malas e tal
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mande verificar o alinhamento e a cambagem, de forma que as rodas não gerem atrito desnecessário em linha reta
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veja se o cabo do acelerador está abrindo toda a borboleta
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confira a pressão na linha de combustivel, bem como se os bicos estão com vazão e leque perfeitos
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verifique se existe folga a mais nas valvulas. não sei se esse motor usa tuchos mecânicos ou hidráulicos. folga d+ reduz a eficiência geral do comando
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verifique a compressão dos cilindros, se não tem sede dando passagem, anéis desgastados e tal
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um oleo fino deixa o motor mais solto. e oleo acima do nivel pode gerar atrito com o virabrequim dentro do carter, em alguns tipos de motor
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tenha certeza q o catalisador está desobstruído, e q o silencioso é original ford. mtos silenciosos do mercado paralelo podem reduzir a potência do motor. senti isso com um vectra q tive…a diferença foi enorme...
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verifique o estado dos rolamentos de roda. o atrito é um grande inimigo.
são coisas bobas, mas tem q estar tudo certinho. vc não vai ganhar potência, mas sim, deixar de perder.
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pois é , carol.
estranho mesmo o cabeçote do endura-e ser de ferro, é um baita passo pra trás se comparado com o do cht.
agora… se são compatíveis, (endura-e e cht) não sei.
mas vou ver se acho um cabeçote de endura mesmo... se achar, já dá pra brincar.
apesar que aqui no brasil, os ford antigos não seguiam tanto a tendência européia...
enquanto usávamos o cht aqui, que veio da renault, lá eles usavam o cvh.
abs
no artigo do bcws, o cara escreveu que pode ser
pode ser é muito diferente é
inclusive ele escreve uma bobagem lá de ap com comando de válvulas no bloco que não tem nada a ver
o motor cht é renault
o cht é o motor do corcel, que é um projeto renault (renault 12) que seria produzido aqui pela willys sob licença da fábrica francesa (aqui, com uma carroceria diferente da francesa)
a ford comprou a willys antes dela lançar o carro, mas como o projeto estava quase todo pronto, resolveram lançá-lo sob o nome de ford corcel
isso, inclusive, é a explicação pro corcel, belina, del rey e pampa terem rodas com 3 parafusos
o motor cht (se não me engano, na frança ele é chamado de ventoux ou cléon) foi evoluindo até chegar na versão dos 1os clios importados pra cá
o endura-e é a última revisão dos motores kent, da ford européia…aliás, dessa linha de motores os mais legais são os 1.6 com 16v e câmaras hemisféricas desenvolvidos pela lotus pros elan, cortina e europa de corrida, alguns caterham e alguns escorts antigos tunados (de verdade) por eles....esses motores chegavam a 190 cv, com um par de italianinhas deitadas
me parece que os zetec-rocam são evoluções do endura-e, com o comando passando do bloco pro cabeçote e com construção em alumínio, mas isso eu não tenho certeza
p.s.:
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p.s.:
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carol, obrigado pelas dicas. apesar de serem bastante simples, e de certa forma, parecerem até triviais, muitos destes detalhes passam sem serem percebidos.
seguem alguns que quero verificar, que me pasasm á cabeça neste momento:
-geometria da suspensão (principalmente alinhamento e cambagem)
-pneus (serão trocados, principalmente por questões de segurança, e, é claro, devidamente calibrados)
-borboleta do acelerador (o pedal tá duro, bom sintoma de que ele pode não estar abrindo todo)
-cabo de velas (estão visívelmente ressecados, bem capaz de ter fuga de corrente em algum lugar, sem dizer que a chupeta não agarra direito na cabeça da vela)
-verificar os rolamentos. se tiver algum prendendo ou rangendo, serão imediatamente trocados por novos.
-escapamento… hmm... pouco provável de ser o original, num carro com quase 12 anos de uso. e aliás, está com vazamento, pois acho o motor muito barulhento, e barulho vem do escape. mas tem uma coisa que me encana... será que aquele catalisador está bom? não faz cheiro nenhum, não sei a quilometragem do carro... tô pensando em pintar ele de verde.
-óleo. sei que o que está no motor (que foi todo refeito) é um 20w50. segundo o manual, é uma viscosidade aceita pelo motor. porém, também fala em 10w40, 15w40, etc... será que terei alguma melhora se usar 15w40?
-velas: muitos dirão que é bobeira a minha escolha, e etc. mas quero usar bosch super 4. (hr78). já usei num outro endura-e, e a diferença foi sensível. e olha que foi trocada de ngk simples, do grau certo, com 3 semans de uso pras super 4, e deu diferença. na pior das hipóteses, se não obtiver ganhos de desempenho, pelo menos tem ganhos em durabilidade.
-freios: vou verificar se tem algum freio agarrando. isso é uam cosia que pentelha muito, pois além de perder desempenho e aumentar consumo, prejudica a eficiência dos freios quando a gente precisa...
já rodei com ele com o scanner conectado, nada de erros na memória. e a sonda marcava entre 820 e 860mv com o acelerador todo no fundo (agora, se estava em wot não sei, não consegui ver no scanner, e como não era eu quem estava dirigindo, fica ainda mais complicado).
quem sabe até tiro umas fotos do carrinho, apesar que a turma daqui não deve ser muito interesasda em ver carro feio e manco
abs, e muito obrigado aos envolvidos(as)
rix
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zetec rocam vive do mito que o bloco é de aluminio… mas na verdade é de ferro como todos os outros
o pessoal confunde muito o zetec rocam com o zetec se, que vinha nos fiesta 1.4 14v antes do rocam. inclusive tem gente que não compra carro com esse motor porque ouviu dizer que não dá retifica .
por falar em zetec se, lí outro dia que esse novo sigma é a versão mais nova do se.